A FAB vai receber 12 H125 do programa TH-X, com entregas a partir deste ano.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Mai 30, 2024 4:34 pm
por Túlio
FCarvalho escreveu: Qui Mai 30, 2024 2:20 pm
Quando foi mesmo que o governo andou comprando mais BH para a FAB a 5 bi para os cofres públicos?
Não estou sabendo.
Até agora a única compra ventilada oficialmente é de BH para a Avex. FAB nem vislumbre de novas aquisições.
Entre 2024 e 2025 a força aérea irá receber seus dois últimos H-36 Caracal. Ambos na versão operacional, com sonda revo e sistemas adicionais. E parou por aí.
Na pindaíba que vem aí eu não apostaria nem em metade destes Blackhawks, se tanto; já os 125/225 são crias dele (os 125 SNME vêm no lugar de alguns dos 225)...
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Mai 30, 2024 4:39 pm
por FCarvalho
Lucubus escreveu: Qui Mai 30, 2024 2:54 pm
A FAB vai receber 12 H125 do programa TH-X, com entregas a partir deste ano.
Sim, os dois últimos H-36 serão entregues até ano que vem, e não há mais qualquer intenção de novas compras. Já em relação aos BH, a ideia continua sendo a compra de mais unidades para o Pelicano e Poti.
Com relação aos H-125, eles não nos custaram um centavo a mais ou a menos, já que está dentro daquele acordo com a Helibrás\Airbus de troca de um H-36 por H-125 de treinamento.
A FAB vai ficar com 17 helos, considerando os 2 VH-36 no GTE. No caso, a MB irá receber cerca de 15 unidades para o lugar dos Bell Jet Ranger e dos Esquilo mais antigos nos HU-31, HU-41 e HU-51.
FCarvalho escreveu: Qui Mai 30, 2024 2:20 pm
Quando foi mesmo que o governo andou comprando mais BH para a FAB a 5 bi para os cofres públicos?
Não estou sabendo.
Até agora a única compra ventilada oficialmente é de BH para a Avex. FAB nem vislumbre de novas aquisições.
Entre 2024 e 2025 a força aérea irá receber seus dois últimos H-36 Caracal. Ambos na versão operacional, com sonda revo e sistemas adicionais. E parou por aí.
Na pindaíba que vem aí eu não apostaria nem em metade destes Blackhawks, se tanto; já os 125/225 são crias dele (os 125 SNME vêm no lugar de alguns dos 225)...
Exatamente. Black Hawks novos para a FAB são apenas sonho de uma noite de verão. Idem MB.
O pessoal de Minas Gerais deve estar matutando neste momento uma forma de mitigar esta compra dos girinos norte americanos, já que ano que vem, finalmente, o projeto HX-BR encontrará seu fim, sem sombra de qualquer possibilidade de prosseguimento. Quase 20 anos após seu início.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Mai 30, 2024 4:47 pm
por FCarvalho
Façam as contas. O número de projetos que começamos e que não terminam nem de longe dentro dos cronogramas originais, só cresce e aparece no Brasil na seara militar.
E os objetivos primários mais longe ainda de serem atingidos.
Para ficar na FAB, Gripen E\F e HX-BR são dois maus exemplos de como a mediocridade com que defesa é tratada aqui não traz resultados satisfatórios e muito menos atinge qualquer meta traçada.
E assim vamos nos arrastando entre planos fracassados e mitigados a troco de caixa aqui e ali pelos governos de plantão, indiferentes suas orientações político-ideológicas.
Defesa não dá voto. E também não dá em nada no Brasil.
Re: FAB NEWS
Enviado: Seg Jun 03, 2024 7:11 pm
por Pablo Maica
VÍDEOS: Black Hawk da FAB transporta Cessna Caravan acidentado no Suriname
VÍDEOS: Black Hawk da FAB transporta Cessna Caravan acidentado no Suriname. A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no sábado (01/06), o resgate do monomotor C-98A Grand Caravan que realizou um pouso de emergência no interior do Suriname na semana passada. Com apoio de um helicóptero H-60L Black Hawk, a equipe técnica transportou o avião de Sipaliwini até Tiriós (PA), distante aproximadamente 60 km.
Peso vazio do Cessna é de 1.748 kg.
Quase metade dos 4 mil kg que o girino consegue carregar no gancho externo.
Nada mal.
Re: FAB NEWS
Enviado: Dom Jun 09, 2024 7:46 am
por FIGHTERCOM
Com tecnologia do Gripen, FAB quer criar caça do futuro no Brasil
Projeto visa desenvolver um avião supersônico de 6ª geração e deve ser feito em parceria com a Embraer; transferência de tecnologia do Gripen guiará nova aeronave
Só faltou dizer que não temos culhão e nem vontade, como país, de fazer isso sozinhos.
E sim, a Embraer nunca irá fazer caça nenhum com base apenas em supostas demandas para a FAB.
O exemplo do Gripen E\F é o testemunho ocular da nossa incompetência e irresponsabilidade no trato da defesa aérea do país.
Para bom entendedor, meia palavra basta. Ou um projeto que irá levar quase trinta anos para chegar a termo, e mesmo assim, ainda muito longe de prover a defesa aérea que o país precisa.
Viva-se com isso.
Re: FAB NEWS
Enviado: Seg Jun 10, 2024 11:56 pm
por Pablo Maica
Não temos cacife nem para míseros 50 Gripens. Depois do custo de desenvolvimento vamos comprar o quê, umas 3 aeronaves do caça de sexta geração das 5 originalmente desejadas?
Ainda bem que temos a Embraer, com plena capacidade de absorver e usar a tecnologia adquirida com o Gripen em diversos projetos futuros, tal qual fez com o Xavante e AMX, pois se dependesse da capacidade financeira da falida FAB para utilizar esse ToT, seria dinheiro rasgado.
Um abraço e t+
Re: FAB NEWS
Enviado: Ter Jun 11, 2024 8:50 am
por FCarvalho
Beira o ridículo, para não dizer que soa boçal, falar em caça de 6a G por aqui.
Mas tudo bem, deixa eles sonharem. Não lhes custa nada. Ainda.
Re: FAB NEWS
Enviado: Ter Jun 11, 2024 2:17 pm
por Viking
FCarvalho escreveu: Ter Jun 11, 2024 8:50 am
Beira o ridículo, para não dizer que soa boçal, falar em caça de 6a G por aqui.
Mas tudo bem, deixa eles sonharem. Não lhes custa nada. Ainda.
Noticia muito boçal e ridícula. O Brasil varonil perdeu o bonde da história a muito tempo atrás.
Sds
Re: FAB NEWS
Enviado: Ter Jun 11, 2024 4:54 pm
por Super Flanker
Sinceramente, seria um risco tremendo a EMBRAER entrar nessa empreitada sozinha. Não pode depender da FAB ou qualquer que seja o governo que tivermos aqui mos próximos anos. O KC-390 é um dos muitos casos que a FAB não cumpriu o contrato e abaixou os pedidos. Fiquei sabendo que foi muito sujo a maneira que rolou a quebra de contrato no antigo governo.
Re: FAB NEWS
Enviado: Ter Jun 11, 2024 8:48 pm
por mauri
Pablo Maica escreveu: Seg Jun 10, 2024 11:56 pm
Não temos cacife nem para míseros 50 Gripens. Depois do custo de desenvolvimento vamos comprar o quê, umas 3 aeronaves do caça de sexta geração das 5 originalmente desejadas?
Ainda bem que temos a Embraer, com plena capacidade de absorver e usar a tecnologia adquirida com o Gripen em diversos projetos futuros, tal qual fez com o Xavante e AMX, pois se dependesse da capacidade financeira da falida FAB para utilizar esse ToT, seria dinheiro rasgado.
Um abraço e t+
Mas cada um tem o que merece, com militares e até colegas aqui do Forum defendendo a compra de F-16, que seria o tiro de misericórdia no Gripen!!
Nem a Embraer se salvaria, sem esta linha de montagem funcionando com pelo menos mais um lote de Gripen, babau!!!O que estão pedindo seria a mesma coisa que fechar o Complexo Naval de Itaguaí e comprar novos submarinos de outro fabricante concorrente da DCNS.
Pontanto, acompanhar a evolução do Gripen e os movimentos suecos, seria o passo mais natural e econômico possível, vergonhoso seria ao contrário!!
FCarvalho escreveu: Ter Jun 11, 2024 8:50 am
Beira o ridículo, para não dizer que soa boçal, falar em caça de 6a G por aqui.
Mas tudo bem, deixa eles sonharem. Não lhes custa nada. Ainda.
Noticia muito boçal e ridícula. O Brasil varonil perdeu o bonde da história a muito tempo atrás.
Sds
E deve ter perdido também completamente o senso de realidade.