TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7841
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2735 vezes
- Agradeceram: 1115 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Estava pensando o mesmo, nosso problema é escala de produção, não temos $$$ para entrar em uma empreitada como a França, em desenvolver e labutar como ela para vender ao estrangeiro, melhor seria desenvolver junto com outro país, tipo T-50, F-X coreano e até o J-20, mas entrar sozinho nesta aventura esta totalmente fora de nossa realidade...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Ué, e o Pak-Fa era o que então?
Alias, o Gripen NG é um projeto que o Brasil pode entrar
O problema, é que seria um novo AMX, então tigrada, é a solução pronta Russa, Francesa ou Yanque
Alias, o Gripen NG é um projeto que o Brasil pode entrar
O problema, é que seria um novo AMX, então tigrada, é a solução pronta Russa, Francesa ou Yanque
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Paisano
- Sênior
- Mensagens: 16163
- Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
- Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O Senador Cristovam Buarque conseguiu a façanha de me deixar irritado.
Nunca, nos meus 50 anos de vida, presenciei tamanha indigência intelectual!!!![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)

Nunca, nos meus 50 anos de vida, presenciei tamanha indigência intelectual!!!
![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Aqui estou totalmente de acordo.cb_lima escreveu:Continuidade é uma das chaves.
Ao mesmo tempo projetos paralelos com universidade e industria. Eu comprei um livro sobre a Industria aeronáutica chinesa e se você ver a quantidade de maluquice que eles desenvolveram para chegar nos J-10 e J-20 de hoje...
E esse é um passo necessário... não dá para acertar de primeira se quisermos ser grandes.
Inovação tem um preço e o problema é que no Brasil muito pouca gente está disposta a pagar por isso(vide educação)
Em tempo: A Embraer já faz isso com o seu colégio técnico e os seus ínumeros acordos com Faculdades em SJC, mas precisamos de mais
[]s
CB_Lima
A única forma de aprender a desenvolver produtos de engenharia é fazendo, mesmo que sejam besteiras que inicialmente não sirvam para nada. Se conseguir algo que seja perfeito na primeira tentativa for um requisito básico, então só prateleira mesmo.
Leandro G. Card
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Exato! Não existe compromisso com uma verdadeira força de guerra,não existe escala. Sem escala não existe industria nem fornecedores. Não existe nescessidade de produção local,nem de tots e offsets que não sejam somente os de praxe.Túlio escreveu:cb_lima escreveu:![]()
Você está tentando explicar o inexplicável e defender o que o ilustre senador está dizendo?![]()
Só rindo...![]()
![]()
![]()
![]()
[]s
CB_Lima
Não se trata disso. Lima véio, não foste tu quem me disse que a EMBRAER faz até FBW?
Bueno, é uma empresa com décadas de experiência INCLUSIVE EM JATOS DE COMBATE. Hoje faz alguns dos melhores aviões comerciais e executivos do mundo e se prepara para fazer um dos melhores transportes médios do mundo, por que não CAÇAS?
RESPOSTA: é uma empresa privada, vai onde dá lucro. E com razão. Desenvolver caça na expectativa de vender uma grande quantidade ao Governo do Brasil é pedir para quebrar, junto com um balaio de fornecedores.
Não é de RIR; é de CHORAR!
A quem atende então toda esta papagaiada de se vincular a compra de 3 duzias de caças a uma lista de "supostos" conhecimentos obrigatórios,sensíveis e capitais a serem transferidos pelos fornecedores do FX2? Que inclusive oneram a compra governamental de forma sensível se tornando muito mais dispendiosa,ao contrário de que se fosse uma simples prateleirada básica para tampar o buraco?
Atendem a uma empresa privada de nome Embraer. Mas o governo vai gastar essa baba comprando tecnologias pra entregar de graça aos acionistas desta empresa?
Possivelmente ela acenou ao governo que dominando estas tecnologias,poderia a partir daí tocar um dos seus projetos próprios,com radar de Israel e motores americanos,e o governo achou uma beleza de independência futura isso!!!!!


Bom...mas se é esta empresa que vai lucrar conhecimentos importantes com esta parada,e tocar o próximo e futuro projeto,ela não tem influência nenhuma na formatação da shortlist e na escolha dos finalistas?
Claro que não...

Mesmo porque os EUA não seriam capazes de fazer o papél baixo,de pressionar a Embraer nos bastidores desde o inicio do processo,para que ela exercesse qualquer influência neste negócio.
Vejam o caso dos Russos por exemplo,foram logo defenestrados do processo,pois ofereceram um avião que não existia operacionalmente,a Embraer e os seus parceiros comerciais norte americanos,não iriam obstacularizar os russos...só porque eles são...russos! Uma tecnologiazinha russa viria bem a calhar...tem tudo a ver!Isso é de responsabilidade do Copac.
Parei por aqui. Rabo não abana cachorro.
SDS.
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Ele é até bem intencionado (tanto que se deu ao trabalho de comparecer à audiência, mais do que fêz a maioria), mas a falta de conhecimentos específicos sobre a área de defesa e mesmo sobre questões técnicas básicas é gritante. E olha que ele é engenheiro (mas acho que nunca praticou)!Paisano escreveu:O Senador Cristovam Buarque conseguiu a façanha de me deixar irritado.![]()
Nunca, nos meus 50 anos de vida, presenciei tamanha indigência intelectual!!!
Leandro G. Card
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O Cristovam Buarque é um dos maiores embustes que já tive o desprazer de conhecer.
As "boas intenções" dele começam e terminam nele próprio. Sem mais.
[]'s
As "boas intenções" dele começam e terminam nele próprio. Sem mais.
[]'s
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62315
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6533 vezes
- Agradeceram: 6902 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Nunca esquecendo o atual e já longo 'namoro' da EMBRAER com a Boeing: essa é uma peça importante do tabuleiro que está sendo ignorada. Repito, à EMBRAER interessam aeronaves COMERCIAIS (e o KC-390, claro, em SEGUNDO lugar) e desenvolver em conjunto o substituto do combalido 737 é uma guloseima e tanto, ToT muito mais interessante do que fuselagem de caça que nunca vão produzir mesmo por não haver escala no Brasil para isso.
E querem saber?
ELES ESTÃO É CERTOS!
E querem saber?
ELES ESTÃO É CERTOS!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sou obrigado a concordarTúlio escreveu:ELES ESTÃO É CERTOS!
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Leandro G. Card
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Discordo.Túlio escreveu:Nunca esquecendo o atual e já longo 'namoro' da EMBRAER com a Boeing: essa é uma peça importante do tabuleiro que está sendo ignorada. Repito, à EMBRAER interessam aeronaves COMERCIAIS (e o KC-390, claro, em SEGUNDO lugar) e desenvolver em conjunto o substituto do combalido 737 é uma guloseima e tanto, ToT muito mais interessante do que fuselagem de caça que nunca vão produzir mesmo por não haver escala no Brasil para isso.
E querem saber?
ELES ESTÃO É CERTOS!
Indio véio,quer dizer então que a nossa Força Aérea não poderia ter a atitude "egoista" de comprar suas merrequinhas de duzias de caças,sem dar alguma espécie de "rebarba" e satisfação para a tal de Embraer? Será mesmo que em um compra direta de prateleira a Embraer tem que participar? Porque? Se a Embraer interessam somente as aeronaves comerciais que lhe dão polpudo lucro?
Abraços! Já percebeste que as ações da Embraer não fazem ´parte de meu portfólio né?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62315
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6533 vezes
- Agradeceram: 6902 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Bender escreveu: Discordo.
Indio véio,quer dizer então que a nossa Força Aérea não poderia ter a atitude "egoista" de comprar suas merrequinhas de duzias de caças,sem dar alguma espécie de "rebarba" e satisfação para a tal de Embraer? Será mesmo que em um compra direta de prateleira a Embraer tem que participar? Porque? Se a Embraer interessam somente as aeronaves comerciais que lhe dão polpudo lucro?
Abraços! Já percebeste que as ações da Embraer não fazem ´parte de meu portfólio né?
E eu discordo da tua discordância. E queres saber? Estás EXPULSO! E fuzilado, metralhado, torrado com fósforo branco e o que o sobrar eu largo pro Tóbi!
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
Sério agora, a EMBRAER é empresa ESTRATÉGICA no Brasil (e o seria em qualquer outro País), emprega gente aos montes de modo direto e INDIRETO e em buena parte são empregos de ótimo nível tecnológico, e ainda por cima qualifica mão de obra de primeira classe. Movimenta bilhões e bilhões todos os anos. Paga uma baba em impostos (




Bender véio, não sejas EMOCIONAL, entendes de política muito mais do que eu vou levar dez vidas para entender, a qual das duas o GF daria preferência? À merreca de caças para defenderem céus que ninguém se importa se são ou não defendidos ou a uma das maiores indústrias aeronáuticas do mundo - que incidentalmente fica aqui mas que aposto que seria recebida de braços (e bolsos) abertos na China, por exemplo - querendo crescer mais, de mãos dadas com a Boeing?
Tá, e qual o interesse DA BOEING? Bueno, creio eu que se fizer um substituto BEM superior ao "fim-de-carreira" 737 junto com a EMBRAER:


Não, a Boeing não é BOAZINHA, age friamente e provavelmente obterá o que quer. COM A EMBRAER!
É o que penso.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7841
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2735 vezes
- Agradeceram: 1115 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Tem todo sentido o comentário do Túlio... mas esse namoro BoeingXEmbraer já teve muitos altos e baixos...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62315
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6533 vezes
- Agradeceram: 6902 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Todos os namoros têm, cupincha. Casamento é pior ainda...





“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Já me reerguendo e juntando os pedaços queimados da minha lataria enferrujada,dira ao ex indio véio e agora cara pálida defensor das grandes corporações,que é óbvio que tens minha concordância quanto a posição estratégica da referida empresa no que se refere as contribuições de campanha.Túlio escreveu:Bender escreveu: Discordo.
Indio véio,quer dizer então que a nossa Força Aérea não poderia ter a atitude "egoista" de comprar suas merrequinhas de duzias de caças,sem dar alguma espécie de "rebarba" e satisfação para a tal de Embraer? Será mesmo que em um compra direta de prateleira a Embraer tem que participar? Porque? Se a Embraer interessam somente as aeronaves comerciais que lhe dão polpudo lucro?
Abraços! Já percebeste que as ações da Embraer não fazem ´parte de meu portfólio né?
E eu discordo da tua discordância. E queres saber? Estás EXPULSO! E fuzilado, metralhado, torrado com fósforo branco e o que o sobrar eu largo pro Tóbi!![]()
![]()
![]()
![]()
Sério agora, a EMBRAER é empresa ESTRATÉGICA no Brasil (e o seria em qualquer outro País), emprega gente aos montes de modo direto e INDIRETO e em buena parte são empregos de ótimo nível tecnológico, e ainda por cima qualifica mão de obra de primeira classe. Movimenta bilhões e bilhões todos os anos. Paga uma baba em impostos (fora as contribuições de campanha
). Que governo daria um 'chega pra lá' numa empresa desse porte?
O Brasil precisa da FAB? PRECISA! Mas a FAB faz contribuições de campanha?
O Brasil precisa da EMBRAER? PRECISA! Mas a EMBRAER faz contribuições de campanha?
Bender véio, não sejas EMOCIONAL, entendes de política muito mais do que eu vou levar dez vidas para entender, a qual das duas o GF daria preferência? À merreca de caças para defenderem céus que ninguém se importa se são ou não defendidos ou a uma das maiores indústrias aeronáuticas do mundo - que incidentalmente fica aqui mas que aposto que seria recebida de braços (e bolsos) abertos na China, por exemplo - querendo crescer mais, de mãos dadas com a Boeing?
Tá, e qual o interesse DA BOEING? Bueno, creio eu que se fizer um substituto BEM superior ao "fim-de-carreira" 737 junto com a EMBRAER:
Elimina um competidor CERTO (é ÓBVIO que o próximo passo da EMBRAER vai ser na direção do mercado atualmente dividido entre 737 e A320, KC-390 é pouco mais que cortina de fumaça), transformando-o em SÓCIO!
Dá um senhor coice na bunda da Airbus, que terá de desenvolver sozinha um substituto COMPETITIVO para o obsolescente A320, e isso numa Europa economicamente aos cacos.
Não, a Boeing não é BOAZINHA, age friamente e provavelmente obterá o que quer. COM A EMBRAER!
É o que penso.
Mas,sem querer realçar mais ainda a chatisse extrema que já faz parte inarredável da minha biografia aqui neste muro das lamentações ,te digo que antes de olhar esta questão sobre o prisma da minha emocional e falsa inocência política,olho com os olhos maldosos da flagrante mistura dos interesses menores revestidos pelo falso manto dos maiores,de industrias privadas supostamente influindo decisivamente em questões fundamentais de estado,e com a anuência de uma das forças militares do país,que ai sim em minha inocência política se configuraria a deblaque e total admissão por parte do estado que o pais renega sua independência externa e política em favor de um bom negócio privado para alguns conhecidos.
Estrategicamente falando agora do âmbito militar, a Embraer hoje é muito importante para a lodjinha de tuning do Jacó,com quem faz parcerias habituais e sua ultima grande contribuição para as FAs brasileiras foi um turbo hélice no qual fez o projeto no cad e manufaturou a fuzelagem. Não tem interesse sequer em fazer um vant! Lucro baixo...aeromodelos...hummm...
Mas não nego que quando pega uma gripe no mercado financeiro mundial,estrategicamente não se furta a mandar 4000 de seus colaboradores qualificados de primeiro mundo para o olho da rua,para não afetar seu balanço.
Existe uma maneira patológica e insistentemente deformada de se tratar e se referir a Embraer,principalmente entre os políticos brasileiros.
A Embraer foi privatizada,não trabalha mais a serviço do Brasil (a não ser na balança comercial...) a custa de prejuizos,trabalha a serviço de seus acionistas em busca de máximos lucros,nem que para isso tenha que pegar carona e influenciar na decisão de uma compra caríssima e estratégica que será paga com dinheiro de impostos. Sim estes mesmos que reclamas em tua assinatura,de contribuinte rebelde .

Daqui a pouco vou começar a imaginar coisas e achar que a FAB através do Copac esta fazendo a escolha dos melhores caças para o Brasil, de acordo com as melhores conveniências "estritamente técnicas" (ou comerciais?)da Embraer,seriam então os melhores caças para Embraer? ou seriam os:"melhores negócios"?
Tá com carinha de um "contubérnio" isso ai. (@Brizola)
Após ser gravemente afetado pelo fósforo branco,acho que é isso que penso...penso?

Grande abraço!
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62315
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6533 vezes
- Agradeceram: 6902 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Cupincha, não creio que seja a FAB: é o GF! Esse mesmo que está aí (e qualquer outro que estivesse) teria de fazer a famigerada Escolha de Sofia... ![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)