Jobim: viagem Paris-Rússia. Jogada de mestre!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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#586 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 09, 2008 11:56 pm

Sintra escreveu:
orestespf escreveu:
Jin Jones escreveu:
orestespf escreveu:
PRick escreveu:
knight7 escreveu:
PRick escreveu:
knight7 escreveu:
PRick escreveu:Com alguém falou por aqui, se fosse o SAITO colocaria na mesa uma proposta para 02 caças, Rafale e SU-35-1. Mas deixando claro, são as melhores ofertas no global, podendo, o Typhoon, F-35, F-15, F-18 ter desempenho semelhante ou superior em algumas áreas. É importante deixar claro, nenhum vetor é perfeito, mas todos representam a vanguarda, o estado da arte.

Depois esperava uma posição da área política e econômica, para ver para qual dos sugeridos teria melhor aceitação ou corrente dominante, uma vez tendo clara certeza para que lado se inclina a maioria, viria com todo o peso da FAB na direção do preferido, juntando todas as forças possíveis, é muito importante depois de ver para aonde a fumaça se inclina, jogar todas as fichas nela. Existem argumentos para serem usados tanto a favor do Rafale quanto do SU-35-1.

Ora, se as coisas derem errado? (é por isso que acho importante a FAB abrir pelo menos para duas possibilidades de vetor, o Plano B) Nesse caso, todos saberão que a responsabilidade da não escolha, será fora da FAB, dos outros atores. Podendo a FAB se dar ao luxo de dizer: coloquei na mesa mais de um avião, fomos flexíveis, defendemos a corrente majoritária, agora, não podemos ser responsabilizados por qualquer fracasso no negócio. E ainda tem uma segunda vantagem, caso a decisão seja por vetores mais caros de comprar e manter, a responsabilidade pode ser partilhada.

Porém, algumas coisas estão conspirando contra o SU-35-1, as posições do Sr. Putin e do Sr. Chavez. A radicalização delas, vai tornar inviável, geopoliticamente, a escolha do caça russo.

E a radicalização das posições de ambos mandatários, tem haver, diretamente, com problemas internos de seus respectivos Países. A política de tabelamento de preços ou congelamento na Venezuela(Plano Cruzado do Chavez), não é viável no longo prazo. No caso, da Rússia, o Sr. Bush também tem culpa no cartório, ele deixou poucas opções para o Putin.

[ ]´s


PRick,

Mas a reflexão que havia postado há umas 3 págs atrás, de que, embora essas 2 aeronaves sejam excelentes, o Su-35-1 teria a vantagem de proporcionar ao Brasil a entrada num projeto de aeronave de 5ª geração.
(no caso o Pak-fa)

ATT

Knight7


Desenvolver um caça de 5ª geração no qual já existe uma parceria(a Índia), com um país que temos pouco em comum, me parece sonhar demais, agora. Veja os problemas do Typhoon, e os países do consórcio já são parceiros numa Comunidade Econômica e uma Aliança Militar.

[ ]´s


A aquisição do Su leva a uma aproximação cada vez maior. E isso, faz gerar uma cultura tendente a homogeneidade, propiciando o êxito num projeto em comum.
Engenheiros da FAB, na época do Viegas, fizeram intercâmbio e trocas de informações. iEngenheiros de lá vieram auxiliar no acidente com a explosão do VLS, bem como técnicos foram para lá adquirir conhecimentos, entre eles, com relação ao material furtivo . Foi um bom gesto, interesseiro, é claro.
Na época, os russos moveram mundos para ganhar a licitação do FX.
As relações internacionais brasileiras visam ao multilateralismo. Embora as relações com a França favoreça o multilateralismo e o Brasil busca isso mesmo, percebe-se gestões de uma maior aproximação com a India, China, Africa do Sul e Rússia, que são países ainda em desenvolvimento, com interesses em comum no comércio internacional.l





Se estamos pensando em caças de 5ª, para escolher o nosso FX-2, então, veremos o FX-2 como tampão. E nesse caso, acho a parceria com os EUA mais viável, analisando friamente a questão, todos sabem como eu gosto dos EUA.

Porque Tio Bush acabou, parece que 03 candidatos mais prováveis a Casa Branca, tem um perfil bem distinto do atual presidente.



Obama, Hillary e MacCain são low profile. Mas o que não falta na história americana são presidentes" falcões". Reagan, Nixon, Bushes, Eisenower, que o diga.
Teremos um desses três na presidência. E depois?

Olhando para daqui há 20 anos, caças de 5ª geração (f-35, f-22, Pak-fa)
serão comuns.
O Rafale será capaz de aguentar o tranco?
A França, juntamente com Suécia, EUA e Israel está na vanguarda de Vants. Mas o proprio comandante da Flygvapnet admitiu que os caças tripulados ocuparão o papel principal durante um bom tempo.

ATT

Knight7


Como falei antes, a Rússia de hoje, não é a do FX-1. Se foi mesmo proposto um caça de 5ª geração, e tudo está as mil maravilhas, como explicar a recepção do NJ lá na Rússia? E o que ele falou aqui sobre o que ocorreu lá? E ainda, a não ida de SAITO? Não tem sentido. O NJ chegou a dizer que não foi discutido caças! Ora uma parceria para desenvolver em conjunto um caça de 5ª exige uma enorme logística e uma Empresa Brasileira na empreitada, aí em pergunto: qual é esta empresa? Repito não vejo outra saída que não seja a Embraer, combinaram isso com a Empresa? Isso envolveria muita gente russa aqui, e muita gente nossa lá.

Sinceramente, vocês acham que sem jamais termos construído, localmente, um único caça supersônico, e depois de ter encerrado a produção do AMX em meados da década passada. Poderíamos entrar numa empreitada dessas do nada? Qual o custo de cada PAK? Quanto sairia o preço da encomenda inicial, mais o custo das encomendas.

Ao contrário do caso dos Subs, dos Helos e das Fragatas, não vejo viabilidade para a produção de um caça de 5ª geração aqui, ora se vamos construir umas partes como subcontratado, como é essa oferta russa afinal? Para mim soa igual ao que ouvi sobre a construção local de Rafale, só será possível com a Embraer na parada, e para uma quantidade muito maior que a anunciada até agora.

Vou repetir, no caso dos caças, as coisas estão muito no ar, parece que pessoal na mídia está por fora do que ocorre com eles, ou as negociações estão muito embrionárias quando comparadas com o resto.

[ ]´s


Correto, PRick, querer não é poder. Por outro lado é bom que nos lembremos que o Governo quer, pra mim é ponto fixo, não tem como não ser. Não deram um jeito no caso do sub nuclear, então?

Lembro também que aqui foi postado uma nota dizendo que foi oferecido aos russos uma parceria com o 390 da Embraer. Verdade ou mentira, não sei, mas que foi dito, isso foi.

Entendo você em seu esforço para dizer que a FAB não teria facilmente um caça de 5ªG. Porém é bom que se diga que o projeto de um submarino nuclear é algo muito mais ambicioso do que participar de um projeto de um caça de 5ªG, não tenho dúvida disso.

E no que diz respeito ao sub nuclear você nem pestanejou. Espero que não seja pela origem do mesmo, francesa. Acredito que você não tivesse comparado a "ambição" nos dois casos que citei.


Grande abraço,

Orestes


Correto Orestes, quando vc fala que ter um SSN é algo bem mais ambicioso e de forte cunho politico, esse foi um passo enorme q. o BR deu.

Foi dito pelo PRick q. só haverá dentro de pouco tempo só 2 proj. de 5º geração ( F-22/F-35 e o PAK ), nisso eu já não concordo.

Por volta de 2025 haverá, alem dos já citados, pelo menos mais 2, que podem ser projetos envolvendo nações, num trabalho conjunto enter nações, para ser alternativa, a aqueles já conhecidos. Muito provavelmente, nações como:
- India
- China
- Africa do Sul
- França
- UK+Alemanha+Espanha+Italia ( como continuação do EFA-2000 )
- Brasil
- Suécia
- Austrália

Devem se unir para dar uma resposta a essa postura de monopólio a tecnologia Sthealt de 5º geração, até porque será a saidera da aviação de caça como nós conhecemos hoje.

Imaginem em 2030 os céus só de F-22+F-35 ou na outra ponta PAK, fora isso um monte de sucata q. receberam varias MLU.
Não tem cabimento, NÉ ! :roll:

Abraços

Jin


Olá amigo Jin,

não sei mesmo... Índia e China já estão confirmados no projeto PAK-FA, não vejo motivos para criarem outro. África do Sul, falta muito ainda para ter um caça deste padrão, estão mais ou menos como nós. França, Inglaterra, Alemanha (e outros) até podem, mas estão bem atrasados, visto que ainda não finalizaram os seus caças de 4ªG até hoje (Rafale e Typhoon). Suécia? Não duvido, mas qual seria o motivo para fazer tal investimento deste tipo hoje? Austrália e Brasil? Sem chances, só através de parcerias com terceiros e olhe lá.

Entendo o que você escreveu na parte final, mas este é o ponto que sempre critiquei aqui no DB em relação aos caças chamados de 5ªG, podem não ser tudo isso que se apregoa por aí. Não sei se tais países não buscariam outras alternativas "mais viáveis".


Abração,

Orestes


A China está COMPLETAMENTE fora do PAK-FA. :wink:


Obrigado pela correção, Sintra.

Abraços,

Orestes




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#587 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 10, 2008 12:07 am

A China está desenvolvendo o seu J-XX.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Bourne
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#588 Mensagem por Bourne » Dom Fev 10, 2008 1:13 am

Sintra escreveu:
Jin Jones escreveu:
orestespf escreveu:
PRick escreveu:
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PRick escreveu:
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PRick escreveu:Com alguém falou por aqui, se fosse o SAITO colocaria na mesa uma proposta para 02 caças, Rafale e SU-35-1. Mas deixando claro, são as melhores ofertas no global, podendo, o Typhoon, F-35, F-15, F-18 ter desempenho semelhante ou superior em algumas áreas. É importante deixar claro, nenhum vetor é perfeito, mas todos representam a vanguarda, o estado da arte.

Depois esperava uma posição da área política e econômica, para ver para qual dos sugeridos teria melhor aceitação ou corrente dominante, uma vez tendo clara certeza para que lado se inclina a maioria, viria com todo o peso da FAB na direção do preferido, juntando todas as forças possíveis, é muito importante depois de ver para aonde a fumaça se inclina, jogar todas as fichas nela. Existem argumentos para serem usados tanto a favor do Rafale quanto do SU-35-1.

Ora, se as coisas derem errado? (é por isso que acho importante a FAB abrir pelo menos para duas possibilidades de vetor, o Plano B) Nesse caso, todos saberão que a responsabilidade da não escolha, será fora da FAB, dos outros atores. Podendo a FAB se dar ao luxo de dizer: coloquei na mesa mais de um avião, fomos flexíveis, defendemos a corrente majoritária, agora, não podemos ser responsabilizados por qualquer fracasso no negócio. E ainda tem uma segunda vantagem, caso a decisão seja por vetores mais caros de comprar e manter, a responsabilidade pode ser partilhada.

Porém, algumas coisas estão conspirando contra o SU-35-1, as posições do Sr. Putin e do Sr. Chavez. A radicalização delas, vai tornar inviável, geopoliticamente, a escolha do caça russo.

E a radicalização das posições de ambos mandatários, tem haver, diretamente, com problemas internos de seus respectivos Países. A política de tabelamento de preços ou congelamento na Venezuela(Plano Cruzado do Chavez), não é viável no longo prazo. No caso, da Rússia, o Sr. Bush também tem culpa no cartório, ele deixou poucas opções para o Putin.

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PRick,

Mas a reflexão que havia postado há umas 3 págs atrás, de que, embora essas 2 aeronaves sejam excelentes, o Su-35-1 teria a vantagem de proporcionar ao Brasil a entrada num projeto de aeronave de 5ª geração.
(no caso o Pak-fa)

ATT

Knight7


Desenvolver um caça de 5ª geração no qual já existe uma parceria(a Índia), com um país que temos pouco em comum, me parece sonhar demais, agora. Veja os problemas do Typhoon, e os países do consórcio já são parceiros numa Comunidade Econômica e uma Aliança Militar.

[ ]´s


A aquisição do Su leva a uma aproximação cada vez maior. E isso, faz gerar uma cultura tendente a homogeneidade, propiciando o êxito num projeto em comum.
Engenheiros da FAB, na época do Viegas, fizeram intercâmbio e trocas de informações. iEngenheiros de lá vieram auxiliar no acidente com a explosão do VLS, bem como técnicos foram para lá adquirir conhecimentos, entre eles, com relação ao material furtivo . Foi um bom gesto, interesseiro, é claro.
Na época, os russos moveram mundos para ganhar a licitação do FX.
As relações internacionais brasileiras visam ao multilateralismo. Embora as relações com a França favoreça o multilateralismo e o Brasil busca isso mesmo, percebe-se gestões de uma maior aproximação com a India, China, Africa do Sul e Rússia, que são países ainda em desenvolvimento, com interesses em comum no comércio internacional.l





Se estamos pensando em caças de 5ª, para escolher o nosso FX-2, então, veremos o FX-2 como tampão. E nesse caso, acho a parceria com os EUA mais viável, analisando friamente a questão, todos sabem como eu gosto dos EUA.

Porque Tio Bush acabou, parece que 03 candidatos mais prováveis a Casa Branca, tem um perfil bem distinto do atual presidente.



Obama, Hillary e MacCain são low profile. Mas o que não falta na história americana são presidentes" falcões". Reagan, Nixon, Bushes, Eisenower, que o diga.
Teremos um desses três na presidência. E depois?

Olhando para daqui há 20 anos, caças de 5ª geração (f-35, f-22, Pak-fa)
serão comuns.
O Rafale será capaz de aguentar o tranco?
A França, juntamente com Suécia, EUA e Israel está na vanguarda de Vants. Mas o proprio comandante da Flygvapnet admitiu que os caças tripulados ocuparão o papel principal durante um bom tempo.

ATT

Knight7


Como falei antes, a Rússia de hoje, não é a do FX-1. Se foi mesmo proposto um caça de 5ª geração, e tudo está as mil maravilhas, como explicar a recepção do NJ lá na Rússia? E o que ele falou aqui sobre o que ocorreu lá? E ainda, a não ida de SAITO? Não tem sentido. O NJ chegou a dizer que não foi discutido caças! Ora uma parceria para desenvolver em conjunto um caça de 5ª exige uma enorme logística e uma Empresa Brasileira na empreitada, aí em pergunto: qual é esta empresa? Repito não vejo outra saída que não seja a Embraer, combinaram isso com a Empresa? Isso envolveria muita gente russa aqui, e muita gente nossa lá.

Sinceramente, vocês acham que sem jamais termos construído, localmente, um único caça supersônico, e depois de ter encerrado a produção do AMX em meados da década passada. Poderíamos entrar numa empreitada dessas do nada? Qual o custo de cada PAK? Quanto sairia o preço da encomenda inicial, mais o custo das encomendas.

Ao contrário do caso dos Subs, dos Helos e das Fragatas, não vejo viabilidade para a produção de um caça de 5ª geração aqui, ora se vamos construir umas partes como subcontratado, como é essa oferta russa afinal? Para mim soa igual ao que ouvi sobre a construção local de Rafale, só será possível com a Embraer na parada, e para uma quantidade muito maior que a anunciada até agora.

Vou repetir, no caso dos caças, as coisas estão muito no ar, parece que pessoal na mídia está por fora do que ocorre com eles, ou as negociações estão muito embrionárias quando comparadas com o resto.

[ ]´s


Correto, PRick, querer não é poder. Por outro lado é bom que nos lembremos que o Governo quer, pra mim é ponto fixo, não tem como não ser. Não deram um jeito no caso do sub nuclear, então?

Lembro também que aqui foi postado uma nota dizendo que foi oferecido aos russos uma parceria com o 390 da Embraer. Verdade ou mentira, não sei, mas que foi dito, isso foi.

Entendo você em seu esforço para dizer que a FAB não teria facilmente um caça de 5ªG. Porém é bom que se diga que o projeto de um submarino nuclear é algo muito mais ambicioso do que participar de um projeto de um caça de 5ªG, não tenho dúvida disso.

E no que diz respeito ao sub nuclear você nem pestanejou. Espero que não seja pela origem do mesmo, francesa. Acredito que você não tivesse comparado a "ambição" nos dois casos que citei.


Grande abraço,

Orestes


Correto Orestes, quando vc fala que ter um SSN é algo bem mais ambicioso e de forte cunho politico, esse foi um passo enorme q. o BR deu.

Foi dito pelo PRick q. só haverá dentro de pouco tempo só 2 proj. de 5º geração ( F-22/F-35 e o PAK ), nisso eu já não concordo.

Por volta de 2025 haverá, alem dos já citados, pelo menos mais 2, que podem ser projetos envolvendo nações, num trabalho conjunto enter nações, para ser alternativa, a aqueles já conhecidos. Muito provavelmente, nações como:
- India
- China
- Africa do Sul
- França
- UK+Alemanha+Espanha+Italia ( como continuação do EFA-2000 )
- Brasil
- Suécia
- Austrália

Devem se unir para dar uma resposta a essa postura de monopólio a tecnologia Sthealt de 5º geração, até porque será a saidera da aviação de caça como nós conhecemos hoje.

Imaginem em 2030 os céus só de F-22+F-35 ou na outra ponta PAK, fora isso um monte de sucata q. receberam varias MLU.
Não tem cabimento, NÉ ! :roll:

Abraços

Jin


O comandante em Chefe da Adla, ainda recentemente deixou muito claro que existiria um substituto tripulado do RAFALE e que este NÃO seria Norte Americano...
Agora, sejamos honestos, os Europeus não têm neste momento absolutamente nenhuma ameaça que os leve a investir no desenvolvimento de um aparelho para substituir a curto prazo os Eurocanards.

Abraços


Também a de se pesar que os europeus investiram muito dinheiro e tempo para desenvolver os Typhoon/Rafale/Gripen. Presumo que um substituto de quinta geração deve começar a ser pensado seriamente lá por idos do fim da década de 2010 e inicio de 2020, com algo palpável lá por 2030. Não duvidaria nada que esse tal caça de quinta geração fosse pan-europeu, inclusive com a participação da França e Suécia.




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#589 Mensagem por Valdemort » Dom Fev 10, 2008 7:29 am

Caros colegas do DB . Como ja disse antes sou piloto civil e entendo de aviões civis, militares só por literatura , amigos e agora voces . Vivo no Middle East e tenho contato com pilotos Libios e o que eles falam dos aviões Russos é de rir .
Totalmente ultrapassados em materia de filosofia de operação , manuais e avionicos . eles melhoraram com esse novo Suckoy 100 mas parece que ate agora só venderam para a Aeroflot . A Embraer 'e basiada na filosofia Americana que a meu ver é a melhor , a meu ver seria problematico 1 associação da Embraer com o Russos . A meu ver tb quem mais se "sinergiria" com a Embraer seria a Saab com o Gripen .
Ou estou errado .??
Abcs a todos




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Carlos Mathias

#590 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 10, 2008 10:36 am

A EMBRAER só "sinerge" com a Dassault. Ela é incapaz de " sinergiar" com outra empresa qualquer por um mistério destes do céu. :roll:




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#591 Mensagem por EDSON » Dom Fev 10, 2008 10:55 am

A língua. :D




PRick

#592 Mensagem por PRick » Dom Fev 10, 2008 10:59 am

Engraçado vejo um monte de gente falando em caças de 5ª geração, e o que vemos no único País que tem eles em operação, se deu conta, que não existe cenário bélico para caças de 5ª geração, que a drenagem de recursos nesses programas, está fazendo com que as armas operacionais e com os cenários reais, estejam sendo negligenciadas.

Aí vejo os Russos enrolados com o tal caça de 5ª geração, quando falta recursos para reformar os caças que estão voando. Aí querem que o Brasil desenvolva um caça que quase não existe cenário para seu uso, e que somente um País os têm.

No mundo, ainda mais num mundo em que a economia não está mais em crescimento, em que a maior economia está com sérios problemas, se fala em gastar fábulas em caças táticos, um arma não decisiva e até secundária para decidir um conflito para o qual foi projetada. No cenário real de emprego atual, ela é desnecessária e cara.

O problema é que não sou apaixonado por avião, só pode ser isto. :roll:

[ ]´s




PRick

#593 Mensagem por PRick » Dom Fev 10, 2008 11:08 am

Carlos Mathias escreveu:A EMBRAER só "sinerge" com a Dassault. Ela é incapaz de " sinergiar" com outra empresa qualquer por um mistério destes do céu. :roll:


A Embraer já fez acordos e parcerias com a Northrop, Sikorsky, Dassault e Elbit. Como qualquer empresa privada brasileira, não tem nenhum ou quase nenhum contato com os russos, quantas empresas brasileiras tem parcerias com os russos? Na verdade, até bem pouco tempo os russos eram os inimigos.

Ignorar essa realidade, não nos leva a lugar nenhum, o fato é que o nosso relacionamento com os russos, e qualquer outro país de cultura oriental é sempre um desafio, que o diga os empresarios brasileiros que vendem muito aos árabes.

A Embraer assinou 02 grandes acordos/contratos dos últimos anos, com a ELBIT e a Dassault, os franceses compraram parte de suas ações, o programa do M-2000BR, envolveu a ida de engenheiros dela para a França, ora, não será lógico, até sensato, supor que qualquer negociação, os antigos parceiros sejam os primeiros a serem procurados, exatamente, porque nada será feito do zero. :wink:

[ ]´s




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#594 Mensagem por Valdemort » Dom Fev 10, 2008 11:14 am

Hehe... vc tem razão Carlos isso vem desde que a Dassault possuia ações da Embraer e do FX-1 , só acho que ela combinaria melhor com a Saab por questões de filosofia etc... Apesar de eu particularmente preferir mais o Rafale comparado ao Gripen . Mas sou USA em questão de qualquer coisa que voa .




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
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#595 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 10, 2008 11:26 am

PRick,

Como eu havia dito, com relação a aeronaves de 5ª geração estou pensando num cenário para 2020.

Agora, nos dias atuais, eu não acredito que seja necessária mesmo. Mas lá, acredito que sim.

E, neste caso, na minha opinião, teríamos uma boa oportunidade de preparar o terreno para um caça de 5ªgeração (no caso de aquisição do Su35-que diga-se de passagem, é uma excelente aeronave), que entrará em operação bem antes que uma aeronave da europa ocidental, já que nem um programa de 5ª geração europeu ainda fora lançado.

Quanto aos problemas econômicos da Rússia, já passou. Além do petróleo, que a ajuda, vale ressaltar que os problemas econômicos que ela tivera no passado fora fruto que ela estava vivendo numa revolução (uma passagem dura, de readequação, do sistema de produção socialista para o sistema de produção capitalista).



Abraços

Knight7




PRick

#596 Mensagem por PRick » Dom Fev 10, 2008 11:32 am

knight7 escreveu:PRick,

Como eu havia dito, com relação a aeronaves de 5ª geração estou pensando num cenário para 2020.

Agora, nos dias atuais, eu não acredito que seja necessária mesmo. Mas lá, acredito que sim.

E, neste caso, na minha opinião, teríamos uma boa oportunidade de preparar o terreno para um caça de 5ªgeração (no caso de aquisição do Su35-que diga-se de passagem, é uma excelente aeronave), que entrará em operação bem antes que uma aeronave da europa ocidental, já que nem um programa de 5ª geração europeu ainda fora lançado.

Quanto aos problemas econômicos da Rússia, já passou. Além do petróleo, que a ajuda, vale ressaltar que os problemas econômicos que ela tivera no passado fora fruto que ela estava vivendo numa revolução (uma passagem dura, de readequação, do sistema de produção socialista para o sistema de produção capitalista).



Abraços

Knight7


A Rússia saiu do buraco, mas seu PIB atual ainda é menor que o nosso, e nem sombra do segundo PIB do planeta de outrora, a Ex-URSS, não é a Rússia, basta ver o mapa. A verdade é que os Russos não tem recursos nem para manter a gigantesca estrutura de sua defesa estratégica composta por mísseis IBM´s em terra ou em submarinos, além de novos desenvolvimentos. Armas táticas são secundárias.

[ ]´s




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#597 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 10, 2008 11:33 am

PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu:A EMBRAER só "sinerge" com a Dassault. Ela é incapaz de " sinergiar" com outra empresa qualquer por um mistério destes do céu. :roll:


Ignorar essa realidade, não nos leva a lugar nenhum, o fato é que o nosso relacionamento com os russos, e qualquer outro país de cultura oriental é sempre um desafio, que o diga os empresarios brasileiros que vendem muito aos árabes.

[ ]´s


E o desenvolvimento conjunto do CBERS que o Brasil tem com os Chineses?
E há engenheiros Russos nos ajudando no VLS.
E num projeto bélico, não é necessário ter responsabilidades de desenvolvimento equânimes.

ATT

Knight7




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Fev 10, 2008 1:15 pm, em um total de 1 vez.
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#598 Mensagem por Jin Jones » Dom Fev 10, 2008 12:28 pm

Bolovo escreveu:A China está desenvolvendo o seu J-XX.


Alem de uma provavel carreira solo, num eventual caça de 5ª ger., até porque ela xupinhou tudo q. podia de tecnologia dos "ESPERTOS RUSSOS" 8-] , a CHINA deve provavelmente juntar-se com outros paises para desenvolver outros caças avançados.

E não podemos esquecer os Japas, que vão fazer o YF-23.

É isso q. me refiro Orestes, as nações devem se unir para poderem ter alternativas p/ o equip. USA ou Russo. Seguindo esse raciosinio, creio q. o Br deve em algum momento, pegar carona nesses projetos.

ATT.

Jin




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#599 Mensagem por Jin Jones » Dom Fev 10, 2008 12:34 pm

born escreveu:
Sintra escreveu:
Jin Jones escreveu:
orestespf escreveu:
PRick escreveu:
knight7 escreveu:
PRick escreveu:
knight7 escreveu:
PRick escreveu:Com alguém falou por aqui, se fosse o SAITO colocaria na mesa uma proposta para 02 caças, Rafale e SU-35-1. Mas deixando claro, são as melhores ofertas no global, podendo, o Typhoon, F-35, F-15, F-18 ter desempenho semelhante ou superior em algumas áreas. É importante deixar claro, nenhum vetor é perfeito, mas todos representam a vanguarda, o estado da arte.

Depois esperava uma posição da área política e econômica, para ver para qual dos sugeridos teria melhor aceitação ou corrente dominante, uma vez tendo clara certeza para que lado se inclina a maioria, viria com todo o peso da FAB na direção do preferido, juntando todas as forças possíveis, é muito importante depois de ver para aonde a fumaça se inclina, jogar todas as fichas nela. Existem argumentos para serem usados tanto a favor do Rafale quanto do SU-35-1.

Ora, se as coisas derem errado? (é por isso que acho importante a FAB abrir pelo menos para duas possibilidades de vetor, o Plano B) Nesse caso, todos saberão que a responsabilidade da não escolha, será fora da FAB, dos outros atores. Podendo a FAB se dar ao luxo de dizer: coloquei na mesa mais de um avião, fomos flexíveis, defendemos a corrente majoritária, agora, não podemos ser responsabilizados por qualquer fracasso no negócio. E ainda tem uma segunda vantagem, caso a decisão seja por vetores mais caros de comprar e manter, a responsabilidade pode ser partilhada.

Porém, algumas coisas estão conspirando contra o SU-35-1, as posições do Sr. Putin e do Sr. Chavez. A radicalização delas, vai tornar inviável, geopoliticamente, a escolha do caça russo.

E a radicalização das posições de ambos mandatários, tem haver, diretamente, com problemas internos de seus respectivos Países. A política de tabelamento de preços ou congelamento na Venezuela(Plano Cruzado do Chavez), não é viável no longo prazo. No caso, da Rússia, o Sr. Bush também tem culpa no cartório, ele deixou poucas opções para o Putin.

[ ]´s


PRick,

Mas a reflexão que havia postado há umas 3 págs atrás, de que, embora essas 2 aeronaves sejam excelentes, o Su-35-1 teria a vantagem de proporcionar ao Brasil a entrada num projeto de aeronave de 5ª geração.
(no caso o Pak-fa)

ATT

Knight7


Desenvolver um caça de 5ª geração no qual já existe uma parceria(a Índia), com um país que temos pouco em comum, me parece sonhar demais, agora. Veja os problemas do Typhoon, e os países do consórcio já são parceiros numa Comunidade Econômica e uma Aliança Militar.

[ ]´s


A aquisição do Su leva a uma aproximação cada vez maior. E isso, faz gerar uma cultura tendente a homogeneidade, propiciando o êxito num projeto em comum.
Engenheiros da FAB, na época do Viegas, fizeram intercâmbio e trocas de informações. iEngenheiros de lá vieram auxiliar no acidente com a explosão do VLS, bem como técnicos foram para lá adquirir conhecimentos, entre eles, com relação ao material furtivo . Foi um bom gesto, interesseiro, é claro.
Na época, os russos moveram mundos para ganhar a licitação do FX.
As relações internacionais brasileiras visam ao multilateralismo. Embora as relações com a França favoreça o multilateralismo e o Brasil busca isso mesmo, percebe-se gestões de uma maior aproximação com a India, China, Africa do Sul e Rússia, que são países ainda em desenvolvimento, com interesses em comum no comércio internacional.l





Se estamos pensando em caças de 5ª, para escolher o nosso FX-2, então, veremos o FX-2 como tampão. E nesse caso, acho a parceria com os EUA mais viável, analisando friamente a questão, todos sabem como eu gosto dos EUA.

Porque Tio Bush acabou, parece que 03 candidatos mais prováveis a Casa Branca, tem um perfil bem distinto do atual presidente.



Obama, Hillary e MacCain são low profile. Mas o que não falta na história americana são presidentes" falcões". Reagan, Nixon, Bushes, Eisenower, que o diga.
Teremos um desses três na presidência. E depois?

Olhando para daqui há 20 anos, caças de 5ª geração (f-35, f-22, Pak-fa)
serão comuns.
O Rafale será capaz de aguentar o tranco?
A França, juntamente com Suécia, EUA e Israel está na vanguarda de Vants. Mas o proprio comandante da Flygvapnet admitiu que os caças tripulados ocuparão o papel principal durante um bom tempo.

ATT

Knight7


Como falei antes, a Rússia de hoje, não é a do FX-1. Se foi mesmo proposto um caça de 5ª geração, e tudo está as mil maravilhas, como explicar a recepção do NJ lá na Rússia? E o que ele falou aqui sobre o que ocorreu lá? E ainda, a não ida de SAITO? Não tem sentido. O NJ chegou a dizer que não foi discutido caças! Ora uma parceria para desenvolver em conjunto um caça de 5ª exige uma enorme logística e uma Empresa Brasileira na empreitada, aí em pergunto: qual é esta empresa? Repito não vejo outra saída que não seja a Embraer, combinaram isso com a Empresa? Isso envolveria muita gente russa aqui, e muita gente nossa lá.

Sinceramente, vocês acham que sem jamais termos construído, localmente, um único caça supersônico, e depois de ter encerrado a produção do AMX em meados da década passada. Poderíamos entrar numa empreitada dessas do nada? Qual o custo de cada PAK? Quanto sairia o preço da encomenda inicial, mais o custo das encomendas.

Ao contrário do caso dos Subs, dos Helos e das Fragatas, não vejo viabilidade para a produção de um caça de 5ª geração aqui, ora se vamos construir umas partes como subcontratado, como é essa oferta russa afinal? Para mim soa igual ao que ouvi sobre a construção local de Rafale, só será possível com a Embraer na parada, e para uma quantidade muito maior que a anunciada até agora.

Vou repetir, no caso dos caças, as coisas estão muito no ar, parece que pessoal na mídia está por fora do que ocorre com eles, ou as negociações estão muito embrionárias quando comparadas com o resto.

[ ]´s


Correto, PRick, querer não é poder. Por outro lado é bom que nos lembremos que o Governo quer, pra mim é ponto fixo, não tem como não ser. Não deram um jeito no caso do sub nuclear, então?

Lembro também que aqui foi postado uma nota dizendo que foi oferecido aos russos uma parceria com o 390 da Embraer. Verdade ou mentira, não sei, mas que foi dito, isso foi.

Entendo você em seu esforço para dizer que a FAB não teria facilmente um caça de 5ªG. Porém é bom que se diga que o projeto de um submarino nuclear é algo muito mais ambicioso do que participar de um projeto de um caça de 5ªG, não tenho dúvida disso.

E no que diz respeito ao sub nuclear você nem pestanejou. Espero que não seja pela origem do mesmo, francesa. Acredito que você não tivesse comparado a "ambição" nos dois casos que citei.


Grande abraço,

Orestes


Correto Orestes, quando vc fala que ter um SSN é algo bem mais ambicioso e de forte cunho politico, esse foi um passo enorme q. o BR deu.

Foi dito pelo PRick q. só haverá dentro de pouco tempo só 2 proj. de 5º geração ( F-22/F-35 e o PAK ), nisso eu já não concordo.

Por volta de 2025 haverá, alem dos já citados, pelo menos mais 2, que podem ser projetos envolvendo nações, num trabalho conjunto enter nações, para ser alternativa, a aqueles já conhecidos. Muito provavelmente, nações como:
- India
- China
- Africa do Sul
- França
- UK+Alemanha+Espanha+Italia ( como continuação do EFA-2000 )
- Brasil
- Suécia
- Austrália

Devem se unir para dar uma resposta a essa postura de monopólio a tecnologia Sthealt de 5º geração, até porque será a saidera da aviação de caça como nós conhecemos hoje.

Imaginem em 2030 os céus só de F-22+F-35 ou na outra ponta PAK, fora isso um monte de sucata q. receberam varias MLU.
Não tem cabimento, NÉ ! :roll:

Abraços

Jin


O comandante em Chefe da Adla, ainda recentemente deixou muito claro que existiria um substituto tripulado do RAFALE e que este NÃO seria Norte Americano...
Agora, sejamos honestos, os Europeus não têm neste momento absolutamente nenhuma ameaça que os leve a investir no desenvolvimento de um aparelho para substituir a curto prazo os Eurocanards.

Abraços


Também a de se pesar que os europeus investiram muito dinheiro e tempo para desenvolver os Typhoon/Rafale/Gripen. Presumo que um substituto de quinta geração deve começar a ser pensado seriamente lá por idos do fim da década de 2010 e inicio de 2020, com algo palpável lá por 2030. Não duvidaria nada que esse tal caça de quinta geração fosse pan-europeu, inclusive com a participação da França e Suécia.


[009]

Só não acho que seria tão longe assim.

ATT.

Jin




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zela
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#600 Mensagem por zela » Dom Fev 10, 2008 1:13 pm

Jin Jones escreveu:
Bolovo escreveu:A China está desenvolvendo o seu J-XX.


Alem de uma provavel carreira solo, num eventual caça de 5ª ger., até porque ela xupinhou tudo q. podia de tecnologia dos "ESPERTOS RUSSOS" 8-] , a CHINA deve provavelmente juntar-se com outros paises para desenvolver outros caças avançados.

E não podemos esquecer os Japas, que vão fazer o YF-23.

É isso q. me refiro Orestes, as nações devem se unir para poderem ter alternativas p/ o equip. USA ou Russo. Seguindo esse raciosinio, creio q. o Br deve em algum momento, pegar carona nesses projetos.

ATT.




Jin



YF-23 japones???




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