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Enviado: Dom Jan 13, 2008 4:25 pm
por WalterGaudério
Marino escreveu:Gente, quando o CM deu uma entrevista ao Poder Naval, eu disse que para quem sabia ler as entrelinhas a decisão estava tomada.
Lá, ele falou:
"Entretanto, há outras considerações a levar em conta, não só no que tange a aspectos financeiros - custo e financiamento -, mas de outras análises e apreciações que a Marinha considera de extrema relevância, como, por exemplo:
– transferência plena de tecnologia de projeto de submarinos convencionais;
– política proposta relativamente ao grau de envolvimento da indústria nacional na produção de componentes e itens sobressalentes;
– custo de operação e de manutenção do meio, que depende, além dos aspectos intrínsecos ao próprio material, da política de apoio logístico do construtor, - se monopolista, caso em que as aquisições só podem ser feitas por seu intermédio, com elevado ágio, ou se de livre fornecimento pelos diversos fabricantes dos componentes e sobressalentes;
– grau de envolvimento, no programa, da Marinha do país fabricante, de modo a propiciar alguma transferência de conhecimentos referentes ao emprego tático de sistemas novos;
investimento necessário na adaptação do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, para a nova construção; e,
– desempenho operacional das unidades já produzidas, tanto do IKL-214 como do Scorpène.
Além desses, citados como exemplos, há outros fatores em estudo pela MB."
Para quem tem "olhos e sabe ver", acima estão as condições que "enfraquecem" os alemães. Era um recado claro para eles, que já haviam perdido o contrato chileno. A história se repetia.
Além disso, a MB não aceita ser extorquida. A modernização dos subs com material da LM saiu quatro (4) vezes mais barata que a proposta pelos alemães, projetistas e construtores dos IKL.
O AMRJ vai estar com sua oficina de submarinos ocupada por muito tempo. Não havia condições de atendermos os equatorianos. Isto foi dito a eles diretamente.
Vamos aguardar as definições adiante.
Acho que todos vão ficar extremamente felizes pela FORSUB.


Aqui está o fio da meada...

O Paquistão receberá auxílio francês para seu projeto de submarino nuclear(agora é oficial)

http://www.youtube.com/watch?v=cc7pDNXm ... re=related


Isso nunca deverá ser revelado abertamente pelas autoridades brasileiras, mas mostra que o poder de fogo dosfranceses nesta história dos submarinos é grande e sedutor. E pelo(pouco) que sei tb já seduziu as autoridades brasileiras.

Até onde sei, é só a parte financeira que está sendo tratada em detalhes agora.

Isso deverá ser revelado e posto as claras agora que o Sarkozy virá ao Brasil(afinal de contas além de submarinos ekle tem a obrigação de dar uma bronzeada na Carla Brunni).

Esqueçe scargot. [024]

Vamos de Crèppe

Enviado: Dom Jan 13, 2008 5:27 pm
por SUT
Sut,

Vou repetir de novo, o que está se cobrando é um registro de tal fato e uma foto, não creio que acontecimento tão importante não possua uma foto, afinal, não existe qualquer tipo de segredo numa foto deste tipo. Assim, ficamos na mesma.


Sorry Prick, pero asi no funcionan las cosas por aca, y precisamente por que es un evento que en su momento fue importante, no hay fotos, ya que no le vamos a regalar a gente "interesada" nada que implique poder conocer detalles de como se hacen cosas asi de delicadas...

por supuesto, tu tienes todo el derecho a dudar de todo lo que estimes pertinente, ademas de mandar un Email a ASMAR a traves de su sitio pidiendo la foto...

pero...

realmente no entenderia mucho e sentido de dudar de algo asi...

en todo caso, esperemos y veamos, quizas de los dos Ecuatorianos salgan fotos

Saludos,

Sut

Enviado: Dom Jan 13, 2008 5:47 pm
por SUT
Osea, subirse al Barracuda seria una forma agnifica de reducir riesgos, incrementar posibilidades de exio ( tecnicas y politicas) y reducir plazos en la produccion de un SSN para la MB..y siendo que Scorpene tiene parentezco industrial directo con lo que Barracuda sera, podria ser una excelente opcion de "amarrar" las dos ideas, producir un SSK moderno en Brasil y sembrar las bases para un nuevo SSN " de verdad" a un plazo razonable

saludos,

Sut

Enviado: Dom Jan 13, 2008 7:52 pm
por PRick
SUT escreveu:Osea, subirse al Barracuda seria una forma agnifica de reducir riesgos, incrementar posibilidades de exio ( tecnicas y politicas) y reducir plazos en la produccion de un SSN para la MB..y siendo que Scorpene tiene parentezco industrial directo con lo que Barracuda sera, podria ser una excelente opcion de "amarrar" las dos ideas, producir un SSK moderno en Brasil y sembrar las bases para un nuevo SSN " de verdad" a un plazo razonable

saludos,

Sut


Caro Sut,

Foi pensando assim, que sustentava a opção pelo Scorpene por aqui, mas devo dizer que era minoria, a maioria preferia os 214. :roll:

Quanto ao resto, continuamos aguardando algumas fotos :wink: , afinal, com a posse de minha Fuji S-9500, mais do que nunca virei seguidor dos japonas, o negócio são umas fotos(eles tiram fotos de tudo!). :twisted: :twisted:

[ ]´s

Enviado: Dom Jan 13, 2008 9:01 pm
por SUT
Sobre Scorpene, tiendo a pensar que para Brasil tener relaciones con un proveedor independiente como Francia puede tener algunas ventajas si pretenden construirun SSN de verdad, y que los demas, especialmente USA y UK, tienen severas limitaciones en sus transferencias, y el paso de los alemanes desde el SSK costero o comercial simple al complejo del extremo superior del mercado no esta siendo de lo mas feliz con los 214.

Sobrelas fotos, yo funciono con una Sony Cybershot H7 y una T100, me dan cobertura doble en el sentido de una camara "ultra zoom" para trabajo a distancia mas una compacta para eventos en que se necesita algo mas de decencia y discrecion...

sobre las de ASMAR y el Oberon cortado, me temo que tienes que tener mas iniciativa, y en vez de epserar a que lleguen, pedirlas tu mismo...

:wink: 8-] :D :D :D

suerte!!

saludos,

Sut

Enviado: Dom Jan 13, 2008 9:58 pm
por Degan
Quando do início das conversações, havia disponibilidade de espaço e mão-de-obra no AMRJ para realizar o contrato.
Deixou de haver. Emgepron foi informada e teve que sair da licitação.
Mais uma vez: aguarde e verá


El problema es Marino que el plan de fabricación de un submarino nuevo más la modernización de los existentes es anterior a este contrato....
¿Qué podría haber cambiado entre Abril de 2007 y Enero de 2008...???
No se por qué creo que me dirás: "espera y verás"...

É uma empresa pública, mas vinculada a MB, pois se utiliza das facilidades e produtos da MB.
Como empresa, busca constantemente oportunidades, como venda de equipamentos, realização de cursos, navios, etc. Conseguindo, tem que se acertar com a MB.
A prioridade da MB nunca será passada pela emgepron.


Todo Ok, mi punto es que EMGEPROM conocía todos los proyectos...repito ¿qué cambió?.

O que interessa é que o governo já avisou que não faltará recurso para o SNA. Ele virou projeto governamental, e não só da MB. Era o que queríamos desde o início.


Haaaa, es el gobierno...
Ojalá sea un “seguro” más confiable que el de FX, o del presupuesto de defensa, o del de la Barroso, o del F-5M...

A Barroso é construída pela MB, no AMRJ, com recurso da MB. Orçamento cortado, construção atrasada. A MB não faz um contrato com o AMRJ.


Entonces la Barroso se construye sin contrato...si ha este proyecto se le corta el orçamento...¿por qué no puede ocurrir eso en otros proyectos?.

Quanto ao F-5, há mais água passando debaixo da ponte do que a medida. Mas estão todos endo entregues agora sem atrasos.


Mucho agua pasa, pero son múltiples los datos que indican problemas de pago...con contrato y todo...

Ok, creia no que queira.


Solo te pedí más antecedentes... :?

Não falei isso. Nunca coloquei aqui questionamentos da capacidade de ASMAR. Mas a Engepron se retirou. E não seria ela a modernizar os subs equatorianos, seria o AMRJ, esqueceu?


Físicamente sería en el AMRJ, pero el “proyecto” y el contrato sería con EMGEPROM.
Todos son entes estatales, que entiendo se coordinan.
El punto es simple, EMGEPROM anunció que el contrato estaba cerrado en Abril de 2007...y en Enero de 2008...ya sabemos que nunca existió.

Não Degan. O que não dependia de compra externa, como ESM Defensor, comunicações, velosom, etc, já está sendo modernizado.


Es que eso que nombras...está bastante atrás del proyecto ModSub...

O primeiro submarino que entrar em reparo junto com o recebimento do material comprado a LM, o receberá primeiro. Os outros o seguirão.


Ok, entonces hoy no hay ningún Tupi modernizado (solo modernizaciones parciales de bajo impacto)...aún no se compran los sistemas importados, ni hay contratos por estos.

Degan, os sistemas foram comprados, dito pelo próprio CM em sua entrevista, e ocontrato no Diário Oficial postado pelo Talha.


Salió en el diario oficial...???, ok, no lo vi.
:oops:

Enviado: Dom Jan 13, 2008 10:04 pm
por Corsário01
E temos um sub cortado ao meio neste momento no AMRJ, que é o Tapajó. :wink:

Ele deverá ser o primeiro a receber a modernização.

Temos tempo, sabemos como fazer. :twisted:

Enviado: Dom Jan 13, 2008 10:18 pm
por Mapinguari
Marino escreveu:Gente, quando o CM deu uma entrevista ao Poder Naval, eu disse que para quem sabia ler as entrelinhas a decisão estava tomada.
Lá, ele falou:
"Entretanto, há outras considerações a levar em conta, não só no que tange a aspectos financeiros - custo e financiamento -, mas de outras análises e apreciações que a Marinha considera de extrema relevância, como, por exemplo:
– transferência plena de tecnologia de projeto de submarinos convencionais;
– política proposta relativamente ao grau de envolvimento da indústria nacional na produção de componentes e itens sobressalentes;
– custo de operação e de manutenção do meio, que depende, além dos aspectos intrínsecos ao próprio material, da política de apoio logístico do construtor, - se monopolista, caso em que as aquisições só podem ser feitas por seu intermédio, com elevado ágio, ou se de livre fornecimento pelos diversos fabricantes dos componentes e sobressalentes;
– grau de envolvimento, no programa, da Marinha do país fabricante, de modo a propiciar alguma transferência de conhecimentos referentes ao emprego tático de sistemas novos;
investimento necessário na adaptação do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, para a nova construção; e,
– desempenho operacional das unidades já produzidas, tanto do IKL-214 como do Scorpène.
Além desses, citados como exemplos, há outros fatores em estudo pela MB."
Para quem tem "olhos e sabe ver", acima estão as condições que "enfraquecem" os alemães. Era um recado claro para eles, que já haviam perdido o contrato chileno. A história se repetia.
Além disso, a MB não aceita ser extorquida. A modernização dos subs com material da LM saiu quatro (4) vezes mais barata que a proposta pelos alemães, projetistas e construtores dos IKL.
O AMRJ vai estar com sua oficina de submarinos ocupada por muito tempo. Não havia condições de atendermos os equatorianos. Isto foi dito a eles diretamente.
Vamos aguardar as definições adiante.
Acho que todos vão ficar extremamente felizes pela FORSUB.


Agora que o Marino "abriu" um pouco o leque de informações sobre o episódioa, acrescento que, no tópico sobre modernização dos A-4 Skayhawk da MB acabei por "atravessar" essa resposta ao Immortal Horgh que caberia mais aqui neste tópico e que corrobora o que o Marino comentou acima:

Immortal Horgh escreveu:

Marino, em sua opinião hoje a França com o Scórpene é a favorita para levar os subs? A Alemanha que já dava como certa a vitória, parece que está vendo escorrer entre os dedos o contrato. Segundo sites estrangeiros, os russos voltarão a carga oferecendo a classe Amur novamente. Temos também o problema dos torpedos: a fora irá padronizar-se com o uso do MK 48 adcap?


[ ]s


Immortal Horgh, o torpedo que a MB está comprando nos EUA não é o MK48 Mod 6 AdCap (Advanced Capacity) e sim o Mk48 Mod 6AT (Advanced Technology).
Quem me garantiu isso foi um oficial da MB, ligado à ForS e que teve e tem ligação com vários itens relacionados ao programa de submarinos da MB. Tive oportunidade de almoçar com esse oficial e ele me esclareceu em definitivo os motivos da recusa da MB em negociar com os russos o AMUR. Esse oficial tomou parte na delegação que foi à Moscou e São Peterburgo, conhecer o projeto do Amur. Passou 13 dias por lá.
Segundo ele, o atendimento por parte dos russos não foi bem aquilo que eu havia informado. Eles foram até muito atenciosos e tiveram muito cuidado em responder a todas as dúvidas da comitiva brasileira em relação ao submarino deles, mas realmente restringiram algumas respostas (o russo que ninguém sabia quem era e que "ditava" as respostas estava lá, isso ele confirmou). Até aí, normal... Mas o que ele disse foi que eles se enrolaram mesmo foi nas questões comerciais (financiamento, prazos de entrega, contrato, etc). Fizeram muito burburinho e não souberam responder nada.
E ele não sentiu muita "firmeza" na questão da assessoria que podia ser prestada no projeto de um sub brasileiro. Neste quesito, os franceses da Scorpene foram muito mais abertos (SIC!!!!) e, com isso, ganharam muitos pontos com a MB.
Ele disse ainda que, por causa disso e outros motivos, que citarei a seguir, a coisa no que se refere ao IKL 214 degringolou pros alemães. Ele disse que os alemães estavam exagerando nos preços de peças de reposição para os subs. O que era comprado via comissão, na Europa, saía por menos do que a metade do preço que a empresa representante do consórcio Ferrostaal cobrava pelas peças no Brasil. Isso foi denunciado pela MB, que ficou muito irritada.
Ele disse que os dois projetos são excelentes e que ele gosta muitos do IKL, mas que não pensou duas vezes em alertar os alemães de que, na construção do sexto sub, se eles não mudassem de postura, seriam prejudicados.
Assim, o "esfriamento" da compra do IKL 214 foi manobra da MB para fazer com que os alemães mudassem de postura. Não mudaram e, agora, ainda retaliaram, oferecendo assessoria ao Asmar na manutenção dos IKL, coisa que antes só visualizavam o AMRJ para a tarefa. Se isso vai ser bom para o ASMAR, o tempo dirá. Acredito que sim. Não duvido da capacidade técnica deles.
Ele me disse, ainda, que o cancelamento do contrato do TP 2000 teve como causa, além da falta de garantia dos suecos da integração do torpedo com o sistema de combate alemão, a cobrança de um valor absurdo pelos alemães para preparar os tubos para a arma, pois esse torpedo usa como propelente o HPT (o mesmo propelente do torpedo que explodiu no Kursk). Para usar essa arma nos Tupi, os tubos precisavam ser modificados e os alemães cobraram um valor absurdo à Bofors Underwater Systems para fazer o serviço, além de não passarem o Know-How sobre como fazer a adaptação. Com isso, os suecos não conseguiram cumprir prazos, nem garantias.
Eles pagaram as multas contratuais e a MB saiu à caça de outro torpedo.
Segundo ele o Mk48 Mod 6 AT é excelente, só perdendo para o Mod 7, que a US Navy não vende de jeito nenhum, ou ficaria muito mais fácil que nós pudéssemos afundar os SSN da US Navy...
De todo modo, mesmo que vendessem o Mod 7, duvido muito que alguém afunde um SSN americano com um torpedo fabricado por eles.... Como tenho dúvidas que alguém acerte um Exocet num navio francês. Mas acredito que o Mod 6 AT seja um bom torpedo mesmo.

Enviado: Dom Jan 13, 2008 10:22 pm
por orestespf
A marafa pegou legal hoje, então vou "viajar" mais do que o normal: não seria interessante vermos o Scorpene sendo construídos aqui enquanto o Chile está fazendo com os 209 o que já fizemos no passado? :twisted: :twisted: :twisted:

Grande amigo Degan, é só broma mesmo. :D :D :D


Grande abraço,

Orestes

Enviado: Dom Jan 13, 2008 10:41 pm
por Mapinguari
Degan escreveu:b) También ahora que desaparecen miles de millones de $$$ en inversiones de defensa en Brasil, lo de la construcción de un nuevo submarino es más que dudoso (ni siquiera hay contrato), ya que también hay otras inversiones pendientes: Modernizaciones de submarinos y barcos, programa SMB y NAe...¿qué sobrevivirá?


Degan, é preciso esclacerer uma coisa. Não "desaparecen miles de millones de $$$ en inversiones de defensa en Brasil". O orçamento (presupuesto) ainda não foi fechado e nem votado no Congresso Nacional. Isso vai ocorrer até abril. Muitas coisas já estão acontecendo, como a modernização dos Submarinos da Classe Tupi. O S Tapajó está, neste momento, no AMRJ, com o casco cortado e receberá os novos sistemas de combate da LM. o que falta definir é qual será o modelo que será escolhido como o futuro SSK da MB: se U214 ou Scorpene. A balança agora, como você já sabe, pendeu para o Scorpene.
Tenho certeza que o PRM será preservado do jeito que a MB planejou, pois o dinheiro para isso existe. O governo está fazendo terror com a oposição no Congresso, que derrubou a CPMF (imposto que permitiria a arrecadação de cerca de R$ 40 bilhões em 2008. Só que houve um aumento real de arrecadação em 2007 superior a R$ 40 bilhões e a previsão é que, em 2008, chegue a mais R$ 50 bilhões. Então, não faltará dinheiro, pode ter certeza. Só é necessário aguardar um pouco para a coisa ficar melhor definida.

Enviado: Dom Jan 13, 2008 11:26 pm
por Immortal Horgh
orestespf escreveu:A marafa pegou legal hoje, então vou "viajar" mais do que o normal: não seria interessante vermos o Scorpene sendo construídos aqui enquanto o Chile está fazendo com os 209 o que já fizemos no passado? :twisted: :twisted: :twisted:

Grande amigo Degan, é só broma mesmo. :D :D :D


Grande abraço,

Orestes


E só para apimentar: não deve ficar em 1 a construção, a família deve ser maiorzinha 8-] :twisted:


[ ]s

Enviado: Seg Jan 14, 2008 12:29 am
por orestespf
Mapinguari escreveu:
Degan escreveu:b) También ahora que desaparecen miles de millones de $$$ en inversiones de defensa en Brasil, lo de la construcción de un nuevo submarino es más que dudoso (ni siquiera hay contrato), ya que también hay otras inversiones pendientes: Modernizaciones de submarinos y barcos, programa SMB y NAe...¿qué sobrevivirá?


Degan, é preciso esclacerer uma coisa. Não "desaparecen miles de millones de $$$ en inversiones de defensa en Brasil". O orçamento (presupuesto) ainda não foi fechado e nem votado no Congresso Nacional. Isso vai ocorrer até abril. Muitas coisas já estão acontecendo, como a modernização dos Submarinos da Classe Tupi. O S Tapajó está, neste momento, no AMRJ, com o casco cortado e receberá os novos sistemas de combate da LM. o que falta definir é qual será o modelo que será escolhido como o futuro SSK da MB: se U214 ou Scorpene. A balança agora, como você já sabe, pendeu para o Scorpene.
Tenho certeza que o PRM será preservado do jeito que a MB planejou, pois o dinheiro para isso existe. O governo está fazendo terror com a oposição no Congresso, que derrubou a CPMF (imposto que permitiria a arrecadação de cerca de R$ 40 bilhões em 2008. Só que houve um aumento real de arrecadação em 2007 superior a R$ 40 bilhões e a previsão é que, em 2008, chegue a mais R$ 50 bilhões. Então, não faltará dinheiro, pode ter certeza. Só é necessário aguardar um pouco para a coisa ficar melhor definida.


Não falta escolher mais nada, amigo Mapinguari.


Abraços,

Orestes

Enviado: Seg Jan 14, 2008 12:32 am
por orestespf
Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:A marafa pegou legal hoje, então vou "viajar" mais do que o normal: não seria interessante vermos o Scorpene sendo construídos aqui enquanto o Chile está fazendo com os 209 o que já fizemos no passado? :twisted: :twisted: :twisted:

Grande amigo Degan, é só broma mesmo. :D :D :D


Grande abraço,

Orestes


E só para apimentar: não deve ficar em 1 a construção, a família deve ser maiorzinha 8-] :twisted:


[ ]s


Entrevista do CM: a MB precisa de 12 subs convencionais. Desta forma é fácil concluir que serão mais 7 novos subs convencionais. Parlamentares questionaram se 12 seriam suficientes, a resposta do CM foi clara, não é o ideal, mas é o "bastante". Então...

Abraços, Immortal.

Orestes

Enviado: Seg Jan 14, 2008 11:26 am
por Degan
A marafa pegou legal hoje, então vou "viajar" mais do que o normal: não seria interessante vermos o Scorpene sendo construídos aqui enquanto o Chile está fazendo com os 209 o que já fizemos no passado?


Orestes…existen amigos especiales en el forum y tu eres uno de ellos…

Solo te recuerdo que la modernización completa de los U-209 se está haciendo ahora en ASMAR (con contratos publicos en Europa)…cosa que entiendo que la MB recién está comenzando…y sin todos los sistemas incluidos.
Otro punto, entiendo que tampoco se han cambiado (vía modernización) sonares en la MB (puede que me equivoque) y todos los sistemas C2 de un submarino, como se hizo aquí en 1992.

Degan, é preciso esclacerer uma coisa. Não "desaparecen miles de millones de $$$ en inversiones de defensa en Brasil". O orçamento (presupuesto) ainda não foi fechado e nem votado no Congresso Nacional. Isso vai ocorrer até abril.


Por lo que me contaba Marino, entendí que esto era un hecho o que estaba casi casi resuelto…

Muitas coisas já estão acontecendo, como a modernização dos Submarinos da Classe Tupi. O S Tapajó está, neste momento, no AMRJ, com o casco cortado e receberá os novos sistemas de combate da LM.


La verdad e buscado y no he encontrado confirmación de compra a LM…¿puedes ayudarme con el link?.

Só que houve um aumento real de arrecadação em 2007 superior a R$ 40 bilhões e a previsão é que, em 2008, chegue a mais R$ 50 bilhões. Então, não faltará dinheiro, pode ter certeza. Só é necessário aguardar um pouco para a coisa ficar melhor definida.


Esperemos entonces…

Entrevista do CM: a MB precisa de 12 subs convencionais. Desta forma é fácil concluir que serão mais 7 novos subs convencionais. Parlamentares questionaram se 12 seriam suficientes, a resposta do CM foi clara, não é o ideal, mas é o "bastante". Então...


Ojalá Orestes…yo me conformo con que el A-12 preste como SdA.

Enviado: Seg Jan 14, 2008 12:16 pm
por orestespf
Degan escreveu:
A marafa pegou legal hoje, então vou "viajar" mais do que o normal: não seria interessante vermos o Scorpene sendo construídos aqui enquanto o Chile está fazendo com os 209 o que já fizemos no passado?


Orestes…existen amigos especiales en el forum y tu eres uno de ellos…

Solo te recuerdo que la modernización completa de los U-209 se está haciendo ahora en ASMAR (con contratos publicos en Europa)…cosa que entiendo que la MB recién está comenzando…y sin todos los sistemas incluidos.
Otro punto, entiendo que tampoco se han cambiado (vía modernización) sonares en la MB (puede que me equivoque) y todos los sistemas C2 de un submarino, como se hizo aquí en 1992.

Degan, é preciso esclacerer uma coisa. Não "desaparecen miles de millones de $$$ en inversiones de defensa en Brasil". O orçamento (presupuesto) ainda não foi fechado e nem votado no Congresso Nacional. Isso vai ocorrer até abril.


Por lo que me contaba Marino, entendí que esto era un hecho o que estaba casi casi resuelto…

Muitas coisas já estão acontecendo, como a modernização dos Submarinos da Classe Tupi. O S Tapajó está, neste momento, no AMRJ, com o casco cortado e receberá os novos sistemas de combate da LM.


La verdad e buscado y no he encontrado confirmación de compra a LM…¿puedes ayudarme con el link?.

Só que houve um aumento real de arrecadação em 2007 superior a R$ 40 bilhões e a previsão é que, em 2008, chegue a mais R$ 50 bilhões. Então, não faltará dinheiro, pode ter certeza. Só é necessário aguardar um pouco para a coisa ficar melhor definida.


Esperemos entonces…

Entrevista do CM: a MB precisa de 12 subs convencionais. Desta forma é fácil concluir que serão mais 7 novos subs convencionais. Parlamentares questionaram se 12 seriam suficientes, a resposta do CM foi clara, não é o ideal, mas é o "bastante". Então...


Ojalá Orestes…yo me conformo con que el A-12 preste como SdA.


Amigo Degan,

você sabe o quanto lhe admiro, assim sendo, como disse anteriormente, tudo não passou de uma brincadeira com um amigo que tenho liberdade pra isso.

Concordo com o que escreveu e vou além, vejo o ASMAR trabalhando no Scorpene da mesma forma que nos U-209.

Quanto a declaração do comandante da MB, isto aconteceu no final de outubro passado em reunião com parlamentares brasileiros. Isto se tornou público através da TV Senado (do Brasil).

O CM foi muito claro, disse que a MB pretende ter 12 subs convencionais (fora os nucleares), incluído aí os 5 já existentes (209). Desta forma, acredito que a MB encaminhará (já deve ter feito isso) uma solicitação para mais 7 novos subs.

Em breve (breve mesmo, mais tardar fevereiro próximo) teremos o anúncio do escolhido, que não será novidade para os membros do DB. Porém ainda não sei a quantidade que será anunciada neste momento. Acredito que seja algo do tipo, "tantos" agora com opção para "mais tantos". Acredito também (acho natural) que o primeiro da série seja construído no país de origem e o restante aqui no Brasil.


Grande abraço,

Orestes