Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#5851 Mensagem por Cassio » Ter Jun 30, 2020 12:33 pm

Não vá acusando os outros sem saber da história...

Eu não sei o motivo, mas podem ser muitas coisas, inclusive não ter nada a ver com verbas.

Pode ser atraso gerado pelo covid19, por exemplo.




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Re: Sobre o KC-390

#5852 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 30, 2020 2:54 pm

Com covid ou sem covid, se eu fosse o MD, já estava enchendo o saco de todo mundo, e mais um pouco, para colocar esse projeto e do F-39 no cronograma original novamente. Custe o que custar.
Todo mundo costuma dizer que o tal vírus é um impedimento para empresas e tudo o mais funcionar. Não é o que estou vendo.
O pessoal da CNI e da FECOMERCIO está na maior porrada com os governos estaduais para abrir lojas e indústrias e estão de fato reabrindo. Com todos os cuidados necessários. E mesmo assim não houve um estouro da boiada como alguns pensavam ou acusavam.
E não adianta dizer que tem um monte de pobre indo pra 25 de março e classe média se esbaldando na praia que isso não condiz sequer com os números totais de gente que até agora não se arrisca sair de casa nem pagando.
Obviamente que nem tudo depende da Embraer, principalmente se tratando dos muitos insumos importados para o processo produtivo do KC-390.
Mas que alguma coisa tem de ser feita para isso não atrasar mais, com certeza.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5853 Mensagem por Cassio » Ter Jun 30, 2020 5:43 pm

Não sei se foi o motivo... Mas em se tratando de uma cadeira de fornecimento tão longa e complexa, não me admira se estejam ocorrendo atrasados no fornecimento de componentes.
Muitas vezes isso leva a atrasos... Que sim, serão, recuperados, mas podemos ficar com duas entregas este ano e quatro ano que vem... E pronto, voltamos ao cronograma.
Não precisa sair acusando e xingando meio mundo
Vamos com calma.




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Re: Sobre o KC-390

#5854 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 30, 2020 8:30 pm

Atrasos em todos os programas e projetos em defesa no Brasil se tornaram letra morta, e tão comuns, que as vezes a gente até vai no automático nos motivos de sempre. :|
Desculpe-me a falta de paciência.
Mas tem dias que é foda aguentar certas repetências de notícias. Já basta o projeto ter sido atrasado por causa ação direta da DR, e deliberadamente. Podemos ter perdido o maior e melhor contrato que o avião da Embraer poderia ter tido na Europa que era o dueto França/Alemanha e ficou tudo por isso mesmo. E por pura e simples ignorância.
Se tivéssemos levado aquele contrato, e tínhamos tudo para levar, hoje estaríamos contando com vários aviões voando nas cores de Armee D''ar e da Luftwaffe. Sabes melhor do que eu o que isso significaria para ao projeto. A FAP teria sido o passo lógico e mais quiçá mais fácil. Quem sabe hoje teríamos vários países europeus negociando a compra do KC-390 e até unidades adicionais para àquelas duas forças.
Mas, enfim, essa sofrência toda não resolve nada. Estamos aqui tentando receber o pouco que compramos e torcendo muito para não parar nas 33 hora encomendadas.
Boa sorte para nós.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5855 Mensagem por Cassio » Sex Jul 10, 2020 11:07 am

FCarvalho escreveu: Ter Jun 30, 2020 8:30 pm Atrasos em todos os programas e projetos em defesa no Brasil se tornaram letra morta, e tão comuns, que as vezes a gente até vai no automático nos motivos de sempre. :|
Desculpe-me a falta de paciência.
Mas tem dias que é foda aguentar certas repetências de notícias. Já basta o projeto ter sido atrasado por causa ação direta da DR, e deliberadamente. Podemos ter perdido o maior e melhor contrato que o avião da Embraer poderia ter tido na Europa que era o dueto França/Alemanha e ficou tudo por isso mesmo. E por pura e simples ignorância.
Se tivéssemos levado aquele contrato, e tínhamos tudo para levar, hoje estaríamos contando com vários aviões voando nas cores de Armee D''ar e da Luftwaffe. Sabes melhor do que eu o que isso significaria para ao projeto. A FAP teria sido o passo lógico e mais quiçá mais fácil. Quem sabe hoje teríamos vários países europeus negociando a compra do KC-390 e até unidades adicionais para àquelas duas forças.
Mas, enfim, essa sofrência toda não resolve nada. Estamos aqui tentando receber o pouco que compramos e torcendo muito para não parar nas 33 hora encomendadas.
Boa sorte para nós.

abs
Acho que não. O KC390 nunca foi seriamente considerado para a França-Alemanha, e acho que isso não se deve ao atraso... Aliás atraso teria sido se os trabalhos no desenvolvimento fossem interrompidos ou colocados em marcha-lenta... E isso não ocorreu. Mesmo com atrasos nos pagamentos a empresa tocou o projeto, afetando seu caixa.




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Re: Sobre o KC-390

#5856 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 10, 2020 1:44 pm

Olá Cássio.

Na época dessa discussão foi muito comentado aqui e nas demais mídias que o avião da Embraer estava sendo estudado de perto para compor a unidade conjunta franco-germânica. Diz-se que os franceses chegaram a conversar com a Embraer sobre a venda do mesmo para este programa, e que os alemães não viam nenhum problema nisso, já que os atrasos no desenvolvimento do A400M criaram muitos problemas e a Luwftwaffe não queria saber de mais encomendas dele até que todos os problemas fossem resolvidos, algo que aparentemente segue até os dias de hoje.
Em todo caso, se o desenvolvimento do avião não sofreu contratempos, o que de fato levou ao atraso nas entregas em 2016? Apenas o pagamento do governo que não apareceu quando devia?

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5857 Mensagem por Cassio » Sex Jul 10, 2020 4:32 pm

Eu não disse que não teve contratempos. Teve, e já foi tema de outros tópicos aqui. Só disse que tenho a impressão de que não teve atraso significativo por falta de pagamento...
Agora essa coisa de França e Alemanha, nunca li nada sério e com fundamento a respeito.
Diferente do caso de Canadá e Nova Zelândia.




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Re: Sobre o KC-390

#5858 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 10, 2020 10:36 pm

Certo. Mas no caso do Canadá e Nova Zelândia houve um processo seletivo no qual a Embraer chegou a oferecer oficialmente o KC-390 dentro dos requisitos propostos. No caso do Canadá, aparentemente o avião perdeu porque não estava ainda disponível para ser testado. Já na Nova Zelândia a questão pesou mais para o lado do poder financeiro e político americano, algo previsto e já sabido desde o começo.
Nada disso havia no caso dos europeus, posto que se tratava de uma compra direta por ambos os países, que foi o que ocorreu ao final com o C-130J.
Mesmo assim, há de se supor que se o avião tivesse sido entregue ainda em 2016 como previsto originalmente talvez tivesse tido melhor sorte nestes países. Mas isso agora é passado.
Temos ele aí na FAB e presumivelmente já com muitas horas a mais de voo do que o inicialmente planejado, o que deve ter acarretado uma pilha enorme de informações que agora tem que se deglutidas pela empresa e pela FAB a fim de propor as correções e ajustes necessários para os próximos aviões que serão recebidos.
Se ano que vem houver a Le Bouget, e este ano Farnborough, digamos que poderemos contar muita vantagem - e histórias reais - sobre ele. E isso sempre dá um empurrãozinho na hora de vender.
Boa sorte para nós.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5859 Mensagem por Cassio » Sáb Jul 11, 2020 5:48 am

Perdeu no Canadá porque o KC390 era muito avião para o que pretendiam. E sairia caro.




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Re: Sobre o KC-390

#5860 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 11, 2020 1:56 pm

Ué, se o avião estava muito acima do que eles pediram, inclusive no preço, porque então perdemos tempo lá oferecendo ele?

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5861 Mensagem por Cassio » Sáb Jul 11, 2020 7:45 pm

Ué... Não custava tentar. Mesmo com poucas chances, ainda tinha uma pequrna chance.




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Re: Sobre o KC-390

#5862 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 11, 2020 11:10 pm

Cassio escreveu: Sáb Jul 11, 2020 7:45 pm Ué... Não custava tentar. Mesmo com poucas chances, ainda tinha uma pequrna chance.
Tão pequenas quanto na Nova Zelândia, Rep Checa, Chile, Colômbia e Argentina, não?

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5863 Mensagem por Cassio » Dom Jul 12, 2020 1:10 am

[005]
FCarvalho escreveu: Sáb Jul 11, 2020 11:10 pm
Cassio escreveu: Sáb Jul 11, 2020 7:45 pm Ué... Não custava tentar. Mesmo com poucas chances, ainda tinha uma pequrna chance.
Tão pequenas quanto na Nova Zelândia, Rep Checa, Chile, Colômbia e Argentina, não?

abs
Não entendi.




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Re: Sobre o KC-390

#5864 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 12, 2020 6:46 pm

As chances do KC-390 na Nova Zelândia eram tão pequenas quanto no Canadá visto o favoritismo do C-295M em vista do requisitos propostos. O C-130J da mesma forma, tendo em vista as relações daquele país com os USA e Austrália, e desta com os americanos.
Nos demais países a mesma coisa. Qual desses países até hoje demonstrou real interesse em comprar efetivamente o avião da Embraer? Nenhum. Nada além de cartas de intenção.
Qual a chance do KC-390 na Rep Checa? Um país cuja força aérea recentemente resolveu apostar no modelo de partição dos KC-330 MRTT europeu? Aliás, por que eles comprariam KC-390 se podem conseguir C-130J via FMS em condições que a Embraer nem de longe pode oferecer?
Assim, Colombia, Argentina e Chile. Qual a vantagem deles comprarem KC-390 quanto podem ter C-130J via FMS a preços e custos muito aquém do que podemos oferecer?
No caso dos checos, eles nem aviões tático possuem. E parecem não sentir falta de um.
No caso dos vizinhos, Argentina não comprará nada devido a eterna crise deles. Já os outros dois, bem, eles tem relações com os americanos que favorecem bastante qualquer iniciativa americana, além de contarem com a simpatia dos militares em relação ao apoio que recebem dos americanos.
Enfim, o KC-390 tem chances bem pequenas nestes países também. Seja por fatores políticos, seja por questões de preço e custos.
Alguém acredita mesmo que os colombianos comprariam 12 KC-2390 quando os americanos podem oferecer 16, 18 ou até 24 dessas aeronaves por metade do preço se eles quiserem? E pior, alguém acredita que eles realmente recusariam algo assim? Idem os chilenos.
A competição não é apenas uma questão de qual aeronave é melhor, e isso nem é discutível, visto a enorme superioridade do KC-390, mas em quem realmente tem maior capacidade de barganha. E isso nós não temos em relação ao Hércules.
As chances realmente continuam pequenas em todos os lugares para nós.
Mas isso não significa que nós não devamos tentar.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5865 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 15, 2020 2:39 pm

Imagem

Esse aí é o projeto Y-30 mostrado na Zuhai 2014 e que visa oferecer um cargo tático para a PLAF. Segundo as poucas informações que se tem sobre o mesmo, já que desde aquela edição da feita nada mais se soube ou falou sobre o mesmo, ele poderá levar cargas na faixa das 30 a 40 ton. Por outro lado, em termos de dimensão, ele praticamente empata com o KC-390, a nãos ser pela envergadura maior. Mas isso são dados inexatos e a confirmar.

Neste aspecto, se tais dados se confirmarem, mostra que um avião do tamanho do KC-390, feita as adaptações necessárias, pode levar um peso bem maior que as atuais 23 ton. Isto posto, pergunto:

1. existe mercado para um competidor direto do A400M?
2. o projeto atual do KC-390 pode ser adaptado para trabalhar na faixa de 40 ton de carga, a mesma dos KC-137 ex-FAB?
3. já que não temos um cargo civil para fazer o transporte estratégico, o que a Embraer pensa a despeito da possibilidade de oferecer uma versão "pesada" do KC-390 para a FAB em substituição aqueles aviões?

Cássio, essa é para você. 8-]

abs




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