Página 5 de 7
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Qua Abr 02, 2008 6:11 pm
por pafuncio
"Complexo de vira-latas" - Nelson Rodrigues, exorcizando nossos demônios, após a conquista da Copa de 58.
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Qua Abr 02, 2008 8:35 pm
por Vinicius Pimenta
Eu concordo plenamente com sua mensagem, Orestes.
Skyway, somos cariocas sim. Sei o conceito mais amplo não só de esculachar, mas também de muitas outras palavras que aqui (Rio) damos outro sentido. Por isso perguntei o que você queria dizer, pois as pessoas que são de fora não necessariamente poderão entender gírias ou expressões regionais. Só que você usou o termo "esculachar a FAB" como se houvesse algo para ser esculachado entre duas opções doutrinárias, estratégicas e econômicas de duas Forças Aéreas distintas.
Eu acho que a FACh fez uma excelente escolha sim, por isso "mandou muito bem". Mas não acho que isso signifique que a FAB tenha "mandado mal". Se a opção da FAB se mostrar inadequada com o tempo, certamente um vetor como o adquirido pelo Chile será analisado e comprado. O fato é que, por enquanto, temos opções distintas que, a princípio, não podem ser julgadas.
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Qua Abr 02, 2008 9:19 pm
por Skyway
Vinicius Pimenta escreveu:Eu concordo plenamente com sua mensagem, Orestes.
Skyway, somos cariocas sim. Sei o conceito mais amplo não só de esculachar, mas também de muitas outras palavras que aqui (Rio) damos outro sentido. Por isso perguntei o que você queria dizer, pois as pessoas que são de fora não necessariamente poderão entender gírias ou expressões regionais. Só que você usou o termo "esculachar a FAB" como se houvesse algo para ser esculachado entre duas opções doutrinárias, estratégicas e econômicas de duas Forças Aéreas distintas.
Eu acho que a FACh fez uma excelente escolha sim, por isso "mandou muito bem". Mas não acho que isso signifique que a FAB tenha "mandado mal". Se a opção da FAB se mostrar inadequada com o tempo, certamente um vetor como o adquirido pelo Chile será analisado e comprado. O fato é que, por enquanto, temos opções distintas que, a princípio, não podem ser julgadas.
Isso aí, agora estamos entendidos.
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Qua Abr 02, 2008 9:21 pm
por Carlos Lima
Deixa eu entender uma coisa...
Acho que os Chilenos só assinaram um 'memorando industrial' e não de compra, mas até agora não compraram nada correto?
Desculpem... fiquei confuso
[]s
CB_Lima
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Qua Abr 02, 2008 9:29 pm
por Brasileiro
Alguma novidade (ou foto...) das nossas empresas (Embraer não vale)
Me parece que a Abimde montou um estande lá...
abraços[
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Sex Abr 04, 2008 12:13 am
por Bolovo
OMG! Vipers!
A picture made available on 03 April 2008 shows F16 combat aircrafts of the Chilean Air Force in flight in the north of Chile, during a fuel supply operation from a U.S. Air Force KC-135R on 02 April 2008. The country doesn't have this kind of airplanes to supply on flight, and the operation is part of a Chilean pilots training during the International aerial and Space fair (FIDAE 2008), that begins this Monday in Santiago.
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Sex Abr 04, 2008 11:59 pm
por rcolistete
Sniper escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Em termos tecnológicos, o que o AT-29 deixa a dever em relação às necessidades da FAB? Que eu saiba a FAB nunca definiu a necessidade por um treinador a jato.
Então se amanhã ou depois a FAB anunciar 72 F-35 e mais um punhado de T/F-50 ela vai estar "esculachando" a FACh?
Convenhamos Vinicius. A própria FAB reconhece a necessidade de um treinador a reação, senão não teríam comprado os impalas na África do Sul.
Um piloto não estaría preparado para operar um Mirage ou um F-5 passando apenas por Turbohelices durante sua formação.
Não é o que o pessoal da FAB diz na transição para o AMX, saindo do A-29 direto para o AMX sem problemas. O F-5E é outra história, caça leve porém chato de pousar com alta velocidade de aproximação e usa muita pista. Um caça moderno (Gripen, etc) seria muito mais fácil de pilotar que um F-5E.
[]s, Roberto
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Sáb Abr 05, 2008 10:45 am
por Roberto Portella Bertazzo
Originalmente, se dizía que os Xavante seriam retirados de operação em 2005, com a chegada dos A-29.
Parece que quando se deu a entrada dos A-29 em serviço, se viu que os Xavante ainda seriam necessários para a formação dos pilotos de combate.
Eu estive com um funcionário da Pilatus na Fidae e ele me garntiu que o PC-21 dispensa o uso de um treinador a jato e ique nclusive a Força Aérea Suiça estaria retirando os BAe Hawk de operação...
Será certo?
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Sáb Abr 05, 2008 12:56 pm
por orestespf
Roberto Portella Bertazzo escreveu:Originalmente, se dizía que os Xavante seriam retirados de operação em 2005, com a chegada dos A-29.
Parece que quando se deu a entrada dos A-29 em serviço, se viu que os Xavante ainda seriam necessários para a formação dos pilotos de combate.
Eu estive com um funcionário da Pilatus na Fidae e ele me garntiu que o PC-21 dispensa o uso de um treinador a jato e ique nclusive a Força Aérea Suiça estaria retirando os BAe Hawk de operação...
Será certo?
Boa!!!
E aí Roberto, ainda no Chile? Precisamos prosear sobre as novidades da Fidae.
Forte abraço,
Orestes
PS: a universidade não liberou, mas não consegui mais falar com você.
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Sáb Abr 05, 2008 3:19 pm
por Carlos Lima
Roberto Portella Bertazzo escreveu:Originalmente, se dizía que os Xavante seriam retirados de operação em 2005, com a chegada dos A-29.
Parece que quando se deu a entrada dos A-29 em serviço, se viu que os Xavante ainda seriam necessários para a formação dos pilotos de combate.
Eu estive com um funcionário da Pilatus na Fidae e ele me garntiu que o PC-21 dispensa o uso de um treinador a jato e ique nclusive a Força Aérea Suiça estaria retirando os BAe Hawk de operação...
Será certo?
Quanto a parte do BAe Hawk, sim eles ja estao estocados e a venda faz algum tempo. Na verdade eles estao estocados desde antes da entrada do PC-21. Pelo visto os Suicos ja treinam sem aeronave a jato desde o PC-9.
[]s
CB_Lima
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Sáb Abr 05, 2008 5:35 pm
por Plinio Jr
cb_lima escreveu:
Quanto a parte do BAe Hawk, sim eles ja estao estocados e a venda faz algum tempo. Na verdade eles estao estocados desde antes da entrada do PC-21. Pelo visto os Suicos ja treinam sem aeronave a jato desde o PC-9.
[]s
CB_Lima
Estes Hawks suíços foram retirados de operação em 2002 e senão me engano, no ano passado, foram vendidos para FA finlandesa....
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Seg Abr 07, 2008 10:40 am
por dbotura
Alguem saberia me informar se ja foi confirmada a compra de M-346 pelo Chile e qual a quantidade.....
Brasil Acima de Tudo........
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Seg Abr 07, 2008 11:21 am
por SUT
Lo que se firmo es un convenio entre Aermacchi y Enaer para desarrollo y cooperacion industrial, esto puede ser un acercamiento, pero ENAER es una empresa comercial, cuyos convenios NO implican necesariamente adopciones de modelos por la Fach. Hoy por hoy, de lo que se hablaba mucho en la FIDAE es de la seleccion de un turbohelice avanzado para LIFT , probablemente en cooperacion con los A36M Toqui . En ellos se hablaba que la competencia fuerte estaba entre el SuperTucano y el PC21, pero de M346, nada de nada...
Recuerden que los tiempos en las compras de defensa chilenas son muy extendidos, y tienen muchos ires y venires de evaluaciones, chequeos, analisis financieros, etc, etc, etc....
Dificilmente salga este año la firma del turbohelice ( si es posible la seleccion del tipo) , mucho menos algo sobre el M346
Saludos,
Sut
Re: Noticias FACH/FIDAE
Enviado: Seg Abr 07, 2008 12:19 pm
por Sideshow
RFA N° 51: FACH 2008! A forca do Chile
Enviado: Sex Abr 11, 2008 10:46 am
por Chile
Estimados:
Encargué la Revista Forca Aérea a amigos que viajan a Brasil a principios de la próxima semana. El artículo sobre la FACh ¿lo leyó algún forista?. Sería interesante para nosotros si nos pueden comentar algo de lo que aparece sobre el recorrido de las distintas bases aéreas. ¿Vieron AIM-120C?
Saludos