CLIMA QUENTE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6552 vezes
Agradeceram: 6914 vezes
Contato:

#61 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 15, 2007 7:43 pm

Immortal Horgh escreveu:

Concordo, mas em uma situação mais crítica você esperaria isso para descobrir ou tentaria reforçar sua força aérea e estar preparado para descobrir depois?

[ ]s

Pessoalmente, o Presidente Túlio faria que nem os ianques: contrataria uma PMC! 'Quero 50 pilotos experientes de Matusa aqui em dois dias, nem mais um minuto'!!!

Depois ligaria pro Sarkozy: 'Pois é, índio véio, tava aqui tomando um mate e me veio uma idéia: tem uns comunas aqui na volta doidos para acabar com a minha FAB, poderias me mandar uns 2 esquadrões de Matusas emprestados por uns dias? Te devolvo tão logo derrube umas jostas aqui da volta...'

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1234 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#62 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 15, 2007 7:43 pm

Immortal Horgh escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Túlio escreveu:
Immortal Horgh escreveu: Analisando um possível TO, esse seria o pretexto para Chavez realizar uma interferência na Bolívia e se o ato de loucura seguir adiante, teria que abrir guerra contra o Brasil. No atual estágio, a FAB seria liquidada em questão de dias.[ ]s

Com o quê, meu truta? Os Flankers 'deles' iriam atirar seus pilones nos nossos Matusas e F5s? Porque foi só o que eu vi, pilones e nada mais...

Aliás, não vi UMA ÚNICA FOTO em que apareçam os canhões e suas munições, nunca li nada sobre qualquer exercício tático ou estratégico dos Flankers 'deles', aparentemente estão ainda em conversão operacional (os pilotos), só vôo em formação, parada & quetales...

E isso contra Matusas eriçados de S530 (josta mas acerta e derruba) e Magic 2(idem), mais DEFAs 30mm CARREGADOS; além de uns F5zitchos em data-link com R99 e alguns - sei lá quantos - Pythons, piranhas e Derbys, e seu canhãozitcho de 20mm com a barriguinha bem cheia...

Talvez, em um par de anos, seja diferente, mas AGORA... 8-]

Seria de uma baita ingênuidade acreditar que Chavez comprou os SU-30 sem nenhum míssil. Se a guerra estourasse hoje, e não tivermos nenhum tipo de ajuda militar, não intervenção direta, mas com fornecimento de armamento, a FAB seria destroçada em poucos dias.

[ ]s

Amigo,

Eles podem até ter os armamentos, mas será que já possuem doutrina? 8-]

Wesley

Concordo, mas em uma situação mais crítica você esperaria isso para descobrir ou tentaria reforçar sua força aérea e estar preparado para descobrir depois?

[ ]s

Sinceramente? Nunca se deve subestimar o seu inimigo, mas alguns aqui do fórum citam a FAV como uma super força e se esquecem que ela recebeu os Su-30 a pouco tempo. E até onde se sabe, a força deles se resume a isso em termos de modernidade.

Abraços,

Wesley

Gostaria que a FAB tivesse 24 SU-30 ao invés dessas 60 tranqueiras de A-1 e F-5.

[ ]s

Eu também, mas uma força moderna não se resume só à aviação de caça. 8-]

Abraços,

Wesley

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#63 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Dez 15, 2007 7:45 pm

PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Túlio escreveu:
Immortal Horgh escreveu: Analisando um possível TO, esse seria o pretexto para Chavez realizar uma interferência na Bolívia e se o ato de loucura seguir adiante, teria que abrir guerra contra o Brasil. No atual estágio, a FAB seria liquidada em questão de dias.[ ]s

Com o quê, meu truta? Os Flankers 'deles' iriam atirar seus pilones nos nossos Matusas e F5s? Porque foi só o que eu vi, pilones e nada mais...

Aliás, não vi UMA ÚNICA FOTO em que apareçam os canhões e suas munições, nunca li nada sobre qualquer exercício tático ou estratégico dos Flankers 'deles', aparentemente estão ainda em conversão operacional (os pilotos), só vôo em formação, parada & quetales...

E isso contra Matusas eriçados de S530 (josta mas acerta e derruba) e Magic 2(idem), mais DEFAs 30mm CARREGADOS; além de uns F5zitchos em data-link com R99 e alguns - sei lá quantos - Pythons, piranhas e Derbys, e seu canhãozitcho de 20mm com a barriguinha bem cheia...

Talvez, em um par de anos, seja diferente, mas AGORA... 8-]

Seria de uma baita ingênuidade acreditar que Chavez comprou os SU-30 sem nenhum míssil. Se a guerra estourasse hoje, e não tivermos nenhum tipo de ajuda militar, não intervenção direta, mas com fornecimento de armamento, a FAB seria destroçada em poucos dias.

[ ]s

Amigo,

Eles podem até ter os armamentos, mas será que já possuem doutrina? 8-]

Wesley

[ ]s

Eu já postei aqui uma foto dos M-2000-5 MKII do Qatar, eles estão à venda, o preço era salgado 35 milhões cada unidade, mas estão novos.

[ ]´s

Se a coisa engrossar Prick, pode ter certeza que os 12 aviões (se não foram perdidos nenhum) teriam a verba aprovada muito rápido.

[ ]s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#64 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 15, 2007 7:46 pm

morcego escreveu:
Só posso dizer que la tem misseís, se eles não estão treinando com eles, bem, ai é outros 500.

VISTE ALGUM?

ÉS AMIGO PESSOAL DO...'DELE'...?

ESSA CHARLA DE 'CANÁRIO' JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR, POWS!!!

AH, PÁRA, MESTRE BAT, VAI TOMAR UMAS CERVASSSSSSSSSSS.............

[022]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#65 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Dez 15, 2007 7:49 pm

born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Bolovo escreveu:O Prick acha que estamos na Segunda Guerra, onde aprender a voar um Sptifire se aprendia em uma semana e o cara ia para a guerra com 10 horas de vôo (eu vi isso no Combates Aéreos no History Channel). Se acontecer uma coisa hoje, temos que usar o que temos hoje e contar com a sorte. É o que podemos fazer. Não sonhem com soluções mágicas, elas não existem.

o que temos hoje, que pode ser fornecido? Resposta: é M-2000C, já temos mecânicos, armamentos e pilotos treinados neles. Qualquer outro vetor, não é igual aos nossos. A não ser se arrumarmos F-5E por aí.

[]´s

Em uma eventual crise, com certeza as tratativas girarão em torno de M2000, e como disse antes de preferência equipado com MICA. Com o apoio dos Guardiões, apesar da superioridade técnica do SU-30, acho que teríamos vantagem.

[ ]s

Vocês realmente acham que a Venezuela vai tomar a ofensiva contra a FAB, em que pese só ter 24 Su-30MKV para atacar milhares de alvos no territória brasileiro para, pelo menos, eliminar a capacidade da FAB e do EB? Sabendo que outros países, inclusive autorizados pelo Conselho de Segurança da ONU vão negociar um cessar fogo e até uma ação direta. E mesmo que consiga um acordo de Paz, terá dispertado um inimigo ao seu lado com imensa capacidade de se armar e se tornar uma ameaça real e, ainda, perder muitos amigos.

Os estratégistas da FAB não são tão burros para mandar caças inferiores e desatualizados para bater de frente com os Su-30MKV, sabendo que vai perder todos os caças e provocar poucas baixas inimigas. Seria muito mais inteligente destruir a estrutura e os caças em solo e concentrar a defesa aérea nas areas mais sensiveis.

Sim, mas qual caça você mandaria pra lá? Nós não os temos!!
Exceção do M2000, o F-5M é para interdição aérea e não um caça para superioridade aérea como os M2000. Volto a insistir que em uma situação mais delicada, a FAB teria verbas para buscar rapidamente ao menos mais uns 24 M2000 no mercado.

[ ]s

luisdmrx
Sênior
Sênior

#66 Mensagem por luisdmrx » Sáb Dez 15, 2007 8:01 pm

Crise na Bolívia
Forças Armadas em estado de alerta.
13.12.2007

No seguimento da aprovação de uma nova constituição da república da Bolívia na passada semana, quatro departamentos da zona ocidental da Bolívia, na fronteira com o Brasil, declararam a sua intenção de não aceitar o novo texto constitucional, no que poderia configurar uma situação de declaração de independência, liderada pelo Comité Cívico de Santa Cruz, o mais importante dos departamentos bolivianos desafectos ao governo de Evo Morales.

Os departamentos «rebeldes» ameaçaram começar no próximo sábado, um processo de estudo conducente a garantir a sua autonomia relativamente ao governo de La Paz.

Considerando a possibilidade deste desenvolvimento político o ministro da defesa boliviano, Walker San Miguel, determinou que as forças armadas e as forças de segurança tomassem providências no sentido de garantir a continuação da legalidade nos quatro departamentos ocidentais, a saber Santa Cruz, Beni e Pando na fronteira com o Brasil e Tarija na fronteira com a Argentina e o Paraguai.

As ordens ao ministro da defesa foram dadas pelo presidente Evo Morales, que afirmou nesta Quinta-feira que defenderá a integridade territorial do país se necessário recorrendo à força.

No entanto, as autoridades bolivianas afirmaram que se trata apenas de uma mera medida de precaução que não incluirá qualquer mobilização excepcional.

A situação na Bolívia tem caminhado no sentido de um extremar de posições entre posições mais à esquerda tomadas pela presidência de Evo Morales, contra os sectores mais conservadores, que se concentram na região ocidental da Bolívia, a mais rica do país.

Imagem
A escuro, os departamentos que ameaçam rebelar-se contra Evo Morales

A oposição tem tecido fortíssimas criticas ao governo central, e acusou a polícia e as forças armadas de não serem imparciais por se estarem a colocar ao lado das posições defendidas pelo presidente boliviano, acusando as forças da ordem de se colocarem ao lado de manifestantes de esquerda que apoiam as reformas de Evo Morales.

Embora o extremar de posições esteja a aumentar a temperatura política na Bolívia, os vários sectores não acreditam na possibilidade de uma guerra civil, dado os potenciais separatistas não contarem com apoios dentro das forças armadas. Os dois lados porém. Prevêem a possibilidade de um aumento da violência no país

Um grande abraço a todos os amigos!!!
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#67 Mensagem por Morcego » Sáb Dez 15, 2007 8:11 pm

Podemos observar claramente que para Chavez seria uma grande opção estratégica usar o norte da Argentina para dividir os esforços em duas frentes caso estas provincias declarem independência, resta saber como isso iria parecer dentro da Argentina, não sei se seria muito problema afinal, a Argentina esta sendo bancada pela Venezuela em sua divida externa, vamos aguardar.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#68 Mensagem por Bourne » Sáb Dez 15, 2007 8:20 pm

Immortal Horgh escreveu:
born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Bolovo escreveu:O Prick acha que estamos na Segunda Guerra, onde aprender a voar um Sptifire se aprendia em uma semana e o cara ia para a guerra com 10 horas de vôo (eu vi isso no Combates Aéreos no History Channel). Se acontecer uma coisa hoje, temos que usar o que temos hoje e contar com a sorte. É o que podemos fazer. Não sonhem com soluções mágicas, elas não existem.

o que temos hoje, que pode ser fornecido? Resposta: é M-2000C, já temos mecânicos, armamentos e pilotos treinados neles. Qualquer outro vetor, não é igual aos nossos. A não ser se arrumarmos F-5E por aí.

[]´s

Em uma eventual crise, com certeza as tratativas girarão em torno de M2000, e como disse antes de preferência equipado com MICA. Com o apoio dos Guardiões, apesar da superioridade técnica do SU-30, acho que teríamos vantagem.

[ ]s

Vocês realmente acham que a Venezuela vai tomar a ofensiva contra a FAB, em que pese só ter 24 Su-30MKV para atacar milhares de alvos no territória brasileiro para, pelo menos, eliminar a capacidade da FAB e do EB? Sabendo que outros países, inclusive autorizados pelo Conselho de Segurança da ONU vão negociar um cessar fogo e até uma ação direta. E mesmo que consiga um acordo de Paz, terá dispertado um inimigo ao seu lado com imensa capacidade de se armar e se tornar uma ameaça real e, ainda, perder muitos amigos.

Os estratégistas da FAB não são tão burros para mandar caças inferiores e desatualizados para bater de frente com os Su-30MKV, sabendo que vai perder todos os caças e provocar poucas baixas inimigas. Seria muito mais inteligente destruir a estrutura e os caças em solo e concentrar a defesa aérea nas areas mais sensiveis.

Sim, mas qual caça você mandaria pra lá? Nós não os temos!!
Exceção do M2000, o F-5M é para interdição aérea e não um caça para superioridade aérea como os M2000. Volto a insistir que em uma situação mais delicada, a FAB teria verbas para buscar rapidamente ao menos mais uns 24 M2000 no mercado.

[ ]s

Se for analisar apenas a aviação de caça, a situação é delicada. Mas se for levado em conta os interesses geopoliticos, a posição de importancia do Brasil no mundo e os desdobramentos possíveis. Um ataque deliberado da Venezuela ao Brasil é improvavel. Mesmo que ataque ocorra, a região em perigo é o Norte, o Brasil é muito mais, não vai se desintegrar por isso.

Onde a FAb vai arranjar mais mirage2000 modernizados rapidamente? Mesmo que consiga vai demorar para chegar e modernizar. A França não está em posição para liberar seus mirage2000-5. Além do que a FAB não quer mais os lindinhos

E o que aconteceu com a história de que o Lada-35BM ganhou o F-X? Se ganhou é só pegar alguns Su-27 e/ou Su-30 recauxutados.

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#69 Mensagem por Thor » Sáb Dez 15, 2007 9:00 pm

Túlio escreveu:Tá na cara que diz respeito à viagem do Presidente Lula a um País à beira de uma conflagração, oras...

Tipo escolta do Aerolula & quetales...

Se o EB estivesse se mexendo, aí eu acreditava em algo MAIOR... :wink:

Não se faz escolta de aeronaves transportando autoridades em território estrangeiro. Só existe escolta, propriamente dita em outro país, em caso de guerra. Entende-se que o próprio governo (FABol) não fará atos insanos contra nosso avião presidencial.
A defesa do espaço aéreo é responsabilidade do COMDABRA, o qual pode acionar os meios que julgar necessários para cumprir essa missão, face a necessidade apresentada. Isso é mole de se fazer.
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#70 Mensagem por Sniper » Sáb Dez 15, 2007 9:27 pm

Immortal Horgh escreveu:
Tigershark escreveu:Não esqueçam que o nosso Presidente e a Presidente Chilena estarão amanhã na cerimônia de lançamento do Corredor bioceânico justamente na Bolívia.Pelo menos por enquanto duvido que esta notícia tenha algo a ver com algum pretenso movimento de Chavez.

Analisando um possível TO, esse seria o pretexto para Chavez realizar uma interferência na Bolívia e se o ato de loucura seguir adiante, teria que abrir guerra contra o Brasil. No atual estágio, a FAB seria liquidada em questão de dias.

[ ]s

Pessoal, vamos manter o nível do debate... francamente...

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#71 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 15, 2007 9:47 pm

Thor escreveu:
Túlio escreveu:Tá na cara que diz respeito à viagem do Presidente Lula a um País à beira de uma conflagração, oras...

Tipo escolta do Aerolula & quetales...

Se o EB estivesse se mexendo, aí eu acreditava em algo MAIOR... :wink:

Não se faz escolta de aeronaves transportando autoridades em território estrangeiro. Só existe escolta, propriamente dita em outro país, em caso de guerra. Entende-se que o próprio governo (FABol) não fará atos insanos contra nosso avião presidencial.
A defesa do espaço aéreo é responsabilidade do COMDABRA, o qual pode acionar os meios que julgar necessários para cumprir essa missão, face a necessidade apresentada. Isso é mole de se fazer.
Abraços

Mas quem falou em escolta EM TERRITÓRIO ESTRANGEIRO, índio véio? Seria algo como 'estar preparado para se algo der errado', como um elemento de T-33 em escolta de honra ou em perseguição, apenas isso...

No caso da escolta, a assumiriam no que o Air Force 51 cruzasse a fronteira; no segundo caso, abateriam os incursores e fim de charla... :wink:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#72 Mensagem por Bolovo » Sáb Dez 15, 2007 9:48 pm

Sniper escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Tigershark escreveu:Não esqueçam que o nosso Presidente e a Presidente Chilena estarão amanhã na cerimônia de lançamento do Corredor bioceânico justamente na Bolívia.Pelo menos por enquanto duvido que esta notícia tenha algo a ver com algum pretenso movimento de Chavez.

Analisando um possível TO, esse seria o pretexto para Chavez realizar uma interferência na Bolívia e se o ato de loucura seguir adiante, teria que abrir guerra contra o Brasil. No atual estágio, a FAB seria liquidada em questão de dias.

[ ]s

Pessoal, vamos manter o nível do debate... francamente...

Com a Venezuela realmente é um pouco de exagero. Mas Sniper, não acha que está tudo certo por aqui também não. Um piloto da FAB - e isso que o que mais assusta - já chegou a falar para o meu irmão que se formos brigar "sério" mesmo, uma guerra de verdade, não esses conflitos de quintal que tem aqui na AL, a FAB durá não mais do que algumas semanas.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#73 Mensagem por Morcego » Sáb Dez 15, 2007 9:52 pm

Túlio escreveu:
morcego escreveu:
Só posso dizer que la tem misseís, se eles não estão treinando com eles, bem, ai é outros 500.

VISTE ALGUM?

ÉS AMIGO PESSOAL DO...'DELE'...?

ESSA CHARLA DE 'CANÁRIO' JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR, POWS!!!

AH, PÁRA, MESTRE BAT, VAI TOMAR UMAS CERVASSSSSSSSSSS.............

[022]

Na verdade estou em minutos de praticar algumas horas de sexo com minha tuga, até mais.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#74 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 15, 2007 9:53 pm

Lembram da Cordilheira do Condor? Foram uns dias, uns tiros, umas aeronaves abatidas e fim: ONU assume, capacetes azuis e cada um pro seu canto... :wink:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#75 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 15, 2007 9:54 pm

morcego escreveu:Na verdade estou em minutos de praticar algumas horas de sexo com minha tuga, até mais.

Deve ser MUITO FEIA, porque se bonita fosse, não estarias AINDA aqui... 8-]

Responder