Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Enviado: Sáb Set 10, 2022 8:17 pm
quantas antenas o E-99M tem...
Eu tava do lado dele nessa hora kkkkkkkkk
No máximo daqui a 6 ou 7 anos a FAB terá que dar o start no projeto de substituição dos E/R-99, isso se não quiser sofrer com um GAP pela retirada gradual, a médio prazo, dessas aeronaves.FCarvalho escreveu: Dom Mar 05, 2023 2:16 pmPode até não caber, agora, na FAB, mas no futuro haverá desdobramentos, já que os E\R-99 não são eternos e devem permanecer ainda por mais 10 a 15 anos em serviço. Depois, acabou para eles.
Olá Pablo.Pablo Maica escreveu: Dom Mar 05, 2023 2:40 pmNo máximo daqui a 6 ou 7 anos a FAB terá que dar o start no projeto de substituição dos E/R-99, isso se não quiser sofrer com um GAP pela retirada gradual, a médio prazo, dessas aeronaves.FCarvalho escreveu: Dom Mar 05, 2023 2:16 pmPode até não caber, agora, na FAB, mas no futuro haverá desdobramentos, já que os E\R-99 não são eternos e devem permanecer ainda por mais 10 a 15 anos em serviço. Depois, acabou para eles.
Um abraço e t+![]()
Até hpje não entendo o pq a FAB não adotou sonda REVO nesses aviões...arcanjo escreveu: Qui Mai 11, 2023 7:08 pm IFI entrega Certificado Suplementar Final do E-99M à Embraer
Documento atestou que o projeto de modernização dos sensores dessa aeronave atende aos requisitos de segurança e desempenho previstos em contrato
E-99M (Foto: Embraer)
O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) entregou, no dia 04/05, pelas mãos do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Certificado Suplementar de Tipo Final do E-99 Modernizado à Embraer, empresa responsável pela modernização da aeronave.
A emissão do certificado, resultado do trabalho dos técnicos da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI - em interação com a Embraer -, atesta que o projeto de modernização dos sensores dessa aeronave atende aos requisitos de segurança e desempenho previstos em contrato. Isso significa que a aeronave pode voar com segurança e é capaz de cumprir a missão determinada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com o Chefe da Assessoria Técnica do IFI, Tenente-Coronel Gustavo Borges Basílio, o E-99M executa uma missão muito importante para o país. "A certificação de sua modernização, levada a cabo pela Embraer junto com o IFI, promove uma melhoria considerável na capacidade estratégica brasileira, na Tarefa de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além das Ações de Alerta em Voo e Controle e Alarme em Voo”, afirmou.
Durante a cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Medeiros comentou o processo de modernização do E-99, destacando a importância dessas aeronaves e a relevância do trabalho conjunto do IFI e da Embraer em prol da FAB. “Parabéns à engenharia da Embraer, que trabalhou na concepção desse projeto, e ao IFI, que certificou todo o processo que envolveu a modernização da frota de E-99. Para mim, este momento tem um significado muito especial, pois tive o privilégio de participar da implantação dos R-99 A/B no Segundo do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) e, hoje, tenho a satisfação de assinar este certificado”, disse.
Ainda durante o evento, o Vice-Presidente e Engenheiro-Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, agradeceu especialmente o trabalho do IFI, na pessoa de seu Diretor, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, mencionando as inúmeras atividades envolvidas na certificação da modernização do E-99. “Houve muitas viagens ao exterior para realizar os ensaios, além de workshops de planejamento para agilizar o trabalho. O IFI sempre esteve disposto a cooperar para que a atividade fosse realizada”, comentou.
Histórico
A modernização das aeronaves E-99 introduziu modificações no Erieye Mission System, com a instalação de novos consoles, novos rádios e a implementação de gravação de áudio e dados de missão, aumentando a capacidade de comando e controle, principalmente em operações aéreas compostas. O processo de certificação iniciou-se em 2018, sob a responsabilidade da CPA. De 2020 a 2023 ocorreram os ensaios de desenvolvimento e certificação, a despeito dos impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19.
E-99M (Foto: Embraer)
Ao longo do processo foram verificados 434 requisitos contratuais, distribuídos entre 30 diferentes tecnologias, sendo produzidos mais de 250 relatórios técnicos. O Grupo de Trabalho responsável pelas atividades de certificação envolveu cerca de 60 pessoas, com a colaboração do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV – Esquadrão Guardião), responsável por operar as aeronaves.
Fotos: Cabo J. Alves / DCTA
Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Gabrielle Varela
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... entar.html
abs.
arcanjo
dersonmig escreveu: Seg Jun 05, 2023 5:20 pm
Até hpje não entendo o pq a FAB não adotou sonda REVO nesses aviões...