UPP - Unidades de Polícia Pacificadora

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: UPP - Unidades de Polícia Pacificadora

#586 Mensagem por henriquejr » Qua Dez 01, 2010 3:24 pm

Aqui no RN os APs sempre ganharam menos que PMs mas eles tiveram um aumento bem recentemente que elevou o salário inicial deles para R$2.400,00, enquanto que na PM, o salário inicial (R$1.850,00) está congelado há 3 anos! Nesse período que a PM ficou sem aumentos, a PC já recebeu dois aumentos (antes recebiam igual a PM, e hoje ganham cerca de R$3.000 inciais) e os APs também receberam uns dois aumentos (saindo de R$1.400,00 para os R$2.400 atuais).

Em praticamente todo Brasil os salários das PMs estão bastante defasados em relação a outras categorias, sempre alegam que o efetivo da PM é maior e, por isso, pesa mais na folha de pagamento do estado. Tudo indica que aqui no RN, a nova governadora eleita vai tirar essa diferença e atualizar nosso salário (está sendo negociado com a equipe de transição um salário inicial entre R$3.500 a R$4.000).

.
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#587 Mensagem por Guerra » Qua Dez 01, 2010 3:37 pm

henriquejr escreveu:O problema da questão salarial das PMs é a desculpa que sempre os governadores usam para não conceder aumentos melhores: Tamanho do efetivo!
Isso é desculpa de político safado que muita vezes lucra com essa situação!!
Ora, o tamanho do efetivo é o tamanho da necessidade.

Quando mais o estado protelar a solução para segurança publica (e um dos pontos é a valorização do profissional), maior sera a violência e maior será essa necessidade.

O caso do Rio deixou claro que empurrar segurança publica com a barriga é apenas adiar um gasto inevitavel.
Se os governos anteriores tivessem feitos os gastos necessarios com certeza hoje não estariam precisando de uma força com essa quantidade de homens e material carrissimo para retomar uma parte da cidade.

Se o Brasil fosse um pais sério a essa hora tinhamos que estar perguntado de quem é a responsabilidade da situaçaõ ter chegado a esse ponto. E os responsaveis tinham que estar prestando contas do dinheiro que deveeria ter sido empregado na segurança.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#588 Mensagem por Guerra » Qua Dez 01, 2010 3:42 pm

henriquejr escreveu:O governador da Bahia, Jackes Wágner, é hoje o maior adversário para a diginidade dos policiais. É quem estar encabeçando o movimento contra a PEC300! Na época que a PM/BA fez uma paralização ele argumentou que já tinha comprados coletes, viaturas e outras coisas e depois perguntou o que os policiais queriam mais!!!!! É um verdadeiro safado.
Não sei se é verdade, mas dizem que a vioL~encia na cidade de Salvador cresceu de forma assustadora!!

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
ZeRo4
Sênior
Sênior

#589 Mensagem por ZeRo4 » Qua Dez 01, 2010 4:08 pm

Moccelin escreveu:Exato... Eu estou esperando o resultado do PSS da penitenciária daqui de Três Corações e ví. Na PMMG o SD 2ªCl (Soldado em formação) ganha R$1746, e o de 1ª Classe ganha R$2041. Já o AP ganha só R$1545!!!

Quando eu ví o post do Zero4 sobre o salário de AP no Rio eu fiquei espantado, aí juntaram outras declarações de APs ganhando mais que Sd PM e eu ví que Minas realmente está pagando mau seus APs. Sem contar na bagunça... Não tem concurso, só Processo Seletivo Simplificado (análise de currículo, e não é concursado), e mesmo assim não tem prazo. O que eu fiz, por exemplo, foram pra 3 RISPs (Região Integrada de Segurança Pública), mais exatamente a 6ª (Lavras, que inclui Três Corações), 17ª (Pouso Alegre) e 18ª (Poços de Caldas)...

Na data prevista pro resultado divulgaram um cronograma retificado, falando que as datas previstas no anterior valeriam só pra 18ª RISP, tocaram o PSS assim... Não deram nem data prevista pras outras duas, daí eu tenho que ficar conferindo direto se saiu alguma coisa!

Pior que esse só o concurso dos Correios, que já tem quase um ano das inscrições e nada de data da prova!
Qual é a situação do Sistema Penitenciário de Minas? pelo que ouço é o que tu falaste, não há concurso e a maioria não é concursada... como fica a questão do porte de armas ai em minas??? essa situação é meio chata, um colega aqui do RJ foi para Minas com alguns outros colegas e acabou preso por Porte Ilegal de Armas, pois estava com uma PT-100 acautelada da SEAPRJ e uma Glock G25 .380 particular.

Forte Abç!

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#590 Mensagem por prp » Qui Dez 02, 2010 4:21 am

ZeRo4 escreveu:
Moccelin escreveu:Exato... Eu estou esperando o resultado do PSS da penitenciária daqui de Três Corações e ví. Na PMMG o SD 2ªCl (Soldado em formação) ganha R$1746, e o de 1ª Classe ganha R$2041. Já o AP ganha só R$1545!!!

Quando eu ví o post do Zero4 sobre o salário de AP no Rio eu fiquei espantado, aí juntaram outras declarações de APs ganhando mais que Sd PM e eu ví que Minas realmente está pagando mau seus APs. Sem contar na bagunça... Não tem concurso, só Processo Seletivo Simplificado (análise de currículo, e não é concursado), e mesmo assim não tem prazo. O que eu fiz, por exemplo, foram pra 3 RISPs (Região Integrada de Segurança Pública), mais exatamente a 6ª (Lavras, que inclui Três Corações), 17ª (Pouso Alegre) e 18ª (Poços de Caldas)...

Na data prevista pro resultado divulgaram um cronograma retificado, falando que as datas previstas no anterior valeriam só pra 18ª RISP, tocaram o PSS assim... Não deram nem data prevista pras outras duas, daí eu tenho que ficar conferindo direto se saiu alguma coisa!

Pior que esse só o concurso dos Correios, que já tem quase um ano das inscrições e nada de data da prova!
Qual é a situação do Sistema Penitenciário de Minas? pelo que ouço é o que tu falaste, não há concurso e a maioria não é concursada... como fica a questão do porte de armas ai em minas??? essa situação é meio chata, um colega aqui do RJ foi para Minas com alguns outros colegas e acabou preso por Porte Ilegal de Armas, pois estava com uma PT-100 acautelada da SEAPRJ e uma Glock G25 .380 particular.

Forte Abç!
Em Minas ocorreu o seguinte:
Antigamente, até 2003 o sistema prisional de minas se resumia as três penitenciárias da RMBH, e mais a máxima de Unai e Juiz de Fora e talvez mais alguma que não me recordo agora. Somente nestas unidades tinha APs, e, até então, só teve um concurso de APs (na época era guarda prisional), que foi realizado em 94. Estes APs só trabalhavam na área interna das unidades.
Todas as outras unidades eram administradas pela Policia Civil, dentre elas presídios cadeias, inclusive dentro do quadro da policia civil tinha o cargo de Carcereiro.
Veja a diferença, o carcereiro era vinculado a PC já o guarda prisional era vinculado a Administração Penitenciária.

Com o primeiro mandado do Aécio em 2003 iniciou um processo de reformulação do sistema prisional mineiro, a primeira meta era passar toda a administração das penitenciárias para a SUAPE, liberando os policiais militares das muralhas, porém tinha um problema, não tinha pessoal, os únicos ASPs eram do concurso de 94, que acho que não passavam de 1000, foi ai que o governo decidiu partir para as contratações, e fizeram o teste nos presídios da RMBH, dispensando todos o policiais e colocando somente AP nas unidades.
No segundo momento, já em 2004, iniciou-se o processo de expansão do sistema, com a construção de novas penitenciárias, e no fim do ano lançou o edital do primeiro concurso para ASP (o pessoal de 94 era guarda prisional), e ainda neste ano foi inaugurado a primeira penitenciaria administrada totalmente pala SUAP a máxima de Francisco Sá (primeira penitenciária do Brasil com cela especial para o RDD), com todos os funcionárias contratados. Absolutamente nenhum era servidor público, incluindo administrativos e APs.

O ano de 2005 foi o ano das provas do concurso (do qual eu fazia parte) e da passagem de serviço dessas penitenciárias onde ainda tinham PM e PC tomando conta muralha para a SUAPE. A criação do COPE e da EFAP.
Note que até agora as mudanças foram só nas penitenciárias e deixando de lado os presídios e cadeias.

Em 2006 nós assumimos como ASPs efetivos, um total de 450 ASPs, somando com os de 94 dava mais ou menos uns 1000, no máximo. Veja só, nestas penitenciárias o número de ASPs necessários seria mais de 8000, viram a loucura, éramos 1000 efetivos para 7000 contratados.
Não parou por ai.

Próximo passo, a política de todos os policiais Militares e Civis era para atuarem na rua, e se livrarem das carceragens e presídios. Ai foi um Deus nos acuda geral. Começaram a pegar gente no laço para trabalhar como APs. Primeiro foram os presídios depois as cadeias.

Já nessa época a figura do carcereiro vinculado a Civil acabou, passaram a ser Agentes Policiais. Era a premissa do que viria.

Gente me desculpe, mas vou dormir, depois termino se me permitirem, e tem o caso do porte também que é outra história.

Mil perdões pelo post longo e sem sentido, não tenho o dom da escrita.

Abraços

brasil70
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

#591 Mensagem por brasil70 » Sáb Dez 04, 2010 12:57 pm

Será verdade? Os boatos por aqui é que essa união foi realmente concretizada e até a milicia pode ter se envolvido nessa união também. Estou sem tempo para comentar como foram as açoes por aqui, mas eu particularmente nao acho que a operação foi o sucesso todo como vem todos dizendo. Mais de 2.000 traficantes fugiram com seus fuziz, drogas, dinheiro e outros mais, oque aprenderam até agora é quase nada ou nulo pro tráfico, posso lhes garantir isso porque eu via como era a situação por aqui, o ultimo baile do morro por exemplo, eu contei 18 bazucas, tinha de AT-4 a outras que nao conhecia. As quantidade de drogas me surpreenderam, foram um sucesso, vao ter que fumar maconha no inferno agora :twisted:
No atual momento, eu nao venho aprovando muito a ação de alguns policiais, principalmente os PM's, parecem até que eles estao tendo sua revanche agora, ficam passando pra cima e pra baixo igual aos carros dos bondes sem necessidade, é ridiculo você nao poder sair de casa com medo de ser ROUBADO POR UM POLICIAL E TER SUA CASA ARROMBADA, porr*, ta de sacanagem, policial é pra ajudar a população e nao pra intimida-la e rouba-la! Mas felizmente a maioria nao é assim, a Civil e os Paraquedistas estao merecendo mais que aplausos, já o BOPE, eu nao sei se é de sua formação, mas acho que ficar sempre olhando de cara feia pros outros e gritando dizendo que isso daqui é um inferno e que so tem pobre, talvez nao queiram criar uma relação muito amigavel.
Mais tarde tem mais :D

"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
Sênior

#592 Mensagem por brasil70 » Dom Dez 05, 2010 12:28 am

Uma vez PE, sempre PE!"
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#593 Mensagem por Moccelin » Seg Dez 06, 2010 7:56 am

quote="ZeRo4"]Qual é a situação do Sistema Penitenciário de Minas? pelo que ouço é o que tu falaste, não há concurso e a maioria não é concursada... como fica a questão do porte de armas ai em minas??? essa situação é meio chata, um colega aqui do RJ foi para Minas com alguns outros colegas e acabou preso por Porte Ilegal de Armas, pois estava com uma PT-100 acautelada da SEAPRJ e uma Glock G25 .380 particular.

Forte Abç![/quote]

Zero4, o PRP é bem mais embasado que eu pra falar! Já adiantou uma coisa (a situação de ser predominantemente contratados), vamos esperar a complementação!

O que eu posso dizer é que é uma zona! Fizeram um processo seletivo simplificado ("concurso" pra contratos baseados em currículos) e foi aquilo que eu falei.

https://www.seds.mg.gov.br/index.php?op ... Itemid=293

É o link que eu uso pra acompanhar! Como dá pra ver, colocaram uma data pro resultado das análises dos currículos, NO DIA PREVISTO indicaram que aquela data valia pra uma RISP (Região Integrada de Segurança Pública), e nada de data pras outras duas, e quando digo nada é nada mesmo!

Agora é esperar, mas se bobear eu já vou ter terminado a faculdade e passado no concurso pra Policial Federal antes!

Mas um pouco do que eu, como cidadão, ví sobre esse tema!

O que tínhamos na região para "prender bandidos" eram as Cadeias Públicas, administradas pela Civil... Verdadeiras gaiolas, com construções antigas, posicionadas em locais ruins (antigos limites da cidade, mas hoje já praticamente no centro) e sem o mínimo de estrutura material e pessoal, o que ocasionava índices de fuga altíssimos (coisas ridículas, como os bandidos quebrarem a telha e fugirem pulando o muro).

Com a criação da SUAPI a coisa mudou MUITO. Vemos os APs andando de viaturas novinhas, bandidagem devidamente uniformizada e quem já foi na penitenciária de Três Corações, que não tem 5 anos, disse que é muito organizado (bandidagem obedecendo comandos, seguindo regras, etc.), e isso apesar de já estar com um nível de super lotação meio elevado (não assustador, mas elevado).

Porém essa penitenciária ainda era restrita (pelo menos no papel) para os CONDENADOS, o que deixava o cadeião ainda lá, funcionando, sob guarda da civil, enquanto a construção da nova Cadeia (anexa à penitenciária) se arrastava por desentendimentos entre Estado e Município! Daí uma enxurrada de reclamações e ações do MP forçaram o fechamento do "cadeião"... Levaram todo mundo pra Penitenciária, o que forçou um remanejamento interno (isso eu fiquei sabendo por uma palestra do chefe da inteligência na minha sala, além de relatos dos APs que faziam faculdade comigo), e mais um aumento da superlotação.

As obras da nova Cadeia estão andando, mas na "velocidade Estatal de sempre". Enquanto isso a penitenciária vai enchendo.

Os investimentos continuam, mas ainda temos estruturas antigas na região. Varginha, cidade pra onde vou mudar agora no final do ano e que é vizinha (uns 30km), apesar de ser bem maior tem uma cadeia que dizem que é problemática, quase tanto quanto a antiga cadeia de Três Corações. O que demonstra que o serviço está sendo feito, mas falta muito ainda!

Eu gostaria de saber do PRP, quando ele for responder, além da questão do porte, como anda as conversas sobre uma possível criação da Polícia Penitenciária e como isso seria solucinado com 90% da SUAP sendo contratada, e não concursada!

The cake is a lie...
gil eanes

#594 Mensagem por gil eanes » Seg Dez 06, 2010 9:53 am

Alguns comentários ao léo, visto o que li acima.

A PM ganha bem em Brasília. Lá a bancada dos PM`s é forte. Será que há alguma relação?

Vocês se lembram quando um delegado de polícia, chefe da PC do rio, declarou que o problema do Rio estava em Copacabana e que era lá que eles deviam operar?

Curso de introdução à economia: "A produção (oferta) é função da demanda" . Olhando a quantidade de drogas apreendidas e as que ainda virão questiona-se se isto era um só um estoque regulador ou excesso que estava encalhado? Puta que pariu, haja nariz e pulmão......né sr. Fábio Assunção & Cia?????

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#595 Mensagem por Skyway » Seg Dez 06, 2010 11:30 am

Vamos só orientar quem não conhece o Rio de Janeiro...

A Zona Sul do Rio é sim grande consumidora de drogas, assim como a Zona Oeste que se for colocar na balança, deve ganhar com folga. A Zona Sul do Rio nunca teve apelidos por conta disso, como li em uma "matéria" a uns dias, algo como "zona do pó", sei lá.

É errado taxar toda uma zona da cidade como grande consumidora, quando na verdade são bairros dessas zonas que trazem a fama, por exemplo: Na Zona Sul do Rio, os bairros onde mais se consome qualquer tipo de drogas são se dúvida Ipanema, Leblon e Gávea. Copacabana é bairro de velho e turista, só quem não mora no Rio não sabe disso. :mrgreen: Ipanema é bairro de viado e maconheiro, Leblon e Gávea são bairros de riquinhos, mauricinhos e patricinhas que, esses sim, cheiram e fumam de tudo.

A Zona Oeste tem a Barra e o Recreio, outros bairros cheios de gente com poder aquisitivo um pouco mais confortável, e por isso, também concentra cheradores e maconheiros nos condomínios fechados espalhados pra onde se olha.

Então é só pra esclarecer e não acabarem cometendo uma injustiça como taxar Copacabana como reduto de bacanas drogados, já que o que menos tem aqui é bacana. :lol:

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
brisa

#596 Mensagem por brisa » Seg Dez 06, 2010 11:34 am

Eu te acho um cara bacana Sky :D

ZeRo4
Sênior
Sênior

#597 Mensagem por ZeRo4 » Seg Dez 06, 2010 12:19 pm

Moccelin, interessante a sua visão, também estou esperando a conclusão do prp! infelizmente, super-lotação e baixo efetivo parecem ser crônicos nos sistemas do Brasil. Quanto ao porte de armas, a situação é um contraste, aqui no RJ saiu no diário oficial hoje a licitação para compra
das pistolas .40 que ficaram acauteladas.

[]s

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
gil eanes

#598 Mensagem por gil eanes » Seg Dez 06, 2010 11:10 pm

Skyway escreveu:Vamos só orientar quem não conhece o Rio de Janeiro...

A Zona Sul do Rio é sim grande consumidora de drogas, assim como a Zona Oeste que se for colocar na balança, deve ganhar com folga. A Zona Sul do Rio nunca teve apelidos por conta disso, como li em uma "matéria" a uns dias, algo como "zona do pó", sei lá.

É errado taxar toda uma zona da cidade como grande consumidora, quando na verdade são bairros dessas zonas que trazem a fama, por exemplo: Na Zona Sul do Rio, os bairros onde mais se consome qualquer tipo de drogas são se dúvida Ipanema, Leblon e Gávea. Copacabana é bairro de velho e turista, só quem não mora no Rio não sabe disso. :mrgreen: Ipanema é bairro de viado e maconheiro, Leblon e Gávea são bairros de riquinhos, mauricinhos e patricinhas que, esses sim, cheiram e fumam de tudo.

A Zona Oeste tem a Barra e o Recreio, outros bairros cheios de gente com poder aquisitivo um pouco mais confortável, e por isso, também concentra cheradores e maconheiros nos condomínios fechados espalhados pra onde se olha.

Então é só pra esclarecer e não acabarem cometendo uma injustiça como taxar Copacabana como reduto de bacanas drogados, já que o que menos tem aqui é bacana. :lol:

Um abraço!

Você está certo. Mas, aqui Copacabana é metonímia (a parte pelo todo). Temos muitas Copacabanas, não só no Rio como em todo o Brasil. O que fica é o seguinte: Tem-se que combate o consumo. Mas, como já dito anteirormente, nessa praia o terreno é muito mais complexo que os morros.

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#599 Mensagem por Moccelin » Ter Dez 07, 2010 1:09 pm

ZeRo4 escreveu:Moccelin, interessante a sua visão, também estou esperando a conclusão do prp! infelizmente, super-lotação e baixo efetivo parecem ser crônicos nos sistemas do Brasil. Quanto ao porte de armas, a situação é um contraste, aqui no RJ saiu no diário oficial hoje a licitação para compra
das pistolas .40 que ficaram acauteladas.

[]s
Pois é, vamos esperar.

Ontem eu tive mais uma "boa notícia". O processo seletivo que eu estou esperando foi feito pra 3 RISPs (18ª, 17ª e 6ª), no dia do resultado saiu que só seria feito naquele momento o de uma delas, a 18ª, que demorou mais de 4 meses... Ontem começou o processo de outra... A 17ª... A 6ª, que é a que envolve Três Corações, ainda não tem data prevista!

Pra mim isso é um sinal de desorganização total, completa e plena... Vai conseguir ganhar dos Correios!!!

Mas o motivo de eu postar isso é que eu fui ver o resultado (notas) do pessoal! Tem cidade que pra preencher as vagas chamou gente com 0 (zero) pontos!!! Isso mesmo, se preencheu os requisitos mínimos (de escolaridade, no caso) já está dentro. Ah, esses pontos eram por experiência na área ou em áreas correlatas (5 pontos) e cursos, palestras, etc não necessariamente na área (informatica, por exemplo, que soma mais 5 pontos)!

Aí eu me pergunto, não houve uma seleção por conhecimentos, com experiência zero na área e sem qualquer tipo de curso de extensão a já estava entrando em certas cidades, que nível esperar dos APs que entram assim?

Talvez tenha sido uma solução pra inflar uma instituição em pouco tempo, já que concurso é um processo bem mais lento, mas eu fico imaginando que num futuro não muito distante ocorrerão problemas relativos à valorização dos profissionais da área aqui em Minas.

The cake is a lie...
brasil70
Sênior
Sênior

#600 Mensagem por brasil70 » Sex Dez 10, 2010 1:18 pm

Zero4, você chegou a andar por aqui depois da ocupação?

Uma vez PE, sempre PE!"