Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Enviado: Sáb Jan 10, 2009 9:53 pm
8 anos, desde 2001 no começo do FX-1glauberprestes escreveu:E demora pra descer hein?
8 anos, desde 2001 no começo do FX-1glauberprestes escreveu:E demora pra descer hein?
Corrosão não é tanto problema, a não ser que lavem os caças com a água do Rio Negro, que é ácida pacas!hviana escreveu:Dúvida: É viável, do ponto de vista logistico e operacional manter um esquadrão de F-5M na Amazônia? E a questão da umidade, corrosão, etc??
Abraços!
Acho os Golden Eagle uma boa. Resolvem o problema do LIFT na FAB e ainda dão um cacinha Low, para os que defendem esse tipo de solução, que acho desnecessária. Existe ainda o AerMacchi MB346, que acho uma alternativa interessante, também. E na última Revista Força Aérea tem uma foto do cockpit dele que mostra incrível semelhança com o cockpit do F-5M.Bourne escreveu:Deixem os veinhos se aposentarem
Quem sabe substituindo os F-5M por Golden Eagle coreanos, com avionicas mexidas e em consonância com os equipamentos/armamentos do F-X. Daí, a FAB e quem sabe a MB tem um caça para treinamento e, talvez, efetuar missões leves.
orestespf escreveu:
Deve ser isto mesmo, HViana, só pode! As mulheres têm tensão pré-menstrual, nós entusiastas de assuntos militares temos tensão pré-FX!!!
Grande abraço,
Orestes
Bolovo escreveu:Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua.
Na Revista da Força Aerea, conta a historia de um A29 prototipo, que caiu dentro de um rio amazonico. Ficou lá por uns dias, até conseguitem retirar a carcaça. Só que os avionicos ainda funcionavam, e usaram para testar na real, como era a tal prova de umidade. Diz na mesa revista, que nada demais tinha acontecido com os avionicos.Mapinguari escreveu:Corrosão não é tanto problema, a não ser que lavem os caças com a água do Rio Negro, que é ácida pacas!hviana escreveu:Dúvida: É viável, do ponto de vista logistico e operacional manter um esquadrão de F-5M na Amazônia? E a questão da umidade, corrosão, etc??
Abraços!
O calor e a umidade excessiva afetam mais os aviônicos e o desempenho dos caças à baixa altitude. Nas decolagens com peso máximo, por exemplo.
Mas lembre-se que os A-29 Super Tucano usam os mesmos aviônicos do F-5M, com exceção do radar, no ambiente amazônico, sem maiores problemas. A FAB já tem bastante informação sobre eventuais problemas, portanto. Além disso, os aviônicos e o radar contam com refrigeração adequada produzida pelo próprio caça, pelo sistema de refrigeração e ar-condicionado, o que minimiza os efeitos do calor que, de qualquer modo, eles geram naturalmente.
Velho, nessa época eu nem era nascido.Immortal Horgh escreveu:Bolovo escreveu:Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua.
É porque você não fez como eu: lendo revistas de 1989/90, já se falava nisto (foi cogitado o F-16 com a Embraer fabricando partes dele).
[ ]s
Eu tenho revistas de 2001/2002 e olhe lá! Aquelas que diziam: Final do ano será escolhido o caça de última geração que equipará a FAB com o custo de 700mi de USD.Bolovo escreveu:Eu tenho uma porrada de revista dessa época. As historias hoje fariam a gente rir.
Nesse rumo o Fx vai acabar virando lenda urbanaImmortal Horgh escreveu:Bolovo escreveu:Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua.
É porque você não fez como eu: lendo revistas de 1989/90, já se falava nisto (foi cogitado o F-16 com a Embraer fabricando partes dele).
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