WOKEHEAD quando seu adurado guberno XUXALIXTX terminar o serviço:
Comédia da vida real
Moderador: Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1173 vezes
- Agradeceram: 2938 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6392 vezes
- Agradeceram: 6742 vezes
- Contato:
Re: Comédia da vida real
WOKEHEAD quando seu adurado guberno XUXALIXTX terminar o serviço:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
Por enquanto ainda pinga... esperemos que o dito governo caia em breve, porque este segundo mandato tem sido absolutamente ridículo.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
cabeça de martelo escreveu: Sáb Mai 13, 2023 7:11 am Por enquanto ainda pinga... esperemos que o dito governo caia em breve, porque este segundo mandato tem sido absolutamente ridículo.
Ridículo é um reformado em Portugal, um País rico da UE, ganhar o mesmo que outro no Brasil, um País pobre do MerDosul; aí nós entendemos a diferença entre valor nominal e PPC. Este segundo mandato tem sido é ATROZ.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- cabeça de martelo
- Sênior
Segundo a Pordata a pensão média anual da Segurança Social em 2021 era de 6.344,3€, ou seja 453€ por mês (14 vezes por ano) ou 528€ se contarmos os 12 meses do ano. Os meus pais ganham significativamente mais do que isso e os meus sogros idem. Tudo classe média (a mais numerosa em Portugal).Túlio escreveu: Sáb Mai 13, 2023 12:13 pmcabeça de martelo escreveu: Sáb Mai 13, 2023 7:11 am Por enquanto ainda pinga... esperemos que o dito governo caia em breve, porque este segundo mandato tem sido absolutamente ridículo.Ridículo é um reformado em Portugal, um País rico da UE, ganhar o mesmo que outro no Brasil, um País pobre do MerDosul; aí nós entendemos a diferença entre valor nominal e PPC. Este segundo mandato tem sido é ATROZ.
Na Caixa Geral de Aposentações (Função Pública) a pensão média anual é de 1341,94€.
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2792 vezes
- Agradeceram: 2462 vezes
- P44
- Sênior
Túlio escreveu: Sáb Mai 13, 2023 12:13 pmcabeça de martelo escreveu: Sáb Mai 13, 2023 7:11 am Por enquanto ainda pinga... esperemos que o dito governo caia em breve, porque este segundo mandato tem sido absolutamente ridículo.Ridículo é um reformado em Portugal, um País rico da UE, ganhar o mesmo que outro no Brasil, um País pobre do MerDosul; aí nós entendemos a diferença entre valor nominal e PPC. Este segundo mandato tem sido é ATROZ.
E o mais cómico é que são precisamente os velhos com pensões de miséria que votam maioritariamente no PS
*Turn on the news and eat their lies*
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
P44 escreveu: Seg Mai 15, 2023 2:48 amTúlio escreveu: Sáb Mai 13, 2023 12:13 pm
Ridículo é um reformado em Portugal, um País rico da UE, ganhar o mesmo que outro no Brasil, um País pobre do MerDosul; aí nós entendemos a diferença entre valor nominal e PPC. Este segundo mandato tem sido é ATROZ.
E o mais cómico é que são precisamente os velhos com pensões de miséria que votam maioritariamente no PS
De certa maneira até que faz sentido: devem ser os mesmos que, quando jovens, botavam cravos nas bocas dos fuzis em 25/04/1974; e nos permite perdoar os Millennials e GenZ, pois já tinha GENTE BURRA de monte naquele tempo (e nunca se tornaram verdadeiros adultos).
E achas que aqui é menos? O valor MÉDIO recebido por um reformado do INSS (vezes 13; a briga para serem 14 continua no congre$$o) no Brasil é bem acima de 01 salário mínimo - o menor valor pago - mas, para tentar te oferecer um dado mais preciso, tive que mandar email para o citado INSS e vai saber quando respondem, ou SE. Olha só, me loguei no site, perguntei e:cabeça de martelo escreveu: Sáb Mai 13, 2023 12:43 pm
Segundo a Pordata a pensão média anual da Segurança Social em 2021 era de 6.344,3€, ou seja 453€ por mês (14 vezes por ano) ou 528€ se contarmos os 12 meses do ano. Os meus pais ganham significativamente mais do que isso e os meus sogros idem. Tudo classe média (a mais numerosa em Portugal).
Na Caixa Geral de Aposentações (Função Pública) a pensão média anual é de 1341,94€.
Já sobre as reformas no setor público nem tem como comparar precisamente (Portugal não é uma Federação com estados-membros) mas em qualquer dos casos os daí iam passar vergonha ante os daqui (é por isto, creio eu, que reformados zucas adoram se mudar para o Algarve mas os tugas não vêm para cá).O seu pedido de informação deverá ser processado no prazo de 20 (vinte) dias, conforme estabelecido no art. 11, § 1º, da Lei nº 12.527/2011, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, conforme dispõe o art. 11, § 2º, da referida Lei.
- cabeça de martelo
- Sênior
453€ por mês (14 parcelas) - 2 414,85 ReaisSe compararmos o salário mínimo em Portugal e no Brasil, é possível compreender melhor os custos de vida. Em Portugal, o salário mínimo em 2022 é de 705€, já no Brasil, o valor do salário mínimo é de R$ 1.212.
Se comparamos o salário médio, em Portugal ele se aproxima mais do mínimo. Em 2021, o salário médio no país foi de 1.361€ (7 255,22 Reais), sem distinção de grau de escolaridade. No Brasil, esse valor é de R$ 2.433 (de acordo com a Pnad), mas com maior variação de acordo com o grau de escolaridade.
Poder de compra em Portugal e no Brasil
O poder de compra também é um aspecto muito relevante do custo de vida. O que é possível observar é que comparando cidades com padrões semelhantes nos dois países, o poder de compra em Portugal é entre 30 e 40% maior que no Brasil.
528€ por mês (12 parcelas) - 2 814,66 Real
Função Pública 1341,94€ - 7 153,61 Reais
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
cabeça de martelo escreveu: Ter Mai 16, 2023 11:12 am453€ por mês (14 parcelas) - 2 414,85 ReaisSe compararmos o salário mínimo em Portugal e no Brasil, é possível compreender melhor os custos de vida. Em Portugal, o salário mínimo em 2022 é de 705€, já no Brasil, o valor do salário mínimo é de R$ 1.212.
Se comparamos o salário médio, em Portugal ele se aproxima mais do mínimo. Em 2021, o salário médio no país foi de 1.361€ (7 255,22 Reais), sem distinção de grau de escolaridade. No Brasil, esse valor é de R$ 2.433 (de acordo com a Pnad), mas com maior variação de acordo com o grau de escolaridade.
Poder de compra em Portugal e no Brasil
O poder de compra também é um aspecto muito relevante do custo de vida. O que é possível observar é que comparando cidades com padrões semelhantes nos dois países, o poder de compra em Portugal é entre 30 e 40% maior que no Brasil.
528€ por mês (12 parcelas) - 2 814,66 Real
Função Pública 1341,94€ - 7 153,61 Reais
Estamos a falar de reformados, se bem recordo. Aliás, notes o que escreveste e que eu já tinha visto mas não acreditava: um reformado aí ganha menos que o salário mínimo! Isto, aqui É CRIME!
Sobre salários e reformas do serviço público, também já te falei que não há como comparar, porque somos uma FEDERAÇÃO; se queres saber mais há uns posts bem explicativos entre eu e o @Matheus no SMEoS.
Quanto ao poder de compra, examinemos: comprar um carro eu sei que é mais barato aí, mas e quanto à gasolina/gasóleo (aqui na região BRL 5,49/6,90)? Sem estes ele não serve para nada. Idem um electrodoméstico qualquer, deve ser mais barato mas... e quanto ao KWh, é mais barato que aqui também (menos de BRL 0,90 na minha conta do mês anterior)? A água? Aqui tenho de poço artesiano, logo, entra na conta de energia, mas quanto custa aí o m³?
Já disse, não há comparação possível entre um País pequeno, por mais rico que seja, com um enorme, por mais pobre que seja; apenas não é permitido aqui pagar menos que um salário mínimo a um trabalhador, mesmo que reformado.
Sobre salários e reformas do serviço público, também já te falei que não há como comparar, porque somos uma FEDERAÇÃO; se queres saber mais há uns posts bem explicativos entre eu e o @Matheus no SMEoS.
Quanto ao poder de compra, examinemos: comprar um carro eu sei que é mais barato aí, mas e quanto à gasolina/gasóleo (aqui na região BRL 5,49/6,90)? Sem estes ele não serve para nada. Idem um electrodoméstico qualquer, deve ser mais barato mas... e quanto ao KWh, é mais barato que aqui também (menos de BRL 0,90 na minha conta do mês anterior)? A água? Aqui tenho de poço artesiano, logo, entra na conta de energia, mas quanto custa aí o m³?
Já disse, não há comparação possível entre um País pequeno, por mais rico que seja, com um enorme, por mais pobre que seja; apenas não é permitido aqui pagar menos que um salário mínimo a um trabalhador, mesmo que reformado.
- LM
- Sênior
- Agradeceu: 488 vezes
- Agradeceram: 238 vezes
De notar que, em Portugal, há muitos reformados que nunca descontaram (ou descontaram uma fração mínima do que seria necessário) e têm assim pensões muito baixas.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- cabeça de martelo
- Sênior
A grande diferença entre os meus avós paternos e maternos foi exatamente isso, uns descontaram outros não. Os meus pais e sogros também há uma grande diferença, já que os meus país sempre descontaram, os meus sogros descontaram para aí metade dos anos reais em que trabalharam e no caso da minha sogra sempre no mínimo.LM escreveu: Ter Mai 16, 2023 1:21 pm De notar que, em Portugal, há muitos reformados que nunca descontaram (ou descontaram uma fração mínima do que seria necessário) e têm assim pensões muito baixas.
Para além da reforma há toda uma série de complementos, isenções, etc.
- P44
- Sênior
A minha sogra recebe 300 e tal eurosLM escreveu: Ter Mai 16, 2023 1:21 pm De notar que, em Portugal, há muitos reformados que nunca descontaram (ou descontaram uma fração mínima do que seria necessário) e têm assim pensões muito baixas.
*Turn on the news and eat their lies*
- P44
- Sênior
- cabeça de martelo
- Sênior