Operações da FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- R.A.Barros
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Operações da FAB
Confesso que essa me arrepiou:
Hoje ia ter saltos por aqui, mas pelo jeito, Brasília não autorizou.
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Legal essa operação Laguna.
REVO na Operação Laguna
![Imagem](http://www.laguna.mil.br/images/stories/artigos/revoo03.jpg)
Como atividade da Operação Laguna, um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou hoje, 02, da Base Aérea de Campo Grande às oito horas da manhã e, durante três horas, sobrevoou a região sul do estado, com aproximadamente 12 mil litros de combustível para o reabastecer quatro aviões de caça F-5.
Para o reabastecimento, cada caça se aproximava do Hércules, que sobrevoava na altitude de cinco mil metros, e através de uma mangueira se conectava para receber o combustível. Os quatro F-5 reabasteceram duas vezes cada um, consistindo em cerca de 2.500 litros por aeronave.
As Forças Armadas modernas utilizam o reabastecimento em voo como uma vantagem tática. “Os caças gastam muito combustível porque durante o exercício de combate eles voam acima da velocidade do som (1.228 km/h) e, por suas características, não têm um grande reservatório; mas é essencial mantê-los o máximo de tempo em combate, devido ao seu poder de fogo. Então, nós no Hércules auxiliamos com o reabastecimento desses caças para que eles possam voar por mais tempo e continuar na missão”, esclarece o sargento Gilberto, um dos dez tripulantes da aeronave.
Segundo o Capitão Michelin, a importância do exercício é aprimorar o treinamento para que, caso ocorra uma guerra real, os militares estejam preparados. “A missão ocorreu como previsto, e portanto foi um sucesso”, diz o capitão. A bordo deste voo também estavam três universitários que participam da equipe de comunicação da Operação Laguna.
FONTE: Operação Laguna FOTO: Jiovani Carminatti
http://www.aereo.jor.br/?p=14266
REVO na Operação Laguna
![Imagem](http://www.laguna.mil.br/images/stories/artigos/revoo03.jpg)
Como atividade da Operação Laguna, um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou hoje, 02, da Base Aérea de Campo Grande às oito horas da manhã e, durante três horas, sobrevoou a região sul do estado, com aproximadamente 12 mil litros de combustível para o reabastecer quatro aviões de caça F-5.
Para o reabastecimento, cada caça se aproximava do Hércules, que sobrevoava na altitude de cinco mil metros, e através de uma mangueira se conectava para receber o combustível. Os quatro F-5 reabasteceram duas vezes cada um, consistindo em cerca de 2.500 litros por aeronave.
As Forças Armadas modernas utilizam o reabastecimento em voo como uma vantagem tática. “Os caças gastam muito combustível porque durante o exercício de combate eles voam acima da velocidade do som (1.228 km/h) e, por suas características, não têm um grande reservatório; mas é essencial mantê-los o máximo de tempo em combate, devido ao seu poder de fogo. Então, nós no Hércules auxiliamos com o reabastecimento desses caças para que eles possam voar por mais tempo e continuar na missão”, esclarece o sargento Gilberto, um dos dez tripulantes da aeronave.
Segundo o Capitão Michelin, a importância do exercício é aprimorar o treinamento para que, caso ocorra uma guerra real, os militares estejam preparados. “A missão ocorreu como previsto, e portanto foi um sucesso”, diz o capitão. A bordo deste voo também estavam três universitários que participam da equipe de comunicação da Operação Laguna.
FONTE: Operação Laguna FOTO: Jiovani Carminatti
http://www.aereo.jor.br/?p=14266
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Não me lembro, mas acho que teve salto operacional dos FE... mas se vc tivesse visto não teria sido efetivo.R.A.Barros escreveu:Confesso que essa me arrepiou:
Depois de amanhã pela manhã bem cedo espere movimentação por ai...
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- R.A.Barros
- Sênior
Agora são 8:20 em MS, o movimento ta intenso aqui em Ponta Porã. Vi um jato grande e fino, quase sem barulho, provavelmente era um R-99, na aérea de helicopteros, pousou 2 esquilos e 2 panteras.
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
- R.A.Barros
- Sênior
Matei aula pra ir ao aeroporto, chegando la.... FECHADO! As forças especiais montaram várias barreiras e cercaram o aeroporto pra ninguém entrar, mas mesmo assim, consegui ver 4 C-130 decolar. Pena não ter registrado nada. Hoje atarde sim, vou tirar bastante retratos. ![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
- R.A.Barros
- Sênior
Helicopteros por aqui..
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEiZpDQcbjAhEwPGD6zd_40G1eZ8S8-yRs052sp7A0CD1o3KieqRiz8yBYnEjJtdVpQ1Goc9TJlxJqp2N9twWD8Am1T1UBt3NcYNIwTvCKlfoOyaFUPUvjCw.jpg)
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHQxd3FYYtb-tGxnM-BVNk9P9tSFCslU1vgg92IOZMkHbHu837XTc26t2HvFZYLfm0I6fBCT_Bv2nWG-5q0EmQ0Am1T1UMmZuHFHdUJqy6j56_ZQ8l2DyUQE.jpg)
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANQd0-c5gpTxI94Po7cand_Fz8MVZl7sdgcYBnK-QU48YIVaOuWQUqSAJorSRqVP4hh5bR_gzdNaZq2BZsFFoZYAm1T1UKrTevskXTOHYvtFiEaVG9SM3xb9.jpg)
O movimento foi intenso hoje as 8:00 AM, helicópteros e aviões voando ao mesmo tempo, não sabia de qual lado olhar, mas as 10hs AM acabou-se tudo, todos os meios aéreos foram embora, menos os xavantes(eu acho). Pensei que haveria saltos de PQDs no aeroporto, mas não houve nada, tudo ocorreu entre as 8hs e as 10hs, não vi nenhum blindado e acho que por aqui não haverá mas nenhuma ação, o tempo ficou horrível, a previsão é de chuva, tempo fechado e frio até o dia 09.
Fico triste de ver 4 helicópteros e 4 aviões da FAB irem embora após duas horas de serviço.
Agora uma crítica.......
As universidades de Campo Grande estão formando péssimos profissionais, os que dizem ser jornalistas, estão participando na redação de matérias para o site da Operação Laguna. Desde o começo, as matérias são mal informativas e sempre acompanhadas de fotos com péssimas qualidades.
Eles tem o poder de saber de tudo o que acontece na Operação, podem voar com a FAB, navegar com a marinha e andar com o EB. Todas essas ferramentas para escrever textos de 2 ou 3 linhas ?
Estava vendo a matéria das Forças Especiais em Ponta Porã e pra variar, 3 linhas do tipo: "Força Especial chega em Ponta Porã e vai embora". Mas que merda hein ?! Até eu faria melhor.. Bom, optei para ver então as fotos e pra variar....... Uma foto de Ponta Porã o resto da BACG, ainda com qualidade de foto tirada por um celular. O que custava o fotógrafo tirar uma foto "gera"l ? onde mostrasse os aviões estacionados, as forças especiais embarcando, a cidade vista de la de cima, etc.
Bom, não vou ficar falando, se há algo negativo nessa operação, foi o que eu citei acima.
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEiZpDQcbjAhEwPGD6zd_40G1eZ8S8-yRs052sp7A0CD1o3KieqRiz8yBYnEjJtdVpQ1Goc9TJlxJqp2N9twWD8Am1T1UBt3NcYNIwTvCKlfoOyaFUPUvjCw.jpg)
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHQxd3FYYtb-tGxnM-BVNk9P9tSFCslU1vgg92IOZMkHbHu837XTc26t2HvFZYLfm0I6fBCT_Bv2nWG-5q0EmQ0Am1T1UMmZuHFHdUJqy6j56_ZQ8l2DyUQE.jpg)
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANQd0-c5gpTxI94Po7cand_Fz8MVZl7sdgcYBnK-QU48YIVaOuWQUqSAJorSRqVP4hh5bR_gzdNaZq2BZsFFoZYAm1T1UKrTevskXTOHYvtFiEaVG9SM3xb9.jpg)
O movimento foi intenso hoje as 8:00 AM, helicópteros e aviões voando ao mesmo tempo, não sabia de qual lado olhar, mas as 10hs AM acabou-se tudo, todos os meios aéreos foram embora, menos os xavantes(eu acho). Pensei que haveria saltos de PQDs no aeroporto, mas não houve nada, tudo ocorreu entre as 8hs e as 10hs, não vi nenhum blindado e acho que por aqui não haverá mas nenhuma ação, o tempo ficou horrível, a previsão é de chuva, tempo fechado e frio até o dia 09.
Fico triste de ver 4 helicópteros e 4 aviões da FAB irem embora após duas horas de serviço.
Agora uma crítica.......
As universidades de Campo Grande estão formando péssimos profissionais, os que dizem ser jornalistas, estão participando na redação de matérias para o site da Operação Laguna. Desde o começo, as matérias são mal informativas e sempre acompanhadas de fotos com péssimas qualidades.
Eles tem o poder de saber de tudo o que acontece na Operação, podem voar com a FAB, navegar com a marinha e andar com o EB. Todas essas ferramentas para escrever textos de 2 ou 3 linhas ?
Estava vendo a matéria das Forças Especiais em Ponta Porã e pra variar, 3 linhas do tipo: "Força Especial chega em Ponta Porã e vai embora". Mas que merda hein ?! Até eu faria melhor.. Bom, optei para ver então as fotos e pra variar....... Uma foto de Ponta Porã o resto da BACG, ainda com qualidade de foto tirada por um celular. O que custava o fotógrafo tirar uma foto "gera"l ? onde mostrasse os aviões estacionados, as forças especiais embarcando, a cidade vista de la de cima, etc.
Bom, não vou ficar falando, se há algo negativo nessa operação, foi o que eu citei acima.
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
- R.A.Barros
- Sênior
Hoje passou um C-130 da Força aérea argentina aqui.. pena que os xavantes ja tinham ido embora.. queria ver uma interceptação. lol ![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
- BARAK
- Intermediário
- Agradeceu: 2 vezes
Era uma vez meu hobby preferido...
![Sad :(](./images/smilies/icon_sad.gif)
Força Aérea realiza enlace inédito de comunicações seguras entre aeronaves
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um enlace inédito de comunicação segura durante a Operação Laguna, no Mato Grosso do Sul, em exercício conjunto das Forças Armadas Brasileiras. Pela primeira vez, as comunicações entre aeronaves de transporte C-105 Amazonas foram realizadas com o avião-radar E-99 e com caças A-29 Super Tucano e F-5EM por meio de sistema com criptografia de voz, para impedir a interceptação inimiga.
O teste ocorreu em uma das missões do dia 2 de outubro, no início das operações aéreas, enquanto a tropa do Comando Conjunto avançava em território inimigo, de acordo com o cenário fictício do conflito. Num mesmo pacote ocorreram missões de transporte e lançamento de carga, patrulha aérea de combate e escolta.
A rede de comunicações V/UHF foi utilizada com medidas de proteção eletrônica eficazes contra eventuais meios de escuta inimiga, tornando a operação mais segura no contexto de guerra moderna, além de promover o aumento da capacidade operacional da FAB.
FONTE: CECOMSAER
"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Alfred E. Newman
- Thor
- Sênior
Segunda começa a COMDAEX. Combates aéreos nos céus do Rio Grande do Sul.
Brasil acima de tudo!!!
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 226 vezes
Porra, agora tem mais uma operação.
O pessoal está trabalhando muito, assim que é bom.
Thor, você sabe informar mais sobre essa COMDAEX, é tipo uma simulação para controle/tomada de espaço aéreo, como é que vai ser?
Obrigado.
Thor, você sabe informar mais sobre essa COMDAEX, é tipo uma simulação para controle/tomada de espaço aéreo, como é que vai ser?
Obrigado.
- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Ainda bem que estamos abandonando as comunicações de voz pelo datalink em combate.
Sinto muito pelos "interceptadores" de comunicações militares
Mas é a tecnologia.
Sinto muito pelos "interceptadores" de comunicações militares
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Mas é a tecnologia.
- Thor
- Sênior
Defesa aérea clássica de um país fictício Verde (Canoas) contra um Amarelo (Santa Maria). Aeronaves de caça, unidades de AAAe, radares deslocados na síntese (2 GCC), órgão de controle em barracas, datalink no TO, E-99, etc...jumentodonordeste escreveu:Porra, agora tem mais uma operação.
Obrigado.
Brasil acima de tudo!!!
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Alguem tem foto desse radar italiano que será usado na operação? Pensei que a FAB só possuia radares franceses e aqueles móveis da Lockheed Martins.Santa Cruz vai entrar em guerra simulada Defesa
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 05 de Novembro de 2009 23:16
Cidade será ponto importante do fictício país amarelo e, por isso, alvo dos inimigos do país verde. Radar de sete metros de altura será utilizado para identificação de aviões durante combate entre amarelos e verdes.
Igor Müller
Santa Cruz do Sul estará em guerra na segunda quinzena deste mês. A cidade será um dos pontos-chave do país Amarelo, que enfrentará o país Verde durante a Operação Laçador, combate simulado que mobilizará em torno de 2 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica do Sul do Brasil. Embora seja realizada anualmente para treinamento da tropa, essa será a primeira vez que uma ação desse porte inclui o município.
Embora tudo não passe de simulação, uma estrutura gigantesca está praticamente pronta no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. O radar transportável italiano MRCS 403 foi montado no pátio de estacionamento de aeronaves – na frente dos hangares – e chama a atenção de quem chega no local. Do solo até a base o equipamento mede sete metros. Existem apenas dois no Brasil e, na operação, um ficará em Santa Cruz e outro em Pelotas.
O radar tridimensional é utilizado pelo 4º esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), sediado na Base Aérea de Santa Maria. O grupo de cerca de 20 militares – incluindo mulheres – que já está sediado em Santa Cruz é especializado na instalação e operação de bases que fazem, dentre outros, a detecção de aeronaves e localização de alvos. A movimentação aérea em um raio de 300 quilômetros no entorno da cidade será captada pelo radar tridimensional e enviada, via satélite, para o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) II, em Curitiba (PR). É lá que ficará o controle do fictício país Amarelo. O comando combinado – com oficiais das Forças Armadas – ficará em Porto Alegre e Canoas. A operação está sendo preparada desde o primeiro semestre.
Composto por dois radares, o MRCS 403 tem capacidade para rastrear qualquer aeronave em sua área de alcance. Na Operação Laçador, entretanto, será utilizado apenas o chamado radar secundário – parte menor, no alto do equipamento –, que se comunica com os aviões por meio do transponder. Montada no fim da semana passada, a estrutura de 30 toneladas está em fase de ajustes. Ela estará pronta até o fim da semana e inclui até gerador próprio de energia.
Segundo o comandante do 4º esquadrão do 1º GCC, major Edson Luís Balbinot, 22 anos de Força Aérea, Santa Cruz será um dos chamados pontos sensíveis do país fictício. Não estão previstos pousos e decolagens na cidade – a menos para eventual transporte de equipamento e suprimento –, mas o movimento aéreo poderá chamar atenção. “Os inimigos irão nos localizar e seremos talvez um dos primeiros alvos. Mas teremos proteção, pois seremos uma estrutura importante”, adianta.
A guerra simulada irá dos dias 16 a 26 deste mês. Antes, de segunda a sexta-feira da semana que vem, haverá uma manobra exclusiva da Aeronáutica já utilizando a estrutura montada em Santa Cruz. Detalhes como a divisão exata do Rio Grande do Sul em dois países ainda não foram divulgados. A unidade do 4º esquadrão do 1º GCC conta com o apoio do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), responsável pela segurança dos equipamentos em terra.
Comunidade
As duas operações das quais participará a estrutura montada em Santa Cruz pela Aeronáutica poderão ser acompanhadas – a distância – pela comunidade. O tráfego de veículos no aeroporto será mantido normalmente durante o trabalho, bem como a pista de pousos e decolagens. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smec), turmas de alunos serão convidadas a participar de palestras com os oficiais. Elas assistirão a um vídeo institucional e receberão informações sobre como ingressar na carreira militar. As atividades ocorrerão em uma sala cedida pelo aeroclube. O público não terá acesso aos equipamentos, que não oferecem nenhum risco à saúde.
Fonte: Jornal Gazeta do Sul
.
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Esse radar da foto está muito parecido com o APS alguma coisa, da Lockheed! Foram adquiridos para complementar o SIVAM e podem ser transportados por um C-130. Creio que ouve um engano.
.