FX-2 versus Hugo Chavez!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça seria preferível nesta situação?

Boeing Super Hornet F-18E/F
19
19%
Dassault Rafale F3
62
63%
Saab Gripen NG
17
17%
 
Total de votos: 98

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#61 Mensagem por gaitero » Ter Nov 10, 2009 2:25 pm

Dieneces escreveu:
alexmabastos escreveu:Um vez lí aqui que Chavez não é problema...ele seria a primeira linha de defesa numa agressão ao Brasil de potências querendo terras na Amazônia...

E digo mais uma coisa, se o Brasil seguir levando estes processos de aumento de poder de suas forças armadas, estes interesses estrangeiros acabarão tendo a certeza de que, para intervir na AM, deverão agir rápido...antes de aumentarmos nossos dentes. Talvez seja por isso o "real e imediato".


Abs
Chávez é o nosso escudo , então Alex ? E eu que achei que nosso maior fiasco era servir de aparelho subversivo ao Zé Laia :mrgreen: Morro sem ver tudo . :wink:
Na verdade, este pré-conceito existente prejudica e muito o debate... Até agora só vi opiniões do contra, mas nada conclusivo...

Como deve saber, o ''povo'' yanomami possui uma reserva gigante que se extende entre Brasil e Venezuela.

Se fosse para formar alguma coisa por lá, teriam de invadir Brasil e Venezuela. Então... Neste ponto sim, eles seriam nosso escudo...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#62 Mensagem por Wolfgang » Ter Nov 10, 2009 2:37 pm

F-X2 contra Chávez? Não sabia que o Huguinho voava. Quer dizer, talvez o NG possa enfrentá-lo já que não voou, o combate se daria no chão. Pensando bem não, vai que o Chávez rasga aquela papelada toda rabiscada que é o NG, justo na prancheta do engenheiro...




Bender

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#63 Mensagem por Bender » Ter Nov 10, 2009 2:49 pm

Não tenho mais interesse por política partidária faz tempo,talvez por ter convivido muito tempo em meio a discussões políticas,minha visão do sr. presidente Lula é diferente dessa visão "pitoresca" e depreciativa apresentada e divulgada por muitos.

O presidente Lula é antes de tudo um sobrevivente,tanto no aspecto pessoal quanto no político.

Julgam muito mal os que fazem chacota com o "nivel" de sua inteligência e perspicácia,diria que é um julgamento até superficial e grosseiro.

O presidente é uma pessoa pragmática ao extremo,os interesses sejam os políticos dele,ou os do país vem sempre antes de pessoas ou nomes importantes.

Tratá-se de uma pessoa articulada e de visão realista,que sacrifica se necessário companheiros antigos sem o menor pudor em pról de sua própria sobrevivência ou da sobrevivência de seus objetivos e projetos.

Falar também sem o menor pudor, que considera o ex Presidente G.W. Bush como um amigo que fez enquanto no poder,publicamente sem trauma,depois do legado deixado por Bush demonstra que não teme rótulos e tem senso de justiça próprio e particular.

Quem acredita que o presidente daria um fio de cabelo pelo Presidente Hugo Chaves ou outro qualquer que se ponha a fazer cagadas inconsequentes, que possam respingar na sua biografia ou na do Brasil,se ilude.

Quanto ao folclôre das impropriedades verbais, acredito que estes ainda vão entrar para história,como motivo de simples riso,não de desabono.

Considero o presidente Lula uma pessoa de palavra,mas que tem limites muito claros até onde deve empenhá-la.

Antes das eleições de 2002 ele disse isso:

Discurso de Lula coaduna com ideais das Forças Armadas

Segundo o editorial publicado pelo jornal O Estado de São Paulo o candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Ignácio Lula da Silva, mostrou sua habilidade em proferir discursos que agradam à platéia, mesmo que sejam desprovidos de preocupação com a coerência e sejam muitas vezes contraditórios.

O editorial realizou essa análise partindo da palestra proferida por Lula na Fundação de Altos Estudos e Estratégia, vinculada à Escola Superior de Guerra (ESG), na qual o candidato petista criticou o governo pelos cortes orçamentários das Forças Armadas, prometendo revê-los.

Falou da necessidade de reaparelhamento das Três Forças. Sustentou que um país precisa ser uma potência militar e econômica para ser respeitado. Defendeu um "Estado forte" e o serviço militar obrigatório.

Condenou a adesão do Brasil ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Tornou a elogiar, sob aplausos, a capacidade de planejamento do regime de 1964. Entre as promessas de Lula, estão ainda: o apoio ao projeto de construção de um submarino nuclear, da Marinha, e ao projeto do Veículo Lançador de Satélites, da Aeronáutica. Qualificou de maléfico para o país o acordo com os Estados Unidos para o uso da base espacial de Alcântara, no Maranhão.

O discurso foi considerado “impecável” segundo alguns oficiais entrevistados.O ex-ministro do Exército e atual presidente da Fundação de Altos Estudos ligada à Escola Superior de Guerra (ESG), Leônidas Pires Gonçalves, chegou a interagir com o candidato durante a apresentação de suas propostas, como mostrou o caderno Nacional de O Estado de S.Paulo. De acordo com a análise de O Estado, o bom desempenho do candidato pode ter sido facilitado pela histórica afinidade ideológica entre a esquerda e os setores militares brasileiros, o que ambas as partes relutam em admitir. De acordo com o jornal Correio Braziliense, o presidente do Clube Militar, general Luiz Gonzaga Lessa, admitiu que Lula está muito mais próximo dos militares que o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra.

Para ele, as propostas de Lula referem-se a tópicos muito valorizados pelas Forças Armadas e a situação vivenciada por elas no último governo impede-as de cumprir suas missões constitucionais. Segundo Deonísio da Silva, num artigo escrito para o Jornal do Brasil, Lula vem sendo considerado o “Santo Antônio” militar e político. (O Estado de S. Paulo – Nacional - 14/09/02; O Estado de São Paulo – Editoriais – 17/09/02, Jornal do Brasil-Brasil - 16/09/02; Jornal do Brasil – Opinião - 16/09/02; Correio Braziliense – Eleições - 16/09/02; O Globo - Especial Eleições - 16/09/02)

-----------------------------

Sds.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#64 Mensagem por Dieneces » Ter Nov 10, 2009 2:54 pm

gaitero escreveu:
Dieneces escreveu:Chávez é o nosso escudo , então Alex ? E eu que achei que nosso maior fiasco era servir de aparelho subversivo ao Zé Laia :mrgreen: Morro sem ver tudo . :wink:
Na verdade, este pré-conceito existente prejudica e muito o debate... Até agora só vi opiniões do contra, mas nada conclusivo...

Como deve saber, o ''povo'' yanomami possui uma reserva gigante que se extende entre Brasil e Venezuela.

Se fosse para formar alguma coisa por lá, teriam de invadir Brasil e Venezuela. Então... Neste ponto sim, eles seriam nosso escudo...
Fisicamente um escudo fica entre dois combatentes , Gaitero. Nesse caso o povo da floresta é que seria o escudo . A Nação Ianomâmi fica entre Brasil e Venezuela e fica pouco crível acreditar que alguém queira que um povo que vive na idade da pedra lascada se torne um estado soberano . Quanto a preconceito ao Chávez , impossível não os tê-los . Ele é uma caricatura de ideais alojados na lata de lixo da história . Ou melhor , para não ferir suscetibilidades , derrubados a picareta e marreta....




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#65 Mensagem por gaitero » Ter Nov 10, 2009 3:03 pm

Dieneces escreveu:
gaitero escreveu:Fisicamente um escudo fica entre dois combatentes , Gaitero. Nesse caso o povo da floresta é que seria o escudo . A Nação Ianomâmi fica entre Brasil e Venezuela e fica pouco crível acreditar que alguém queira que um povo que vive na idade da pedra lascada se torne um estado soberano . Quanto a preconceito ao Chávez , impossível não os tê-los . Ele é uma caricatura de ideais alojados na lata de lixo da história . Ou melhor , para não ferir suscetibilidades , derrubados a picareta e marreta....
Hum... Um financiamento externo deve ser suficiente para criar um país de 20 mil habitantes e repleto de riquezas minerias, cada vez mais raras no mundo... ( Ouro, Urânio, Petróleo, Diamante, etc... )

O Escudo, como você disse, ficaria entre Brasil e Reino Unido, ou outra nação interessada...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#66 Mensagem por Dieneces » Ter Nov 10, 2009 3:29 pm

Os britânicos realmente ainda possuem essa verve colonial , mas é uma idéia que soa até ridículo , embora o próprio governo brasileiro com suas reservas indígenas extra-país dê margem a essas maluquices...Saudações .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#67 Mensagem por alexmabastos » Ter Nov 10, 2009 3:47 pm

Dieneces escreveu:
alexmabastos escreveu:Um vez lí aqui que Chavez não é problema...ele seria a primeira linha de defesa numa agressão ao Brasil de potências querendo terras na Amazônia...

E digo mais uma coisa, se o Brasil seguir levando estes processos de aumento de poder de suas forças armadas, estes interesses estrangeiros acabarão tendo a certeza de que, para intervir na AM, deverão agir rápido...antes de aumentarmos nossos dentes. Talvez seja por isso o "real e imediato".


Abs
Chávez é o nosso escudo , então Alex ? E eu que achei que nosso maior fiasco era servir de aparelho subversivo ao Zé Laia :mrgreen: Morro sem ver tudo . :wink:
Alguém disse isso e por este ponto de vista eu até entendo, em termos, mas entendo.
E veja bem, não seria escudo mas os primeiros a irem loucos pra cima " de los invasores de la tierra de bolívar!"...
Neste caso tenho que dizer que eles serviriam para alguma coisa se tal cenário hipotético ocorresse.

Defendo e sempre defendi uma posição brasileira que não pendesse para lado nenhum. Uma posição conciliadora à Chavez e à Colombia por exemplo. Ou à Israel e Irã. O negócio é tentar apaziguar o coreto para vendermos para todos que alí se encontram. O dinheiro move o mundo e não podemos perder mercados como dos EUA, Venezuela, Irã....etc etc....não temos nada a ver com os problemas dos outros...se não democratizam os lucros, que também não democratizem os prejuízos das políticas de estado mal construídas e aplicadas destes países.

E ainda defendem a não entrada da Venezuela no mercosul. Ela entrando será muito bem vinda pois vai faltar de tudo lá dentro e quanto mais entramos economicamente num país, mais o mesmo depende de nós.




Editado pela última vez por alexmabastos em Ter Nov 10, 2009 4:01 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#68 Mensagem por alexmabastos » Ter Nov 10, 2009 3:50 pm

Dieneces escreveu:Os britânicos realmente ainda possuem essa verve colonial , mas é uma idéia que soa até ridículo , embora o próprio governo brasileiro com suas reservas indígenas extra-país dê margem a essas maluquices...Saudações .
Estes ingleses têm que cairem na real. Eles próprios viraram colônia!! [003] [003] [003] [003] [003]




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#69 Mensagem por Sintra » Ter Nov 10, 2009 3:55 pm

gaitero escreveu:
Dieneces escreveu:
Hum... Um financiamento externo deve ser suficiente para criar um país de 20 mil habitantes e repleto de riquezas minerias, cada vez mais raras no mundo... ( Ouro, Urânio, Petróleo, Diamante, etc... )

O Escudo, como você disse, ficaria entre Brasil e Reino Unido, ou outra nação interessada...

Reino Unido? :shock:

Eu devo ter lido mal... :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#70 Mensagem por alexmabastos » Ter Nov 10, 2009 3:59 pm

[/quote]Hum... Um financiamento externo deve ser suficiente para criar um país de 20 mil habitantes e repleto de riquezas minerias, cada vez mais raras no mundo... ( Ouro, Urânio, Petróleo, Diamante, etc... )

O Escudo, como você disse, ficaria entre Brasil e Reino Unido, ou outra nação interessada...[/quote]

Se a ISAF já toma pau no Afeganistão num ambiente montanhoso, com pouco vegetação, seco, quente e frio....com um adversário menor e nem tão treinado....
Imagina num ambiente de floresta fechada, úmido, quente, doentio...com soldados que sabem o que estão fazendo. Creio que no mínimo existirá igualdade nos confrontos e isso quer dizer em guerra proibitiva. No Afeganistão quando matam 200 talebans e morre 10 soldados Isaf a casa cai...por isso eu acho difícil acontecer. Mais fácil financiar um político corrupto para exercer uma´política entregacionista. Melhor financiar um golpe. Por isso conflito eu acho dificil.




Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#71 Mensagem por alexmabastos » Ter Nov 10, 2009 4:00 pm

Por isso votem bem e cobrem.
E defendam sempre a democracia e liberdade de expressão.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#72 Mensagem por Dieneces » Ter Nov 10, 2009 4:09 pm

O Escudo, como você disse, ficaria entre Brasil e Reino Unido, ou outra nação interessada...[/quote]


Reino Unido? :shock:

Eu devo ter lido mal... :wink:[/quote]É uma hipótese feliniana , por enquanto... :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#73 Mensagem por Marino » Ter Nov 10, 2009 7:53 pm





"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#74 Mensagem por Mapinguari » Qua Nov 11, 2009 12:04 am

Dieneces escreveu:
Mapinguari escreveu: É preciso ter em mente que o Cel Fregapani sabe muito sobre a Amazônia. Foi um dos primeiros comandantes do CIGS e terminou seus dias na ativa do EB na área de doutrina. Ele sabe sobre o que escreve. Pode estar sendo um pouco "neurótico" quanto às ambições anglo-saxãs, mas é uma neurose positiva e característica do militar que se preocupa em analisar todo tipo de cenário de possíveis conflitos.
Não questiono o seu conhecimento da Amazônia , Mapinguari . Questiono o seu conhecimento do Chávez , deste eu acompanho os passos diariamente , sei bem quem é... :wink:
A questão, Dieneces, é que, como eu disse, faz parte do perfil do militar, principalmente um da área de doutrina/inteligência, exagerar nos tons do retrato que faz da situação, ser naturalmente neurótico e ver ameaças em tudo. Esse é o papel dele. Não acredito que ele não saiba quem é o Chavez. Ele devia saber até a cor da cueca que ele estava vestindo quando escreveu o artigo. :wink:
É mais ou menos a situação que o almirantado britânico deve ter enfrentado, no final dos anos 70, quando foi informado que a Royal Navy deveria desativar o Ark Royal e o Hermes e não teria mais NAes. Alguém deve ter alegado para o governo que os NAes eram necessários, caso, por exemplo, a Argentina resolvesse invadir e retomar as Falklands. O governo deve ter chamado que disse isso de louco, mas o fato é que, para quebrar o galho, construíram a Classe Invincible, que denominaram de "Cruzadores de Convés Continuo", uma vez que RN não poderia ter mais NAe. Então, ver teorias de conspiração e todo tipo de ameaça, nos mais diversos cenários, faz parte do trabalho desses militares.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: FX-2 versus Hugo Chavez!

#75 Mensagem por gaitero » Qua Nov 11, 2009 1:51 pm

Sintra escreveu:
Eu devo ter lido mal... :wink:
:lol: :lol:

Na verdade o principal interessado é a Holanda... Mas o Reino Unido como um todo é que preocupa... :wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Responder