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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 10:25 pm
por Túlio
Repito, ela PODE ter escutado: não estava tudo certinho pro Rafale? Agora já tem pobrêmas igualzinho aos outros dois. Isso ainda vai dar muita dor de cabeça para a FAB, tendo que mandar os mecânicos fazer cursos de aprender a torcer parafuso pro lado ERRADO... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 10:27 pm
por Carlos Mathias
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O que vai ter de processo na Justiça de aposentadoria por LER na munheca... :roll: :mrgreen:

E haja Fenergan e Polaramine!!!!! :lol:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 10:40 pm
por Boss
PAK-FA + Su-35 vencendo o FX-2 = 8-] 8-] 8-]

Su-35 vencendo o FX-2 = 8-]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 10:44 pm
por felipexion
Boss escreveu:PAK-FA + Su-35 vencendo o FX-2 = 8-] 8-] 8-]

Su-35 vencendo o FX-2 = 8-]
Enquanto isso, F-5 Forever! :lol:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 10:47 pm
por binfa
Carlos Mathias escreveu:Oh povo maldoso... :roll: :lol:

O projeto é de um avião que custa o mesmo que um NG, faz mais que os três FX juntos, e ainda nos daria um passaporte carimbado para a 5ºG.

Ai, ai, ai ... Dona DR, me escuta que tú vai se dar bem! :mrgreen:
Não sei se tenho coração pra aguentar a charla de problema com manuais, capacete, fonte de energia, parafuso, assistência técnica cheia de beberrões, painel azul calcinha, ventiladorzinho, avião que não cabe dentro de hangarete....

É F 5E/FM Fudereitor forever, afinal já dominamos todo o ciclo de reconstrução....

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 10:56 pm
por Boss
felipexion escreveu:
Boss escreveu:PAK-FA + Su-35 vencendo o FX-2 = 8-] 8-] 8-]

Su-35 vencendo o FX-2 = 8-]
Enquanto isso, F-5 Forever! :lol:

É, sonha com caças e acorda com múmias voadoras :(

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 11:13 pm
por brasil70
http://planobrasil.com/2011/05/19/fx-2- ... laad-2011/

Um texto muito bom com uma opnião sobre o FX-2 muito clara e direta. Compartilho da mesma opnião do autor do texto e tenho certeza que muitos amigos do fórum também. Recomendo a leitura. :D

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 11:18 pm
por Túlio
Já postaram isso aí mais atrás, chegaste atrasado...ehahehahehaheh

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 11:22 pm
por brasil70
Túlio escreveu:Já postaram isso aí mais atrás, chegaste atrasado...ehahehahehaheh
[002] [004] [002] [004]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 11:26 pm
por Carlos Mathias
Olha aí o que eu sempre falei "dela":
La prohibición de la entrada de autos argentinos fue decidida por la presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, en persona. No podía ser de otra manera. Rousseff es una economista obsesiva, absorbente y adicta al trabajo, que entra en cólera cuando las excusas que se le presentan para justificar un percance son poco convincentes. En esos casos -confiesan antiguos subordinados- lanza cinco malas palabras por frase. No tolera que la enfrenten.
El ministro de Desarrollo, Industria y Comercio Exterior, Fernando Pimentel, encargado de que se cumpla la disposición, pertenece al círculo más estrecho de Rousseff, con quien compartió la prisión entre 1970 y 1973. Tal vez el Gobierno, en Buenos Aires, no lo registró: la infinita flexibilidad de Lula, que tanto irritaba al empresariado brasileño, no está más en el Planalto.
Puxei lá do "geopolítica" como exemplo de como pode ser diferente a tocada do FX.

E aí Túlio? 8-]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 11:29 pm
por Carlos Mathias
Acho que tem mais chance da chantagem vencer do que os russos...
Pelo que destaquei no meu post acima, você ainda acha isso?

Ou o tiro vai sair pela culatra?

Se Deus quiser, vai!!!! :D

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 11:31 pm
por Túlio
Esperemos y veamos. Para mim ainda pode ser o maior CHORA VIOLA da história!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 11:31 pm
por Luís Henrique
soultrain escreveu:Luís,

Muitos poucos países possuem a tecnologia de core de motores a jacto modernos, a Suécia não é um deles.

Veja a epopeia Indiana do Kaveri. Isso é realmente tecnologia de ponta. Olhe mais uma vez a Índia, tem um histórico, investimento e infraestruturas para o fazer, mas qual a opção? Comprar quase 200 aeronaves novas de um fornecedor estrangeiro, adquirir mais SU, enquanto toca o Tejas e o PAK-FA com a Rússia.

Como disseram antes, se não há vontade politica para comprar 36 aeronaves, há para tocar um programa mais complexo e caro que levar um homem à Lua?

Mas mesmo que houvesse essa vontade e dinheiro, como era entretanto? Super Tucanos?


Já agora, acho muito improvável os M2000-9, simplesmente porque eles só estarão disponiveis após receberem os substitutos, daqui a quantos anos?

[[]]'s
mas antigamente a Suécia produzia motores a jato.
Ou não?
Me parece que a opção pelo motor americano tem mais a ver com CUSTOS do que com TECNOLOGIA,.
Creio, que o Brasil, sozinho teria MUITAS dificuldades para desenvolver um turbofan, mas com a ajuda da Suécia creio que a coisa saia mais depressa...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 11:42 pm
por Túlio
Luís Henrique escreveu:
mas antigamente a Suécia produzia motores a jato.
Ou não?
Me parece que a opção pelo motor americano tem mais a ver com CUSTOS do que com TECNOLOGIA,.
Creio, que o Brasil, sozinho teria MUITAS dificuldades para desenvolver um turbofan, mas com a ajuda da Suécia creio que a coisa saia mais depressa...

Todo mundo sempre esquece ISRAEL! Pegaram uma F100 junto com os ianques e fizeram a PW1120. Não satisfeitos, pegaram a PW1120 e fizeram o primeiro turbofan de baixo bypass do mundo para o falecido Lavi...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 19, 2011 11:46 pm
por Luís Henrique
Pepê Rezende escreveu:A Suécia, por uma questão de disciplina fiscal, está assassinando a indústria aeronáutica no país. Não se comprometeu com o Gripen NG, uma proposta furada desde o início. Disse isso ao Bengt quando a campanha foi lançada. A outra ideia, sufocada por um bando de engenheiros sem qualquer imaginação, envolvia um caça de 5ª geração bimotor do porte do Rafale, antecedida pela venda de Gripens C/D ao Brasil. ESSA proposta, eu defenderia. Há apenas um problema, por uma questão de economia, partiram para a adoção cega de motores norte-americanos. Foi um dos cravos no caixão do programa NG na Índia. Por favor, leiam o post sobre restrições que coloquei acima. Há facsímiles das determinações dos EUA sobre uso de material.

Por outro lado, a Suécia MATOU seu radar AESA próprio, o NORA. Ficou presa a um produto voltado para o mercado de upgrade, o RAVEN, da Selex (o produto sério da empresa é o CAESAR, que só será produzido daqui a CINCO ANOS). É importante ressaltar que nenhum hardware do radar foi oferecido pelo consórcio sueco ao Brasil, ao contrário da França, que vai produzir os módulos da antena em São José dos Campos.

Tivemos uma boa chance, com a Rússia, e a jogamos fora. Vou acentuar: a Suécia não tem massa crítica para desenvolver um produto que nos dê independência plena. Ficaríamos presos à coleira norte-americana. Minha ideia seria um conjunto brasileiro-franco-sueco para suprir as deficiências de cada um. O problema é que os dois parceiros estão tocando programas de 4,5ª geração: o Gripen E/F (uma modernização dos atuais C/D) e o Rafale. Sobra uma alternativa: aderirmos a um dos programas não estadunidenses de caças de 5ª geração, embora não goste do projeto chinês.

Pepê
Luís Henrique escreveu:Pepê, a Suécia não tem demanda para nacionalizar um caça.
Agora, se sentarmos para discutir e acenarmos com uma aquisição de cerca de 200 unidades (FAB + MB), a Suécia poderia adquirir cerca de 100 unidades. Se colocarmos na mesa que pagariamos 2/3 do desenvolvimento do caça...
Foi a jogada que tentaram no NG. Nós pagaríamos o desenvolvimento. O total do F-X2 é de 120 unidades. Eles disseram que, caso comprássemos o pacote, poderiam adquirir 20 unidades... No Parlamento sueco, afirmam que, caso isso ocorresse, o total de aviões operados pela Flygvapnet teria de cair para 76 unidades por questões de economia. Para os deputados, a frota atual poderá sobreviver até 2030...

Quanto ao Gripen Naval, é um projeto muito complicado, que envolve, até mesmo, a mudança do sistema de retirada do motor. O avião teria que receber modificações tão importantes que pouco restaria da estrutura original. Para que possa avaliar melhor, com o sistema atual de remoção do motor o gancho TERIA que ser colocado onde está o pilone central. Se ficar atrás, arrancaria a parte traseira da aeronave...
Luís Henrique escreveu:Enfim, a Suécia não teria TECNOLOGIA através da volvo para desenvolver um motor equivalente ao F414?
A tecnologia que a Volvo dispõe é norte-americana. Para vc ter uma ideia das limitações impostas, a Marinha dos EUA, detentora dos direitos intelectuais, não repassou o custo operacional do motor para a SAAB. Para calcular a hora/voo, a FAB DIVIDIU pela metade o custo da hora/voo da F414 do SuperHornet, que possui apenas 80% de comunabilidade com a F414 que será empregada no NG.
Luís Henrique escreveu:Ou mesmo, reatar o NORA.
A pesquisa foi perdida e o grupo envolvido no programa dissolvido. Por que vc acha que correram atrás do RAVEN, um radar embasado em um produto para upgrades, que, além de pesado, possui apenas 120 km de alcance e metade da capacidade de gerenciamento de alvos do RBE2?
Luís Henrique escreveu:Teríamos bons argumentos. O novo caça seria binacional e o Brasil e a Suécia não DEPENDERIAM dos americanos para exporta-lo. Com soluções inteligentes e sendo produzido no Brasil, este caça poderia ficar em uma faixa de preço BEM COMPETITIVA para exportação.
Teoricamente, ótimo, só que não teríamos como fabricá-lo sem apoio norte-americano. Ou seja, toda a propaganda que envolve o NG e a possibilidade de fabricar um novo caça stealth a partir dele é falaciosa.

Abraços

Pepê
Como você mesmo disse que é favorável a 60 caças de 5ª geração + os 120 do FX2.
isto, somado aos 48 da marinha não seria suficiente para um caça binacional, que teria mais 100 ou 76 unidades da Suécia?

Sobre a Suécia usar o motor americano, não foi uma decisão FINANCEIRA e sobre o radar da Selex eu creio que foi uma decisão devido ao timing.
Mas se adquirissimos Gripen C e desenvolvessemos um caça de 5ª geração para entrar em serviço em 2020, não teriamos tempo e tecnologia para nos independermos dos americanos?

Se a resposta for não, então temos que procurar os franceses ou russos... :mrgreen: