Submarino Tikuna
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 4297
- Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
- Localização: Florianópolis
- Contato:
Obrigado galera de Portugal pelas congratulações!
E, não é por ser Brasileiro não mas, podem falar, eita submarino lindo esse hein?!
Abraços!
César
E, não é por ser Brasileiro não mas, podem falar, eita submarino lindo esse hein?!
Abraços!
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
-
- Sênior
- Mensagens: 2513
- Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
- Localização: Almada-Portugal
- Agradeceram: 1 vez
Afinal como é que ficamos? Em Portugal é vela ou torre?
Parabéns à Marinha brasileira que vai ter um magnífico navio e parabéns também aos operários brasileiros que com o seu esforço, competência e dedicação, tornaram possível que o sonho se concretizasse. Que o Tikuna tenha uma óptima vida operativa.
Parabéns à Marinha brasileira que vai ter um magnífico navio e parabéns também aos operários brasileiros que com o seu esforço, competência e dedicação, tornaram possível que o sonho se concretizasse. Que o Tikuna tenha uma óptima vida operativa.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Pesquisa de opinião em um site sobre o Tikuna:
Na sua opinião, o novo submarino Tikuna tem importância estratégica para o Brasil?
http://www.radioeldoradoam.com.br/
Não deixem de votar. Até pouco tempo a votação estava praticamente empatada mas assim que chegou ao conhecimento das listas de discussão pela internet, rapidamente a vantagem para o Tikuna cresceu bastante. Ajudem também!
Na sua opinião, o novo submarino Tikuna tem importância estratégica para o Brasil?
http://www.radioeldoradoam.com.br/
Não deixem de votar. Até pouco tempo a votação estava praticamente empatada mas assim que chegou ao conhecimento das listas de discussão pela internet, rapidamente a vantagem para o Tikuna cresceu bastante. Ajudem também!
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
- Intermediário
- Mensagens: 166
- Registrado em: Dom Dez 21, 2003 10:43 am
- Localização: Capão Bonito
Pessoal, aqui vai uma mensagem que peguei em uma outra lista
É de um ex-oficial submarinista da MB, Walter Suddensk.
"Boa tarde à todos.
Consegui comparecer a cerimônia de lançamento do Tikuna
anteontem, e à alguns dias não estou conseguindo ter acesso ao S
A. .
Não preciso falar do orgulho de ter visto "nosso" esforço dando
um resultado tão bonito e significativo, na forma do S-34. E Além
disso, como pai e esposo ao lado da minha patroa(que veio de BH
especialmente p/ o lançamento) p/ primeira vez ver meu filho mais
velho de uniforme querendo ser um tripulante de submarinos, tal como
eu qdo tinha sua idade...
Nesses últimos 4 dias tb pude rever todos os companheiros de MB,
alguns até que eu vi entrar na MB, incluindo dois que foram meus
alunos no curso EQ-MANCAP/EQ-MAN-PMB/PCM no CIAMA.
Hoje mais calmo, pois cada companheiro (e graças a Deus são
muitos) de MB quer conversar com vc, convidar p/ um almoço, enfim,
matar as saudades, e pq não. discutir sobre o futuro da MB, do
ComForSub, do Rio de Janeiro(e de Niterói) e do País.
O S-34, que inicia seu período de pré-comissionamento no próximo
dia 14, teve p/ o setor de engenharia de projetos da DEN, a sua
importância na formação de mão de obra super-especializada no
projeto de modificações/otimizações/melhorias baseada na experiência
operacional c/ os Tupi. Em minha opinião e sem querer me comportar
como espírito de porco, esta experiência, teria que ser enriquecida
ainda + com a construção do S-35 Tapuia, que seria, segundo foi
delineado na sua última revisão crítica de projeto industrial RCPI
(em 2000) , um avanço ainda maior sobre o próprio S-34 Tikuna.
Esta RCPI, na verdade era(seria) verdadeiramente um NOVO 209,
suas principais modificações estruturais, incluíam um diâmetro do
casco resistente de 6,4m, comprimento entre perpendiculares de
63,8m, contra os 62,1m do S-34, e principalmente, teria um perfil
totalmente revisado, e bem diferente, este sim seria um
projeto "meio-termo" entre os 209 de quarta geração(do qual o S-34
juntamente com os IKL-209SAN da África do Sul{o primeiro dos quais,
o S-101, deve ser incorporado este ano} são representantes) e o IKL-
214, pelo esboço a que tive acesso na época seria "quase igual" (em
perfil frontal/longitudinal) aos IKL-"209"PN (na prática um tipo 214
sem AIP, mas conversível p/ tal).
A Sua vela teria uma configuração Stealth, incluindo laterais
inclinadas, tal como o UKL-214 recentemente lançado para a Marinha
Grega, que tb deve ser incorporado em 2005), o que reduziria
sobremaneira sua refletância radar. Ainda como modificações
estruturais importantes, temos que sua proa teria um novo perfil,
não mais chato como atualmente, mas protuberante, o q tb serviria p/
aumentar o comprimento do casco resistente.
Por fim claro, teria que falar do equipamento eletrônico de
bordo, mas consegui pouca coisa de realmente útil p/ poder passar p/
vcs. Mas infelizmente o S-34 não conta(p/menos por enquanto c/ Flank
arrays, e principalmente com Towed arrays, que p/ que parece deverá
ficar mesmo p/ os SMB-10). O sistema MAGE será uma versão Upgraded
do DR-4000(Thales) na versão Mk-2BN(de Brazilian Navy), com parte de
seu software nacionalizado.
O SDT do Tikuna parece ser uma versão MUITO(o grifo é meu)
melhorado do KAFS-A-10, suspeito que seja algo semelhante ao KAFS-A-
15, que será instalado nos submarinos classe Ula modernizados da
marinha da Noruega, e de seus sucessores da classe Viking(se esta é
claro, for realmente construída). O ponto de maior avanço neste SDT
do S-34, na minha opinião, é o auxílio de processamento e
gerenciamento secundário ao sistema de combate do sub, que inclui
não apenas as medidas de ataque propriamente ditas , mas tb medidas
defensivas, ou seja, o lançamento de despistadores/decoys/jammers.
Recebi apenas uma polida recusa do oficial do Confors (ex-tripulante
do S-33 Tapajó, que está embarcado n a tripulação de pré-
comissionamento do S-34)
Mas o problema é realmente a não construção de um sucessor para
o S-34.
Seria algo tão significativo p/ o poder naval do hemisfério
sul, que colocaria a MB a par da capacidade operacional da RAN(Royal
Australian Navy), ou bastante próximo.
Eu no entanto não posso deixar de encerrar este post, com um
comentário sobre o pq da não construção do S-35 na configuração por
mim Superficialmente descrita.
Por volta de 99/2000, a Marinha do Equador cogitou a
substituição/complementação de seu elemento se submarinos IKL-209-
1100, pois bem, o governo deste país irmão havia ficado muito bem
impressionado com o grau de expertise da MB em seu programa de subs,
particularmente no programa de manutenção dos Tupi, isso tudo
potencializado com o PMG do sub argentino Santa Cruz S-41 no AMRJ.
Além disso havia tb o contentamento do Equador pela mediação do
acordo de Paz com o Peru na MOMEP.
Pois bem, qdo a marinha portuguesa começou a detalhar aos dois
times concorrentes para fornecimento de submarinos p/ sua frota, os
portugueses observaram com muita atenção a configuração do S-34
brasileiro, e do S-35. A idéia da IKL/HDW era possuir um sub de
qualidade para oferecer as marinhas que não possuíssem condições de
arcarem c/ os custos de aquisição dos IKL-214, tendo como alvo ,
principalmente as nações sul-americanas que "pegaram a febre do IKL-
209". E utilizar a "linha de montagem" para agilizar a construção de
subs, tal como o formato de parceria da DCNI/IZAR, com a diferença
óbvia que o AMRJ seria o estaleiro sub-contratado principal. Pois a
configuração S-35 seria realmente competitiva.
Nesta época no entanto, surgiram as negociações entre um grupo
financeiro americano e o governo alemão para aquisição dos
estaleiros do HDWGroup, o q de fato veio se conformar adiante.
Conforme as informações que passei a ouvir a partir de 2004 e que me
foram reiteradas por oficiais da área de inteligência da MB e do
MinDef, o q teria havido seria "uma ingerência externa" junto a
negociações entre a MB e o HDW, para a não facilitação financeira de
uma eventual constituição de um hub de construção de submarinos na
América do sul. Exatamente o mesmo expediente usado p/ paralizar a
produção do Domeq Garcia, qdo este começou a discutir o fornecimento
dos subs TR-1700 inacabados p/ Taiwan.
O q eu sei é que, a questão foi encaminhada p/ consulta do Min
do Planejamento da administração FHC II...
E aí a coisa desandou de vez com a crise financeira do
11/09/2001.
Pois é , mas vamos comemorar um pouco, e torcer para que duas
questões fundamentais da cena Submarina brasileira sejam de vez
equacionadas, quais sejam o Sub Nuclear e o Programa de modernização
dos Tupi, que irá incluir os novos torpedos(minha torcida é para o
IF-21/Black Shark, franco italiano), e um detalhe pouquíssimo
discutido, que é a melhoria nos sistemas de comunicação
terra/submarino via ELF/HLF, que proporcionaria uma evolução
gigante, uma verdadeira vantagem estratégica p/ a MB.
É isso, e o pior é que devo estar esquecendo algo.
Walter.
P/ quem quiser informações relativamente atualizadas sobre os
programas de atualização de marinhas do mundo inteiro, mando este
site interessante.
http://www.worldaffairsboard.com/showthread.php?t=4864
O Rio continua lindo, e Niterói tb."
Até mais amigos....
É de um ex-oficial submarinista da MB, Walter Suddensk.
"Boa tarde à todos.
Consegui comparecer a cerimônia de lançamento do Tikuna
anteontem, e à alguns dias não estou conseguindo ter acesso ao S
A. .
Não preciso falar do orgulho de ter visto "nosso" esforço dando
um resultado tão bonito e significativo, na forma do S-34. E Além
disso, como pai e esposo ao lado da minha patroa(que veio de BH
especialmente p/ o lançamento) p/ primeira vez ver meu filho mais
velho de uniforme querendo ser um tripulante de submarinos, tal como
eu qdo tinha sua idade...
Nesses últimos 4 dias tb pude rever todos os companheiros de MB,
alguns até que eu vi entrar na MB, incluindo dois que foram meus
alunos no curso EQ-MANCAP/EQ-MAN-PMB/PCM no CIAMA.
Hoje mais calmo, pois cada companheiro (e graças a Deus são
muitos) de MB quer conversar com vc, convidar p/ um almoço, enfim,
matar as saudades, e pq não. discutir sobre o futuro da MB, do
ComForSub, do Rio de Janeiro(e de Niterói) e do País.
O S-34, que inicia seu período de pré-comissionamento no próximo
dia 14, teve p/ o setor de engenharia de projetos da DEN, a sua
importância na formação de mão de obra super-especializada no
projeto de modificações/otimizações/melhorias baseada na experiência
operacional c/ os Tupi. Em minha opinião e sem querer me comportar
como espírito de porco, esta experiência, teria que ser enriquecida
ainda + com a construção do S-35 Tapuia, que seria, segundo foi
delineado na sua última revisão crítica de projeto industrial RCPI
(em 2000) , um avanço ainda maior sobre o próprio S-34 Tikuna.
Esta RCPI, na verdade era(seria) verdadeiramente um NOVO 209,
suas principais modificações estruturais, incluíam um diâmetro do
casco resistente de 6,4m, comprimento entre perpendiculares de
63,8m, contra os 62,1m do S-34, e principalmente, teria um perfil
totalmente revisado, e bem diferente, este sim seria um
projeto "meio-termo" entre os 209 de quarta geração(do qual o S-34
juntamente com os IKL-209SAN da África do Sul{o primeiro dos quais,
o S-101, deve ser incorporado este ano} são representantes) e o IKL-
214, pelo esboço a que tive acesso na época seria "quase igual" (em
perfil frontal/longitudinal) aos IKL-"209"PN (na prática um tipo 214
sem AIP, mas conversível p/ tal).
A Sua vela teria uma configuração Stealth, incluindo laterais
inclinadas, tal como o UKL-214 recentemente lançado para a Marinha
Grega, que tb deve ser incorporado em 2005), o que reduziria
sobremaneira sua refletância radar. Ainda como modificações
estruturais importantes, temos que sua proa teria um novo perfil,
não mais chato como atualmente, mas protuberante, o q tb serviria p/
aumentar o comprimento do casco resistente.
Por fim claro, teria que falar do equipamento eletrônico de
bordo, mas consegui pouca coisa de realmente útil p/ poder passar p/
vcs. Mas infelizmente o S-34 não conta(p/menos por enquanto c/ Flank
arrays, e principalmente com Towed arrays, que p/ que parece deverá
ficar mesmo p/ os SMB-10). O sistema MAGE será uma versão Upgraded
do DR-4000(Thales) na versão Mk-2BN(de Brazilian Navy), com parte de
seu software nacionalizado.
O SDT do Tikuna parece ser uma versão MUITO(o grifo é meu)
melhorado do KAFS-A-10, suspeito que seja algo semelhante ao KAFS-A-
15, que será instalado nos submarinos classe Ula modernizados da
marinha da Noruega, e de seus sucessores da classe Viking(se esta é
claro, for realmente construída). O ponto de maior avanço neste SDT
do S-34, na minha opinião, é o auxílio de processamento e
gerenciamento secundário ao sistema de combate do sub, que inclui
não apenas as medidas de ataque propriamente ditas , mas tb medidas
defensivas, ou seja, o lançamento de despistadores/decoys/jammers.
Recebi apenas uma polida recusa do oficial do Confors (ex-tripulante
do S-33 Tapajó, que está embarcado n a tripulação de pré-
comissionamento do S-34)
Mas o problema é realmente a não construção de um sucessor para
o S-34.
Seria algo tão significativo p/ o poder naval do hemisfério
sul, que colocaria a MB a par da capacidade operacional da RAN(Royal
Australian Navy), ou bastante próximo.
Eu no entanto não posso deixar de encerrar este post, com um
comentário sobre o pq da não construção do S-35 na configuração por
mim Superficialmente descrita.
Por volta de 99/2000, a Marinha do Equador cogitou a
substituição/complementação de seu elemento se submarinos IKL-209-
1100, pois bem, o governo deste país irmão havia ficado muito bem
impressionado com o grau de expertise da MB em seu programa de subs,
particularmente no programa de manutenção dos Tupi, isso tudo
potencializado com o PMG do sub argentino Santa Cruz S-41 no AMRJ.
Além disso havia tb o contentamento do Equador pela mediação do
acordo de Paz com o Peru na MOMEP.
Pois bem, qdo a marinha portuguesa começou a detalhar aos dois
times concorrentes para fornecimento de submarinos p/ sua frota, os
portugueses observaram com muita atenção a configuração do S-34
brasileiro, e do S-35. A idéia da IKL/HDW era possuir um sub de
qualidade para oferecer as marinhas que não possuíssem condições de
arcarem c/ os custos de aquisição dos IKL-214, tendo como alvo ,
principalmente as nações sul-americanas que "pegaram a febre do IKL-
209". E utilizar a "linha de montagem" para agilizar a construção de
subs, tal como o formato de parceria da DCNI/IZAR, com a diferença
óbvia que o AMRJ seria o estaleiro sub-contratado principal. Pois a
configuração S-35 seria realmente competitiva.
Nesta época no entanto, surgiram as negociações entre um grupo
financeiro americano e o governo alemão para aquisição dos
estaleiros do HDWGroup, o q de fato veio se conformar adiante.
Conforme as informações que passei a ouvir a partir de 2004 e que me
foram reiteradas por oficiais da área de inteligência da MB e do
MinDef, o q teria havido seria "uma ingerência externa" junto a
negociações entre a MB e o HDW, para a não facilitação financeira de
uma eventual constituição de um hub de construção de submarinos na
América do sul. Exatamente o mesmo expediente usado p/ paralizar a
produção do Domeq Garcia, qdo este começou a discutir o fornecimento
dos subs TR-1700 inacabados p/ Taiwan.
O q eu sei é que, a questão foi encaminhada p/ consulta do Min
do Planejamento da administração FHC II...
E aí a coisa desandou de vez com a crise financeira do
11/09/2001.
Pois é , mas vamos comemorar um pouco, e torcer para que duas
questões fundamentais da cena Submarina brasileira sejam de vez
equacionadas, quais sejam o Sub Nuclear e o Programa de modernização
dos Tupi, que irá incluir os novos torpedos(minha torcida é para o
IF-21/Black Shark, franco italiano), e um detalhe pouquíssimo
discutido, que é a melhoria nos sistemas de comunicação
terra/submarino via ELF/HLF, que proporcionaria uma evolução
gigante, uma verdadeira vantagem estratégica p/ a MB.
É isso, e o pior é que devo estar esquecendo algo.
Walter.
P/ quem quiser informações relativamente atualizadas sobre os
programas de atualização de marinhas do mundo inteiro, mando este
site interessante.
http://www.worldaffairsboard.com/showthread.php?t=4864
O Rio continua lindo, e Niterói tb."
Até mais amigos....
- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
Vinicius Pimenta escreveu:
Putz,empatado
Assim nao dá para cobrar muito da politicagem de Brasília,se o povao brasileiro está pouco se lixando para o estado e importancia das nossas FAs ............
Essa geraçao rede globo é f@#$#@% ,
Não deixem de votar. Até pouco tempo a votação estava praticamente empatada mas assim que chegou ao conhecimento das listas de discussão pela internet, rapidamente a vantagem para o Tikuna cresceu bastante. Ajudem também!
Putz,empatado
Assim nao dá para cobrar muito da politicagem de Brasília,se o povao brasileiro está pouco se lixando para o estado e importancia das nossas FAs ............
Essa geraçao rede globo é f@#$#@% ,
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7694
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2619 vezes
- Agradeceram: 1068 vezes
talharim escreveu:Putz,empatado
Assim nao dá para cobrar muito da politicagem de Brasília,se o povao brasileiro está pouco se lixando para o estado e importancia das nossas FAs ............
Essa geraçao rede globo é f@#$#@% ,
O problema talharim é o "povão" anda mais preocupado (e com razão) com o desemprego (principalmente), violência urbana, MST, juros (mesmo sem saber suas implicações)... Para nós que gostamos de discutir e acompanhar esses assuntos é mais fácil saber-mos a real importância de FA fortes, mas p/o povão é outro papo... Você pode notar, as populações que mais dão valor as suas FA são aquelas que vivem em países mais organizados ou em países que vivem de certa forma concretamente ameaçados, como não estamos em nenhum dos casos acima, o povão não tá nem aí, é uma pena, realmente uma grand pena...
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55373
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
Pois em Portugal é o mesmo...se bem que nesse aspecto eu tb faço pare do "povão"...preferia Escolas e hospitais em condições do que OHPs a cairem de podre...o PIOR É QUE CÁ NEM UMA COISA NEM OUTRA!!!!
ps- Afinal é VELA ou TORRE???????
A sério eu sempre ouvi chamar TORRE "aquela" coisa que os submarinos têm montado em cima do casco e por onde saem os periscópios, etc...
ps- Afinal é VELA ou TORRE???????
A sério eu sempre ouvi chamar TORRE "aquela" coisa que os submarinos têm montado em cima do casco e por onde saem os periscópios, etc...
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
É como diz o P-44:
Em Portugal a Defesa, ou a Protecção Civil são o últmo assunto a ser discutido na rua, pelo chamado "povão".
Acho mesmo que se um dia houvesse um inquérito de rua, para aí uns 95% da população nem saberia que tipos de sistemas de armas temos ou o seu número, e 98% provavelmente não sabe o que significa a sigla C-130.
Mas isso é normal.
As pessoas preocuam-se mais com o difícil quotidiano, com a Saúde, com a Educação, com o desemprego, ou com os salários congelados na função pública há 2 anos.
O que se compreende.
Por isso, os assuntos de Defesa nunca estão no topo das agendas políticas dos governos, desde que não hajam ameaças eminentes à integridade ou interesses geo-estratégicos desses países.
Mas o problema está em que quando esses ameaças surgem, depois é tarde para remediar o atraso e os problemas nos dispositivos militares.
Em Portugal a Defesa, ou a Protecção Civil são o últmo assunto a ser discutido na rua, pelo chamado "povão".
Acho mesmo que se um dia houvesse um inquérito de rua, para aí uns 95% da população nem saberia que tipos de sistemas de armas temos ou o seu número, e 98% provavelmente não sabe o que significa a sigla C-130.
Mas isso é normal.
As pessoas preocuam-se mais com o difícil quotidiano, com a Saúde, com a Educação, com o desemprego, ou com os salários congelados na função pública há 2 anos.
O que se compreende.
Por isso, os assuntos de Defesa nunca estão no topo das agendas políticas dos governos, desde que não hajam ameaças eminentes à integridade ou interesses geo-estratégicos desses países.
Mas o problema está em que quando esses ameaças surgem, depois é tarde para remediar o atraso e os problemas nos dispositivos militares.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Bom, Rui, a agenda e como será feito eu desconheço, mas serão feitos testes de navegação, submersão, sistemas de navegação, sistemas de combate, de armamento (acredito que inclua lançamentos reais também), etc. Enfim, o submarino vai ser utilizado e testado aos limites como se já estivesse incorporado. Sofrerá pequenas correções caso necessário e, em dezembro, é oficialmente incorporado à Armada, mais precisamente ao Comando da Força de Submarinos - ComForS.
Bem, acho que não falei nada que você já não soubesse.
Bem, acho que não falei nada que você já não soubesse.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55373
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes