Alfredo762 escreveu:Uma breve correção. Estamos em 2008, e não 2004. No Parlamento francês (ver Figaro e Le Monde) o preço citado por promotores é de 135 milhões de dólares para a versão F2.
Em 2004, tudo era maravilha e ninguém sabia o preço do rafaleco.
Olá pessoal,
Ao contrário, na França a sociedade acompanha os seus programas tecnológicos/ industriais. Lá, cada EUR bilhão investido, o governo cita "serão gerados N mil empregos qualificados". Cada venda de produto francês (total ou parcialmente francês) é comemorado nos jornais impressos e televisivos. Sou testemunha disso por 4 anos, entre 98 e 2002, quando lá estive.
Um francês típico de classe média sabe bastante o que França produz e exporta em termos tecnológicos. Eles lêem jornais muito mais que aqui.
Em festas / encontros com famílias francesas, era comum as pessoas terem noção dos programas militares, seus problemas (atrasos), vantagens para o país (tecnologia, empregos, autonomia, etc), etc.
Chegava ao ponto de ser fácil "topar" com funcionários da Thales (uma "empresa de fundo-de-quintal" francesa...) e outras empresas em alguns ambientes sociais, funcionária de repartição militar puxando conversa no metrô pois eu estava lendo revista aeronáutica, etc.
Durante os 4 anos, vi sim os políticos franceses acompanhando com pente fino os programas militares franceses.
Enfim, o que você falou não se sustenta.
Alfredo762 escreveu:. isso desde Outubro de 2004, quando a Delegação Geral para Armamento (DGA) francesa realizou oficialmente a tão esperada (desde 2002) encomenda de 59 Rafales F3 por EUR 3,114 bilhões :
Novamente faço o esclarecimento. Estamos em 2008, e não em 2004, e muito menos em 2002. Em 2004, nem todos os parlamentares sabiam do rombo que o rafaleco estava gerando nos cofres públicos.
Rombo ??? O programa Rafale teve aumento de "somente" 4% ("somente" para um programa militar) em relação a previsão de vários anos atrás. Hoje, em 2007, 2004, 2002, etc, se sabe muito bem o valor do programa completo do Rafale, isso sempre foi largamente discutido, documentado publicamente, etc. Hoje o valor fly-away do Rafale F3 é igual ao de 2004, é fixado em cada contrato, assim como ocorre em vários países.
Novamente, o que você falou não se sustenta.
Alfredo762 escreveu:Enquanto vocês insistirem em postar dados manipulados do rafaleco, eu sempre estarei para esclarecer tudo o que estiver no obscuro e mal contado. Se vocês não gostarem, infelizmente, nada poderei fazer, pois eu não irei parar. Sou contra a prática de desinformação, e assim atuarei contra isso, sempre, gostem ou não.
Dado manipulado ? Já que acusa, fica o ônus da prova para você. Os "dados manipulados" franceses são públicos, assim como na Suécia, países integrantes do programa Eurofighter, EUA, etc. Esses dados de cada programa militar francês são exaustivamente divulgados, debatidos, criticados, etc, e se houver "dado manipulado" (gasto subestimado, etc), então alguém "vai se ferrar legal" e o programa cancelado ou modificado.
Insisto, você tem praticado desinformação explicitamente, sempre direcionada contra Rafale e outros produtos franceses. Aqui e outros fóruns.
Alfredo762 escreveu:Até hoje vocês não conseguiram provar absolutamente nada. Só citam o informe publicitário. E o mais legal disso tudo é que o COPAC trabalha com n°s atuais, e não de 2004...
Para os que na sabem, o FOX é um informe publicitário distribuído pela Dassault. Vocês podem ver aqui:
http://www.dassault-aviation.com/fr/def ... tions.html
As versões impressas, que são as que tenho, são piores. Pois mais páginas trazem a beira da loucura.
Dados oficiais do programa Rafale são divulgados em muitos locais : sites oficiais do governo, jornais, revistas especializadas (citei a Air&Cosmos), Fox 3 (informativo oficial do programa Rafale), etc.
Se todos esses dados não provam nada para você, isso não é minha responsabilidade e preocupação. Preocupo-me que você faz afirmações erradas e tendenciosas sobre o Rafale em um fórum com mais de mil participantes, que fazem parte das pessoas mais bem informadas no Brasil sobre defesa, por isso é necessário alguém rebater esses absurdos (assim quando se diz que Gripen é pulga-alada, que F-35 será pouco ágil, etc).
[]s, Roberto