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Enviado: Sex Abr 20, 2007 5:51 pm
por Pepê Rezende
Plinio Jr escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
IAF to acquire air-to-air BVR missiles
[ 18 Feb, 2007 1201hrs ISTPTI ]

NEW DELHI: To maintain its unchallenged dominance in beyond visual range (BVR) combat in the South Asian region, Indian Air Force has embarked upon a major plan to acquire longer range air-to-air missiles.

India's dominance in offensive air superiority operations is being dented by the supply of similar BVR missiles to Pakistan by the US in government-to-government sales.

This sudden move has spurred IAF officials to make quick efforts to purchase 120-km range air-to-air missiles. The acquisition of such missiles, which sport ramjet propulsion, will make IAF the lone air force in Asia to have such an unparalleled capability, top IAF officials said.

The acquisition of these missiles is being undertaken in tandem with moves to induct combat aircraft with active phased array radars.

The new 40 Sukhoi-30 advanced version MKI, whose purchase in a deal worth 2.6 billion dollars has been cleared by the government, and 126 medium range combat aircraft, tenders for which are expected to be floated by this month-end, will be equipped with the new radars, officials said.

These new radars will give IAF, for the first time, the capability to detect targets as far as 300 km away and the means to fire such longer range air-to-air missiles.
Till now, the IAF had an unchallenged dominance in beyond visual range combat with its array of MiG fighters equipped with R-27 REI and R-27 RETs missiles with a target lock on of 35 km for close combat and the longer range R-77 and French R-550 Magic Mantra missiles capable of shooting down targets 60 km away.

But the recent decision of the US administration to clear the supply of AMRAAM and AIM-9M Sidewinder beyond visual range missiles to Pakistan has eroded the IAF's dominance in air combat, officials admitted.

The US government has cleared the sale of AMRAAM and Sidewinder air-to-air missiles worth 240 million dollars to Islamabad to equip its new batch of 50 F-16 fighters.

"There are moves also to start indigenous development of such long range missiles by DRDO with possible foreign collaboration," DRDO sources said.

With the induction of three Phalcon airborne early warning and control aircraft between November this year and 2009, the IAF would get the capability to conduct and control airborne operations upto 400 km inside hostile airspace.

The new Su-30MKI, which India would be acquiring by 2009, would be equipped with Ibris active phased radars which will transform the fighters into a dedicated information weapons platforms.

Thanks to a large number of fighter exercises carried out with foreign air forces, IAF pilots have mastered beyond visual range combat even in an AWACS environment. "The pilots are all agog to train with longer range BVR missiles," an IAF official said.


Como é que se compra algo que não existe? :wink:

R-27ET travando em alvos a 37km... Isso prá eles é WVR...


Até aí nenhuma novidade Carlos, mas tem-se fotos destes mísseis, dos testes deles sendo disparados por aeronaves ??

Senão, tudo não passa de especulação e marketing....


O próprio exercício contra a USAF.

Pepê


Aquele que não houve BVR e favoreu os hindus ?? :wink:


Plínio, houve BVR. É só ler direito o que está escrito na explicação oficial da USAF. A propósito, vc que adora equipamento israelense, o Derby é BVR e tem alcance de 30km...


20km BVR ??

Não dá nem para começar a brincadeira.... :lol: , o ideal seria acima disto, como não foi, não se teve, alias, como disse em outro post, tive a oportunidade de ver em várias fontes esta confirmação....de que não não houveram simulações nesta arena e diga-se de passagem, outras pessoas daqui do forum confirmam esta noticia...


Colocou-se aqui a explicação da USAF e ela tinha explícito o fato de que seus aviões foram iluminados por R-27 e/ou Mica. 20km com altitude variada é BVR sim. Aliás, a Força Aérea de Israel considera essa distância a mais comum para combates aéreos, o que justificou o projeto do Derby original, que é BVR, sem datalink.

Por falar nisso, estive com um piloto de F-18E, com experiência em Kosovo e no Iraque, e ele me disse que BVR não representa uma vantagem significativa em combate aéreo. Entre outros pontos, colocou a dificuldade de identificação e o uso efetivo de contramedidas.

Abraços

Pepe

Enviado: Sex Abr 20, 2007 5:54 pm
por EDSON
morcego escreveu:
EDSON escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Bolovo escreveu:Hoje poderia compor a ventente UNICA da FAB. Ele faz e tudo e qualquer coisa que a FAB precisa. O F-20A do século XXI é o Gripen, que tem algumas melhorias.
Pepê Rezende escreveu:Na versão oferecida ao Brasil ele é a evolução final de um projeto extremamente bem-sucedido, que já voa na Força Aérea Russa. O Su35BM será um avião praticamente novo, mas com alto grau de comunalidade com o Su35. Em relação ao F-22, devemos ver por outro ângulo: UM Raptor conseguiria lutar contra OITO Su35? Essa é a relação de custo/benefício.

Essa é fácil.

Muito mais tranquilo manter um só avião, com uns três pilotos, com uma só equipe de manutenção, uma só quantidade 'x' de combustível do que oito vezes tudo isso.

Aqui no Brasil, temos que levar em conta os preços de operação etc etc etc. Aqui em casa, até conseguimos comprar um Vectra, mas iríamos sair da garagem pra viajar uma vez por mês no máximo.


Preço de UM F-22: US$ 250 milhões. Caro pacas. O que é pior, é que suas vitórias nos exercícios nos EUA foram totalmente controlados para que fossem conseguidas. mesmo assim, um F-18E venceu, para constragimento do Pentágono. Já coloquei aqui os custos de manutenção de um Su35. Somando tudo, aquisição e manutenção por 30 anos de serviço, custa o mesmo que a compra de UM Gripen, sem contar os custos de manutenção. Isso cobre o custo de combustível, ou não?

Não sou só eu que duvida da vantagem acachapante do F-22 sobre os caças atuais. Muitos especialistas duvidam. A propósito, com AL41 o Su35 é capaz de supercruise, a única vantagem comprovada do F-22 sobre os caças existentes.

Pepê


Este coment´ario vai dar o que falar :? :? , principalmento os adeptos do pão e circo, digo pipoca e cinema( I love tio Sam ). :D


NEGO aqui tb não sabe ainda que o muro de berlin caiu, e ninguém aqui tira sarro, ta cheio de viuva por ai e ninguém diz nada.


rsrsrsrsrssssrsrssrsr [018]

Enviado: Sex Abr 20, 2007 5:54 pm
por Plinio Jr
Bolovo escreveu:Pois é. HIPER-BARATO e NENHUM encomenda. É russofobia generalizada?

Tenho nada contra o Flanker, só não entendo porque as suas 'n' vantagens superiores ao resto não servem para NADA, já que não ganha concorrência alguma. Porque?


São vantagens técnicas/financeiras e até agora ninguem caiu nesta...

Gosto de equipamentos russos, acredito que inumeros deles seriam interessantes para aquisição de nossas FA´s, mas o Su-35 não me convence..

Enviado: Sex Abr 20, 2007 5:55 pm
por alcmartin
Principalmente em operações conjuntas. Haja visto o exemplo, embora ar-terra, do fogo dos A10 contra os britânicos, recentemente.

Enviado: Sex Abr 20, 2007 5:56 pm
por Bolovo
Plinio Jr escreveu:
Bolovo escreveu:Pois é. HIPER-BARATO e NENHUM encomenda. É russofobia generalizada?

Tenho nada contra o Flanker, só não entendo porque as suas 'n' vantagens superiores ao resto não servem para NADA, já que não ganha concorrência alguma. Porque?


São vantagens técnicas/financeiras e até agora ninguem caiu nesta...

Gosto de equipamentos russos, acredito que inumeros deles seriam interessantes para aquisição de nossas FA´s, mas o Su-35 não me convence..

A mim também não...

O Su-35 parece ser aqueles 'rejeitados pela sociedade', que todo mundo fala bem, mas ninguém quer por perto... vai entender. :roll:

Enviado: Sex Abr 20, 2007 5:57 pm
por alcmartin
Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
IAF to acquire air-to-air BVR missiles
[ 18 Feb, 2007 1201hrs ISTPTI ]

NEW DELHI: To maintain its unchallenged dominance in beyond visual range (BVR) combat in the South Asian region, Indian Air Force has embarked upon a major plan to acquire longer range air-to-air missiles.

India's dominance in offensive air superiority operations is being dented by the supply of similar BVR missiles to Pakistan by the US in government-to-government sales.

This sudden move has spurred IAF officials to make quick efforts to purchase 120-km range air-to-air missiles. The acquisition of such missiles, which sport ramjet propulsion, will make IAF the lone air force in Asia to have such an unparalleled capability, top IAF officials said.

The acquisition of these missiles is being undertaken in tandem with moves to induct combat aircraft with active phased array radars.

The new 40 Sukhoi-30 advanced version MKI, whose purchase in a deal worth 2.6 billion dollars has been cleared by the government, and 126 medium range combat aircraft, tenders for which are expected to be floated by this month-end, will be equipped with the new radars, officials said.

These new radars will give IAF, for the first time, the capability to detect targets as far as 300 km away and the means to fire such longer range air-to-air missiles.
Till now, the IAF had an unchallenged dominance in beyond visual range combat with its array of MiG fighters equipped with R-27 REI and R-27 RETs missiles with a target lock on of 35 km for close combat and the longer range R-77 and French R-550 Magic Mantra missiles capable of shooting down targets 60 km away.

But the recent decision of the US administration to clear the supply of AMRAAM and AIM-9M Sidewinder beyond visual range missiles to Pakistan has eroded the IAF's dominance in air combat, officials admitted.

The US government has cleared the sale of AMRAAM and Sidewinder air-to-air missiles worth 240 million dollars to Islamabad to equip its new batch of 50 F-16 fighters.

"There are moves also to start indigenous development of such long range missiles by DRDO with possible foreign collaboration," DRDO sources said.

With the induction of three Phalcon airborne early warning and control aircraft between November this year and 2009, the IAF would get the capability to conduct and control airborne operations upto 400 km inside hostile airspace.

The new Su-30MKI, which India would be acquiring by 2009, would be equipped with Ibris active phased radars which will transform the fighters into a dedicated information weapons platforms.

Thanks to a large number of fighter exercises carried out with foreign air forces, IAF pilots have mastered beyond visual range combat even in an AWACS environment. "The pilots are all agog to train with longer range BVR missiles," an IAF official said.


Como é que se compra algo que não existe? :wink:

R-27ET travando em alvos a 37km... Isso prá eles é WVR...


Até aí nenhuma novidade Carlos, mas tem-se fotos destes mísseis, dos testes deles sendo disparados por aeronaves ??

Senão, tudo não passa de especulação e marketing....


O próprio exercício contra a USAF.

Pepê


Aquele que não houve BVR e favoreu os hindus ?? :wink:


Plínio, houve BVR. É só ler direito o que está escrito na explicação oficial da USAF. A propósito, vc que adora equipamento israelense, o Derby é BVR e tem alcance de 30km...


20km BVR ??

Não dá nem para começar a brincadeira.... :lol: , o ideal seria acima disto, como não foi, não se teve, alias, como disse em outro post, tive a oportunidade de ver em várias fontes esta confirmação....de que não não houveram simulações nesta arena e diga-se de passagem, outras pessoas daqui do forum confirmam esta noticia...


Colocou-se aqui a explicação da USAF e ela tinha explícito o fato de que seus aviões foram iluminados por R-27 e/ou Mica. 20km com altitude variada é BVR sim. Aliás, a Força Aérea de Israel considera essa distância a mais comum para combates aéreos, o que justificou o projeto do Derby original, que é BVR, sem datalink.

Por falar nisso, estive com um piloto de F-18E, com experiência em Kosovo e no Iraque, e ele me disse que BVR não representa uma vantagem significativa em combate aéreo. Entre outros pontos, colocou a dificuldade de identificação e o uso efetivo de contramedidas.

Abraços

Pepe


Principalmente em operações conjuntas. Haja visto o exemplo, embora ar-terra, do fogo dos A10 contra os britânicos, recentemente

Enviado: Sex Abr 20, 2007 5:57 pm
por hayes
Boa Tarde srs.,


a única vantagem comprovada do F-22 sobre os caças existentes.

Sr. Rezende, creio que seja concenso aqui no DB e em outros Fóruns - apesar de que "todo consenso é burro" - de que o F-22, sendo um Caça de 5ª Geração, é bastante superior aos outros Caças de 4ª Geração, sem demérito à estes últimos e sem entrar na senda da questão financeira.

Deste comentário, abstraio, contudo, que o sr. tenha informações que não corroboram com esta idéia, e que o F-22 seja um embuste. Se assim for, peço que externe esta questão ao conjunto dos foristas, fiquei extremamente intrigado com tal declaração.

Caso, outrossim, seja um comentário referente aos projetos de Caças de 5ª Geração como um todo, peço que comente também o PAK-FA neste contexto.


Aguardo sua resposta! Grato pela atenção.

Enviado: Sex Abr 20, 2007 6:01 pm
por Pepê Rezende
Bolovo escreveu:Pois é. HIPER-BARATO e NENHUM encomenda. É russofobia generalizada?

Tenho nada contra o Flanker, só não entendo porque as suas 'n' vantagens superiores ao resto não servem para NADA, já que não ganha concorrência alguma. Porque?

Ah, sobre o polêmico 144x0 do F-22 nos exercicios. Já li cara duvidando e não. Em quem acredito? Eu acredito nos resultados, assim como acredito no lock do F-18E (tem até foto) e no lock do EF-2000 nele. Continuo acreditando que sim, assim como tem n profissionais que acreditam que não, tem os que acreditam que sim. :wink:


Sim, como tem gente que acredita em Papai Noel... Os pilotos da Marinha norte-americana dizem que as vantagens do F-22 não compensam o preço de UM avião. Os combates foram feitos mano a mano em condições que favoreciam o envelope do aparelho. Quando os F-22 foram abatidos, os pilotos adversários foram penalizados por operar fora do envelope previsto. Tem outro ponto: com o F-22, os EUA estão substituindo a vantagem numérica que sempre tiveram por uma pretensa superioridade qualitativa. O que garantiu a vitória da Coalizão em Kosovo e sobre o Iraque foi a acachapante vantagem numérica e o uso intenso de contramedidas eletrônicas e AWACS. Esse é o segredo do sucesso dos F-14, F-15, F-16 e F-18. Os inimigos mal conseguiam levantar vôo e já eram abatidos. Com 190 F-22, divididos por todo o mundo, essa vantagem acaba.

Quanto às concorrências, o F-15 ganhou em países que se alinham automaticamente aos EUA, caso de Coréia e Cingapura. Perderam na Malaísia, Cingapura e Tailândia.

Abraços

Pepê

Enviado: Sex Abr 20, 2007 6:05 pm
por Plinio Jr
Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
IAF to acquire air-to-air BVR missiles
[ 18 Feb, 2007 1201hrs ISTPTI ]

NEW DELHI: To maintain its unchallenged dominance in beyond visual range (BVR) combat in the South Asian region, Indian Air Force has embarked upon a major plan to acquire longer range air-to-air missiles.

India's dominance in offensive air superiority operations is being dented by the supply of similar BVR missiles to Pakistan by the US in government-to-government sales.

This sudden move has spurred IAF officials to make quick efforts to purchase 120-km range air-to-air missiles. The acquisition of such missiles, which sport ramjet propulsion, will make IAF the lone air force in Asia to have such an unparalleled capability, top IAF officials said.

The acquisition of these missiles is being undertaken in tandem with moves to induct combat aircraft with active phased array radars.

The new 40 Sukhoi-30 advanced version MKI, whose purchase in a deal worth 2.6 billion dollars has been cleared by the government, and 126 medium range combat aircraft, tenders for which are expected to be floated by this month-end, will be equipped with the new radars, officials said.

These new radars will give IAF, for the first time, the capability to detect targets as far as 300 km away and the means to fire such longer range air-to-air missiles.
Till now, the IAF had an unchallenged dominance in beyond visual range combat with its array of MiG fighters equipped with R-27 REI and R-27 RETs missiles with a target lock on of 35 km for close combat and the longer range R-77 and French R-550 Magic Mantra missiles capable of shooting down targets 60 km away.

But the recent decision of the US administration to clear the supply of AMRAAM and AIM-9M Sidewinder beyond visual range missiles to Pakistan has eroded the IAF's dominance in air combat, officials admitted.

The US government has cleared the sale of AMRAAM and Sidewinder air-to-air missiles worth 240 million dollars to Islamabad to equip its new batch of 50 F-16 fighters.

"There are moves also to start indigenous development of such long range missiles by DRDO with possible foreign collaboration," DRDO sources said.

With the induction of three Phalcon airborne early warning and control aircraft between November this year and 2009, the IAF would get the capability to conduct and control airborne operations upto 400 km inside hostile airspace.

The new Su-30MKI, which India would be acquiring by 2009, would be equipped with Ibris active phased radars which will transform the fighters into a dedicated information weapons platforms.

Thanks to a large number of fighter exercises carried out with foreign air forces, IAF pilots have mastered beyond visual range combat even in an AWACS environment. "The pilots are all agog to train with longer range BVR missiles," an IAF official said.


Como é que se compra algo que não existe? :wink:

R-27ET travando em alvos a 37km... Isso prá eles é WVR...


Até aí nenhuma novidade Carlos, mas tem-se fotos destes mísseis, dos testes deles sendo disparados por aeronaves ??

Senão, tudo não passa de especulação e marketing....


O próprio exercício contra a USAF.

Pepê


Aquele que não houve BVR e favoreu os hindus ?? :wink:


Plínio, houve BVR. É só ler direito o que está escrito na explicação oficial da USAF. A propósito, vc que adora equipamento israelense, o Derby é BVR e tem alcance de 30km...


20km BVR ??

Não dá nem para começar a brincadeira.... :lol: , o ideal seria acima disto, como não foi, não se teve, alias, como disse em outro post, tive a oportunidade de ver em várias fontes esta confirmação....de que não não houveram simulações nesta arena e diga-se de passagem, outras pessoas daqui do forum confirmam esta noticia...


Colocou-se aqui a explicação da USAF e ela tinha explícito o fato de que seus aviões foram iluminados por R-27 e/ou Mica. 20km com altitude variada é BVR sim. Aliás, a Força Aérea de Israel considera essa distância a mais comum para combates aéreos, o que justificou o projeto do Derby original, que é BVR, sem datalink.

Por falar nisso, estive com um piloto de F-18E, com experiência em Kosovo e no Iraque, e ele me disse que BVR não representa uma vantagem significativa em combate aéreo. Entre outros pontos, colocou a dificuldade de identificação e o uso efetivo de contramedidas.

Abraços

Pepe


Existem várias incognitas nestas afirmações, Pepê.:

- Como os hindus simularam Micas em seus Mirages 2000H se os mesmos não tinham capacidade para os mesmos ??

- Como estão cada vez mais dando-se enfase a mísseis com alcance alem do alcance visual, como AIM-120, R-77, Meteor que possuem desempenho muito superior a 20 km ??

Temos caças como SU-3??, F-22, Typhoon 2000, Gripen, F-15, F-16, Rafale entre outros com poderosos radares para guiar estes mísseis dentro do máximo que possam operar, não faz sentido combate na arena dos 20km, quem puder evita-los o fará s/ pensar 02 vezes e tendo estes mísseis, com certeza farão bom uso deles dentro daquilo que se propoem.

Quanto aos comentários de israelenses, até o presente momento, não foram efetuados combates aéreos com aeronaves dotadas destas armas e radares....é uma outra realidade...

Enviado: Sex Abr 20, 2007 6:09 pm
por Plinio Jr
Pepê Rezende escreveu:
Quanto às concorrências, o F-15 ganhou em países que se alinham automaticamente aos EUA, caso de Coréia e Cingapura. Perderam na Malaísia, Cingapura e Tailândia.

Abraços

Pepê


F-15 ganhou na Coreia e Singapura...

Na Malásia deu Su-30MKM e a Tailândia, até agora não resolveu o que quer da vida...(parece um país que conheço... :roll: :roll: :roll: )

Enviado: Sex Abr 20, 2007 6:13 pm
por Wolfgang
Desculpem-me, mas o F-22 teve um trabalho de engenharia estrutural fudido para conseguir um RCS minimo e o SU-35, com a mesma estrutura do Su-27 tira essa vantagem? Difícil de crer. Mesmo com compósitos na fuselagem (aliás, que o F-22 também tem).
Desculpe-me Pepê sem qualquer tipo de crítica ou coisa do tipo, mas é esse tipo de afirmação (supercruzeiro é a única qualidade que o F-22 tem sobre os outros) que tira credibilidade dos bons aparelhos russos.

Enviado: Sex Abr 20, 2007 6:21 pm
por Pepê Rezende
Plinio Jr escreveu: Existem várias incognitas nestas afirmações, Pepê.:

- Como os hindus simularam Micas em seus Mirages 2000H se os mesmos não tinham capacidade para os mesmos ??

- Como estão cada vez mais dando-se enfase a mísseis com alcance alem do alcance visual, como AIM-120, R-77, Meteor que possuem desempenho muito superior a 20 km ??

Temos caças como SU-3??, F-22, Typhoon 2000, Gripen, F-15, F-16, Rafale entre outros com poderosos radares para guiar estes mísseis dentro do máximo que possam operar, não faz sentido combate na arena dos 20km, quem puder evita-los o fará s/ pensar 02 vezes e tendo estes mísseis, com certeza farão bom uso deles dentro daquilo que se propoem.

Quanto aos comentários de israelenses, até o presente momento, não foram efetuados combates aéreos com aeronaves dotadas destas armas e radares....é uma outra realidade...


Alguns pontos. Na explicação da USAF está explícito que seus aviões usaram uma base onde a IAF operava Mirage 2000 equipado com Mica! Acho que se superestima a vantagem dos BVR, mas eles podem ser úteis para desmontar formações inimigas ou contra aviões sem capacidade de reação, como reabastecedores e AWACS. É óbvio que a tarefa de identificação fica mais fácil quanto há apenas dois países em conflito, numa coalizão, com outros países envolvidos, tudo fica confuso e a vantagem do BVR cai exponencialmente. Nesse ponto acho que as reservas feitas pelo piloto de F-18E são perfeitamente válidas. Ou não?

Pepê

Enviado: Sex Abr 20, 2007 6:24 pm
por Pepê Rezende
Wolfgang escreveu:Desculpem-me, mas o F-22 teve um trabalho de engenharia estrutural fudido para conseguir um RCS minimo e o SU-35, com a mesma estrutura do Su-27 tira essa vantagem? Difícil de crer. Mesmo com compósitos na fuselagem (aliás, que o F-22 também tem).
Desculpe-me Pepê sem qualquer tipo de crítica ou coisa do tipo, mas é esse tipo de afirmação (supercruzeiro é a única qualidade que o F-22 tem sobre os outros) que tira credibilidade dos bons aparelhos russos.


Tem o escudo de plasma que retira boa parte da assinatura do avião e um excelente sensor passivo de calor. Quanto a vantagem, eu sempre me embaso na relação custo/benefício. Será que o F-22 poderia superar oito F-15 (avião similar ao Su30) de uma vez? Essa é a relação que temos.

Pepê

Enviado: Sex Abr 20, 2007 6:27 pm
por Wolfgang
Pepê Rezende escreveu:
Wolfgang escreveu:Desculpem-me, mas o F-22 teve um trabalho de engenharia estrutural fudido para conseguir um RCS minimo e o SU-35, com a mesma estrutura do Su-27 tira essa vantagem? Difícil de crer. Mesmo com compósitos na fuselagem (aliás, que o F-22 também tem).
Desculpe-me Pepê sem qualquer tipo de crítica ou coisa do tipo, mas é esse tipo de afirmação (supercruzeiro é a única qualidade que o F-22 tem sobre os outros) que tira credibilidade dos bons aparelhos russos.


Tem o escudo de plasma que retira boa parte da assinatura do avião e um excelente sensor passivo de calor. Quanto a vantagem, eu sempre me embaso na relação custo/benefício. Será que o F-22 poderia superar oito F-15 (avião similar ao Su30) de uma vez? Essa é a relação que temos.

Pepê


Ao mesmo tempo, pode ser que não. Mas a kill ratio dele foi de 140x0 contra F-15C.

Enviado: Sex Abr 20, 2007 6:30 pm
por Pepê Rezende
Em combates mano a mano. Sem superioridade numérica contrária. Fácil, né? Ótimo para enganar políticos do Pentágono, mas meio fora da realidade... Ele tem uma assinatura maior do que a do F-117 e esses já são detectados por radares de terra.

Abraços

Pepê