Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5731 Mensagem por gribel » Sáb Jun 11, 2011 7:17 pm

Corsário01 escreveu:
gribel escreveu:Ofereceram ou não?
Sim, foi oferecido. quanto custa? Não faço idéia, mas o CM sabe.

Ele usa um 30mm automático na proa e 2 de 20 ou 25mm nas laterais.

Valeu, Padilha.
Abração.




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5732 Mensagem por Corsário01 » Sáb Jun 11, 2011 7:32 pm

Deveriam, mas como elas não são o nosso projeto de OPV, elas não tem.

Estudos para a colocação do Hangar retrátil foram feitos no passado para outra versão e a MB sabe como é e quanto custa instala-los.




Abraços,

Padilha
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5733 Mensagem por ciclope » Sáb Jun 11, 2011 7:33 pm

O problema aqui e que as forças armadas em geral fazem planos mirabolantes e caros que assustam e faze mperguntar; prá que tudo isso se nós somos um país pacifico?
E então empurra-se com a barriga ou adquira-se o minimo daquilo que foi pedido.
Pelo que tenho visto o GF achava que era facil comprar armas com o repasse de tecnologia só com dinheiro e um bom argumento politico.
Se enganaram, mais nã osem antes enganar o povo com uma tal END. Sejamos realistas!
Estamos sendo no minimo teimosos em tentar botar a mão aonde não alcança.
Estivemos gastando dinheiro escasso e tempo em projetos sem justificativa. Resultado ficamso meia boca.
Sem material moderno, sem capacidade operativa adequada do que temos e se matingir os planos pretendidos.
Exemplo: submarino nuclear e porta-aviões.
O preimeiro se mjustificativa convicente ate hoje de que e necessário e de que e seguro. Sem falar no custo politico financeiro.
Tentamos construir o suprassumo da tecnologia submarina sem nem mesmo dominarmos os convencionais.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9416
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 545 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5734 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jun 11, 2011 7:43 pm

Tá certo que com ou sem PROSUPER eu sempre fui favorável a que a Marinha do Brasil construisse mais umas duas corvetas classe Barroso, com as devidas melhorias.




abraços]




----------------
amor fati
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5735 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Jun 11, 2011 8:14 pm

Corsário01 escreveu: Tem certeza mesmo disso? [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003]

Mude suas fontes, elas estão gastas. :twisted:
Uma delas também é sua... Foram oferecidas quatro Type 22 Batch 3 e, caso houvesse aquisição, resumiriam-se a TRÊS unidades. Os NaPaOcs não foram oferecidos e custam caro: cerca de 90 milhões de libras cada...

Abraços

Pepê




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5736 Mensagem por binfa » Sáb Jun 11, 2011 8:20 pm

Pepê Rezende escreveu:
Corsário01 escreveu: Tem certeza mesmo disso? [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003]

Mude suas fontes, elas estão gastas. :twisted:
Uma delas também é sua... Foram oferecidas quatro Type 22 Batch 3 e, caso houvesse aquisição, resumiriam-se a TRÊS unidades. Os NaPaOcs não foram oferecidos e custam caro: cerca de 90 milhões de libras cada...

Abraços

Pepê
Como dizia o grande Genival Lacerda "Mate o veio...."
PRick escreveu:
Mas não possuem hangar, para o deslocamento, deveriam ter um hangar.

[]´s
Prezado PRick, não entendo de engenharia naval, mas caso sejam compradas acho que dá para adaptar um convôo como fizeram com o Navio Polar Almirante Maximiano, não precisava nem ter hangar mais só o convôo já esta bom!!

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/T%26T_Port_of_Spain-1-tonal.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/59/T%26T_Scarborough-2.JPG




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5737 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jun 11, 2011 8:31 pm

binfa escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Uma delas também é sua... Foram oferecidas quatro Type 22 Batch 3 e, caso houvesse aquisição, resumiriam-se a TRÊS unidades. Os NaPaOcs não foram oferecidos e custam caro: cerca de 90 milhões de libras cada...

Abraços

Pepê
Como dizia o grande Genival Lacerda "Mate o veio...."
PRick escreveu:
Mas não possuem hangar, para o deslocamento, deveriam ter um hangar.

[]´s
Prezado PRick, não entendo de engenharia naval, mas caso sejam compradas acho que dá para adaptar um convôo como fizeram com o Navio Polar Almirante Maximiano, não precisava nem ter hangar mais só o convôo já esta bom!!

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/T%26T_Port_of_Spain-1-tonal.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/59/T%26T_Scarborough-2.JPG

Prezado Amigo,

A titulo de esclarecimento estes OPV's podem operar helis uma vez que possuem convôo na popa. A limitação e a falta de hangar, que pode ser instalado em versão retrátil. Vale a pena lembrar que o NApOc Ary Rongel não possui hangar e opera com dois helis em suas comissões na antártica. No caso dos OPV's britânicos a falta do hangar não seria um impeditivo para obtenção por oportunidade. No futuro poderia ser instalado o referido hangar. A questão seria o custo dos mesmos por serem novos, sendo que acredito que seria reduzido somente com a possibilidade dos navios do PROSUPER serem de origem inglesa.

Sds


Lord Nauta




PRick

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5738 Mensagem por PRick » Sáb Jun 11, 2011 8:41 pm

binfa escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Uma delas também é sua... Foram oferecidas quatro Type 22 Batch 3 e, caso houvesse aquisição, resumiriam-se a TRÊS unidades. Os NaPaOcs não foram oferecidos e custam caro: cerca de 90 milhões de libras cada...

Abraços

Pepê
Como dizia o grande Genival Lacerda "Mate o veio...."
PRick escreveu:
Mas não possuem hangar, para o deslocamento, deveriam ter um hangar.

[]´s
Prezado PRick, não entendo de engenharia naval, mas caso sejam compradas acho que dá para adaptar um convôo como fizeram com o Navio Polar Almirante Maximiano, não precisava nem ter hangar mais só o convôo já esta bom!!
Acredito que também deve ser possível colocar um hangar, porém, isso tem custos, assim, tem que rolar um desconto na hora da compra. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5739 Mensagem por papagaio » Sáb Jun 11, 2011 8:43 pm

O hangar faz falta, mas existem outros navios da MB que operam regularmente helicópteros, com hangar e sem convôo.
Exemplos, NE Brasil, NDD Rio de Janeiro e Ceará, NDCC M. Maia, NApOc Ary Rongel.
Os antigos CT Classe Pará quando chegaram ao Brasil, dos 4 navios, só dois possuíam hangar (depois o Arsenal de Marinha instalou nos outros dois).
Abs,




PRick

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5740 Mensagem por PRick » Sáb Jun 11, 2011 8:44 pm

Lord Nauta escreveu:
binfa escreveu: Como dizia o grande Genival Lacerda "Mate o veio...."
Prezado PRick, não entendo de engenharia naval, mas caso sejam compradas acho que dá para adaptar um convôo como fizeram com o Navio Polar Almirante Maximiano, não precisava nem ter hangar mais só o convôo já esta bom!!

Prezado Amigo,

A titulo de esclarecimento estes OPV's podem operar helis uma vez que possuem convôo na popa. A limitação e a falta de hangar, que pode ser instalado em versão retrátil. Vale a pena lembrar que o NApOc Ary Rongel não possui hangar e opera com dois helis em suas comissões na antártica. No caso dos OPV's britânicos a falta do hangar não seria um impeditivo para obtenção por oportunidade. No futuro poderia ser instalado o referido hangar. A questão seria o custo dos mesmos por serem novos, sendo que acredito que seria reduzido somente com a possibilidade dos navios do PROSUPER serem de origem inglesa.

Sds


Lord Nauta
São navios novos, e comprar algo novo sem que seja como queremos, das duas uma, ou eles instalam, ou rola um bom desconto. Caso contrário nada feito. :wink:

[]´s




PRick

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5741 Mensagem por PRick » Sáb Jun 11, 2011 8:46 pm

papagaio escreveu:O hangar faz falta, mas existem outros navios da MB que operam regularmente helicópteros, com hangar e sem convôo.
Exemplos, NE Brasil, NDD Rio de Janeiro e Ceará, NDCC M. Maia, NApOc Ary Rongel.
Os antigos CT Classe Pará quando chegaram ao Brasil, dos 4 navios, só dois possuíam hangar (depois o Arsenal de Marinha instalou nos outros dois).
Abs,

Pois é, tem muito deck de helo, heliponto e convoo, está faltando é hangar na MB. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18801
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1981 vezes
Agradeceram: 2509 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5742 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 12, 2011 3:00 am

Corsário01 escreveu:
gribel escreveu:Ofereceram ou não?
Sim, foi oferecido. quanto custa? Não faço idéia, mas o CM sabe.

Ele usa um 30mm automático na proa e 2 de 20 ou 25mm nas laterais.
Mas será que nessa classe (cujo nome é Port Of Spain) se pode substituir esse canhãozinho de 30mm da proa por um de 76mm :?:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18801
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1981 vezes
Agradeceram: 2509 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5743 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 12, 2011 3:08 am

Vou colocar aqui os requisitos do NaPaOc de uma palestra do Contra Almirante Deiana em setembro de 2008:

Características pretendidas para o NaPaOc

Tonelagem: 1.750t
Calado: 4.1m
Alcance de patrulha > 6.000 mn
Tempo de patrulha> 20 dias
Velocidade de Cruzeiro> 12 nós
Velocidade Máxima > 20 nós
Tripulação: 42
Acomodações extras: 29
Capacidade para operar e com hangar para 1 Heli de 5t.
Armamento: Canhão naval de calibre médio + 2 X 20mm (configuração ótima) ou Arma naval de 40mm + 2 X 12,7mm (configuracão simples)
2 RIB.
Radar de Tiro.
fonte: https://docs.google.com/present/view?id ... RjdA&hl=en




Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5744 Mensagem por papagaio » Dom Jun 12, 2011 11:37 am

O hangar faz falta, mas existem outros navios da MB que operam regularmente helicópteros, com hangar e sem convôo.
Exemplos, NE Brasil, NDD Rio de Janeiro e Ceará, NDCC M. Maia, NApOc Ary Rongel.
Os antigos CT Classe Pará quando chegaram ao Brasil, dos 4 navios, só dois possuíam hangar (depois o Arsenal de Marinha instalou nos outros dois).
Abs,

Falei besteira, quis dizer com convôo e sem hangar!!
Abs,




PRick

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5745 Mensagem por PRick » Dom Jun 12, 2011 5:17 pm

knigh7 escreveu:
Corsário01 escreveu: Sim, foi oferecido. quanto custa? Não faço idéia, mas o CM sabe.

Ele usa um 30mm automático na proa e 2 de 20 ou 25mm nas laterais.
Mas será que nessa classe (cujo nome é Port Of Spain) se pode substituir esse canhãozinho de 30mm da proa por um de 76mm :?:
Já vi um desenho dessa classe com um 76mm, no entanto, para a MB bastaria um Trinity de 40mm na proa, e dois de 20mm nos bordos. E isso dá para fazer sem problema nenhum. Os navios parecem ter um desenho bem robusto. Falta mesmo um hangar.

[]´s




Responder