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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 2:02 pm
por brisa
Zelhos escreveu:Mirage 2000-9 :shock: sabe quanto tá valendo a hora vôo dele? 20.000,00 doletas, a também não se acha mais peças, quem tem está no chão, se for assim é melhor comprar mais F-5, e na minha opinião tampão só se for SU 27M ou Gripen C/D qualque outro tampão é o mesmo que ficar sem caça
Quem te falou que a hora de voo é este valor? Quem te falou que eles estão no chão? Quem te falou que não existem mais peças para ele?????

O único operador do 2000-9 é os EAU......o avião foi feito pra eles.

sds

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 2:42 pm
por Penguin
J.Ricardo escreveu:Caso tivessemos emplacado o M-2000Br, seríamos a plataforma de exportação dele para o mundo, o franceses teriam dois produtos para mercados distintos e com a vantagem de não precisarem exportar em euro (que encarece mais as exportações) no nosso m-2000 seria o grande concorrente dos produtos chinezes que chegarão ao mercado, mas... isso é passado, vamos ver se pegamos agora o bonde do Rafale...
Quando a Dassault decidiu encerrar a fabricação do M2K, o fez, pelo divulgado na imprensa na época, devido a algumas razões:

1) O M2K nunca foi um caça acessível do ponto de vista financeiro.
2) Fazia algum tempo que não encontrava novos clientes.
3) É custoso manter atualizadas duas linhas de caças.
4) Provavelmente a célula tivesse chegado ao limite de suas possibilidades sem investimentos e modificações de monta. Alguém teria que pagar a conta e os franceses necessitavam focar os investimentos no Rafale.
5) Um eventual "M2000NG" Poderia fazer sobra ao Rafale em certas concorrências.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 3:05 pm
por Carlos Lima
Pepê Rezende escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas Justin, e se for como complemento e não substituto do Rafale?

Eu entendo e concordo com seu pensamento, mas...

Sabe-se lá se tudo não faz parte de uma grande manobra entre países para fazer o Rafale vencer três concorrências quase de uma só vez...

E em sendo assim, os Matusa-9 podem entrar como contra peso de luxo.
Sim, eu acho que são luxo, pois o povo se baba todo pelos F-16C/Blck52, logo, os Matusa-9 seriam um luxo na América do Sul, inclusive com os SCALP-EG pendurados na barriga.

Então seria algo como receber os -9 como tampão num primeiro momento e depois ficariam como complemento dos Rafales.

Ou então não é porra nenhuma disso e eu tô falando merda demais mesmo! :roll: :x :lol:
cb_lima escreveu:É bom lembrar que os -9 são aeronaves "ultra" especializadas e bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm mais caras de manter que qualquer M2k (mesmo os -5).

Honestamente acho que é procurar sarna para se coçar comprar uma aeronave tão especifica feita sob medida para outro país.

[]s
CB_Lima
Isso é um mito. Quando estive na Dassault quis saber a diferença real entre os Mirage 2000-9 e os Mirage 2000-5. Resposta: aucune... O custo de manutenção é igual nas duas versões.

Abraços

Pepê
Pepe,

Desculpe, mas acho que não é um mito não. Quando eu estive na Dassault tinha um deles lá em uma área protegida e passei um certo tempo conversando com o pessoal responsável pelo programa.

Além disso a mesma informação me foi passada em uma Farnborough e uma Le Bourget.

As aeronaves -9 possuem algumas diferenças nos computadores de bordo e também relacionadas a abertura de arquitetura não presentes na versão -5 por conta de exigências do pessoal do EAU além de ser compatível com mais armamentos.

Essas diferenças além do ambiente de operação fazem o -9 ser mais caro de operar que o -5.

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 3:30 pm
por joao fernando
Túlio escreveu:
faterra escreveu:Antes tivessem escolhidos os M2000BR montados na Embraer na era do FX-1! Enrolarem mais de 1 década para escolher o mesmo avião com algumas melhorias a mais.

[008] [014] [013] [007] [019] [033] [043] [044] [070]

Postei algo assim anos atrás, a gente falava mal pra burro do M2000BR e eu disse algo do tipo "ainda vamos ter saudade desse caça". Alguma kôza assim.

Mas não estou postando para pagar de profeta e sim para um indagação: estarão OS FRANCESES contentes em terem prematuramente liquidado a produção do M2000 - que era ainda um caça moderníssimo e com possíveis encomendas à vista - para forçar a adoção do Rafale? Eu diria que não... 8-]


(((Os ianques é que devem ter gostado, a saída do M2000 deixou o campo livre para o F-16...)))
Exatamente o que eu acho. No Brasil, teriam uma saida fora do Euro, podendo exportar os M2000 pelados muito mais baratos. Mas como somos "expertos"...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 3:39 pm
por Carlos Lima
Dependendo do que você faça com o M2k-x, ele não deve muito ao Rafale.

O Rafale tem diversas melhorias com relação a parte de manutenção e diagnósticos, além é claro de ser uma plataforma mais nova, o que na linha do tempo significa que possui maiores possibilidades de melhoria ao longo do tempo.

Mas "hoje" sim as duas aeronaves em determinadas circunstâncias podem competir.

Essa é a maneira que eu vejo. :)

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 3:47 pm
por AlbertoRJ
Penguin escreveu:
J.Ricardo escreveu:Caso tivessemos emplacado o M-2000Br, seríamos a plataforma de exportação dele para o mundo, o franceses teriam dois produtos para mercados distintos e com a vantagem de não precisarem exportar em euro (que encarece mais as exportações) no nosso m-2000 seria o grande concorrente dos produtos chinezes que chegarão ao mercado, mas... isso é passado, vamos ver se pegamos agora o bonde do Rafale...
Quando a Dassault decidiu encerrar a fabricação do M2K, o fez, pelo divulgado na imprensa na época, devido a algumas razões:

1) O M2K nunca foi um caça acessível do ponto de vista financeiro.
2) Fazia algum tempo que não encontrava novos clientes.
3) É custoso manter atualizadas duas linhas de caças.
4) Provavelmente a célula tivesse chegado ao limite de suas possibilidades sem investimentos e modificações de monta. Alguém teria que pagar a conta e os franceses necessitavam focar os investimentos no Rafale.
5) Um eventual "M2000NG" Poderia fazer sobra ao Rafale em certas concorrências.
Santiago,
O Mirage foi descontinuado simplesmente porque a Dassault precisava e ainda precisa vender o Rafale para diluir o custo do programa e o -5mk2 era mais um concorrente.
As razões acima não se aplicam.

P.S.: Eu pessoalmente acho o Mirage 2000-5mk2 (ou -9) muuito melhor que o Gripen.

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 4:47 pm
por Penguin
AlbertoRJ escreveu:
Penguin escreveu: Quando a Dassault decidiu encerrar a fabricação do M2K, o fez, pelo divulgado na imprensa na época, devido a algumas razões:

1) O M2K nunca foi um caça acessível do ponto de vista financeiro.
2) Fazia algum tempo que não encontrava novos clientes.
3) É custoso manter atualizadas duas linhas de caças.
4) Provavelmente a célula tivesse chegado ao limite de suas possibilidades sem investimentos e modificações de monta. Alguém teria que pagar a conta e os franceses necessitavam focar os investimentos no Rafale.
5) Um eventual "M2000NG" Poderia fazer sobra ao Rafale em certas concorrências.
Santiago,
O Mirage foi descontinuado simplesmente porque a Dassault precisava e ainda precisa vender o Rafale para diluir o custo do programa e o -5mk2 era mais um concorrente.
As razões acima não se aplicam.

P.S.: Eu pessoalmente acho o Mirage 2000-5mk2 (ou -9) muuito melhor que o Gripen.

[]'s
Se o M2K tivesse uma carteira de encomendas, sua linha de produção não teria sido fechada.

O fato é que depois dos contratos fechados com a Índia (em 2002 para 10 M2000-H extras), Grécia (1999), UAE (1997), Catar (1994) e Taiwan (1992), o M2K foi sempre preterido em processos seletivos para o F-16 b50/52, Gripen-C e Mig-29:

África do Sul: Gripen-C
Polônia: F-16
Hungria: Gripen-C
Rep. Tcheca: Gripen-C
Chile: F-16
Neste período, usuários de Mirage 2000 realizaram encomendas de F-16 (Grécia, Taiwan, UAE) e Peru (Mig-29).

Desde o contrato firmado com a Índia em 2002 para fornecer 10 Mirage 2000H extras (entregues em 2004) que a Dassault não obtem um contrato de exportação para seus caças. Em 2007 a linha de produção foi encerrada, passando ela a focar unicamente no Rafale.

[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 5:32 pm
por Penguin
Parece que com os rumos da política econômica, um novo tampax poderá ser necessário. Isso talvez explique as supostas sondagens feitas pela FAB em diversas paragens externas.
Dilma pega rédeas da economia
Cristiano Romero | De Brasília
05/05/2011
http://www.valoronline.com.br/impresso/ ... nformativo

(...)
O objetivo imediato é combater a inflação. Para alcançá-lo, o governo aumentou o esforço fiscal, adiando, sem alarde, investimentos que, no primeiro trimestre, cresceram 2,5% abaixo da expansão do PIB.

Na área monetária, o BC mudou os planos, fato que ficou evidenciado na última ata do Copom. Agora, recorrerá mais à taxa básica de juros (Selic) para combater a alta dos preços, na intensidade e duração que forem necessárias, e menos a medidas macroprudenciais, como vinha fazendo desde dezembro.

(...)

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 5:57 pm
por Pepê Rezende
Túlio escreveu:
faterra escreveu:Antes tivessem escolhidos os M2000BR montados na Embraer na era do FX-1! Enrolarem mais de 1 década para escolher o mesmo avião com algumas melhorias a mais.

[008] [014] [013] [007] [019] [033] [043] [044] [070]

Postei algo assim anos atrás, a gente falava mal pra burro do M2000BR e eu disse algo do tipo "ainda vamos ter saudade desse caça". Alguma kôza assim.

Mas não estou postando para pagar de profeta e sim para um indagação: estarão OS FRANCESES contentes em terem prematuramente liquidado a produção do M2000 - que era ainda um caça moderníssimo e com possíveis encomendas à vista - para forçar a adoção do Rafale? Eu diria que não... 8-]

(((Os ianques é que devem ter gostado, a saída do M2000 deixou o campo livre para o F-16...)))
Eu conheço os dois... É o mesmo que comparar um Mille 1995 com um Linea 2011! A primeira impressão é o tamanho. O Mirage 2000 é bem maior que parece. O Rafale, bem menor. Ambos se assemelham em porte. Depois, vem o choque tecnológico, com a linhas do caça mais novo demonstrando, em cada detalhe, o cuidado com a diminuição da assinatura, a menor depois dos stealths. O problema não está no fim da linha do Mirage 2000, mas na relutância de entrar de sola em um projeto bem mais capaz.

Abraços

Pepê

PS: Mirage 2000-9 e Mirage 2000-5 são a mesma coisa. A mudança é puro marketing.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 6:04 pm
por Pepê Rezende
Isso é um mito. Quando estive na Dassault quis saber a diferença real entre os Mirage 2000-9 e os Mirage 2000-5. Resposta: aucune... O custo de manutenção é igual nas duas versões.

Abraços

Pepê
cb_lima escreveu:Pepe,

Desculpe, mas acho que não é um mito não. Quando eu estive na Dassault tinha um deles lá em uma área protegida e passei um certo tempo conversando com o pessoal responsável pelo programa.

Além disso a mesma informação me foi passada em uma Farnborough e uma Le Bourget.

As aeronaves -9 possuem algumas diferenças nos computadores de bordo e também relacionadas a abertura de arquitetura não presentes na versão -5 por conta de exigências do pessoal do EAU além de ser compatível com mais armamentos.

Essas diferenças além do ambiente de operação fazem o -9 ser mais caro de operar que o -5.

[]s
CB_Lima
As diferenças estão focadas no soft e não no hard. Além dos módulos comuns ao M2000-5, há outros do M2000N acoplados. Basicamente, a mudança física inclui mais duas placas de hard, que inclusive são opcionais no M2000-5. Não é nada complexo, de se cortar pulsos.

Pepê

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 6:10 pm
por Penguin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 6:12 pm
por Pepê Rezende
Penguin escreveu: Se o M2K tivesse uma carteira de encomendas, sua linha de produção não teria sido fechada.

O fato é que depois dos contratos fechados com a Índia (em 2002 para 10 M2000-H extras), Grécia (1999), UAE (1997), Catar (1994) e Taiwan (1992), o M2K foi sempre preterido em processos seletivos para o F-16 b50/52, Gripen-C e Mig-29:

África do Sul: Gripen-C
Polônia: F-16
Hungria: Gripen-C
Rep. Tcheca: Gripen-C
Chile: F-16
Neste período, usuários de Mirage 2000 realizaram encomendas de F-16 (Grécia, Taiwan, UAE) e Peru (Mig-29).

Desde o contrato firmado com a Índia em 2002 para fornecer 10 Mirage 2000H extras (entregues em 2004) que a Dassault não obtem um contrato de exportação para seus caças. Em 2007 a linha de produção foi encerrada, passando ela a focar unicamente no Rafale.

[]s
Pois é, mas o MMRCA foi desenhado sobre o Mirage 2000-5. Havia uma ampla possibilidade de se conseguir mais 126 encomendas. Os indianos amam o avião, a tal ponto que os 10 encomendados em 2002 eram exatamente iguais ao último lote entregue anteriormente. Os franceses tiveram que retirar da aposentadoria uma bancada de integração empoeirada para a tarefa. Estavam perplexos! Eu vi os dito cujos!

Abraços

Pepê

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 6:26 pm
por Carlos Lima
Penguin escreveu:Falando em M2000-9: http://www.dassault-aviation.com/en/def ... 9.html?L=1
Pois é...

O que eu vi por lá estava mais para o Rafale do que para o M2k... mas enfim :)

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 6:29 pm
por Penguin
Pepê Rezende escreveu:
Penguin escreveu: Se o M2K tivesse uma carteira de encomendas, sua linha de produção não teria sido fechada.

O fato é que depois dos contratos fechados com a Índia (em 2002 para 10 M2000-H extras), Grécia (1999), UAE (1997), Catar (1994) e Taiwan (1992), o M2K foi sempre preterido em processos seletivos para o F-16 b50/52, Gripen-C e Mig-29:

África do Sul: Gripen-C
Polônia: F-16
Hungria: Gripen-C
Rep. Tcheca: Gripen-C
Chile: F-16
Neste período, usuários de Mirage 2000 realizaram encomendas de F-16 (Grécia, Taiwan, UAE) e Peru (Mig-29).

Desde o contrato firmado com a Índia em 2002 para fornecer 10 Mirage 2000H extras (entregues em 2004) que a Dassault não obtem um contrato de exportação para seus caças. Em 2007 a linha de produção foi encerrada, passando ela a focar unicamente no Rafale.

[]s
Pois é, mas o MMRCA foi desenhado sobre o Mirage 2000-5. Havia uma ampla possibilidade de se conseguir mais 126 encomendas. Os indianos amam o avião, a tal ponto que os 10 encomendados em 2002 eram exatamente iguais ao último lote entregue anteriormente. Os franceses tiveram que retirar da aposentadoria uma bancada de integração empoeirada para a tarefa. Estavam perplexos! Eu vi os dito cujos!

Abraços

Pepê
Mas ao invés de uma aquisição direta dos amados Mirage 2000-5, os indianos enviaram RFP para diversos fabricantes. Naquela altura, a Dassault ainda não havia fechado a linha de produção do Mirage 2000, fato que ocorreria em 2007:
Official sources told Jane’s in February 2006 that RFPs would be issued to France’s Dassault (Mirage 2000-5 and Rafale), BAE/Saab (JAS-39 Gripen), EADS/BAE (Eurofighter Typhoon), The American firms Lockheed (F-16 Block 70) and Boeing (F/A-18 E/F Super Hornet), and Russia’s Rosonboronexport (MiG-29OVT with thrust vectoring, aka. MiG-35).

That proved to be the case, creating a 2-tiered competition that includes both lightweight and medium fighters. This trend got a sharp boost in March 2006, when the Press Trust of India (PTI) reported a surprise pullout of the Mirage 2000, even though India already flies 40 Mirage 2000Ds, and its senior officials have touted standardization as a plus factor. Its place would be taken by the heavier, more advanced, and more expensive Rafale.
JANE'S DEFENCE WEEKLY - FEBRUARY 22, 2006
India expects to raise fighter requirement

RAHUL BEDI JDW Correspondent
New Delhi

* The possible expansion of India's multirole combat aircraft requirement is driven by interest from the navy

* The RfP is being "reworked" in light of the navy's requirement

India is expected to increase its initial requirement for 126 multirole combat aircraft (MRCA) for its air force to around 180-190 aircraft, with the additional number being considered for acquisition by the Indian Navy (IN).

This increase would significantly boost the cost of the proposed fighter purchase, which is expected to take four to five years to finalise, to around USD10 billion or more, Indian Ministry of Defence (MoD) sources said.

Official sources indicated that naval plans to 'significantly' augment its strike capability and range to deal with out-of-area contingencies had delayed the MoD's dispatch of the request for proposals (RfP) for the aircraft for more than a year after the Indian Air Force (IAF) first publicly declared its intent to import 126 fighters.

RfPs are to be issued for the Mirage 2000-5 and Rafale from France, the F-16 and F/A-18 (US), the MiG-35 (Russia), JAS 39 Gripen (Sweden) and the Eurofighter Typhoon, senior IAF officials confirmed recently. The Rafale and Typhoon were not initially being considered, but have entered the race recently.

IAF Air Chief Marshal Shashindra Pal Tyagi declared in November 2005 that the RfP for the aircraft would be issued "within a month". However, official sources said the RfP was currently in the process of being "reworked" collectively in light of the navy's requirement and in all likelihood would be issued over the next few months.

The IN is poised for large-scale hardware acquisitions that include eight maritime reconnaissance aircraft, helicopters, submarines, frigates and two aircraft carriers by 2012 for an extended operational role in the Indian Ocean region.

MoD sources said the delay in dispatching the RfP was also due to the 'lack of clarity' in the government's revised defence procurement procedures (DPP) that mandate a 30 per cent offset in all arms contracts worth more than INR3 billion (USD 68 million).

"Elucidation on offsets has acquired immediacy as India is poised for a massive weapons buying spree that includes the MRCA," a senior MoD official said. It needs detailed discussion between the MoD and private industry that has not even started yet, he added.

According to a DPP statement, announced last year, the MoD's Services Capital Acquisition Plan categorisation committee would recommend which of the state-owned defence public sector units or ordnance factory board plants would assist the ministry in allocating the offset contracts for which they had neither the expertise, nor the experience or infrastructure to support.

The vague offset policy also does not stipulate whether the offset would relate to 'direct' or 'indirect' offset; or if discharging counter-trade obligations would also take into account transfer of technology, licensed or joint production of weapon platforms and systems.

There were also no provisions with the DPP to assign 'offset multipliers', or any guidelines on whether foreign direct investment in industrial sectors other than defence would be considered offsets.

Meanwhile, when French President Jacques Chirac visits New Delhi on 19 February accompanied by a military delegation led by Defence Minister Michele Alliot-Marie, he is expected to withdraw Dassault's Mirage 2000-5 fighters from the reckoning for the Indian contract, pushing instead for the new-generation Rafale fighter.

Official sources said Dassault had informally conveyed recently to the IAF its intent to close its Mirage 2000-5 production lines because of the time it would take for the MRCA contract to be decided, making way for the Rafale's full-rate production.


Dassault is also believed to have informed the IAF - which operates around 50 Mirage 2000Hs - that its extensive Mirage repair and servicing facilities set up by Hindustan Aeronautics Limited at Bangalore in the south, would require only 'limited modification' to accommodate the Rafale as this fighter has much in the common with the Mirage series.

In the late 1990s Dassault pulled its Alpha Jet trainer out of the race for the IAF's contract for 66 advanced jet trainers (AJTs) after it ceased producing the trainer while waiting for India to make a decision. BAE Systems' Hawk was eventually awarded the USD1.7 billion AJT deal in September 2003 after nearly two decades of negotiations.

Separately, IAF Vice Chief Air Marshal Ajit Bhavnani recently declared that the service would order 20 locally designed Tejas light combat aircraft (LCA) by the end of March.

AM Bhavnani said deliveries of the Tejas would begin in 2008 and end three years later. Thereafter, the IAF would consider a follow-on order for a similar number estimated to cost around INR20 billion, officials said.
[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Mai 05, 2011 7:58 pm
por AlbertoRJ
Pepê Rezende escreveu:
Penguin escreveu: Se o M2K tivesse uma carteira de encomendas, sua linha de produção não teria sido fechada.

O fato é que depois dos contratos fechados com a Índia (em 2002 para 10 M2000-H extras), Grécia (1999), UAE (1997), Catar (1994) e Taiwan (1992), o M2K foi sempre preterido em processos seletivos para o F-16 b50/52, Gripen-C e Mig-29:

África do Sul: Gripen-C
Polônia: F-16
Hungria: Gripen-C
Rep. Tcheca: Gripen-C
Chile: F-16
Neste período, usuários de Mirage 2000 realizaram encomendas de F-16 (Grécia, Taiwan, UAE) e Peru (Mig-29).

Desde o contrato firmado com a Índia em 2002 para fornecer 10 Mirage 2000H extras (entregues em 2004) que a Dassault não obtem um contrato de exportação para seus caças. Em 2007 a linha de produção foi encerrada, passando ela a focar unicamente no Rafale.

[]s
Pois é, mas o MMRCA foi desenhado sobre o Mirage 2000-5. Havia uma ampla possibilidade de se conseguir mais 126 encomendas. Os indianos amam o avião, a tal ponto que os 10 encomendados em 2002 eram exatamente iguais ao último lote entregue anteriormente. Os franceses tiveram que retirar da aposentadoria uma bancada de integração empoeirada para a tarefa. Estavam perplexos! Eu vi os dito cujos!

Abraços

Pepê
Falou-se muito desse interesse da Índia pelo Mirage.

[]'s