Validade de caças Stealth face à tecnologia IIR

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#61 Mensagem por chm0d » Seg Mai 21, 2007 10:49 pm

Wolfgang escreveu:Mas e se os negos estavam na mesma formação e o gajo quis 'impressionar' os colegas com uma foto inocente...? :twisted: Vai saber...rs


A 7gs?




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#62 Mensagem por Wolfgang » Seg Mai 21, 2007 10:50 pm

chm0d escreveu:
Wolfgang escreveu:Mas e se os negos estavam na mesma formação e o gajo quis 'impressionar' os colegas com uma foto inocente...? :twisted: Vai saber...rs


A 7gs?


Nossa, tem razão, não tinha reparado!!!!
:shock: :shock: :shock: :shock:




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#63 Mensagem por Sintra » Seg Mai 21, 2007 11:09 pm

Bolovo escreveu:
Sintra escreveu:
Bolovo escreveu:
Sintra escreveu:Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf

Dizem que o AN/APG-77 é tão moderno e furtivo, que será necessário aparecer uma nova geração de sensores RWR para ser possível localiza-lo.


Nope, os Tornados F3 no ultimo Red Flag estavam a detectar o "77". :wink:

Etcha! Essa eu não estava sabendo! :mrgreen:

Foi na 'Colonial Flag'? A que distância, situação e tal? Saberia me dizer, Sintra?!


Sim, foi na Colonial Flag, e não, infelizmente não sou capaz de responder ao resto... Foi um comentário de um jornalista Britânicoque escreve na AFM, flight, etc, mas o tipo não adiantou grande coisa...

Sorry :(




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#64 Mensagem por Sintra » Seg Mai 21, 2007 11:13 pm

Wolfgang escreveu:Pô, Sintra qual foi o kill ratio da brincadeira? :shock:


Só quem participou na brincadeira é que sabe... Not me. :wink:




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#65 Mensagem por Penguin » Ter Mai 22, 2007 6:53 pm

Sintra escreveu:
Bolovo escreveu:
Sintra escreveu:Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf

Dizem que o AN/APG-77 é tão moderno e furtivo, que será necessário aparecer uma nova geração de sensores RWR para ser possível localiza-lo.


Nope, os Tornados F3 no ultimo Red Flag estavam a detectar o "77". :wink:


Sem ser chato, mas sendo....qual foi a fonte desta informacao? Em que condicoes, LPI?

Pensava que este tipo de informacao fosse confidencial... :shock:




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#66 Mensagem por Penguin » Ter Mai 22, 2007 7:59 pm

G-LOC escreveu:Esta suposta imagem do IRST do Eurofighter detectando o B-2 na verdade é de um SAM Rapier/Jernas que acompanhou um B-2 durante uma feira aérea. Estão dando outra interpretação a imagem. A própria distância da imagem mostra que foi a curta distância e pode ter sido indicação visual apoiando o sensor IR.

G-LOC



Imagem

"Um B-2 foi rastreado por uma bateria de mísseis SAM Rapier durante um sobrevôo de uma feira aérea. Obviamente era esperado e estava voando bem abaixo da altitude operacional."

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ge/furt04ir.html




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#67 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 22, 2007 8:38 pm

Olá

Eu só fico tentando imaginar uma situação aonde o B-2 realmente aonde ficaria vulnerável dessa maneira...

Lembrar que no 1-1 até o F-22 ou o F-35 podem ser vitmas da tática certa...

O interessante é quantidade de grana e tempo necessário para se desenvolver tal tática e além disso todo mundo sabe que o pessoal do Norte não joga para perder e que em termos de "ignorância" os caras jogam sempre para ganhar (podem ter algumas falhas, mas em termos de Guerras Aéreas ele são um absurdo)!

Outra coisa interessante é que esse ano o F-22 é capaz de aparecer em Le Bourget (nem que seja só sobrevoando) e que os americanos estão meio receiosos do plano de vôo que os franceses podem passar, já que o F-117 passou "sem querer" pelas raias eletromagnéticas do pessoal da Champagne :wink: .

Isso e as fotografias tão 'próximas' do F-35 além do Raptor fazer um monte de visitas por vários lugares nos EUA durante o verão podem indicar que eles já estejam um passo a frente em termos de façanhas tecno'lógicas... :wink: Mas isso é pura especulação 8-] e conspiração minha...

Vamos ver no futuro quem está um passo à frente :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#68 Mensagem por Sintra » Ter Mai 22, 2007 9:32 pm

jacquessantiago escreveu:
Sintra escreveu:
Bolovo escreveu:
Sintra escreveu:Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf

Dizem que o AN/APG-77 é tão moderno e furtivo, que será necessário aparecer uma nova geração de sensores RWR para ser possível localiza-lo.


Nope, os Tornados F3 no ultimo Red Flag estavam a detectar o "77". :wink:


Sem ser chato, mas sendo....qual foi a fonte desta informacao? Em que condicoes, LPI?

Pensava que este tipo de informacao fosse confidencial... :shock:


E é, as condições são desconhecidas e a fonte chama-se Jon Lake. Encontras artigos dele na AFM, Air International, Combat Aircrat, Flight, etc, etc...
Foi um simples comentário que ele fez na net, mas não disse mais nada.

Abraços :wink:




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#69 Mensagem por Patton » Dom Jun 10, 2007 5:17 am

Sintra escreveu:
Bolovo escreveu:
Sintra escreveu:Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf

Dizem que o AN/APG-77 é tão moderno e furtivo, que será necessário aparecer uma nova geração de sensores RWR para ser possível localiza-lo.


Nope, os Tornados F3 no ultimo Red Flag estavam a detectar o "77". :wink:


Pode ate detectar mais nao pode atacar o alvo com apenas informacoes assim. Um piloto Australiano ficqou tao zangado quando lutou nas simulacoes contra o Rapotor que ele ficou falando palavores porque nao podia receber uma solucao-alvo com seus misseis guiados por radar ou misseis do AIM-9L, era so' o canhao mesmo.




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#70 Mensagem por Jacobs » Dom Jun 10, 2007 11:09 am

Patton escreveu:
Sintra escreveu:
Bolovo escreveu:
Sintra escreveu:Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf

Dizem que o AN/APG-77 é tão moderno e furtivo, que será necessário aparecer uma nova geração de sensores RWR para ser possível localiza-lo.


Nope, os Tornados F3 no ultimo Red Flag estavam a detectar o "77". :wink:


Pode ate detectar mais nao pode atacar o alvo com apenas informacoes assim. Um piloto Australiano ficqou tao zangado quando lutou nas simulacoes contra o Rapotor que ele ficou falando palavores porque nao podia receber uma solucao-alvo com seus misseis guiados por radar ou misseis do AIM-9L, era so' o canhao mesmo.


Os Israelenses que iriam adorar combater o F-22! Eles adoram um dogfight...




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#71 Mensagem por Patton » Dom Jun 10, 2007 2:52 pm

Jacobs escreveu:
Patton escreveu:
Sintra escreveu:
Bolovo escreveu:
Sintra escreveu:Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf

Dizem que o AN/APG-77 é tão moderno e furtivo, que será necessário aparecer uma nova geração de sensores RWR para ser possível localiza-lo.


Nope, os Tornados F3 no ultimo Red Flag estavam a detectar o "77". :wink:


Pode ate detectar mais nao pode atacar o alvo com apenas informacoes assim. Um piloto Australiano ficqou tao zangado quando lutou nas simulacoes contra o Rapotor que ele ficou falando palavores porque nao podia receber uma solucao-alvo com seus misseis guiados por radar ou misseis do AIM-9L, era so' o canhao mesmo.


Os Israelenses que iriam adorar combater o F-22! Eles adoram um dogfight...


Acredito que nao.




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#72 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jun 10, 2007 4:55 pm

Esse autraliano tinha algum míssil wvr decente? Ou ao menos um IRST no nível do Rafale e os novos russos? Tinha um BVR IR que pudesse usar?

Se o RWR pegou, o IRST automaticamente começa a procurar naquela área, junto com o radar, ou apenas com IR. Um MICA IR e um Spectra, se aparecer esse sinal de radar aí, é saco, ou pelo menos um curva bem apertada prá tentar fugir do MICA.

Se foi na arena visual, pois o australiano estava tentando o AIM-9, bastava um bom e velho Python-IV/V, MICA IR ou um R-73M/R-27ET. Este segundo chegaria muito, mas muito rápido mesmo no alvo e os sensores IR novos não se iludem com flares, então, alvo no visual, alvo destruído.

Ou seja, se o adversário não fosse um avião com mísseis IR obsoletos, esse F-22 estaria condenado.




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#73 Mensagem por Penguin » Dom Jun 10, 2007 8:24 pm

Carlos Mathias escreveu:Esse autraliano tinha algum míssil wvr decente? Ou ao menos um IRST no nível do Rafale e os novos russos? Tinha um BVR IR que pudesse usar?

Se o RWR pegou, o IRST automaticamente começa a procurar naquela área, junto com o radar, ou apenas com IR. Um MICA IR e um Spectra, se aparecer esse sinal de radar aí, é saco, ou pelo menos um curva bem apertada prá tentar fugir do MICA.

Se foi na arena visual, pois o australiano estava tentando o AIM-9, bastava um bom e velho Python-IV/V, MICA IR ou um R-73M/R-27ET. Este segundo chegaria muito, mas muito rápido mesmo no alvo e os sensores IR novos não se iludem com flares, então, alvo no visual, alvo destruído.

Ou seja, se o adversário não fosse um avião com mísseis IR obsoletos, esse F-22 estaria condenado.


ASRAAM e AIM-120.

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#74 Mensagem por Bolovo » Dom Jun 10, 2007 9:27 pm

O AIM-132 ASRAAM tem um dos melhores sensores infravermelhos da atualidade.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#75 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jun 10, 2007 10:43 pm

Pode ate detectar mais nao pode atacar o alvo com apenas informacoes assim. Um piloto Australiano ficqou tao zangado quando lutou nas simulacoes contra o Rapotor que ele ficou falando palavores porque nao podia receber uma solucao-alvo com seus misseis guiados por radar ou misseis do AIM-9L, era so' o canhao mesmo.


Se quiserem eu posso repetir mais umas vezes...




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