Fábio Machado escreveu: ↑Ter Set 15, 2020 5:57 pm Até onde eu me lembre, existiu sim um incidente com um blindado piranha que tombou numa vala durante uma operação numa favela do Rio de Janeiro. Acrescentando ainda, que os piranhas tem enormes problemas de manobrabilidade nesses ambientes, causando inclusive alguns pequenos acidentes. Veículos 6X6 tem os seus limites, mas também as suas virtudes. O ideal seria cumprir o que foi planejado, com veículos 6X6 complementados por 8X8.
EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61454
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6299 vezes
- Agradeceram: 6652 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Eu vi um filminho (acho que todo mundo viu) de um T-72 entrando forte demais numa curva e capotando: e então, T-72 = SHIT? Se sair dos parâmetros dá josta, todo mundo sabe (menos o estagiário que fez a tradução ), o Grande Diferencial é aquela pecinha que fica atrás do volante...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2182
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 224 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Interessante este eixo , pela foto , tem a semelhança com os eixos da Volkswagen ,Kombi , Gol .....Túlio escreveu: ↑Ter Set 15, 2020 4:24 pmeligioep escreveu: ↑Ter Set 15, 2020 3:54 pm
Versão 8x8 do Guarani não teremos tão breve. Quiça nunca....
Exportações: vai ficar só nas 8 unidades vendidas para o Líbano, ne versão Polícia. Embora fosse salutar ao EB exportar, pois ajudaria a pagar o projeto....
Nosso vizinhos NÃO irão adquirir, pois já sabem das deficiências. Algum país africano? Duvido muito, pois a própria IVECO (Itália) tem o Centauro e suas variantes.
Versão MkII? Teremos sim, mas com alterações no conjunto de força, suspensão, tudo visando facilitar a manutenção e aumentar a confiabilidade. E algum incremento nas capacidades de geração de energia, etc.......
Quanto ao espaço interno, continuará sendo insuficiente........Aqui temos uma questão que nunca entendi, e não é a primeira vez que a mencionas Mestre Elígio: como sabes, andei nele e, com 1,75 m (tinha Militar - PELOPES - da minha altura, mais baixo e mais alto) não senti nem notei, da parte dos demais, qualquer reclamação ou dificuldade. Conheces a VTR muito melhor do que eu, isso nem se discute, portanto sabes que basta olhar para o interior do Urutu e se sabe a razão do menor espaço interno no Guarani, tudo tem seu preço. Mas o que realmente me intriga e nem o Oficial (o então Cap WILLEMBERG) soube explicar é a razão daquela placa numa das pernas da suspensão (foto minha, 2013, usem à vontade). O "trilho", do qual tanto falávamos mal, mostra aí sua função mas...e aquela placa (não tinha do lado oposto)?
Gogogas !
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61454
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6299 vezes
- Agradeceram: 6652 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Comparação PERFEITA, bem igualzinho: só botar uma Kombi a passar por cima de uma mina de 6 kg e por certo vai ser a mesma coisa.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2545
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2537 vezes
- Agradeceram: 754 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Pelo que eu entendi a foto foi tirada da dianteira para a traseira da VTR, então a placa está do lado esquerdo. Pela sua espessura talvez ela poderia ser uma proteção a mais para o motorista contra explosões de minas/IED. Só um palpite.Túlio escreveu: ↑Ter Set 15, 2020 4:24 pmeligioep escreveu: ↑Ter Set 15, 2020 3:54 pm
Versão 8x8 do Guarani não teremos tão breve. Quiça nunca....
Exportações: vai ficar só nas 8 unidades vendidas para o Líbano, ne versão Polícia. Embora fosse salutar ao EB exportar, pois ajudaria a pagar o projeto....
Nosso vizinhos NÃO irão adquirir, pois já sabem das deficiências. Algum país africano? Duvido muito, pois a própria IVECO (Itália) tem o Centauro e suas variantes.
Versão MkII? Teremos sim, mas com alterações no conjunto de força, suspensão, tudo visando facilitar a manutenção e aumentar a confiabilidade. E algum incremento nas capacidades de geração de energia, etc.......
Quanto ao espaço interno, continuará sendo insuficiente........Aqui temos uma questão que nunca entendi, e não é a primeira vez que a mencionas Mestre Elígio: como sabes, andei nele e, com 1,75 m (tinha Militar - PELOPES - da minha altura, mais baixo e mais alto) não senti nem notei, da parte dos demais, qualquer reclamação ou dificuldade. Conheces a VTR muito melhor do que eu, isso nem se discute, portanto sabes que basta olhar para o interior do Urutu e se sabe a razão do menor espaço interno no Guarani, tudo tem seu preço. Mas o que realmente me intriga e nem o Oficial (o então Cap WILLEMBERG) soube explicar é a razão daquela placa numa das pernas da suspensão (foto minha, 2013, usem à vontade). O "trilho", do qual tanto falávamos mal, mostra aí sua função mas...e aquela placa (não tinha do lado oposto)?
sds.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61454
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6299 vezes
- Agradeceram: 6652 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Sim, eu estava na frente da VTR com a minha Canon e agachado para fazer a foto da parte inferior, pois tinha notado a discrepância. Meu PALPITE (e do citado Cap Cav) foram iguais ao teu, mas ACHAR é uma coisa, SABER é outra, daí eu ter perguntado ao Mestre @eligioep, cupincha véio...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2545
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2537 vezes
- Agradeceram: 754 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Eu não tinha entendido a pergunta para o elgioep e fiquei curioso também e palpitei...
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37887
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5708 vezes
- Agradeceram: 3258 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Se for para continuar no erro, e seguirmos o mesmo caminho do Urutu, só que agora sem as exportações, eu quero crer que o CFN irá demandar, como de praxe, a substituição dos seus Piranha III ou por Piranha V ou pelo novo bldo SR do USMC que será um derivado do Iveco SuperAV 8x8 em conjunto com a Bae Systems.
Melhor do que tapar o sol com a peneira e persistir no erro.
abs
Melhor do que tapar o sol com a peneira e persistir no erro.
abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61454
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6299 vezes
- Agradeceram: 6652 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Ué, que tem de mal, cupincha? Estamos no mesmo barco, oras*...
* - Menos o @FCarvalho véio, que aparentemente tem todas as respostas.
* - Menos o @FCarvalho véio, que aparentemente tem todas as respostas.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37887
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5708 vezes
- Agradeceram: 3258 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Até a última vez que conseguir saber existem dezenas de Guarani nos estacionamentos da Iveco em MG. E o EB na PLOA 2021 dispõe de recursos para adquirir apenas 90 unidades. Ainda vai continuar a sobrar muitos na fábrica. Que obviamente não parou a produção do modelo atual, mesmo com todos os defeitos já apontados. Bom para eles que vão ter que uma hora ou outra concertar todos. E já são mais de 400 unidades fabricadas.
As unidades que poderiam servir como exemplares de desenvolvimento das VBE - entre 5 a 6 modelos até agora - poderiam estar neste meio sobrando nas garagens da Iveco. Mas o EB não tem recursos para colocar para andar uma única versão destas. As citas porta-morteiro e engenharia estão paradas e pelo que se sabe, sem nenhuma previsão de retomar os trabalhos.
O que mais me intriga, é como uma empresa expert em projeto e fabricação de bldos há décadas como a Iveco se permite construir um bldo com erros, talvez até facilmente percebíveis já na fase de projeto, e arrisca seu nome e reputação em um produto fadado a ser usado única e exclusivamente pelo financiador, e ainda por cima, com uma série de discrepâncias reconhecidas.
Há quem possa dizer, "mas é uma empresa, e o negócio deles é dinheiro"; mas não funciona assim no mercado de defesa. Um produto ruim pode dizer muita sobre quem o fez, e isso pode significar, em consequência, problemas com vendas futuras mesmo relativas a outras áreas e/ou produtos. Não é fácil vender bldos no mundo hoje. Tentar vender um com alegadamente tantos problemas por uma empresa reconhecida e com o cacife da Iveco é pior ainda. Por correr esse risco dispendioso?
Enfim, o problema do Guarani não é ele ser 6x6 ou 8x8, mas a completa inépcia do EB em gestar o projeto de forma a torná-lo um produto vencedor - e portanto vendível - e não apenas um mero produto para consumo interno, como se isso fosse mais do que suficiente para garantir a sua viabilidade. Não estamos mais nos anos 1970. Se a ideia era retomar a expertice que se tinha há 40 anos atrás, nós vacilamos, pois a BID tem pouca ou nenhuma participação no Guarani. Quase tudo nele continua sendo importado, inclusive as partes principais. E o empresariado nacional continua a não querer conversa com esse projeto. E nem com nenhum outro do EB nesta seara.
Em um vídeo que assisti esses dias, um dos comentaristas falando sobre o fundador da Avibrás, lembrou que ele falava: "tudo o que eu fiz usando os parâmetros do EB, eu não consegui vender. Tudo o que eu fiz usando os meus parâmetros, eu consegui vender."
É possível dizer que o projeto do Guarani embora muito bem intencionado, partiu de premissas no mínimo equivocadas, ou otimistas demais, e fora da realidade. Hoje temos um bom VBTP 6X6. Mas é só isso. Parou por aí.
Mas a defesa do país, tal como eu a penso e vejo, não pode ter como parâmetro ser "boa, nem tão bonita assim e essencialmente barata" como bem aprouve ao EB e demais forças.
Precisamos dar passos além dessa mentalidade ou vamos continuar andando em círculos eternamente caçando o próprio rabo sem nunca encontrá-lo. Não creio que seja isso que todos nós aqui queiramos.
abs
As unidades que poderiam servir como exemplares de desenvolvimento das VBE - entre 5 a 6 modelos até agora - poderiam estar neste meio sobrando nas garagens da Iveco. Mas o EB não tem recursos para colocar para andar uma única versão destas. As citas porta-morteiro e engenharia estão paradas e pelo que se sabe, sem nenhuma previsão de retomar os trabalhos.
O que mais me intriga, é como uma empresa expert em projeto e fabricação de bldos há décadas como a Iveco se permite construir um bldo com erros, talvez até facilmente percebíveis já na fase de projeto, e arrisca seu nome e reputação em um produto fadado a ser usado única e exclusivamente pelo financiador, e ainda por cima, com uma série de discrepâncias reconhecidas.
Há quem possa dizer, "mas é uma empresa, e o negócio deles é dinheiro"; mas não funciona assim no mercado de defesa. Um produto ruim pode dizer muita sobre quem o fez, e isso pode significar, em consequência, problemas com vendas futuras mesmo relativas a outras áreas e/ou produtos. Não é fácil vender bldos no mundo hoje. Tentar vender um com alegadamente tantos problemas por uma empresa reconhecida e com o cacife da Iveco é pior ainda. Por correr esse risco dispendioso?
Enfim, o problema do Guarani não é ele ser 6x6 ou 8x8, mas a completa inépcia do EB em gestar o projeto de forma a torná-lo um produto vencedor - e portanto vendível - e não apenas um mero produto para consumo interno, como se isso fosse mais do que suficiente para garantir a sua viabilidade. Não estamos mais nos anos 1970. Se a ideia era retomar a expertice que se tinha há 40 anos atrás, nós vacilamos, pois a BID tem pouca ou nenhuma participação no Guarani. Quase tudo nele continua sendo importado, inclusive as partes principais. E o empresariado nacional continua a não querer conversa com esse projeto. E nem com nenhum outro do EB nesta seara.
Em um vídeo que assisti esses dias, um dos comentaristas falando sobre o fundador da Avibrás, lembrou que ele falava: "tudo o que eu fiz usando os parâmetros do EB, eu não consegui vender. Tudo o que eu fiz usando os meus parâmetros, eu consegui vender."
É possível dizer que o projeto do Guarani embora muito bem intencionado, partiu de premissas no mínimo equivocadas, ou otimistas demais, e fora da realidade. Hoje temos um bom VBTP 6X6. Mas é só isso. Parou por aí.
Mas a defesa do país, tal como eu a penso e vejo, não pode ter como parâmetro ser "boa, nem tão bonita assim e essencialmente barata" como bem aprouve ao EB e demais forças.
Precisamos dar passos além dessa mentalidade ou vamos continuar andando em círculos eternamente caçando o próprio rabo sem nunca encontrá-lo. Não creio que seja isso que todos nós aqui queiramos.
abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61454
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6299 vezes
- Agradeceram: 6652 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Blablabla eita poha perdi MEU CHAPÉU!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37887
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5708 vezes
- Agradeceram: 3258 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Que achas Tulito, temos uma VBTP SR que ninguém mais quer. Só nós.
Mal me quer, bem me quer...
abs
Mal me quer, bem me quer...
abs
Carpe Diem
- Poti
- Avançado
- Mensagens: 472
- Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 128 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Imagino que boa parte dos projetos dos últimos 20 anos que tem como prioridade resistência contra minas (como o MRAP) possuem o centro de gravidade alto o que favorece capotamentos. Basta uma boa formação dos condutores para que essa questão se reduza. Agora, prefiro ir para um teatro de operações em veículo com centro de gravidade alto e me protegendo melhor à um veículo baixo (de ótimo comportamento em estradas) mas que me protege menos.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37887
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5708 vezes
- Agradeceram: 3258 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
O centro de gravidade é algo que parece não ser um problema no Guarani. Mas existem outros para os quais não se pode admitir em um projeto como este. E diz-se existem as centenas. Algo não saiu como previsto, ou ao menos não foi formulado como deveria para funcionar já de primeira.
abs
abs
Carpe Diem
- eligioep
- Sênior
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Xirú,
essa "plaquinha" é para proteger a barra da suspensão (vulgo balança) contra choques de pedras e ajudar a deslizar sobre a lama/barro. Se no lado oposto não existia, era porque alguém a tirou, ou perderam.... Mas vem de fábrica nos dois lados.
E em 2013 ainda era um protótipo ou pré-série.
Ajudou?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61454
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6299 vezes
- Agradeceram: 6652 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
eligioep escreveu: ↑Qua Set 16, 2020 2:58 pm
Xirú,
essa "plaquinha" é para proteger a barra da suspensão (vulgo balança) contra choques de pedras e ajudar a deslizar sobre a lama/barro. Se no lado oposto não existia, era porque alguém a tirou, ou perderam.... Mas vem de fábrica nos dois lados.
E em 2013 ainda era um protótipo ou pré-série.
Ajudou?
Ajudou sim, Mestre Elígio. E era LED, estávamos ali por NOV/13 e o então CMT do C I Bld, TC RIBEIRO, me informou que tinha esperança de que o EB chegasse a 50 unidades até o fim do ano. Chegou perto, deu até para fazer uma baita manobra.
Mas os carros estavam BEM incompletos, daquele telefone externo para a Inf só tinha a caixa e a tampa com a tramela, só tinha o "esqueleto" daquele local onde se deposita os Fz e, creias ou não, o OS do computador - vi na tela do chefe do carro - era Windows XP.
Claro que nem inicializou direito, travou! Quem já usou XP sabe...
Mas os carros estavam BEM incompletos, daquele telefone externo para a Inf só tinha a caixa e a tampa com a tramela, só tinha o "esqueleto" daquele local onde se deposita os Fz e, creias ou não, o OS do computador - vi na tela do chefe do carro - era Windows XP.
Claro que nem inicializou direito, travou! Quem já usou XP sabe...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)