MIX RAFALE+F-16, a melhor opção bi+mono?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#586 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 20, 2007 9:52 pm

Carlos Mathias escreveu:
não há opção de novo para SP.

MIG-29K. E não me falem de gancho, porque dá prá colocar o cabresto gambiarra. Fora que é muito melhor que estas sucatas.

Esqueça qualquer tipo de relação entre os russos e a Marinha Brasileira. Foi adquirida alergia depois do primeiro contato em Sebastopol. Já não gostavam deles, depois dessa, nem com vacina.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#587 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 20, 2007 9:52 pm

Carlos Mathias escreveu:
não há opção de novo para SP.

MIG-29K. E não me falem de gancho, porque dá prá colocar o cabresto gambiarra. Fora que é muito melhor que estas sucatas.

Será que o Mig-29K decolaria de um PA com o comprimento de pista do SP?

Gostaria de saber se isso está escrito em algum lugar...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#588 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 20, 2007 10:27 pm

Bem, acho que nem precisa estar escrito, basta ver a ski-jump a distância que eles usam SEM CATAPULTA. Com catapulta é moleza.

Bolovo, a questão é que foi dito que não existe opção nova. Existe sim e muito melhor ue essa sucataria. Mas, se o povo ficou de mal, que voem de A-4 e SUe.
há controvérsias e os russos não são uma opção da MB....e quem vai investir 50 mi por unidade e um custo de manutenção altíssimo para operar 10/12 anos no SP?

Isso pode ser verdade em relação aos MIG-29A. Um MIG-29K tem um custo de manutenção muito menor, basta pensar um pouco e concluir que do MIG-29A até agora, alguma coisa há que ter sido melhorada. Assim, é um avião mais leve e com motores mais potentes, econômicos e duráveis. Fora que a MIG garante uma disponibilidade de no mínimo 70%.

Mais uma vez, a questão foi que não haveria opção de avião novo, mas se os melindres estão acima disso, tudo bem.

não há opção de novo para SP. A única alternativa atual é o F-18. Mas o custo de compra e adaptação/manutenção destes bixo vai exigir bastante.

Caro por caro, pelo menos os MIG-29K seriam novos. Mas...

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#589 Mensagem por Matheus » Seg Ago 20, 2007 10:33 pm

bom se vc diz que o Mig 29 opera normalmenteno SP e que a Mig o produz, então temos algo novo pro SP.

Carlos Mathias

#590 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 20, 2007 10:35 pm

Não, "normalmente" quem opera é o SUe. O que há é que pode-se sim operar o MIG-29K sem ressaltos tipo: catapulta com tantos% de sobrepressão, recalibragem e outras gambiarras.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#591 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 20, 2007 10:38 pm

MCD-SM escreveu:bom se vc diz que o Mig 29 opera normalmenteno SP e que a Mig o produz, então temos algo novo pro SP.

Pois é... como disse no meu post anterior é descobrir se o Mig-29k poderia realmente operar do SP, quais mudanças ($$$) deveriam ser feitas para viabilizar essa operação caso possível, qual o comprimento de pista necessário para um Mig-29 decolar? e em até que condição de mar? Quanto custaria uma brincadeira dessas? etc.

Sem esse tipo de informação não há como afirmar se isso é uma possibilidade ou não.

[]s
CB_Lima

Carlos Mathias

#592 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 20, 2007 10:41 pm

Ai, ai, ai. Cara, se o avião decola de uma rampinha em algumas dezenas de metros, SEM CATAPULTA, com as catapultas do SP... Percebe? Catapulta = empurrão forte prá cacete no avião. Rampa = sem empurrão, só no motor.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#593 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 20, 2007 10:53 pm

Carlos Mathias escreveu:Ai, ai, ai. Cara, se o avião decola de uma rampinha em algumas dezenas de metros, SEM CATAPULTA, com as catapultas do SP... Percebe? Catapulta = empurrão forte prá cacete no avião. Rampa = sem empurrão, só no motor.

Eu devo ser meio lento, mas honestamente ainda tenho algumas perguntinhas básicas:

Com quantas toneladas 'carregado'( combustível, armamento) o Mig-29k consegue fazer aquela decolagem?

Eu já vi o F-18E/F fazer exatamente o mesmo em Le Bourget e Farnborough e com um montão de AMRAAM nas asas (que certamente eram 'fake') e ainda sim não acho que seria possível ele operar do SP :wink:

Qual é o peso do Mig-29k vazio e carregado?

É uma 'rampinha' bem grande se não me falha a memória (rampinha era o que o Foch usou para testar o 'Rafale' :wink: )

O fato do SP ser bem mais 'leve' do que os PA russos teria alguma influência em quaisquer alterações necessárias para viabilizar o uso dos Mig-29k?

São perguntas que honestamente eu considero 'mínimas das mínimas' para poder dizer que o Mig-29k pode ou não operar a partir do SP.

[]s
CB_Lima

Carlos Mathias

#594 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 20, 2007 11:14 pm

Olha amigo, não dá, pronto.

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#595 Mensagem por Plinio Jr » Seg Ago 20, 2007 11:15 pm

cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Ai, ai, ai. Cara, se o avião decola de uma rampinha em algumas dezenas de metros, SEM CATAPULTA, com as catapultas do SP... Percebe? Catapulta = empurrão forte prá cacete no avião. Rampa = sem empurrão, só no motor.

Eu devo ser meio lento, mas honestamente ainda tenho algumas perguntinhas básicas:

Com quantas toneladas 'carregado'( combustível, armamento) o Mig-29k consegue fazer aquela decolagem?

Eu já vi o F-18E/F fazer exatamente o mesmo em Le Bourget e Farnborough e com um montão de AMRAAM nas asas (que certamente eram 'fake') e ainda sim não acho que seria possível ele operar do SP :wink:

Qual é o peso do Mig-29k vazio e carregado?

É uma 'rampinha' bem grande se não me falha a memória (rampinha era o que o Foch usou para testar o 'Rafale' :wink: )

O fato do SP ser bem mais 'leve' do que os PA russos teria alguma influência em quaisquer alterações necessárias para viabilizar o uso dos Mig-29k?

São perguntas que honestamente eu considero 'mínimas das mínimas' para poder dizer que o Mig-29k pode ou não operar a partir do SP.

[]s
CB_Lima

O Mig-29K leva o máximo de carga na ordem das 22t , tbm precisa ver o que seria necessário em termos de mudanças no A-12 para operá-lo...outro detalhe importante, teria que adquirir somente aeronaves novas, aos hindus, a brincadeira saiu por quase US$ 50 milhas a unidade.. :idea:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#596 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 20, 2007 11:21 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha amigo, não dá, pronto.

Na boa... nada a ver esse tipo de resposta... só estamos querendo nos informar aqui!

Só acho que seria interessante compartilhar o respaldo que você tem para assumir que um Mig-29k pode decolar e operar do SP, e não um vídeo aonde ninguém sabe qual peso que está sendo levado e em que circunstâncias como prova 'absoluta' de que isso seria possível!

Ainda mais operando de um Porta-aviões bem maior do que o SP (o que significaria entre outras coisas que a 'margem de segurança' seria bem maior!

[]s
CB_Lima

Carlos Mathias

#597 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 20, 2007 11:25 pm

Na boa... nada a ver esse tipo de resposta... só estamos querendo nos informar aqui!

Ah tá bom, me desculpe. Mas... Êpa!!!!!

Só acho que seria interessante compartilhar o respaldo que você tem para assumir que um Mig-29k pode decolar e operar do SP, e não um vídeo aonde ninguém sabe qual peso que está sendo levado e em que circunstâncias como prova 'absoluta' de que isso seria possível!

Agora é minha vez: "Na boa... nada a ver esse tipo de resposta... só estamos querendo nos informar aqui!"

:wink:

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#598 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 20, 2007 11:32 pm

Carlos Mathias escreveu:

Ah tá bom, me desculpe. Mas... Êpa!!!!!

Agora é minha vez: "Na boa... nada a ver esse tipo de resposta... só estamos querendo nos informar aqui!"

:wink:

Bom... já que você coloca assim... por favor... você tem a palavra... seria fantástico se possível você passar as informações que você tem para que possamos aprender que é possível o Mig-29k operar no A-12 :wink: .

PS: Graças ao amigo Plinio já sabemos:

Que ele decola com 22Ton
Que ele custa US$ 50 milhas

Mas as perguntas quanto a compatibilidade com o A-12, assim como quais mudanças seriam necessárias, e a segurança para operação dessas aeronaves em um PA menor do que os PA russos continuam...

[]s
CB_Lima

Carlos Mathias

#599 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 20, 2007 11:36 pm

MAs, se você realmente quer informação, toma:

The MiG-29K/KUB will be capable of day/night, all-weather, year-round operation in any climate, including tropics with ambient temperatures up to +35°C (+95°F) and air humidity up to 100%. The aircraft will be able to operate singly or in groups in the face of enemy fighter opposition and in an ECM environment, operating from CTOL carriers equipped with a ski jump or from shore bases. The take-off run on a carrier deck equipped with a bow ski jump is estimated as 125 - 195 meters (410 - 640 feet). With these aircraft operating in a salty sea environment, RSK MiG has adopted special corrosion protection measures for the airframe, avionics equipment and the Sea Wasp engines. Radar-absorbing material (RAM) coatings will reduce the fighter's RCS by a factor of 4 to 5 as compared to the standard MiG-29. Both variants feature a fully retractable L-shaped IFR probe on the port side of the nose in line with the cockpit windshield. Both variants have had their forward air intake blocker doors and spring-loaded dorsal doors - for FOD prevention - installed further down­stream. This frees up internal space inside the LERXes, allowing it to be used for additional fuel.

Take Off Weight (Normal): 18,550 kg (40,895 lbs)

Take Off Weight (Maximum): 22,400 kg (49,383 lbs)

Se for usar a rampa, o SP tem uns 266 m, então dá e sobra. Se for de catapulta, ele é leve o suficiente.

Enfim, tem opção de avião novo sim.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#600 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 21, 2007 12:01 am

Carlos Mathias escreveu:MAs, se você realmente quer informação, toma:

The MiG-29K/KUB will be capable of day/night, all-weather, year-round operation in any climate, including tropics with ambient temperatures up to +35°C (+95°F) and air humidity up to 100%. The aircraft will be able to operate singly or in groups in the face of enemy fighter opposition and in an ECM environment, operating from CTOL carriers equipped with a ski jump or from shore bases. The take-off run on a carrier deck equipped with a bow ski jump is estimated as 125 - 195 meters (410 - 640 feet). With these aircraft operating in a salty sea environment, RSK MiG has adopted special corrosion protection measures for the airframe, avionics equipment and the Sea Wasp engines. Radar-absorbing material (RAM) coatings will reduce the fighter's RCS by a factor of 4 to 5 as compared to the standard MiG-29. Both variants feature a fully retractable L-shaped IFR probe on the port side of the nose in line with the cockpit windshield. Both variants have had their forward air intake blocker doors and spring-loaded dorsal doors - for FOD prevention - installed further down­stream. This frees up internal space inside the LERXes, allowing it to be used for additional fuel.

Take Off Weight (Normal): 18,550 kg (40,895 lbs)

Take Off Weight (Maximum): 22,400 kg (49,383 lbs)

Se for usar a rampa, o SP tem uns 266 m, então dá e sobra. Se for de catapulta, ele é leve o suficiente.

Enfim, tem opção de avião novo sim.

[009] Obrigado!

Só um detalhe... 266 é o comprimento total do SP e não da pista de decolagem. :wink:

Se a distância para decolagem do Mig-29 estiver na casa dos 195m... fica 'apertado'... bastante apertado :wink: mas com a instalação de um 'beiço' e muita oração... acho que dá! :D :D :lol:

[]s
CB_Lima

Responder