Cháves e Bielo-Rússia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#61 Mensagem por Dieneces » Ter Jul 31, 2007 5:10 pm

morcego escreveu:
Dieneces escreveu:Desculpe Marino , a leitura dinâmica por vezes nos prega essas peças . Post realmente excelente . Suponho que resulte de aprendizado acadêmico-militar , vindo de ti . Fico feliz que esse pensamento ao menos exista em nossas FFAA.

bem, voltando ao assuntio, O MAIS ENGRAÇADO é que os seus aviões, tanques e metralhadoras, NÃO SÃO ruins.
Os do Chávez ou os da Rússia Branca do tópico ? Ou os da França na WWII?

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#62 Mensagem por Marino » Ter Jul 31, 2007 5:11 pm

Dieneces escreveu:Desculpe Marino , a leitura dinâmica por vezes nos prega essas peças . Post realmente excelente . Suponho que resulte de aprendizado acadêmico-militar , vindo de ti . Fico feliz que esse pensamento ao menos exista em nossas FFAA.

[009] [009]

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#63 Mensagem por Morcego » Ter Jul 31, 2007 5:12 pm

Dieneces escreveu:
morcego escreveu:

bem, voltando ao assuntio, O MAIS ENGRAÇADO é que os seus aviões, tanques e metralhadoras, NÃO SÃO ruins.
Os do Chávez ou os da Rússia Branca do tópico ? Ou os da França na WWII?

OS DA FRANÇA NA ÉPOCA e mesmo HOJE EM DIA, o material russo é todo baseado no excesso em detrimento da qualidade, o negócio dos russos é queimar vidas humanas, tipo naquele filme circulos de fogo.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#64 Mensagem por Morcego » Ter Jul 31, 2007 5:25 pm

Marino escreveu:
a QUESTÃO é que AQUI NO BRASIL, somos amplamente orientados com essa visão geral de operação militar.

OU SEJA, HIERARQUIA CEGA, que só leva a sabotagem (soldados franceses abandonavam a batalha pra salvar as proprias vidas apenas ao escutar o barulho de jipes e motos alemães) e LIDERANÇA E COMANDO distantes da batalha, que só leva a decisões tardias (os françua sempre se preparando para a ÚLTIMA da ÚLTIMA DA ÚLTIMA BATALHA)

nos temos isso aqui no BRASIL limpido e claro como a água, mesmo nas forças policiais, mesmo nas nossas organizações administrativas, IMPERA uma total falta de realidade.

Ok Morcego, vamos ver se consigo discutir, um pouco apressado agora.

No poblema, responde quando DER, bom digo, quando conseguir, quer dizer, bom, VC ENTENDEU, sem trocadilhos HEHE.

Marino escreveu:Quando temos um problema militar, depois que a estratégia diz O QUE fazer, vem o Planejamento Militar (PPM), que é um método de resolução de problemas.

perai, ESTAMOS FALANDO DE COISAS diferentes; UMA COISA É VC VER O CARA NA TUA FRONTEIRA SE ARMANDO E VC SER ARMAR TB.

OUTRA COISA, É COMO VC (E O INIMIGO NA FRONTEIRA) TREINA E PLANEJA VENCER UMA INVESTIDA.

Marino escreveu:Neste método, o farol é A MISSÃO. Nele tudo é discutido, é feita comparação de forças combatentes, são vistas as possibilidades do inimigo, etc.

sim, NÃO DIFERE em nada DOS FRANÇUA, alias, ATÉ ai é planejamento estratégico, TODOS FAZEM ASSIM.

Marino escreveu:Ou seja, não há hierarquia aqui, há planejamento lógico, cartesiano. Não existe o EU QUERO, e sim um planejamento profundo, justificado, equilibrado.
Liderança e comando longes da batalha, eu já lhe respondi. Pelo menos é assim na MB.

TA, quantos KILOMETROS nosso EB pode marchar por dia EM UMA SITUAÇÃO DE EMERG na fronteira NORTE?

Marino escreveu:Os balizadores não tem mais dias de mar que os outros. Se fossem os navios maiores da DHN, eu até aceitava, por sua característica de estudo do mar, de pesquisa, etc.

Sou sócio de um ex marinheiro, E TALVEZ ai no RJ isso não seja realidade pra vcs, MAS LA NO PARANA, no SUL, e no norte nordeste É ISSO AE MESMO, os caras tem mais hora em mar CORTANDO ÁRVORE QUE TAMPA A LUZ DOS FARÓIS do que o povo do A-12, talvez a coisa tenha mudado de dois anos pra ca.

Marino escreveu:Não se esqueça de que os fuzileiros vão agir depois da Esquadra obter o controle do mar. A equipe caqui não age sem que a equipe azul tenha feito seu serviço antes.
Depois, se quiser, voltamos a debater.
forte abraço

No caso, a MB é por SÍ SÓ uma conceito diferente do que estamos discutindo.

ela opera no MAR, difere totalmetne DO QUE FALAMOS mas mesmo assim, a coisa no brasil como um todo É DISTANTE DA REALIDADE.

POR exemplo, VARIOS serviços de informação receberam a incumbência de catalogar e monitorar qualquer problema com alguns bolivianos que constavam de uma lista e talz.

o que ocorre é que ESSES BOLIVIA da lista eram todos LEGAIS, e obviamente SÃO COMERCIANTES E OUTRAS COISAS QUE NÃO COLABORARIAM COM ROMPANTES BOLIVARIANOS.

os BOLIVIANOS que estão a nos monitorar de dentro ESTÃO TODOS PROTEGIDOS PELA ILEGALIDADE.

Explica isso pra algum almirante, ELE VAI DIZER PRA TI: QUEM TU PENSA QUE É PRA DISCUTIR COMIGO, FAZ LOGO O QUE EU TO MANDANDO.

resultado, ARMAS CONTINUAM INDO PRO MST. FLUVIALMENTE.

Dieneces
Sênior
Sênior

#65 Mensagem por Dieneces » Ter Jul 31, 2007 5:38 pm

Os Char B e os Somua 35 eram os melhores blindados no momento da eclosão da segunda guerra , o D520 não devia nada aos caças da época , salvo melhor juízo , e todos existiam em bons números , principalmente blindados . Agora , as armas leves francesas SEMPRE achei muito fracas . Até hoje.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Marino
Sênior
Sênior

#66 Mensagem por Marino » Ter Jul 31, 2007 6:37 pm

Salve Morcego
perai, ESTAMOS FALANDO DE COISAS diferentes; UMA COISA É VC VER O CARA NA TUA FRONTEIRA SE ARMANDO E VC SER ARMAR TB.

OUTRA COISA, É COMO VC (E O INIMIGO NA FRONTEIRA) TREINA E PLANEJA VENCER UMA INVESTIDA.

Não entendi. Pode ser que estejamos falando realmente de coisas diferentes.

sim, NÃO DIFERE em nada DOS FRANÇUA, alias, ATÉ ai é planejamento estratégico, TODOS FAZEM ASSIM.

Não amigo. Quando passamos para o PPM, o nível é outro, deixa de ser estratégico e vira operacional. Se a estratégia está errada, neste nível não adianta você fazer o melhor planejamento do mundo, pois vai dar errado.

TA, quantos KILOMETROS nosso EB pode marchar por dia EM UMA SITUAÇÃO DE EMERG na fronteira NORTE?

Não tenho a mínima idéia. Talvez o Piffer ou o Jauro possam responder.

Explica isso pra algum almirante, ELE VAI DIZER PRA TI: QUEM TU PENSA QUE É PRA DISCUTIR COMIGO, FAZ LOGO O QUE EU TO MANDANDO.

Até agora nunca aconteceu, ainda bem, não com Almirantes. Já com um comandante, mas se não ocorresse eu estaria fora da estatística, não é?
Só para conhecimento, esta besta pensava que iria ser promovido, mas foi mandado embora.
Um abraço

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#67 Mensagem por alcmartin » Ter Jul 31, 2007 8:12 pm

olá, srs, boa noite!
Mestres Marino e Orestes, como sempre, em boa forma! E as "cutucadas" diretas e precisas de Morcego e Dieneces. Sem contar o sempre bem humorado Beronha...

É um prazer voltar ao aéreas, deparando-me c/um debate de tal quilate!
Infelizmente o meu pouco tempo tem sido na batalha do "av.civil", tentando acalmar os promotores de fogueira da inquisição...

Acho interessante que no final, seja no campo militar ou civil, deparamo-nos c/o mesmo diagnostico: a falta de planejamento, a falta de estrategia ou comando, o famoso "provisorio-definitivo" que fatalmente nos levará a um resultado já conhecido.
E a correria depois que ocorre o inevitavel...

Será esse período de nosso país uma fase, uma "adolescencia",em que aprendemos a ser grandes? Ou é atestado de incompetencia, de terceiro-mundismo, mesmo? :cry:

Por favor, nem me respondam...posso não gostar... :?

abs!

Ps- Meu caro Almte. Marino,
Para nós, assim o é. Porque sabemos que o posto alcançado nas forças nem sempre é o merecido, mas só o interesse profissional e o amor ao país que aqui demonstra, já o faria merecedor.
Um abs e uma continencia! [067]

Marino
Sênior
Sênior

#68 Mensagem por Marino » Ter Jul 31, 2007 9:41 pm

alcmartin escreveu:olá, srs, boa noite!
Mestres Marino e Orestes, como sempre, em boa forma! E as "cutucadas" diretas e precisas de Morcego e Dieneces. Sem contar o sempre bem humorado Beronha...

Infelizmente o meu pouco tempo tem sido na batalha do "av.civil", tentando acalmar os promotores de fogueira da inquisição...

Acho interessante que no final, seja no campo militar ou civil, deparamo-nos c/o mesmo diagnostico: a falta de planejamento, a falta de estrategia ou comando, o famoso "provisorio-definitivo" que fatalmente nos levará a um resultado já conhecido.

Será esse período de nosso país uma fase, uma "adolescencia",em que aprendemos a ser grandes? Ou é atestado de incompetencia, de terceiro-mundismo, mesmo? :cry:

abs!

Para nós, assim o é. Porque sabemos que o posto alcançado nas forças nem sempre é o merecido, mas só o interesse profissional e o amor ao país que aqui demonstra, já o faria merecedor.

Caro amigo, não me considero merecedor de suas palavras.
De qualquer forma, meu muito obrigado, com a continência retribuida.

Carlos Mathias

#69 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 31, 2007 9:44 pm

Finalmente para compor o ramalhete, esta “tralha” toda (que custa uma verdadeira pipa de massa) é coordenada a partir de um par de “Panorama-Ts estático”, duas estações FIXAS, e a razão apresentada para serem FIXAS é por razões monetárias.
OOOUUUUUUUAAAAAAAAAAAHHHH, espera aí, alguém que me explique como “se eu fosse muito, mas muito burro” porque é que diabos, é que depois de gastar um GAZILIÃO de petrodólares em sistemas de C3I e baterias SAM, alguém vai criar um ENORME ponto fraco no sistema que é a coordenação de todo este sistema ser feito a partir de posições terrestres FIXAS? Para economizar DINHEIRO?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Rolling Eyes
Alguém na Venezuela já se esqueceu do que aconteceu no Vale de Bekaa em 1982?!

Luego de que resolvamos esos puntos, podemos pensar en los sistemas específicos, como el Panorama-TsM (un sistema C3IBM con capacidades de battle-management dentro de conceptos Network-Centric-Warfare de primera línea) como pilar del sistema (se le llama "ADOC" en jargón de este tema), ese modelo es una variante móvil, montada en trailer y camiones (los excelentes MAZ) y es la cabeza de la serpiente, pienso que deberían adquirirse al menos un sistema móvil (como suerte de reemplazo/complemento/reserva), pero en realidad pienso que el número adecuado deberían ser 2 para mantener 2 reservas. Un sistema Panorama-Ts estático (todos los equipos pueden ser alojados en infraestructura) debería ser el centro de comando nacional de defensa aérea (ADOC).

Seria um estático com dois móveis de reserva. Ou não?

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#70 Mensagem por orestespf » Ter Jul 31, 2007 9:53 pm

abs!

Olá Alcmartin,

quem sou eu... De tudo que li aqui neste tópico, bato minhas continências ao irmão Marino e aos demais colegas do fórum, incluindo você. Como "macubeiro mór", bato cabeça em respeito aos grandes deste espaço nobre.

Existem tropeços, principalmente da minha parte, mas todos querem e conseguem contribuir nas discussões.

Opinião pessoal sobre sua pergunta: somos ingênuos, para não dizer coisa mais inadequadas. Teremos acertos em algumas forças, mas teremos escolhas inadequadas em outras. Nome pra isso: ego ou até mesmo super-ego. Meu medo é o "ide" de alguns.

Abraços cordiais,

Orestes

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#71 Mensagem por Sintra » Qua Ago 01, 2007 8:23 am

Carlos Mathias escreveu:
Finalmente para compor o ramalhete, esta “tralha” toda (que custa uma verdadeira pipa de massa) é coordenada a partir de um par de “Panorama-Ts estático”, duas estações FIXAS, e a razão apresentada para serem FIXAS é por razões monetárias.
OOOUUUUUUUAAAAAAAAAAAHHHH, espera aí, alguém que me explique como “se eu fosse muito, mas muito burro” porque é que diabos, é que depois de gastar um GAZILIÃO de petrodólares em sistemas de C3I e baterias SAM, alguém vai criar um ENORME ponto fraco no sistema que é a coordenação de todo este sistema ser feito a partir de posições terrestres FIXAS? Para economizar DINHEIRO?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Rolling Eyes
Alguém na Venezuela já se esqueceu do que aconteceu no Vale de Bekaa em 1982?!

Luego de que resolvamos esos puntos, podemos pensar en los sistemas específicos, como el Panorama-TsM (un sistema C3IBM con capacidades de battle-management dentro de conceptos Network-Centric-Warfare de primera línea) como pilar del sistema (se le llama "ADOC" en jargón de este tema), ese modelo es una variante móvil, montada en trailer y camiones (los excelentes MAZ) y es la cabeza de la serpiente, pienso que deberían adquirirse al menos un sistema móvil (como suerte de reemplazo/complemento/reserva), pero en realidad pienso que el número adecuado deberían ser 2 para mantener 2 reservas. Un sistema Panorama-Ts estático (todos los equipos pueden ser alojados en infraestructura) debería ser el centro de comando nacional de defensa aérea (ADOC).

Seria um estático com dois móveis de reserva. Ou não?

Ummmm?!
Pelo que percebi do texto, seriam dois estáticos com um móvel de reserva... Mas se assim for, já cá não está quem falou :oops:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#72 Mensagem por Beronha » Qua Ago 01, 2007 1:15 pm

abs!

Imagem
Camarada , fez falta seus posts nesses dias frierentos...

sds cordiais

Dieneces
Sênior
Sênior

#73 Mensagem por Dieneces » Qua Ago 01, 2007 1:34 pm

Beronha escreveu:

abs!

Imagem
Camarada , fez falta seus posts nesses dias frierentos...

sds cordiais
[009]

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#74 Mensagem por Morcego » Qua Ago 01, 2007 7:33 pm

Marino escreveu:Salve Morcego

Não entendi. Pode ser que estejamos falando realmente de coisas diferentes.

Basicamente estou diznedo que os françua continuam na porra da doutrina da 2G pelo simples fato de que foram eles que pariram a cria, e nos (e o mundo) OPTAMOS POR ORNIZARMO-NOS conforme a 2G, afinal, é muito mais confortavel comandar a distância do calor das coisas, É ASSIM ATÉ EM DELEGACIA, ATÉ EM ESCOLA PRIMARIA.

o mais engraçado é que essa opção é a que mais gasta recursos e esforços, sendo que a 3G aproveita muito mais os recursos (até por conta da velocidade), MAS TODOS OPTAM PELA 2G pq "não querem arriscar".

bah, na verdade, estavamos falando é dos franceses, o papo ficou doido.

Marino escreveu:

Não amigo. Quando passamos para o PPM, o nível é outro, deixa de ser estratégico e vira operacional. Se a estratégia está errada, neste nível não adianta você fazer o melhor planejamento do mundo, pois vai dar errado.

Ta entendi, mas isso não prova que no BRASIL nossas forças tenham ALGUMA NOÇÃO DE 3G, alias, é claro, NEM EU TENHO, toda via, quanto a 2G eu posso dizer com bastante certeza que desde uma delegacia de policia em TOC TOC PEQUENO, até uma escola secundarista em JARAGUÁ DO SUL, a CUPULA ADMINISTRATIVA e TOMADORA DE DECISÃ esta toda ela DISTANTE DA REALIDADE e do DIA-A-DIA.

Até acredito que a MB seja de todas as forças a que mais tenha (ou que tenha completamente) introduzido em sua ordem operativa e administrativa a valorização de atitudes individuais e o encorajamento das atitudes pró-ativas das unidades; até pq PARA PODER DOTAR so FUZILEIROS DA RETAGUARDA NECESSÁRIA é fundamental que a MB seja rapida em dominar o mar na região do T.O.; bom, MEU CEREBELO ESTA FRITANDO.

Marino escreveu:

Não tenho a mínima idéia. Talvez o Piffer ou o Jauro possam responder.

Bom, seja la como for, não estou falando os comandos os paraquedistas, QUERO SABER O PESSOAL AQUI DO 2.bil EM São Vicente/SP, os caras das tropas regulares entende, não as "ESPECIAIS".

Marino escreveu:

Até agora nunca aconteceu, ainda bem, não com Almirantes. Já com um comandante, mas se não ocorresse eu estaria fora da estatística, não é?
Só para conhecimento, esta besta pensava que iria ser promovido, mas foi mandado embora.
Um abraço

bOM, é isso ae, POR ESSAS E POR OUTRAS QUE VOU ME FILIAR AOS AMIGOS DA MARINHA AQUI EM SANTOS.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#75 Mensagem por Morcego » Qua Ago 01, 2007 7:40 pm

EU CUTUCO MESMO.

alcmartin escreveu:É um prazer voltar ao aéreas, deparando-me c/um debate de tal quilate!

qUE BATALHA? os caras continuam fazendo TOP TOP e FUC FUC, pra tentar dizer que a pista sem grouving não foi um erro? oras OS CARAS CONTINUAM ACHANDO QUE ESTAVA TUDO NUMA BOA NA ADMINISTRAÇÃO LOGISTICA DO PAIS? ué, se estava, PQ O GOVERNO NÃO SEGUROU OS COMPETENTISSÍMOS?

alcmartin escreveu:Acho interessante que no final, seja no campo militar ou civil, deparamo-nos c/o mesmo diagnostico: a falta de planejamento, a falta de estrategia ou comando, o famoso "provisorio-definitivo" que fatalmente nos levará a um resultado já conhecido.

PIOR, o que eu estou CUTUCANDO, é que o BRASIL ESTA ERRADO EM BOA PARTE do POUCO do que tem de planejamento estratégico.

alcmartin escreveu:Será esse período de nosso país uma fase, uma "adolescencia",em que aprendemos a ser grandes? Ou é atestado de incompetencia, de terceiro-mundismo, mesmo? :cry:

Nada, SOMOS IRRESPONSAVEIS MESMOS, gostamos de meter cadiado depois que a porta foi aberta até sem trinco.

alcmartin escreveu:Por favor, nem me respondam...posso não gostar... :?

abs!

que é isso, É UM PRAZER CUTUCAR.

alcmartin escreveu:Ps- Meu caro Almte. Marino,

bah, o som da derrota chega junto com as frases bonitas.

Responder