Escândalo: Oficiais do EB estariam envolvidos em contrabando

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

Re: Escândalo: Oficiais do EB estariam envolvidos em contrabando

#61 Mensagem por PQD » Seg Mar 30, 2009 4:59 pm

rodrigo escreveu:
pows! nego ta invadindo quartel, roubando armas de quartel e delegacia, libertando presos, roubando drogas de dentro da policia( quem não se lembra da apreenção de mais 1 ton de coca da PF no RIO, e que foram roubadas na sala cofre da DRE da SR do RIO? limparam tudo!), num vai entrar numa sala de armas de coleção, ou em um clube de tiro para roubar armas para a pratica de crimes
Se tá roubando fuzil de quartel e delegacia, pra que roubar o 38 de um clube de tiro? Aliás, o colecionador e o atirador terão mais empenho em defender suas armas do que a guarda de muitas unidades militares/policiais por aí. Essa mentalidade de antecipação é muito perigosa, o mais inteligente é trabalhar com a experiência. Isso dá margem, por exemplo, à argumentação de que a grande maioria dos militares e policiais (90%) não tem a mínima condição técnica de usar uma arma de fogo em uma situação de defesa pessoal, e em consequencia disso, pensar em proibir o porte de arma, em situações fora de serviço, para essas categorias.

agora eu nao concordo com essa certeza de que os clubes de tiro vao dar proteção melhor que uma instalação de segurança publica, eu e meu amigos nunca fomos displicentes com materiais desse tipo. Nunca entendi por que estereotipar numa totalidade o serviço publico.

Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#62 Mensagem por rodrigo » Seg Mar 30, 2009 7:01 pm

agora eu nao concordo com essa certeza de que os clubes de tiro vao dar proteção melhor que uma instalação de segurança publica
os exemplos estão aí, em nosso cotidiano. Furtaram o estande de tiro da CBC (administrado por policiais), o quartel de Caçapava, e no ano passado furtaram um quartel da PMSP (levaram pistolas e submetralhadoras). Não existe lugar seguro, e não adianta proteger proibindo.
Nunca entendi por que estereotipar numa totalidade o serviço publico.
Como?

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
PQD
Sênior
Sênior

#63 Mensagem por PQD » Seg Mar 30, 2009 7:51 pm

rodrigo escreveu:
agora eu nao concordo com essa certeza de que os clubes de tiro vao dar proteção melhor que uma instalação de segurança publica
os exemplos estão aí, em nosso cotidiano. Furtaram o estande de tiro da CBC (administrado por policiais), o quartel de Caçapava, e no ano passado furtaram um quartel da PMSP (levaram pistolas e submetralhadoras). Não existe lugar seguro, e não adianta proteger proibindo.
Nunca entendi por que estereotipar numa totalidade o serviço publico.
Como?
citacao rodrigo escreveu
Aliás, o colecionador e o atirador terão mais empenho em defender suas armas do que a guarda de muitas unidades militares/policiais por aí.
porque essa certeza toda? por que tudo que é público as pessoas pensam que é bagunça? só porque roubaram os quarteis ou delegacias os caras por definiçao são incompetentes? olha quantos assaltos a bancos, carros fortes, joalherias, sao servidores públicos que fazem a primeira linha de seguranca lá na loja ou shoping? não, sao seguranças civis particulares os caras sao incompetentes? hoje a seguranca publica nao consegue trabalhar direito porque as dificuldades sao muitas nao precisao falar em detalhes isso aqui né? politicamente ninguem quer investir em seguranca colocar a culpa no agente publico é facil. O estande da CBC era administrado pela policia, fiscalizado inicialmente pelo EB e mantido por segurancas particulares, onde o agente público falhou? o que aconteceu foi o seguinte quando o EB fiscaliza o empresario la da empresa de seguranca deve colocar todos os segurancas possiveis e inimaginaveis, depois volta tudo ao normal num devia ter nem 2 segurancas e um viralatas pra latir pra estranhos.

DDNN
Avançado
Avançado

#64 Mensagem por DDNN » Seg Mar 30, 2009 9:10 pm

PQD escreveu:
rodrigo escreveu: os exemplos estão aí, em nosso cotidiano. Furtaram o estande de tiro da CBC (administrado por policiais), o quartel de Caçapava, e no ano passado furtaram um quartel da PMSP (levaram pistolas e submetralhadoras). Não existe lugar seguro, e não adianta proteger proibindo.
Como?
citacao rodrigo escreveu
Aliás, o colecionador e o atirador terão mais empenho em defender suas armas do que a guarda de muitas unidades militares/policiais por aí.
porque essa certeza toda? por que tudo que é público as pessoas pensam que é bagunça? só porque roubaram os quarteis ou delegacias os caras por definiçao são incompetentes? olha quantos assaltos a bancos, carros fortes, joalherias, sao servidores públicos que fazem a primeira linha de seguranca lá na loja ou shoping? não, sao seguranças civis particulares os caras sao incompetentes? hoje a seguranca publica nao consegue trabalhar direito porque as dificuldades sao muitas nao precisao falar em detalhes isso aqui né? politicamente ninguem quer investir em seguranca colocar a culpa no agente publico é facil. O estande da CBC era administrado pela policia, fiscalizado inicialmente pelo EB e mantido por segurancas particulares, onde o agente público falhou? o que aconteceu foi o seguinte quando o EB fiscaliza o empresario la da empresa de seguranca deve colocar todos os segurancas possiveis e inimaginaveis, depois volta tudo ao normal num devia ter nem 2 segurancas e um viralatas pra latir pra estranhos.
Isso e tão absurdo como eu afirmar que aquela roubo de armas dentro do quartel, "num devia ter nem 2 segurancas e um viralatas pra latir pra estranhos"

Por acaso, voce conhece ou foi alguma vez no CTT (não e CBC)
Por acaso, voce ja passou por alguma vistoria inopinada por parte de SFPC?
Por acaos, voce e CAC? Caso que voce não saiba, Colecionadores, Atiradores e Caçadores?

DDNN
Avançado
Avançado

#65 Mensagem por DDNN » Seg Mar 30, 2009 9:25 pm

PQD escreveu:citacao rodrigo escreveu
porque essa certeza toda?
Simplesmente, porque isso e DELE, pago com dinheiro DELE, se perder e ele quem responde processo administrativo de SFPC. Ou seja, tudo envolve o seu proprio interesse.

Ninguem iria desviar propositalmente uma arma da sua coleção, registrado em seu nome, para ser vendido no mercado negro. Primeiro porque essa arma tem um valor bem proximo dentro de mercado legal. Segundo, porque arrumar dor de cabeça para ele mesmo.
Quem iria desviar propositalmente um revolver Taurus TA que vale uns R$1500 para ser vendido no camelo da favela por sei la, R$200??

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#66 Mensagem por Guerra » Ter Mar 31, 2009 8:18 am

Olha, pelo o que diz o pessoal da SFPC, colecionador não é problema. Segundo o pessoal diz. Eles vão na casa dos caras as armas estão todas em cofres, a nunição sempre batendo.
Na minha opinião o problema não é ai.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
PQD
Sênior
Sênior

#67 Mensagem por PQD » Ter Mar 31, 2009 9:02 am

DDNN

DDNN vc nao viu e ouviu a declaração de um delegado de policia falando que a segurança da sala de armas era uma porta com 2 chaves tetra e na noite eram no maximo 2 seguranças, isso DDNN nao sou eu que estou jogando aos 4 ventos meu amigo exaltado, sao os porta-vozes de segurança pública. SE tem alguem falando improperios é o delegado, pois vi uma entrevista dele declarando isso, se ELE declara isso quem sou eu para desmentir ou voce para falar o contrario?

PQD
Sênior
Sênior

#68 Mensagem por PQD » Ter Mar 31, 2009 9:06 am

olha pessoal NAO estou insinuando que nenhum colecionador esta vendendo armas mostrem onde eu falei isso? o que eu abordo é que como qualquer objeto de interesse de bandidos as armas de coleleção podem ser roubadas pelos bandidos.

apenas um exemplo
vcs sao colecionadores, e eu vou na sua coleçao e burlo a segurança e roubo/furto as armas, o que tem de impossivel nisso? a segurança dos colecinadores agora é infalivel. putz nem comento mais nada nesse topico.

Editado pela última vez por PQD em Ter Mar 31, 2009 9:11 am, em um total de 1 vez.
PQD
Sênior
Sênior

#69 Mensagem por PQD » Ter Mar 31, 2009 9:09 am

DDNN escreveu:
PQD escreveu:citacao rodrigo escreveu
porque essa certeza toda?
Simplesmente, porque isso e DELE, pago com dinheiro DELE, se perder e ele quem responde processo administrativo de SFPC. Ou seja, tudo envolve o seu proprio interesse.

Ninguem iria desviar propositalmente uma arma da sua coleção, registrado em seu nome, para ser vendido no mercado negro. Primeiro porque essa arma tem um valor bem proximo dentro de mercado legal. Segundo, porque arrumar dor de cabeça para ele mesmo.
Quem iria desviar propositalmente um revolver Taurus TA que vale uns R$1500 para ser vendido no camelo da favela por sei la, R$200??

tu entendeu completamente errado quem falou que o colecinador vai desviar seu proprio equipamento? eu to falando que as peças poden como qualquer objeto de desejo dos bandidos ser subtraido da coleção. Parece que tu nao quer endender isso.

PQD
Sênior
Sênior

#70 Mensagem por PQD » Ter Mar 31, 2009 9:23 am

Falso colecionador era armeiro do crime em SP

Tatiana Farah*

SÃO PAULO. Falsos colecionadores e clubes de tiros estão usando suas licenças especiais de porte e posse de armas para fornecer armamentos e munição ao crime organizado. Segundo a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo, as operações de apreensão de armas ilegais revelam esquemas de criminosos que têm registros de colecionadores e atiradores esportivos, o que lhes garante armazenar armas e munição de diversos calibres, inclusive de uso restrito ou proibido.

Nesses esquemas, o falso colecionador pode vender armas e munição a grupos criminosos ou até alugar o armamento para bandidos.

— Já foram apreendidos até celulares com fotos de armas arquivadas. Assim o criminoso escolhia o que comprar ou alugar sem precisar ver a arma — diz o delegado Vantuil Luis Cordeiro, diretor da Divisão de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas da Polícia Federal.

Dois clubes de tiro ligados à facção criminosa

Cordeiro contou que uma delegacia da PF de combate ao tráfico de armas sediada em São Paulo realiza a operação Chumbo grosso, que descobriu dois clubes de tiro ligados ao principal grupo criminoso paulista.

— Sob o manto da legalidade, no caso a autorização para colecionar armas, pratica-se o ilegal — disse o delegado da PF.

Embora seja contra a cassação de licenças de colecionadores e atiradores esportivos, Cordeiro aponta outro problema, os assaltos a colecionadores:

— O risco para o colecionador é muito grande. Estão ocorrendo muitos furtos em residência. Mas não adianta suspender a licença: se não têm o que querem vão buscar outra maneira de ter. O que é preciso é haver um controle mais rígido.

O caso mais emblemático de suposto colecionador ocorreu em São Paulo, em agosto. Foi parar nas mãos do delegado Fábio Guimarães, do Denarc (Departamento de Narcóticos) da Polícia Civil, uma denúncia contra um fornecedor de armas no interior de São Paulo. Paulo Roberto Monteiro, de 49 anos, comerciante, tinha mais de mil armas, algumas com a numeração raspada, o que é proibido, além de outra roubada de um policial.

— Não sei quanto havia de munição, mas posso garantir que se ele iniciasse uma guerra em seu sítio, estaríamos trocando tiros até hoje — diz Fábio.

A prisão ocorreu em 17 de agosto, no sítio do comerciante, que afirma trabalhar com tecidos, em Piracaia (SP). A polícia realizou duas buscas: da primeira vez, encontrou 500 armas e, na última, mais 600, inclusive facas. Monteiro disse ser colecionador e realmente tinha licença para posse, dada pelo Ministério da Defesa, que é quem concede autorização a colecionadores. A licença do Exército lhe permitia ter 115 armas, inclusive duas metralhadoras pesadas de uso coletivo.

O Instituto de Criminalística da Polícia Civil não concluiu a avaliação do arsenal apreendido. Há desde o tradicional revólver 38 até submetralhadoras.

— Havia munição ponto 50, ponto 30, com ponta preta com teflon, para furar blindados. Mesmo para um colecionador, é um absurdo ter uma munição desse tipo — disse o delegado José Luiz Ramos Cavalcanti, também do Denarc.

Segundo o delegado Fábio, Paulo Roberto Monteiro vendia e alugava armas para uma organização criminosa. Ele também seria uma espécie de técnico de consertos de armamentos:

— Pelos equipamentos, ele era um artesão, um armeiro mesmo. E pelas fotografias, nota-se que muitas armas não estão mais ali. E é inexplicável como um comerciante pode juntar um patrimônio tão grande como colecionador de armas — diz o delegado, que apreendeu fotografias em que uma criança brinca com um fuzil.

Paulo Roberto depôs na CPI do Tráfico de Armas, em Brasília, em 15 de setembro. Ele apresentou versões diferentes das que disse à polícia para a origem das armas. De acordo com deputados, ele disse que eram doações de amigos e pessoas hoje falecidas.

Para o relator da CPI, deputado Paulo Pimenta (PT), as explicações não foram suficientes.

— As evidências são muito grandes e revelam que ele é uma pessoa com muitas ligações criminosas — disse Pimenta no dia do depoimento.

O armamento encontrado com Monteiro foi o mais assustador apreendido pela polícia paulistana com um civil, segundo o auto de apreensão. Mas não é o único caso, lamentam os delegados. O delegado José Luiz Cavalcanti conta que a mais recente apreensão aconteceu por acaso, numa briga entre um “atirador esportivo” e um travesti, dentro de um carro. Os dois foram parar na delegacia e a polícia descobriu 20 mil cartuchos. A posse era legal, assim como da arma que o homem usava. Somente a briga foi registrada.

Para Cavalcanti, a solução é restringir o acesso à munição:

— Que a munição fique onde o atirador vai usar a arma, e não em casa. E se a pessoa é colecionadora, que a munição não tenha eficácia. Ou seja, sem espoleta e pólvora.

*Especial para O GLOBO

rodrigo
Sênior
Sênior

#71 Mensagem por rodrigo » Ter Mar 31, 2009 11:02 am

Falsos colecionadores e clubes de tiros estão usando suas licenças especiais de porte e posse de armas para fornecer armamentos e munição ao crime organizado.
De quem é a culpa, de quem deveria fiscalizar ou dos que seguem a lei?

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
rodrigo
Sênior
Sênior

#72 Mensagem por rodrigo » Ter Mar 31, 2009 11:08 am

vcs sao colecionadores, e eu vou na sua coleçao e burlo a segurança e roubo/furto as armas, o que tem de impossivel nisso? a segurança dos colecinadores agora é infalivel.
Não é infalível. É falível no mesmo nível de um quartel, delegacia ou empresa de vigilância. E ninguém aqui defende o desarmamento de policiais, militares ou segurança privada por causa disso. A grande maioria das coleções não representam risco nenhum para segurança pública, porque se constituem de armas que não tem mais a sua munição fabricada, armas que não funcionariam bem com munição moderna e armas que não funcionam mais. Além disso, o maior colecionador de armas do Brasil é o Exército (poderia dizer isso como ironia em relação a seu equipamento) mas o EB possui um grande número de museus de armas aberto ao público, e não conheço nenhum com segurança infalível.

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#73 Mensagem por midnight » Ter Mar 31, 2009 12:12 pm

Vinicius Pimenta escreveu: mas apenas na expressão "armamento exclusivo". É interessante a gente não usar esse termo porque ele está errado. Armamento exclusivo não significa armamento pertencente. É o caso do morteiro, que está explicado na minha mensagem anterior e na do Túlio. Por favor, gente...
Concordo, mas quando eu disse armamento exclusivos das forças armadas eu me referia à armamento que saem de fábricas brasileiras e acabam caindo nas mãos do crime, eu não entrei no mérito das armas utilizadas pelo EB, e que inclusive nos ultimos roubos no quartéis deu algum tipo resposta à esses eventos.
PQD escreveu: Aproveitando seu pensamento

só uma correção, o EB controla aquilo que lícito, legal e importado por vias legais de fato, imagina se tu ta no PY e vem em uma balsa em um lugar remoto passa do PY para o Brasil, fica 1 dia aqui pratica ilicitos com algum armamento militar, depois volta ao PY, que conhecimento acerca da existencia desse armamento o EB tem? Nesses casos tu tem que pensar primeiro em policias municipais, estaduais e federais, antes de pensar na responsabilidade o EB. E por favor pessoal nem argumente que ao EB cabe a defesa das fronteiras pois na teoria esta escrito (mas defesa militar contra outra força militar) é a responsabilidade é do EB, o EB nao é policia ostenciva e nao possui instrumentos juridicos ageis o suficiente para agir como policia dioturnamente. O que mais acho engraçado é que querem que o EB seje policia lá na fronteira do fim do mundo onde só tem mato (isso muitos querem) mas nas cidades acham absurdo é que dizem que o EB esta estrapolando suas atribuições, ora se seeee o EB nao esta preparado para policiar cidades grande porque estaria numa cidade fronteiriça no meio do mato? claro ninguem quer estar em fronteira lá no mato pegando doenças mas o EB pode.
Também concordo que tais armas por essas vias é de dificil controle, só que também concordo que o exército poderia dar uma força no patrulhamento, aqui na fronteira se vê tropas na fronteira somente em operações. Apesar de que também com a verba que o EB tem já é muito.
SGT GUERRA escreveu:
midnight escreveu:Olha SGT GUERRA, eu admiro o EB, e vejo que você também, só que vejo que você quer tampar o sol com a peneira.

Toda vez que eu discordo de alguém essa frase aparece.
Talvez seja por que o faz realmente.
SGT GUERRA escreveu: Deu a entender que o subtenente estava vendendo arma do EB, e que venda de arma por militares é comum.
O unico militar que eu conheço que vendia armas é esse babaca que hoje esta acertando as contas com o capeta. Se você tem conhecimento de mais alguém esta perdendo a oportunidade de ver um vagabundo se ferrar, porque nas FAs o cara é punido de varias formas pelo mesmo crime.

Você fez suposição que eu falei mas no meu texto não escrevi que as armas tinham brasão do EB e muito menos que eram usadas pelo EB, eu simplesmente falei de armas exclusivas ou seja que só o EB poderia usar e não civil. Esse é o único ponto do qual acho que se equivocou.

E à todo minhas desculpa pelo desenterro dessa parte do tópico, mas não podia deixar passar.

Imagem
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#74 Mensagem por Guerra » Ter Mar 31, 2009 12:26 pm

midnight escreveu: Talvez seja por que o faz realmente.
É, talvez, quem sabe. Talvez eu não durma para refletir sobre isso.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
DDNN
Avançado
Avançado

#75 Mensagem por DDNN » Ter Mar 31, 2009 12:44 pm

PQD escreveu:Falso colecionador era armeiro do crime em SP

Tatiana Farah*

SÃO PAULO. Falsos colecionadores e clubes de tiros estão usando suas licenças especiais de porte e posse de armas para fornecer armamentos e munição ao crime organizado. Segundo a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo, as operações de apreensão de armas ilegais revelam esquemas de criminosos que têm registros de colecionadores e atiradores esportivos, o que lhes garante armazenar armas e munição de diversos calibres, inclusive de uso restrito ou proibido.

*Especial para O GLOBO
Que fim deu esta investigação?
Globo, quando tratando de armas ou militares, sempre mosta apenas um lado da moeda.

Carabina .22 "Automatica", "Escopeta" para caçar elefante, Fuzil de alta potencia com alcance de 8Km (M1 Garand), Carabina Puma "capaz de derrubar helicoptero" ...... ate ja vira piada no meio.

Duvido que Globo faça uma materia depois, esclarescendo que tava td certinho conforme a lei manda (se for o caso)

Responder