TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58891 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Jun 29, 2011 11:27 pm

Eu concordo com você Lima.
Também acho não ser possível um país que esteja entre as 7 economias do mundo e que deseja ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU não modifique a sua política de Defesa.
Nada de caça de pobre, chega de F-5 like.

Hoje apoio o Rafale ou o Su-35, não necessariamente nessa ordem. O Rafale está na short list.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18764
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58892 Mensagem por knigh7 » Qui Jun 30, 2011 12:01 am

cb_lima escreveu:
knigh7 escreveu: E algum Plano de Reequipamento da Marinha conseguiu atingir todo o objetivo? Papel aceita tudo.
Bom...

Até agora ele está indo melhor do que o F-X da FAB e isso não tem como negar.

[]s
CB_Lima
Pelo planejamento de modernizacão da classe Greenhalgh, a Rademaker era para ter ficado pronta em maio de 2010. Ela ainda nem saiu do estaleiro...
Foi colocado aqui no Fórum há mais de 1 ano atrás uns PPT da MB, em palestra para AMBINDE, há 2 anos atrás. Se observar os cronogramas de modernizacão e aquisicão tracados à época, exceto o PROSUB * , tá tudo atrasado.
A Astratégia Braco Forte do EB (que foi aprovada pelo governo, blá-blá-blá), contemplava a partir de 2010 "média anual de R$ 2.055.662.893,45, até 2014". É, a gente tá vendo...

*edit




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Jun 30, 2011 12:14 am, em um total de 2 vezes.
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58893 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 30, 2011 12:11 am

Então larga tudo, abandona tudo e vamos lá naquela prateleira reluzente, aqueeeela de sempre, que resolveremos tudo enfim.

E aí ficamos nesse couro de pic....., ou tem que fazer tudo 100% perfeito, no tempo, sem atraso, sem percalços, sem nem uma hecatombe a atrapalhar; ou não faz nada e abandona tudo, voltando aos tempos do FX de 12 Mirage 2000, M-60, M-16 usado...




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18764
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58894 Mensagem por knigh7 » Qui Jun 30, 2011 12:13 am

1=99




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58895 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 30, 2011 12:23 am

Pois é. :roll:

França=EUA.
Futuro=passado.
ToT=não ToT.
Brasileiro=minhoca(incapaz de aprender).
MB=idiotice e acobertamento da verdade, porque os programas estão parados e os navios no porto, todos enguiçados, (apesar de ver-se eles saindo pro mar) e etc, etc, etc.

Enfim, é cíclico.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58896 Mensagem por faterra » Qui Jun 30, 2011 12:24 am

Ou calça de veludo ou bunda de fora. E deixa arder! :roll: :( :oops:




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58897 Mensagem por Andre Correa » Qui Jun 30, 2011 12:41 am

Parece que um novo movimento aparece, o RON, ou melhor, Rafale Ou Nada... pois tem gente que só vê futuro em terras do champagne... tão doidinhos pela coleira Louis Vuitton, cansaram já da Luis Vitão que sempre usaram... e depois vende a mãe pra pagar pela coleira... [003]

Hoje não há dinheiro, há apenas atrasos e apertos, quando 2010 era o ano de início para importantes etapas em todas Forças, mas agora não temos, ano que vem tbm não, mas para 2014, 2015, o dinheiro vai aparecer...

o que isso é, o que isso é???

Imagem

Essa é a nova tática para implacar o Rafale.. [003]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58898 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 30, 2011 1:00 am

knigh7 escreveu:Pelo planejamento de modernizacão da classe Greenhalgh, a Rademaker era para ter ficado pronta em maio de 2010. Ela ainda nem saiu do estaleiro...
Foi colocado aqui no Fórum há mais de 1 ano atrás uns PPT da MB, em palestra para AMBINDE, há 2 anos atrás. Se observar os cronogramas de modernizacão e aquisicão tracados à época, exceto o PROSUB * , tá tudo atrasado.
A Astratégia Braco Forte do EB (que foi aprovada pelo governo, blá-blá-blá), contemplava a partir de 2010 "média anual de R$ 2.055.662.893,45, até 2014". É, a gente tá vendo...

*edit
Bom...

O que é mais estratégico?

Modernização dos navios de 2 mão que já estão pela hora da pilombeta ou construção de estaleiro, engenheiros aprendendo técnicas de construção de Subs e 4 Subs encomendados (1 Nuclear)??

Atrasado até nos EUA isso ocorre... aonde se eu não me engano os únicos contratos que foram seguidos a risca foram os do UH-72 do US Army e os dos S Hornet da US Navy...

Tendo dito isso eu sugiro tentar ver a coisa sob a ótica dos programas realmente significativos e saber se em tempos de cortes em absolutamente tudo eles estão andando ou não??

A resposta é que de uma maneira ou outra o Pro Sub em tempos de cinto apertado geral continua andando... então sob esse contexto eu particularmente acho que a coisa está indo muito bem obrigado.

Os Uruvecos estão andando?? Bem ou mal... sim.

O KC-390 está andando?? Bem ou mal... sim (a Embraer não para de divulgar quem vai fazer A B C)

Então honestamente se esse País pode arcar com esses programas mas não pode operar caças de 4.5 Geração porque vai custar caro... isso continua não fazendo o menor sentido para mim :) .

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58899 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 30, 2011 1:05 am

alcluiz escreveu:Parece que um novo movimento aparece, o RON, ou melhor, Rafale Ou Nada... pois tem gente que só vê futuro em terras do champagne... tão doidinhos pela coleira Louis Vuitton, cansaram já da Luis Vitão que sempre usaram... e depois vende a mãe pra pagar pela coleira... [003]

Hoje não há dinheiro, há apenas atrasos e apertos, quando 2010 era o ano de início para importantes etapas em todas Forças, mas agora não temos, ano que vem tbm não, mas para 2014, 2015, o dinheiro vai aparecer...

o que isso é, o que isso é???

Essa é a nova tática para implacar o Rafale.. [003]
Bom...

venho tentando dizer que acho o Rafale a opção "menos ruim" e isso é muito diferente de paixonites e outras bobagens que o pessoal gosta de rotular, mas as vezes não adianta.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18764
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58900 Mensagem por knigh7 » Qui Jun 30, 2011 1:18 am

cb_lima escreveu:
knigh7 escreveu:Pelo planejamento de modernizacão da classe Greenhalgh, a Rademaker era para ter ficado pronta em maio de 2010. Ela ainda nem saiu do estaleiro...
Foi colocado aqui no Fórum há mais de 1 ano atrás uns PPT da MB, em palestra para AMBINDE, há 2 anos atrás. Se observar os cronogramas de modernizacão e aquisicão tracados à época, exceto o PROSUB * , tá tudo atrasado.
A Astratégia Braco Forte do EB (que foi aprovada pelo governo, blá-blá-blá), contemplava a partir de 2010 "média anual de R$ 2.055.662.893,45, até 2014". É, a gente tá vendo...

*edit
Bom...

O que é mais estratégico?

Modernização dos navios de 2 mão que já estão pela hora da pilombeta ou construção de estaleiro, engenheiros aprendendo técnicas de construção de Subs e 4 Subs encomendados (1 Nuclear)??

Atrasado até nos EUA isso ocorre... aonde se eu não me engano os únicos contratos que foram seguidos a risca foram os do UH-72 do US Army e os dos S Hornet da US Navy...

Tendo dito isso eu sugiro tentar ver a coisa sob a ótica dos programas realmente significativos e saber se em tempos de cortes em absolutamente tudo eles estão andando ou não??

A resposta é que de uma maneira ou outra o Pro Sub em tempos de cinto apertado geral continua andando... então sob esse contexto eu particularmente acho que a coisa está indo muito bem obrigado.

Os Uruvecos estão andando?? Bem ou mal... sim.

O KC-390 está andando?? Bem ou mal... sim (a Embraer não para de divulgar quem vai fazer A B C)

Então honestamente se esse País pode arcar com esses programas mas não pode operar caças de 4.5 Geração porque vai custar caro... isso continua não fazendo o menor sentido para mim :) .

[]s
CB_Lima
Ah, mas o preco da modernizacão de cada Fragada da Classe Greenhalgh é de apenas R$ 23 Milhões (USD 14mi). E teve dificuldade. E porque o PROSUB é estratégico e está havendo dinheiro (aos trancos e barrancos, com atrasos espremendo aqui e dali) mas está saindo é demonstracão de que a situacão na MB está confortável? Não pode apenas olhar para um programa só.

Os PAEs das forcas foram aprovados em 2009 e já no início não está contando com as verbas de investimento. Novidade... :roll:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18764
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58901 Mensagem por knigh7 » Qui Jun 30, 2011 1:24 am

Carlos Mathias escreveu:Pois é. :roll:

França=EUA.
Futuro=passado.
ToT=não ToT.
Brasileiro=minhoca(incapaz de aprender).
MB=idiotice e acobertamento da verdade, porque os programas estão parados e os navios no porto, todos enguiçados, (apesar de ver-se eles saindo pro mar) e etc, etc, etc.

Enfim, é cíclico.
e desde quando um navio sai para o mar significa que todos os sistemas dele estão operando a contento?
Escoltas estão saindo para o mar. Quantas escoltas da MB estão fazendo exercicios juntas? A MB tem 14 escoltas. :wink:

A fórmula que vc usa do 1=99 pode ser aplicada ao que vc mesmo escreve: se não há condicões de comprar o mais caro então deve-se comprar lixo usado.(aliás será mesmo que o mais caro é o melhor para a FAB :?: )
E faca uma conta: o minimo preconizado pela NATO aos seus pilotos é de 160 horas/voo ano. A FAB precisa de no minimo uns 72 cacas de primeira linha. Vão ser pelo menos uns 100 pilotos a terem de cumprir esse desejável de horas voo. Compare com o custo de hora voo do Rafale: 20 mil USD, contra um outro caca com metade desse custo de hora voo. Observe a sustancial diferenca de gasto ao longo de 1 década.
E considere o preco alto de aquisicão do Rafale em comparacão a cacas de mesma geracão, o que poderia propiciar aquisicões futuras em maior quantidade do que o caca francês. O custo-benefício é o principal critério da COPAC para a classificacão quanto ao quesito técnico de uma aeronave, que aliás, o Rafale ficou em último.
Eu também não fico babando ovo sobre ToT. A Embraer quando quer, ela vai lá pega :wink: . Assim como outras, como Mectron, Friuli, Avibrás.
O aumento do peso de 9 para exagerados 40 pontos no questito ToT,(ela passou a corresponder a 40% do total) nada mais foi para tirar o Rafale, preferido politicamente, da situacão desconfortável da colocacão do FX2.
Ah, para a IAF, que se dá ao luxo de perder em acidentes praticamente um esquadrão por ano, muito bem dotada de verbas, a questão custo operacional é irrelevante e custo de aquisicão de relativa pouca importância. Para Forcas Aéreas com baixos orcamentos para custeio, não.
Até hoje a FAB subutiliza seus cacas. Porque simplesmente não quer? Ou por que tem um cobertor curto? :wink: Quanto maid cara a aeronave, menos encomendas, menos capacidade de utilizar todos a potencialidade dela. O moderníssimo F22 com seus custos seria mesmo o melhor caca para a FAB? :wink:




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Jun 30, 2011 3:55 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58902 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 30, 2011 1:29 am

:shock:

Acho que a MB foi colocar as prioridades na mesa e quem sabe se de repente eles não estão investindo nesses navios porque ... não vale a pena.

No fim, coisas atrasam e são canceladas em tempos como os que o Brasil está vivendo... se algo ainda está andando e ao meu ver é algo mais estratégico... desculpe mas não vejo isso como uma coisa ruim em tempos como esse.

Eu simplesmente tenho fé no planejamento que a MB faz para as coisas... posso estar enganado, mas por enquanto é aonde aposto as minhas fichas.

Mas isso tudo é muito off-topic...

Voltando a questão original:

Se o Brasil está fazendo Sub Nuclear, e investindo em na potencial compra de 1000 Uruvecos e investindo em um jato da envergatura do KC-390 (que não vai sair 'baratinho' de operar)... porque será que justamente para escolher caças tem que ir comprar troco de pinga "porque custo de operação é importantissimo para essa compra"...

Isso continua não fazendo sentido...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18764
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58903 Mensagem por knigh7 » Qui Jun 30, 2011 1:37 am

A Rademaker vai ficar pronta (com as modernizacões) no segundo semestre. Não é porque não vale pena, não.
O custo total de producão da familia Guarani será de R$6bi (US$ 3,8 BI) ao longo de 20 anos. O que daria uma média de USD 190milhões/ano. Não é tão grande assim.Ademais é um principal projeto da Forca.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18764
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58904 Mensagem por knigh7 » Qui Jun 30, 2011 4:18 am

cb_lima escreveu:
alcluiz escreveu:Parece que um novo movimento aparece, o RON, ou melhor, Rafale Ou Nada... pois tem gente que só vê futuro em terras do champagne... tão doidinhos pela coleira Louis Vuitton, cansaram já da Luis Vitão que sempre usaram... e depois vende a mãe pra pagar pela coleira... [003]

Hoje não há dinheiro, há apenas atrasos e apertos, quando 2010 era o ano de início para importantes etapas em todas Forças, mas agora não temos, ano que vem tbm não, mas para 2014, 2015, o dinheiro vai aparecer...

o que isso é, o que isso é???

Essa é a nova tática para implacar o Rafale.. [003]
Bom...

venho tentando dizer que acho o Rafale a opção "menos ruim" e isso é muito diferente de paixonites e outras bobagens que o pessoal gosta de rotular, mas as vezes não adianta.

[]s
CB_Lima

eu respeito a posicão, Lima.
e compartilho com vc, por exemplo do problema do gripenNG não ter encomendas.
Agora, alguns protestam fortemente contra o Gripen por ter o motor americano. Pows, se motor americano for problema, pode fechar a FAB. A esmagadora maioria das aeronaves da forca são motores USA....ah, e como isso se constitui num problema para ela.... :roll:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58905 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 30, 2011 5:37 am

knigh7 escreveu:
cb_lima escreveu: Bom...

venho tentando dizer que acho o Rafale a opção "menos ruim" e isso é muito diferente de paixonites e outras bobagens que o pessoal gosta de rotular, mas as vezes não adianta.

[]s
CB_Lima

eu respeito a posicão, Lima.
e compartilho com vc, por exemplo do problema do gripenNG não ter encomendas.
Agora, alguns protestam fortemente contra o Gripen por ter o motor americano. Pows, se motor americano for problema, pode fechar a FAB. A esmagadora maioria das aeronaves da forca são motores USA....ah, e como isso se constitui num problema para ela.... :roll:
:wink: [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder