Concordo.Pereira escreveu:Se os nossos CC estão no sul pois lá se encontra uma possível ameaça de mesmo porte, o mesmo deve ser aplicado para qualquer área do país, independete de ter de declarar (não necessariamente, só reescrevi o que li aqui) um vizinho inimigo ou não.
Até concordo que seria atrair atenção e preocupação de mais, mas temos é que garantir a nossa proteção, e não a política de boa vizinhaça !
Pacotão do EB?
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- LEO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Re: Pacotão do EB?
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43
Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43
Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Engraçado é que o Chávez está trocando suas velharias e o povo aqui tá em polvorosa, com medo da invasão comunista e blá, blá, blá.
Mas se concentrarmos tropas na cerca e só questão de passear com os carros prá e prá cá.
Mas se concentrarmos tropas na cerca e só questão de passear com os carros prá e prá cá.

- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Eu imagino a cena:
O ministro da defesa do Chile ligando ao seu correspondente do Peru :
"Olha meu caro nós estamos pensando em comprar uns F-16C/D , seria possível que nos dessem sua aprovação?
Ah, estava esquecendo, estamos pensando em coloca-los em bases das quais poderíamos atacar seu território, o que voces acham? Podemos?
Vou desligar agora porque tenho que ligar para TODOS os ministros da América Latina porque quero uma aprovação unanime"
Por favor, os chilenos compraram, não deram bola para os resmungos do Peru mandando que os diplomatas chilenos que se virassem e f@*&-se.
Assim como nós devemos mandar qualquer um que reclamar do sub nuclear para p#$@ q$# p#&*%. Agora não colocamos tropas na Amazonia por que os vizinhos vão reclamar e daí quando algum milico estrangeiro atravessa ( quando sabemos desta invasão) ficamos
com paura?
Voltando o assunto, se não temos a competencia de levarmos e mantermos tropas na Amazonia para que OsórioII?
"Olha meu caro nós estamos pensando em comprar uns F-16C/D , seria possível que nos dessem sua aprovação?
Ah, estava esquecendo, estamos pensando em coloca-los em bases das quais poderíamos atacar seu território, o que voces acham? Podemos?
Vou desligar agora porque tenho que ligar para TODOS os ministros da América Latina porque quero uma aprovação unanime"

Por favor, os chilenos compraram, não deram bola para os resmungos do Peru mandando que os diplomatas chilenos que se virassem e f@*&-se.
Assim como nós devemos mandar qualquer um que reclamar do sub nuclear para p#$@ q$# p#&*%. Agora não colocamos tropas na Amazonia por que os vizinhos vão reclamar e daí quando algum milico estrangeiro atravessa ( quando sabemos desta invasão) ficamos
com paura?
Voltando o assunto, se não temos a competencia de levarmos e mantermos tropas na Amazonia para que OsórioII?
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 418 vezes
- Agradeceram: 260 vezes
Não é isso. Existe uma diferença entre trocar equipamentos obsoletos (Que o Chile fez, e a Venezuela, em parte, está fazendo), e colocar tropas na fronteira, de maneira desnecessária, ou com uma boa desculpa. Vocês estão procurando pelo em ovo.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- alex
- Sênior
Não, Glauber.
Já faz muito tempo que se discute transferência de tropas para a Amazonia e pouco se fez até agora.
O Brasil tem todo direito de por onde quiser suas tropas do seu lado da fronteira.
Se não o fez até agora só mostra sua incompetencia e há muito a desculpa deixou de ser falta de dinheiro.
Já faz muito tempo que se discute transferência de tropas para a Amazonia e pouco se fez até agora.
O Brasil tem todo direito de por onde quiser suas tropas do seu lado da fronteira.
Se não o fez até agora só mostra sua incompetencia e há muito a desculpa deixou de ser falta de dinheiro.
A razão estratégica de se colocar tropas em algum lugar é deixar claro que existe poder de reação e, desta forma, dissuadir uma possível ação ofensiva. Não existe qualquer razão palpável para colocar tropas agora na fronteira da Venezuela por conta do Chavito ou outro caudilho tosco qualquer. A razão de se colocar tropas na região amazônica- fronteira da Venezuela incluso- é muito mais ampla. Envolve demonstrar ao mundo (e não a uma republiqueta de bananas qualquer - e não me refiro específicamente a país algum) que aquele imenso "vazio" tem dono, e que o dono se preocupa com ele. Esta presença visa inibir ações de tráfico de drogas, minerais, biodiversidade, etc. Visa coibir a ação de ONGs de fachada e propiciar a ação do Estado Nacional em lugares onde hoje existe um vácuo institucional.
Nem o Chaves, nem o Evo e nem o Lugo podem ditar as ações de nossa política de defesa. Ficar deslocando tropas toda vez que um rato ruge é ridículo. Coerção de verdade se faz com instrumentos econômicos e políticos. Demonstrações de força são sempre o último recurso. Depois da demonstração de força só existe uma saída: a guerra. Se não estamos dispostos a iniciar uma guerra devemos usar os meios adequados de coerção e não fazer desfile de sete de setembro na fronteira.
Que fique claro que não estou defendendo que não devemos colocar tropas aqui ou alí apenas para não ferir sucetibilidades. Digo apenas que se vamos fazer, que seja por uma razão concreta que nos permita jogar o jogo até o fim do modo correto.
[]'s
Nem o Chaves, nem o Evo e nem o Lugo podem ditar as ações de nossa política de defesa. Ficar deslocando tropas toda vez que um rato ruge é ridículo. Coerção de verdade se faz com instrumentos econômicos e políticos. Demonstrações de força são sempre o último recurso. Depois da demonstração de força só existe uma saída: a guerra. Se não estamos dispostos a iniciar uma guerra devemos usar os meios adequados de coerção e não fazer desfile de sete de setembro na fronteira.
Que fique claro que não estou defendendo que não devemos colocar tropas aqui ou alí apenas para não ferir sucetibilidades. Digo apenas que se vamos fazer, que seja por uma razão concreta que nos permita jogar o jogo até o fim do modo correto.
[]'s
- alex
- Sênior
Eu não estou falando em colocar tanques na fronteira. Estou falando em levar um regimento de tanques para Boa Vista junto ao 12 de Cavalaria Mecanizado.
Será que vamos ter que pedir permissão a alguem para isso? Não se pode substituir ou complementar aos Cascaveis e Urutus sem criar a III Guerra na América Lati
na?
Mantem-se um olho ao Norte (V) e outro ao Leste(G).
Acho que voces estão confundindo no meu texto fronteira (região generalizada) como a lronteira(literalmente linha limitrofe entre os dois paises).
Mas quando me referi a fronteira Sul os tanques não estavam com a esteira ao lado da linha Brasil-Argentina, né?
Será que vamos ter que pedir permissão a alguem para isso? Não se pode substituir ou complementar aos Cascaveis e Urutus sem criar a III Guerra na América Lati
na?

Mantem-se um olho ao Norte (V) e outro ao Leste(G).
Acho que voces estão confundindo no meu texto fronteira (região generalizada) como a lronteira(literalmente linha limitrofe entre os dois paises).
Mas quando me referi a fronteira Sul os tanques não estavam com a esteira ao lado da linha Brasil-Argentina, né?

- Immortal Horgh
- Sênior
Bourne escreveu:Depende com as forças se movem. Por que pode indicar o prelúdio de uma ação militar contra outro país ou uma forma de coerção imensa, mas sem um motivo aparente. Por exemplo, o Paquistão ficou todo preocupado quando identificou uma possível movimentação de tropas indicanas perto de sua fronteira nas últimas semanas. É claro que o Paquistão-India é um caso extremo, mas....
Perfeito, Bourne, é nesse ponto que quero chegar
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Alex, não penso como o Itamarati e basta olhar uma pequena parcela de meus posts, onde poderás ver que sou um dos que mais criticam a forma como este país é conduzido. Suponhamos que esse acordo com a França também venha a cobrir necessidades do EB e porventura este receba uns 500 Leclerc, aí sim teríamos material para criar uma nova unidade e colocá-la nesta região importante do país, antes acho totalmente desnecessário (claro, salvo em caso de uma crise).
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- Immortal Horgh
- Sênior
Mais uma vez estamos de acordo, Glauberglauberprestes escreveu:Não é isso. Existe uma diferença entre trocar equipamentos obsoletos (Que o Chile fez, e a Venezuela, em parte, está fazendo), e colocar tropas na fronteira, de maneira desnecessária, ou com uma boa desculpa. Vocês estão procurando pelo em ovo.
[ ]s
- Immortal Horgh
- Sênior
alex escreveu:Eu imagino a cena:
Vou desligar agora porque tenho que ligar para TODOS os ministros da América Latina porque quero uma aprovação unanime"![]()
![]()
![]()
com paura?
Como você pode afirmar que não temos competência para transferir uma unidade de um local A para um local B do país? De boa, mas acho esse seu comentário um insulto as FA's, que sofrem há pelo menos 50 anos com governos medíocres e inúteis que assolam este país, sendo obrigados a conviver com uma miséria de orçamento. Esse papo de que a AL é uma zona pacífica não cola, é conversa pra boi dormir. Até parece que você esqueceu o Saito dizendo que a FAB tinha 700 aeronaves, mas 2/3 não podiam ver por faltar peças, combustível, etc. Se o EB não transfere um regimento de CC para o norte do país, como você quer, não é porque não quer, mas porque os meios não são suficientes. Desculpe pelo tom do post, mas você levando a coisa tudo para o tudo ou nada.
[ ]s
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Uma coisa é manter tropas na fronteira, na minha leitura e na maiora, é o memso que se preparar para uma invasão ou pressão direta contra um Estado estrangeiro. Mas dizer que as tropas ou os exercícios ficam numa região próxima a fronteira é algo normal. Isso não cria nenhum mau estar. Aliás, dada a política de boa vizinhança, pode chamar alguns observadores estrangeiros para observar e aprender algo com as FA brasileiras. Assim, mostrando que nõa há nenhuma intensão belicista explicita na ação ou, no mínimo, uma cara de pau muito grande para mentir

- Immortal Horgh
- Sênior
Também não é assim, powsCarlos Mathias escreveu:E podem parar de demonizar a Venezuela, nossas relações são mais do que boas.

[ ]s
- alex
- Sênior
Imortal, deixou de ser só orçamento faz muito tempo. Junte também corporativismo e politica.
Veja em alguns foruns a reclamação de alguns militares de serem transferidos de seus locais para extremos da Amazonia e outros rincões. Imagine um militar entre 25 a 45 anos, casado, com filhos saindo da maior concentração de tropas (RJ) e sendo jogado para um pelotão de fronteira. E ai ? Cadê a segurança, escola boa e outros confortos necessários para a familia do militar. Como fica a situação? Voce não acha que haveria posteriormente uma evasão de soldados qualificados? Acha que os oficiais não sabem disso?
E a politica ? O EB na atual situação não vai criar novos batalhões/pelotões nas regiões com pessoal nativo, vai tranferir os já existentes. Veja a chiadeira de prefeitos e senadores quando souberam que perderiam as tropas de suas cidade e estados. Afinal os militares movimentam a economia destes lugares . A desativação de bases militares para nós brasileiros é um fenomeno novo, que para a minha surpresa, causou um grande choque politico.
Agora continuo pasmo com o fenomeno Boa Vista aqui no fórum. Se o EB for trocar os Cascaveis e Urutus pelos novos FIAT/IVECO os EUA entram em DEFCON 1 ? Se os LEO 1A1 ou 1A5 ficarem em Boa Vista (que fica mais próxima da Guyana do que a Venezuela) os SU30 atacam a cidade no dia seguinte?
Então por analogia se a F. Aerea Argentina comprar Mirage F1 o GDA de Anapolis é transferido para o Rio Grande do Sul?
Quanto a tropas brasileiras próximas das fronteiras, o Brasil sempre avisa de manobras quando elas são feitas, lembrem da ultima que chamou a atenção dos paraguaios.
Voltando a analogia sobre o Chile em que foi dito que o Chile SÓ trocou Mirages por F-16, foi Sò uma substituição de equipamento. Errado. O Chile comprou um avião muito, mas muito mais eficaz e mortal que o Mirage.O Peru soube disso reclamou e Chile fez chongas da reclamação.
Veja em alguns foruns a reclamação de alguns militares de serem transferidos de seus locais para extremos da Amazonia e outros rincões. Imagine um militar entre 25 a 45 anos, casado, com filhos saindo da maior concentração de tropas (RJ) e sendo jogado para um pelotão de fronteira. E ai ? Cadê a segurança, escola boa e outros confortos necessários para a familia do militar. Como fica a situação? Voce não acha que haveria posteriormente uma evasão de soldados qualificados? Acha que os oficiais não sabem disso?
E a politica ? O EB na atual situação não vai criar novos batalhões/pelotões nas regiões com pessoal nativo, vai tranferir os já existentes. Veja a chiadeira de prefeitos e senadores quando souberam que perderiam as tropas de suas cidade e estados. Afinal os militares movimentam a economia destes lugares . A desativação de bases militares para nós brasileiros é um fenomeno novo, que para a minha surpresa, causou um grande choque politico.
Agora continuo pasmo com o fenomeno Boa Vista aqui no fórum. Se o EB for trocar os Cascaveis e Urutus pelos novos FIAT/IVECO os EUA entram em DEFCON 1 ? Se os LEO 1A1 ou 1A5 ficarem em Boa Vista (que fica mais próxima da Guyana do que a Venezuela) os SU30 atacam a cidade no dia seguinte?
Então por analogia se a F. Aerea Argentina comprar Mirage F1 o GDA de Anapolis é transferido para o Rio Grande do Sul?
Quanto a tropas brasileiras próximas das fronteiras, o Brasil sempre avisa de manobras quando elas são feitas, lembrem da ultima que chamou a atenção dos paraguaios.
Voltando a analogia sobre o Chile em que foi dito que o Chile SÓ trocou Mirages por F-16, foi Sò uma substituição de equipamento. Errado. O Chile comprou um avião muito, mas muito mais eficaz e mortal que o Mirage.O Peru soube disso reclamou e Chile fez chongas da reclamação.
- Luiz Bastos
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 25 vezes
- Contato:
Isto chama-se soberania. Cada um faz o que quer e pode dentro de suas fronteiras e ninguém tem nada com isto. O caso Paraguai foi muito comentado por causa do problema da usina de Itaipu. Se não houvesses esta palhaçada por conta do valor que os paraguas querem, o exercício Fronteira Sul nem seria comentado nos meios de comunicação nacional e estrangeiro. Fui