Página 395 de 408

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jun 12, 2024 1:58 pm
por FCarvalho
mauri escreveu: Ter Jun 11, 2024 8:48 pm
Pablo Maica escreveu: Seg Jun 10, 2024 11:56 pm Não temos cacife nem para míseros 50 Gripens. Depois do custo de desenvolvimento vamos comprar o quê, umas 3 aeronaves do caça de sexta geração das 5 originalmente desejadas?
Ainda bem que temos a Embraer, com plena capacidade de absorver e usar a tecnologia adquirida com o Gripen em diversos projetos futuros, tal qual fez com o Xavante e AMX, pois se dependesse da capacidade financeira da falida FAB para utilizar esse ToT, seria dinheiro rasgado.
Um abraço e t+ :)
Mas cada um tem o que merece, com militares e até colegas aqui do Forum defendendo a compra de F-16, que seria o tiro de misericórdia no Gripen!!
Nem a Embraer se salvaria, sem esta linha de montagem funcionando com pelo menos mais um lote de Gripen, babau!!!O que estão pedindo seria a mesma coisa que fechar o Complexo Naval de Itaguaí e comprar novos submarinos de outro fabricante concorrente da DCNS.
Pontanto, acompanhar a evolução do Gripen e os movimentos suecos, seria o passo mais natural e econômico possível, vergonhoso seria ao contrário!!
@mauri

Já vimos essa mesma conversa antes, e todos aqui sabem no que resultou. Não há política de Estado em Defesa no Brasil, apenas eventos espasmódicos aqui e ali vez em quando, sempre que algum político quer aparecer mais que os outros, ou fazer algum agrado à caserna por mera questão de conveniência pessoal. A Embraer não tem e não terá o menor interesse em desenvolver nada sozinha ou em conjunto com ninguém em relação a futuros caças para a FAB se não houver mudanças completas de tratamento ao tema no país, sabidamente em função da não relação entre poder público, sociedade e Defesa.

Sejamos honestos, é só olhar toda essa novela que foi o FX\FX-2, que já vai para quase 30 anos sem encontrar termo para míseras 3 dúzias de caças. E a gestão atual, assim como todas as anteriores, não tem a menor disposição para dar sequência, celeridade e previsibilidade ao processo, visto o descompasso da economia e do erário público de sempre.

A FAB com muita sorte, mas com muita sorte mesmo, irá no máximo conseguir mais 15 Gripen E\F em troca de KC-390 para os suecos, e este programa acaba aí. Depois disso a FAB irá se virar com eventuais soluções de oportunidade, ou concentrar-se em outros programas\projetos, e seja o que Deus quiser. A Embraer, se produzir aqui 15 + 15 Gripen E já vai ficar para lá de satisfeita, pois economicamente este programa é irrelevante diante das perspectivas de ganhos com o KC-390 no curto e médio prazo.

Esta linha de produção do Gripen E em GPX sobrevive na melhor das hipóteses até o fim desta década, e não passa disso. Até mesmo para exportação, já que os potenciais clientes não vão comprar quantidade suficiente para mantê-la após 2030. Mas, claro, temos que levar em consideração as questões orçamentárias, que como já aludi no tópico do FX-2, dificilmente a empresa irá entregar 15 unidades até 2027. Pode contar que este prazo será esticado novamente, e este cronograma atual, o terceiro do projeto, aliás, vai para o lixo.

Idem para os estaleiros da marinha, no RJ e Santa Catarina. Ou alguém acha que com aquela "estratégia" vamos usar qualquer um deles além desta década? [001]

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jun 12, 2024 6:53 pm
por mauri
FCarvalho escreveu: Qua Jun 12, 2024 1:58 pm
mauri escreveu: Ter Jun 11, 2024 8:48 pm
Mas cada um tem o que merece, com militares e até colegas aqui do Forum defendendo a compra de F-16, que seria o tiro de misericórdia no Gripen!!
Nem a Embraer se salvaria, sem esta linha de montagem funcionando com pelo menos mais um lote de Gripen, babau!!!O que estão pedindo seria a mesma coisa que fechar o Complexo Naval de Itaguaí e comprar novos submarinos de outro fabricante concorrente da DCNS.
Pontanto, acompanhar a evolução do Gripen e os movimentos suecos, seria o passo mais natural e econômico possível, vergonhoso seria ao contrário!!
@mauri

Já vimos essa mesma conversa antes, e todos aqui sabem no que resultou. Não há política de Estado em Defesa no Brasil, apenas eventos espasmódicos aqui e ali vez em quando, sempre que algum político quer aparecer mais que os outros, ou fazer algum agrado à caserna por mera questão de conveniência pessoal. A Embraer não tem e não terá o menor interesse em desenvolver nada sozinha ou em conjunto com ninguém em relação a futuros caças para a FAB se não houver mudanças completas de tratamento ao tema no país, sabidamente em função da não relação entre poder público, sociedade e Defesa.

Sejamos honestos, é só olhar toda essa novela que foi o FX\FX-2, que já vai para quase 30 anos sem encontrar termo para míseras 3 dúzias de caças. E a gestão atual, assim como todas as anteriores, não tem a menor disposição para dar sequência, celeridade e previsibilidade ao processo, visto o descompasso da economia e do erário público de sempre.

A FAB com muita sorte, mas com muita sorte mesmo, irá no máximo conseguir mais 15 Gripen E\F em troca de KC-390 para os suecos, e este programa acaba aí. Depois disso a FAB irá se virar com eventuais soluções de oportunidade, ou concentrar-se em outros programas\projetos, e seja o que Deus quiser. A Embraer, se produzir aqui 15 + 15 Gripen E já vai ficar para lá de satisfeita, pois economicamente este programa é irrelevante diante das perspectivas de ganhos com o KC-390 no curto e médio prazo.

Esta linha de produção do Gripen E em GPX sobrevive na melhor das hipóteses até o fim desta década, e não passa disso. Até mesmo para exportação, já que os potenciais clientes não vão comprar quantidade suficiente para mantê-la após 2030. Mas, claro, temos que levar em consideração as questões orçamentárias, que como já aludi no tópico do FX-2, dificilmente a empresa irá entregar 15 unidades até 2027. Pode contar que este prazo será esticado novamente, e este cronograma atual, o terceiro do projeto, aliás, vai para o lixo.

Idem para os estaleiros da marinha, no RJ e Santa Catarina. Ou alguém acha que com aquela "estratégia" vamos usar qualquer um deles além desta década? [001]
Mas, Deus é brasileiro, e sempre temos uma solução em detrimento dos péssimos políticos que temos, e assim continuamos sendo a melhor força da América Latina, acho que o mal não está só aqui!!

A nossa salvação será a Colômbia comprar o Gripen e assim manteremos a linha de montagem por aqui, a Embraer esta se mechendo muito pra isso se concretizar!!

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jun 12, 2024 8:32 pm
por mauri
Se o Brasil fosse um país serio, uma notícia desta não estaria sendo veiculada!!
"Le Brésil n'ont è pas un pays sérieux"

https://www.aereo.jor.br/2024/06/12/seg ... al-do-ano/

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 1:38 am
por Pablo Maica
Se isto não for apenas um boato de internet eu juro que desisto, oficialmente desisto.

Depois da modernização do cascavel, modernização do leopard e agora F-16 tampão, parabéns para quem continuar acreditando que um dia isso aqui vá pra frente. Só falta a marinha ir atrás dos freedom para completar o circo.


Um abraço e t+ :)

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 6:21 am
por P44

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 6:53 am
por cabeça de martelo
Como dizia a senhora minha avó:

- Se não tens nada de de bom para dizer, remete-te ao silêncio!

Por isso não vou escrever mais nada acerca desta noticia.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 1:01 pm
por Brasileiro
A prioridade tinha que ser comprar mais Gripen, fabricados aqui.

Essa carta do F-16 usado não pode aparecer antes do cheque do novo lote do Gripen na mesa do PR. Uma completa inversão de valores.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 1:39 pm
por gogogas
Não concordo com os F-16 mas …
Alguns conhecidos e repórteres especializados comentam nos bastidores de :
1 - Atrasos no projeto Gripen está sendo pela SAAB e não por dinheiro ou falta de pagamento da FAB , ainda mais de acompanhar o cronograma está atrasado por falta dos suecos se comprometer com o prazo da entrega , nem mesmo o Gripen F está desenvolvido coisa que já era pra tá pronto , além das falhas dos projetos e atualizações do mesmo.
2- A Baixa dos AMX e alguns F-5 estão indo a todo vapor até ano que vem não teremos os AMX e alguns F-5 mais antigos como os primeiros modernizado por exemplo.
3- Um substituto dos AMX e F-5 tem que ser algo rápido pois com o cronograma da entrega dos F-39 teremos um apagão nos esquadrões sem mencionar que o Gripen ainda não atingiu a capacidade plena na FAB !
4- Sobre um novo lote de Gripens está sendo negociado com um aditivo no primeiro contrato , que dependendo das negociações terá entre 12 a 15 novos F-39.
5- Apesar dos F-16 serem usados , será vendido através do FMS que dependendo da disponibilidade será de 24 a 36 unidades para substituir os F-5 mais antigos e os AMX , se for negociado este ano ainda , poderemos ter ano que vem !
6- Os KC-390 já está sendo desenvolvido com a L3 para ter um sistema de abastecimento compatível com os F-16 , algo que pesou na escolha do mesmo.
7-Sobre os F-5 , será escolhido Canoas para operar até à baixa do mesmo , os F-16 C seria baseados em Santa Cruz e Santa Maria , e os D em Natal com os F-5 F e F-39 F , a FAB quer transferir os modelos Biplace para Natal.
8- Os F-16 será o substituto ( caso for comprado) dos F-5 e AMX , os Gripens será substituto dos Mirrage e poderá chegar às 50 unidades prometida.
9- Em toda a história da FAB , ela nunca operou um único modelo de caça.
10- Afinal pode ser inveja dos hermanos e chilenos rsrsrs , brincadeiras a parte !
Vamos aguardar pra ver onde vai está novela

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 1:45 pm
por cabeça de martelo
Brasileiro escreveu: Qui Jun 13, 2024 1:01 pm A prioridade tinha que ser comprar mais Gripen, fabricados aqui.

Essa carta do F-16 usado não pode aparecer antes do cheque do novo lote do Gripen na mesa do PR. Uma completa inversão de valores.
Será que os F5/AMX aguentam até lá? Para mim o que faz sentido é em caso de haver uma necessidade de adquirir algo em segunda mão, por urgência, então o mais prático e razoável seria adquirir Gripen de versões antigas (C/D).

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 1:51 pm
por gogogas
cabeça de martelo escreveu: Qui Jun 13, 2024 1:45 pm
Brasileiro escreveu: Qui Jun 13, 2024 1:01 pm A prioridade tinha que ser comprar mais Gripen, fabricados aqui.

Essa carta do F-16 usado não pode aparecer antes do cheque do novo lote do Gripen na mesa do PR. Uma completa inversão de valores.
Será que os F5/AMX aguentam até lá? Para mim o que faz sentido é em caso de haver uma necessidade de adquirir algo em segunda mão, por urgência, então o mais prático e razoável seria adquirir Gripen de versões antigas (C/D).
O FMS junta com a capacidade de Revo que está sendo desenvolvida pela L3 pesa na escolha do F-16

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 2:00 pm
por Pablo Maica
cabeça de martelo escreveu: Qui Jun 13, 2024 1:45 pm
Brasileiro escreveu: Qui Jun 13, 2024 1:01 pm A prioridade tinha que ser comprar mais Gripen, fabricados aqui.

Essa carta do F-16 usado não pode aparecer antes do cheque do novo lote do Gripen na mesa do PR. Uma completa inversão de valores.
Será que os F5/AMX aguentam até lá? Para mim o que faz sentido é em caso de haver uma necessidade de adquirir algo em segunda mão, por urgência, então o mais prático e razoável seria adquirir Gripen de versões antigas (C/D).
No meio dessa loucura toda seria a coisa mais razoável a se fazer, caso realmente haja atrasos no Gripen E.
7-Sobre os F-5 , será escolhido Canoas para operar até à baixa do mesmo , os F-16 C seria baseados em Santa Cruz e Santa Maria , e os D em Natal com os F-5 F e F-39 F , a FAB quer transferir os modelos Biplace para Natal.
Quando é que os trogloditas da FAB vão entender a verdadeira bizarrice estratégica que é manter 2 bases, a 300km uma da outra, no RS quando existem diversas regiões de altíssima importância sem nem a cobertura de um igla...


Um abraço e t+ :)

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 6:57 pm
por FCarvalho
Bom, vindo de onde vem, com o histórico que temos por aqui, nada mais me surpreende neste país de quinto mundo. Depois daquela "estratégia" da MB, é melhor nem esquentar, porque é daí para pior. F-16 na FAB é dos males o menor.

Se isso aqui fosse um país realmente sério, no mínimo o ministro da defesa e o cmte da FAB já estariam sendo interrogados e questionados nas duas comissões de defesa do congresso. Mas no país do futebol, nada que não seja novela, seleção e carnaval é de fato importante e urgente.

Resta saber como e se os suecos irão reagir a esta notícia. Preço por preço, os Gripen C\D são tão bons quanto qualquer Falcon pegando poeira em algum deserto nos USA.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 7:55 pm
por Pablo Maica
Vendo as notícias econômicas da tarde já vi que esse projeto não tem muito futuro, com o pachoca devolvendo a mp do pis e cofins o taxad já está em parafuso tentando achar da onde tirar mais dinheiro, uma das pautas é mais cortes nas forças armadas.

Então provavelmente essa compra não vai passar das páginas de notícias.


Um abraço e t+ :)

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 9:25 pm
por Matheus
Parece que isso é só pra colocar pressão na Saab e na força aérea sueca para comprar o 390 e acelerar as entregas do Gripen.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jun 13, 2024 10:45 pm
por prp
Matheus escreveu: Qui Jun 13, 2024 9:25 pm Parece que isso é só pra colocar pressão na Saab e na força aérea sueca para comprar o 390 e acelerar as entregas do Gripen.
Esse gripen foi a maior vigarice da saab e do cajuzinho Baptista jr. Empurraram uma trozoba no fundo do BR.

Hoje poderíamos estar voando com os tijolo ou rafale, inclusive para marinha.

Mas não, tinha gente que tinha que garantir emprego pros filhos...