A liberdade de atuação destes vetores em recon durou até a entrada de caças com radares capacidade look-down / shoot-down, como o APG-63 do F-15 e AWG-9 do F-14 entre outros, o resultado foi imediato, 09 Mig-25RB foram abatidos pelos caças iranianos, a maioria pelos Tomcat e outros 02 Mig-25RB sírios abatidos p/ F-15As israelenses.Bolovo escreveu:Estamos esquecendo de uma coisa: o Mig-25 foi um bom avião de reconhecimento, devido a sua velocidade. É só ver os relatos egipicios contra Israel e indianos contra os Paquistaneses. Acho que foi esse o seu verdadeiro "talento".
MIG-25 VITORIAS.
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Re: MIG-25 VITORIAS.
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Re: MIG-25 VITORIAS.
Os números as vezes não mostram a realidade, a frota de caças Mig-25PD iraquiana abateu 02 aeronaves de transporte (C/EC-130) 02 caças (F-4D/E) e 01 aeronave de recon (RF-4), porem, jamais se impuseram sobre céus do Golfo como os iraquianos queriam e sempre encontravam sérias dificuldades quando o F-14 entrava em cena, tendo perdido 02 deles p/ os iranianos.Carlos Mathias escreveu:No Irã, quantos foram os vôos e quantos os abates?
As coisas só melhoraram p/ os iraquianos com a entrada do conjunto Mirage F-1EQ / Super R-530D....
Os mesmos problemas enfrentados pelos iraquianos, tbm ocorreram com os sírios, quando seus Mig-25s jamais conseguiram se impor sobre os caças israelenses, como eles pretendiam....
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Re: MIG-25 VITORIAS.
Não estou chamando ninguem de ruim, apenas colocando fatos e acontecimentos reais.....
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Re: MIG-25 VITORIAS.
Vespeiro?
Jihad aqui é Made-in-USA!
O MiG-25 como reconhecedor era um vetor de sucesso. Em vista dos números de missões realizadas em confronto com o de perdas.
E um detalhe que Plínio não revelou (provavelmente por acreditar ser uma informação de posse dos foristas), é que ele enfrentava aeronaves e sistemas uma geração à frente.
O sistema para enfrentar as aeronaves como os F-14, seriam os Mig-31.
Sistema este, jamais exportado.
Se não me engano, os mísseis do MiG-31 seriam o RD-33. AA de longo alcance.
O Radar era de varredura eletrônica, numa época que a tecnologia era um sonho no ocidente.
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O MiG-25 como reconhecedor era um vetor de sucesso. Em vista dos números de missões realizadas em confronto com o de perdas.
E um detalhe que Plínio não revelou (provavelmente por acreditar ser uma informação de posse dos foristas), é que ele enfrentava aeronaves e sistemas uma geração à frente.
O sistema para enfrentar as aeronaves como os F-14, seriam os Mig-31.
Sistema este, jamais exportado.
Se não me engano, os mísseis do MiG-31 seriam o RD-33. AA de longo alcance.
O Radar era de varredura eletrônica, numa época que a tecnologia era um sonho no ocidente.
Editado pela última vez por HIGGINS em Ter Dez 16, 2008 9:22 pm, em um total de 1 vez.
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Re: MIG-25 VITORIAS.
A Síria comprou 8 ano passado.HIGGINS escreveu:O sistema para enfrentar as aeronaves como os F-14, seriam os Mig-31.
Sistema jamais exportado.
http://www.upi.com/Top_News/2007/07/25/ ... 185377954/
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: MIG-25 VITORIAS.
Fizeram besteira, agora é um sistema custoso e nem mais tão eficiente.
Melhor seria adquirir SU-30 e esperar pelo SU-35.
20 anos atrás, seriam então o supra-sumo...
Os Sírios ficam tão desesperados com as violações do seu espaço aéreo que só conseguem enxergar vetores...
Deveria investir melhor em Detecção e Controle.
Plataformas aéreas, ELINT e AEW...
Reformular doutrinas (a partir da própria experiência, que é rica).
Treinar exaustivamente seus pilotos na arena BVR (sem esquecer o combate próximo).
Como não é um país rico, seria muito melhor que comprar MiG-31 a peso de ouro.
Poucos vetores, prestes a serem ultrapassados e muito custosos.
Melhor seria adquirir SU-30 e esperar pelo SU-35.
20 anos atrás, seriam então o supra-sumo...
Os Sírios ficam tão desesperados com as violações do seu espaço aéreo que só conseguem enxergar vetores...
Deveria investir melhor em Detecção e Controle.
Plataformas aéreas, ELINT e AEW...
Reformular doutrinas (a partir da própria experiência, que é rica).
Treinar exaustivamente seus pilotos na arena BVR (sem esquecer o combate próximo).
Como não é um país rico, seria muito melhor que comprar MiG-31 a peso de ouro.
Poucos vetores, prestes a serem ultrapassados e muito custosos.
Re: MIG-25 VITORIAS.
Eu perguntei quantas missões de reconhecimento os MIG-25 fizeram sobre o Irã, alguém sabe? Vamos lá pessoal, vamos ajudar a afundar o bagulho de vez, quantas missões?
Quantos vôos de reconhecimento os MIG-25 fizeram sobre o Irã????
Quantos vôos de reconhecimento os MIG-25 fizeram sobre o Irã????
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Re: MIG-25 VITORIAS.
A grande verdade, estes conflitos no Beeka e Ira-Iraque são do começo dos anos 80s, o Mig-25 era o caça top da então URSS, Su-27s, Mig-29s e Mig-31 ainda estavam em desenvolvimento, imagine o choque que os soviéticos tiveram ao saber que seu principal vetor não faziam frente aos caças que os americanos estavam colocando em serviço e vendendo p/ seus aliados ??HIGGINS escreveu:Vespeiro?
Jihad aqui é Made-in-USA!
O MiG-25 como reconhecedor era um vetor de sucesso. Em vista dos números de missões realizadas em confronto com o de perdas.
E um detalhe que Plínio não revelou (provavelmente por acreditar ser uma informação de posse dos foristas), é que ele enfrentava aeronaves e sistemas uma geração à frente.
O sistema para enfrentar as aeronaves como os F-14, seriam os Mig-31.
Sistema este, jamais exportado.
Se não me engano, os mísseis do MiG-31 seriam o RD-33. AA de longo alcance.
O Radar era de varredura eletrônica, numa época que a tecnologia era um sonho no ocidente.
No começo, forneciam vetores downgrade, com o passar do tempo e das baixas, Iraquianos e sírios estavam recebendo vetores com as mesmas configurações e armamentos
que as forças soviéticas estavam operando e os resultados tbm não apareciam, foi um período complicado p/ eles (soviéticos).
A diferença entre eles é muito pequena Higgins, veja o histórico dos mesmos....Mig-25 entrou em operação com os soviéticos em 1972, F-15 e F-14 com os americanos em 1974.
Mig-25PD que traz muitos melhoramentos em termos de aviônica entrou em operação com os soviéticos em 1979, os iraquianos e sírios receberam os seus logo em seguida.
Os israelenses começaram a receber seus F-15As no final de 1976, mesmo período que os iranianos começaram a receber seus F-14As,
O FOXTROT acha que o Mig-25 foi o melhor vetor de combate dos soviéticos ....penso diferente, ainda acho que a família Mig-21 fora a mais bem sucedida de todos....
Seria interessante um confronto F-14 X Mig-31, pena que dificilmente isto ocorrerá....
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Re: MIG-25 VITORIAS.
Muitas desde que os F-14s não estivessem por perto.....Carlos Mathias escreveu:Eu perguntei quantas missões de reconhecimento os MIG-25 fizeram sobre o Irã, alguém sabe? Vamos lá pessoal, vamos ajudar a afundar o bagulho de vez, quantas missões?
Quantos vôos de reconhecimento os MIG-25 fizeram sobre o Irã????
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Re: MIG-25 VITORIAS.
Quantos? Inclusive com os F-14 , neste período mesmo especificamente, se só souberem deste período. Quantos vôos?
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Re: MIG-25 VITORIAS.
Segundo o Wiki( ): "The MiG-25 was in service with the Iraqi Air Force during the Iran–Iraq War, but its combat record is unclear."
EDIT: Porem no Wiki tambem diz: "The Iraqi invasion soon encountered unexpected resistance, however, and around March 1981 it stalled. A preemptive strike executed by the Iraqi Air Force on the first day of the war successfully destroyed parts of Iran's airbase infrastructure, but failed to destroy a significant number of aircraft. The IQAF was only able to strike in depth with a few MiG-23BN, Tu-22 and Su-20 aircraft, ineffective in a country as large as Iran. When three MiG-23BN's flew over Tehran, they attacked its airport but damaged only a few aircraft.[35] Over the next day dozens of Iranian F-4s attacked Iraqi targets, and in a few days the IRIAF gained air superiority over IQAF, allowing them to conduct ground attack missions with fighter-bombers and helicopters."
EDIT: Porem no Wiki tambem diz: "The Iraqi invasion soon encountered unexpected resistance, however, and around March 1981 it stalled. A preemptive strike executed by the Iraqi Air Force on the first day of the war successfully destroyed parts of Iran's airbase infrastructure, but failed to destroy a significant number of aircraft. The IQAF was only able to strike in depth with a few MiG-23BN, Tu-22 and Su-20 aircraft, ineffective in a country as large as Iran. When three MiG-23BN's flew over Tehran, they attacked its airport but damaged only a few aircraft.[35] Over the next day dozens of Iranian F-4s attacked Iraqi targets, and in a few days the IRIAF gained air superiority over IQAF, allowing them to conduct ground attack missions with fighter-bombers and helicopters."
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Re: MIG-25 VITORIAS.
Oi CM,Carlos Mathias escreveu:Ninguém tem números? X missões...
Esses números são dificeis mesmo de conseguir... O que ocorre é que existia uma divisão entre as missões voadas por pilotos Russos/Alemães Orientais/Egipicios/Sírios e Iraquianos (além de Líbios... mas isso não é confirmado).
Isso tudo contribui para a confusão quanto ao número real de vôos já que muitos desses eram comandados a partir de estruturas diferentes dentro e fora da F. Aérea Iraquiana.
No fim das contas, o Mig-25 atuou muito bem sim, e realizou muitas missões com sucesso (tenho um livro que conta sobre as missões das aeronaves Iraquianas no Golfo e fala muito bem do Mig-25)...
O que ocorreu foi que existia uma desorganização muito grande da F. Aérea Iraquiana e uma confusão muito grande criada pelos "acessores" de outros países... e isso sempre foi uma das maiores deficiências não só da Força Aérea Iraquiana como diversas outras forças aéreas do Golfo (Arábia Saudita por exemplo).
Quando os Iranianos pararam de torturar os seus pilotos de F-4 e F14 e chegaram a conclusão que eles eram leais ao regime, esses pilotos por serem mais experientes passaram um tempo estudando as táticas dos Mig-25 e pelas características das missões conseguiam até distinguir as missões "Iraquianas" das demais.
Sendo assim, diversas armadilhas foram preparadas e com o auxílio de radares como o AWG-9 os Iranianos partiram para a ofensiva e começar a abater os Mig-25.
No fim das contas o Mig-25 se mostrou capaz de realizar reconhecimentos a grande altitude e o F-14 conseguiu provar que com o auxílio do Aim-54/AWG-9 e as táticas certas eles conseguiam abater os Migs.
Muitos desses dados sobre como abater os Mig25 resultaram de 'troca" de informações entre iranianos e israelenses (que conseguiram o mesmo exito).
No fim das contas a maior ameaça a soberania aérea Iraniana não eram os Mig-25 (nunca foram pois eram usados primariamente como aeronaves de reconhecimento), e sim os MF1 armados com os S. 530D e o "nosso" Cayman.
Eu tenho uns 4 livros um sobre os F-14 iranianos outro sobre os F-4 Iranianos e outro sobre as unidades aéreas iraquianas e outro sobre as unidades israelenses que juntos contam essa história. O bom é ler os 4 pois contas os diferentes pontos de vista o que ajuda muito a leitura
Respondendo a sua pergunta... foram muitas missões bem sucedidas e o Mig-25 cumpriu bem o seu papel... foi abatido sim, e na minha opnião foi muitas vezes abatido não por demérito da aeronave e sim pela estrutura e circustâncias em que era operada (o que é quase 100% dos casos para qualquer aeronave normalmente) mas não deixou de cumprir a sua missão
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima