Página 3914 de 5736

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jun 13, 2011 11:09 am
por pampa_01
sapao escreveu:
Túlio escreveu:
Discordo dessa parte. E vou dizer o porquê.

Tradicionalmente a FAB tem sido a frota de caminhões voadores e a força de artilharia voadora do EB. Eram Xavantes, F-5E e AMX fazendo o papel desta e Bandecos, Buffalos e Hércules o daquela. Creio ser isso ponto pacífico entre nós.

Então apareceram os primeiros E99, modernizaram-se os vetustos F-5 e lhes foram integrados e colocados mísseis Derby: passava-se à NCW com capacidade BVR. Em suma, controle dos céus. A FAB passava a olhar para cima à procura de alvos e não mais apenas para baixo.
Então, botar o KC390 à frente dos caças é INVOLUÇÃO, voltar a priorizar o EB Air Corps em relação à FAB, tornar a olhar quase que só para baixo.

Minha opinião. 8-]
Tulio,
vou dividir em 2 pontos.
1-A parte operacional: de longe, o C-130 e uma das aeronaves que mais voa na FAB, não só em proveito a ela, mas e de quase todo o GF que precisa dela.
De presidiario a defunto, passando por satelites, radares, pessoal, comida e animais vivos, o GORDO carrega quase toda a logistica da FAB sozinho.
Tem capacidade de realizar missões intercontinentais como o KC-135, mas tambem de pousar em pistas de 1200 metros no meio do mato.
Em outras palavras, ele é IMPRESCINDIVEL não só para a FAB como para qualquer FFAA que precise de logistica no mundo, dai a sua quantidade de unidades vendidas.
Só que o bicho está ficando cansado, e se não arrumarmos um substituto a curto prazo corremos o risco de ficar igual ao F-X.
Com a diferença que se o M-2000 parar vamos tirar alerta de A-29; se o C-130 parar todo mundo para, pois não tem C-295 que faça o que ele faz.
Não adianta ter F-X se não houver quem leve o pessoal de apoio ou a fonte externa para ele operar deslocado, e isso vale para todos os setores das FFAA.

2- A parte da Defesa Nacional: Apostar em um projeto como o 390 e ter a certeza que cerca de 600 usuarios do C-130 em um futuro proximo vão estar procurando um substituto, que atualmente só pode ser o C-130J, com um preço na estratosfera.
Nas devidas proporções, esse projeto pode significar para a EMBRAER no mercado de Defesa o que a familia 145 significou no mercado de aviação civil.
Acho que foi ESSA importancia que ele quis dizer, em um contexto maior para o país do que a compra de caças vai significar.
Por isso pode ter certeza de que se a FAB tiver de escolher entre o F-X e o 390, ela vai continuar com F-5M e M-2000 por um bom tempo.
É por ai mesmo.
[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jun 13, 2011 11:17 am
por pampa_01
sapao escreveu:[quote="pampa_01
pampa_01 escreveu:Fechou não fechando. O Saito estava na dita reunião.
Lá na fronteira isso se chama "poste mijando no cachorro". Nunca vi disso.
O chefe determinou? Cumpra-se

[]s
Você tem razão do poste, mas existe tambem a lealdade do subordinado que deve dizer ao chefe as consequencias das decisões que ele está tomando...
Ok, ciente.
Mas cumpra-se da mesma forma.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jun 13, 2011 5:31 pm
por Pepê Rezende
papagaio escreveu:O pessoal "com fontes" afirma que a MB não quer se meter na escolha do FX, deixando a escolha a critério da FAB.
Consultada, afirmou que os 3 concorrentes operariam com restrições no A-12 e poderiam operar plenamente num futuro PA a ser construído.
Abs,
Em uma reunião recente, deixou claro que considera DUAS hipóteses, a terceira seria inaceitável porque implica em riscos demasiados...

Abraços

Pepê

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jun 13, 2011 5:56 pm
por Pepê Rezende
Vou repetir:

Não decidir é a melhor maneira de se desviar de pressões. O programa prioritário para a FAB é o KC-390, que está sob ameaça. Ao mesmo tempo, fortalece as fracas chances da Embraer de conseguir vencer o lobby da Beech. O ganhador da concorrência para o avião de ataque leve deve ser anunciado até o final deste mês.

Abraços

Pepê

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jun 13, 2011 5:58 pm
por J.Ricardo
Vai acabar assim, vamos de Rafale, os Sarkosi fica feliz, o Obama não, então pra deixar o Obama feliz, a gente promete que quando o A-13 sair lá pra 2030, nós compramos o F-35Br (versão ligth com chipizinho rastreador) pra equipar ele, assim fica todo mundo feliz...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jun 13, 2011 6:30 pm
por AlbertoRJ
J.Ricardo escreveu:Vai acabar assim, vamos de Rafale, os Sarkosi fica feliz, o Obama não, então pra deixar o Obama feliz, a gente promete que quando o A-13 sair lá pra 2030, nós compramos o F-35Br (versão ligth com chipizinho rastreador) pra equipar ele, assim fica todo mundo feliz...
Com direito a uma generosa coleira de 150 km amarrando as aeronaves ao navio.

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jun 13, 2011 11:30 pm
por Carlos Mathias
O programa prioritário para a FAB é o KC-390, que está sob ameaça.
E então?
Dá prá decidir com o ambiente dessa forma?
E eu acredito que essa ameaça vem de longe, só que agora foi tornada pública como forma de colocar ainda mais pressão.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Jun 14, 2011 12:11 am
por Jonas Rafael
Pepê Rezende escreveu:Vou repetir:

Não decidir é a melhor maneira de se desviar de pressões. O programa prioritário para a FAB é o KC-390, que está sob ameaça. Ao mesmo tempo, fortalece as fracas chances da Embraer de conseguir vencer o lobby da Beech. O ganhador da concorrência para o avião de ataque leve deve ser anunciado até o final deste mês.

Abraços

Pepê
Ops, ao final do mês? Você tem certeza disso? Não percebi indicação de que eles decidiriam tão depresa...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Jun 14, 2011 7:19 am
por J.Ricardo
Também já havia lido esta notícia, que em Julho sairia o resultado da concorrência do ALX americano, caso não dê o ST, podem dizer adeus ao SH no FX-Brasil!!!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Jun 14, 2011 9:40 pm
por Paisano
Carlos Mathias escreveu:
O programa prioritário para a FAB é o KC-390, que está sob ameaça.
E então?
Dá prá decidir com o ambiente dessa forma?
E eu acredito que essa ameaça vem de longe, só que agora foi tornada pública como forma de colocar ainda mais pressão.
Se existe ameaça com o OBRAMHA na presidência, imagine, então, com a Sarah Palin sendo eleita presidente dos EUA. :shock:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Jun 15, 2011 3:01 am
por Valdemort
Paisano escreveu:
Carlos Mathias escreveu: E então?
Dá prá decidir com o ambiente dessa forma?
E eu acredito que essa ameaça vem de longe, só que agora foi tornada pública como forma de colocar ainda mais pressão.
Se existe ameaça com o OBRAMHA na presidência, imagine, então, com a Sarah Palin sendo eleita presidente dos EUA. :shock:
Mas essa "ameaça" na realidade e em relação a falta de verbas e não a um possivel boicote americano.
" O Diabo não e tão feio assim "

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Jun 15, 2011 6:17 am
por Booz
Pepê Rezende escreveu:Vou repetir:

Não decidir é a melhor maneira de se desviar de pressões. O programa prioritário para a FAB é o KC-390, que está sob ameaça. Ao mesmo tempo, fortalece as fracas chances da Embraer de conseguir vencer o lobby da Beech. O ganhador da concorrência para o avião de ataque leve deve ser anunciado até o final deste mês.

Abraços

Pepê
Pepê, bom dia.
Seu raciocínio é lógico, e com certeza está embasado em mais do que simples ilação. Bingo!
Capablanca: se deixar as brancas jogam e nos dão mate em dois lances.
Portanto, parar e consolidar posição, ou ao menos aguardar a espera de uma janela de oportunidade é uma escolha sábia.
Com o KC-390 a FAB atende a si mesma táticamente bem como todas às outras forças. Isto sem dizer em todo um progrma macro estratégico que vai além da própria missão da FAB (mas ela, muito sensatamente, não se esquiva de pensar nele). Lembremo-nos, os requisitos exigidos pela FAB ao projeto lhe dão exclusividade e lhe propiciará royalties ainda que o uso se dê - estrategicamente - no campo civil (ECT por exemplo).
O hiato que se aproxima com a inexorável substituição de grande parte da frota dos modelos mais vetustos "Hércules", somado à performance que o futuro "390" terá que um turbohélice não pode igualar, colocam a Embraer - e FAB - em uma posição privilegiada.

Pensemos assim, guardadas as devidas peculiaridades é claro: se o "Guarani" do EB "bombar", quais - e quantas - VBTR poderiam competir com ele, na relação custo/benefício, em países de pequeno e médio porte que necessitarão se armar?
Dedução similar pode-se fazer com o KC-390.
Ou seja, aquela estória de "carrinho de mão" ainda vai incomodar muita gente. Aliás, já está incomodando.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Jun 15, 2011 7:22 am
por suntsé
Valdemort escreveu:
Carlos Mathias escreveu: E então?
Dá prá decidir com o ambiente dessa forma?
E eu acredito que essa ameaça vem de longe, só que agora foi tornada pública como forma de colocar ainda mais pressão.
Mas essa "ameaça" na realidade e em relação a falta de verbas e não a um possivel boicote americano.
" O Diabo não e tão feio assim "
O Diabo que mais atrapalha o nosso desenvolvimento é a nossa fraca determinação :cry:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Jun 15, 2011 11:00 am
por Pepê Rezende
Valdemort escreveu:Mas essa "ameaça" na realidade e em relação a falta de verbas e não a um possivel boicote americano.
" O Diabo não e tão feio assim "
Vc está errado. Envolve um possível embargo norte-americano ao KC-390.

Abraços

Pepê

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Jun 15, 2011 11:01 am
por pampa_01
Eles pode estar blefando, sobre o embargo.
Isso é do jogo, mas pagaremos para ver?