FX2 - As Opções

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual vc prefere?

EUA - Lockheed Martin F-35A Lightning II
12
7%
França - Dassault Rafale
56
34%
Europa - EADS Eurofighter Typhoon
16
10%
Rússia - Sukhoi Su-35BM
51
31%
Suécia - SAAB Jas-39 Gripen C
17
10%
EUA - Boeing F/A-18E Super Hornet
3
2%
Brasil - MFT-LF (Mako)
10
6%
 
Total de votos: 165

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Luís Henrique
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#571 Mensagem por Luís Henrique » Dom Abr 22, 2007 5:40 pm

Luís,

O MAKO não existe e o F-X prevê que somente caças "off-the-shelf" possam concorrer. Então, esqueça o MAKO.
Aliás, ainda acho muito difícil que a FAB venha a utilizar caça russo. Ela vai escolher entre Rafale, Gripen, F-16 e, talvez, Typhoon (poucas chances, por causa do custom assim como F/A-18E/F).


Sei que é quase impossivel o Mako dar as caras por aqui. Mas não esqueço... :lol:
Acho que os russos tem boas chances sim.

E queria que vc me apontasse onde o Mako leva 50% a mais de combsutível do que o Gripen. Ele é menor do que o Gripen (MTOW de 13 ton) contra o MTOW de 14 ton do Gripen C. A quantidade de combustível interna do Mak é idêntica a do JAS 39. Veja abaixo esses dados do Mako:

Weights (Massen)
Empty weight (Leermasse): 5800 kg for the trainer and 6200 kg for the light combat variant (earlier figures were around 5400 kg or 5900 kg as light combat aircraft)
Weapons load (Waffenzuladung): 4500 kg
Fuel (Krafstoff): 2500 kg in trainer (was 3000 kg earlier), 3300 kg in LCA
Design take-off weight (Startmasse): 8300 kg in trainer configuration (was 7630 kg earlier), and 9400 to a maximum of 13000 kg as LCA (the latter was earlier said to be 9170 kg)

A diferença é que o Gripen existe e o Mako ficou no papel, ou melhor, no computador.


Oras. No seu próprio texto esta dizendo.
O Gripen leva cerca de 2.200 kg de combustivel interno.
+ 50% = 3.300. :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
pafuncio
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#572 Mensagem por pafuncio » Dom Abr 22, 2007 6:54 pm

E aí, tigrada, saiu hoje no Estadão:

Compra de caças vira prioridade nº 1 da FAB
Força estuda aquisição de aviões por critérios técnicos, sem licitação

Jacqueline Farid, RIO

O Projeto FX, suspenso desde abril de 2005, está sendo retomado este ano como “prioridade número um” do Comando da Aeronáutica. A iniciativa “recomeça da estaca zero” e será diferente do programa original, segundo adiantou ontem o brigadeiro-do-ar Paulo Roberto Pertusi, titular da 3ª Subchefia do Estado-Maior.

Os estudos para o reinício do programa de aquisição de caças supersônicos de quinta geração tecnológica, para cumprir as missões de superioridade da Força Aérea Brasileira (FAB), já foram iniciados e, segundo o brigadeiro Pertusi, o objetivo é concluí-los “o mais rapidamente possível”.

Fontes ligadas ao Alto Comando sustentam que o modelo a ser adotado será o de compra direta, em que a escolha é feita sem licitação, por meio de critérios técnicos - o acesso a novas tecnologias será determinante - e compensações financeiras. Isso todavia não impede fornecedores internacionais de apresentarem ofertas. Um caça avançado custa entre US$ 45 milhões e US$ 65 milhões. O prazo entre a assinatura do contrato e as primeiras entregas pode chegar a cinco anos.

O FX vai equipar o 1º Grupo de Defesa Aérea, da base de Anápolis, a 140 km de Brasília. Atualmente a unidade começa a operar com os primeiros quatro Mirage 2000C/B, usados, de um lote de 12 unidades comprado do governo da França em 2005. O negócio, de 80 milhões, fixa a entrega do último jato para outubro de 2008.

Os aviões, fabricados nos anos 80, foram rebatizados F-2000 no 1º GDA. Podem permanecer até 10 horas no ar, com reabastecimento em vôo. Levam 6,3 toneladas de mísseis e bombas inteligentes, além de 250 tiros de 30 mm para o canhão de bordo. O radar permite detectar vários alvos a longa distância, simultaneamente. Cinco grupos disputavam a concorrência anterior, avaliada entre US$ 700 milhões e US$ 1 bilhão. Era prevista a compra de 12 caças, mais suprimentos. As empresas brasileiras Embraer e Avibras participavam da disputa como líderes de consórcios constituídos com a francesa Dassault e a russa Sukhoi-Knaapo, respectivamente.

CARÊNCIA

“A FAB está estudando o conceito que vai balizar o novo projeto FX - e logo depois virá o estudo integrado de viabilidade técnica, operacional e de custos”, disse Pertusi. Ele explicou que o projeto é fundamental para corrigir a “carência operacional” da aviação militar em aeronaves de caça de última geração para a “a garantia da defesa aérea brasileira”.

Simultaneamente à retomada do FX, o Comando da Aeronáutica faz gestões junto à equipe econômica do governo para ampliar o orçamento para a Aeronáutica. Pertusi não quis informar o valor do orçamento e qual a demanda da FAB junto ao governo, mas disse que os recursos disponíveis e previstos no Orçamento da União já estão comprometidos. “Estamos negociando fortemente a suplementação orçamentária e o governo está bastante sensível em relação ao assunto”, afirmou o brigadeiro, em palestra no Seminário de Defesa da Latin América Aero & Defence (LAAD), encerrada ontem no Riocentro.

Segundo Pertusi, o plano de metas da FAB inclui a capacitação científico-tecnológica da Aeronáutica e, por isso, as empresas aptas a transferir mais tecnologia para as indústrias nacionais terão maior participação no projeto de reaparelhamento, que inclui modernização e compra de aeronaves. Ele citou empresas nacionais que são parceiras nos projetos da FAB, como a Embraer, Aeroeletrônica, Sopeçaero, Mectron e Atech.

Pertusi afirmou que, hoje, mais da metade da frota da FAB tem origem na Embraer, “o que demonstra uma relação muito forte da Força Aérea com a empresa”. Disse ainda que a FAB se mantém “muito atenta” ao controle do espaço aéreo, para tráfego civil e militar. Segundo ele, é “prioritário” completar o plano executivo de modernização de todo o sistema - radiofonia, softwares e antenas principalmente. Cerca de 180 sensores e radares foram revitalizados em um processo iniciado em 2000 e interrompido em 2004, por cortes de verbas.

FORÇA AÉREA

US$ 45 milhões
é o preço mínimo de um caça supersônico avançado com
recursos de 5ª geração. O valor máximo chega a US$ 65 milhões

US$ 700 milhões
era o valor de referência do primeiro programa FX, encerrado em abril de 2005; participaram cinco grupos internacionais

12 a 24 aviões
devem ser selecionados por escolha direta, sem licitação, com base em critérios técnicos e
compensações financeiras

4 caças Mirage 2000 C/B
de um lote de 12 caças usados, comprados na França, cumprem atualmente as missões de defesa aérea na base de Anápolis (GO)


Salu2, alexandre.

PS - O texto dissocia-se bastante das especulações feitas até agora, inclusive quanto aos off sets.

Ou não ?




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#573 Mensagem por chm0d » Dom Abr 22, 2007 7:00 pm

Bom, fora o Su-35... qual outro caça custa "Um caça avançado custa entre US$ 45 milhões e US$ 65 milhões. " ???? O gripen já estava fora não?


Iai??? comentarios pessoal...


Abs.




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#574 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 22, 2007 7:07 pm

Esse texto está todo torto e já comentamos em outro tópico. Caça de 5º geração? Só existe o F-22 por enquanto, que nem vendido será... esse Estadão... :roll:

Caça entre 45~65 mi de dolares? Su-35, Rafale, Gripen, F-16, Mig-35, enfim, praticamente os mesmos do último FX. Outra, caça não se compra em supermercado, depende de país pra país. Na Austria, o EF-2000 ficou mais barato que o Gripen, já para nós passa dos 100 mi... depende muito.




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#575 Mensagem por chm0d » Dom Abr 22, 2007 7:09 pm

Bolovo escreveu:Esse texto está todo torto e já comentamos em outro tópico. Caça de 5º geração? Só existe o F-22 por enquanto, que nem vendido será... esse Estadão... :roll:

Caça entre 45~65 mi de dolares? Su-35, Rafale, Gripen, F-16, Mig-35, enfim, praticamente os mesmos do último FX. Outra, caça não se compra em supermercado, depende de país pra país. Na Austria, o EF-2000 ficou mais barato que o Gripen, já para nós passa dos 100 mi... depende muito.


Verdade, vamos aguardar... mas, parece que desta vez vai heim?

Abs.




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#576 Mensagem por Degan » Dom Abr 22, 2007 7:14 pm

Mapinguari escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Sim mas o Mako leva 50% MAIS combustível. E tem o tamanho semelhante ao de um Gripen.


Luís,

O MAKO não existe e o F-X prevê que somente caças "off-the-shelf" possam concorrer. Então, esqueça o MAKO.
Aliás, ainda acho muito difícil que a FAB venha a utilizar caça russo. Ela vai escolher entre Rafale, Gripen, F-16 e, talvez, Typhoon (poucas chances, por causa do custom assim como F/A-18E/F).

E queria que vc me apontasse onde o Mako leva 50% a mais de combsutível do que o Gripen. Ele é menor do que o Gripen (MTOW de 13 ton) contra o MTOW de 14 ton do Gripen C. A quantidade de combustível interna do Mak é idêntica a do JAS 39. Veja abaixo esses dados do Mako:

Weights (Massen)
Empty weight (Leermasse): 5800 kg for the trainer and 6200 kg for the light combat variant (earlier figures were around 5400 kg or 5900 kg as light combat aircraft)
Weapons load (Waffenzuladung): 4500 kg
Fuel (Krafstoff): 2500 kg in trainer (was 3000 kg earlier), 3300 kg in LCA
Design take-off weight (Startmasse): 8300 kg in trainer configuration (was 7630 kg earlier), and 9400 to a maximum of 13000 kg as LCA (the latter was earlier said to be 9170 kg)

A diferença é que o Gripen existe e o Mako ficou no papel, ou melhor, no computador.


Yo tendría mas cuidado con las promesas de papel....
El Meko no existe, aunque se escriban maravillas de él y su mercado...no existe ni piensa existir....
Por otro lado, su clon asiatico, el KAI A/T-50 nos muestra lo que realmente se obtiene:

1) Costo Fly Away de entre 20 y 22 millones de dólares cada uno (año 2000)
2) Carga externa máxima de 4.300 kg
3) MTOW de 13.471 kg.
4) Velocidad máxima, mach 1,5
5) Techo de servicio 14.780 metros
6) Alcance máximo de 2.592 km
7) g máximo +8/-3
9) Radar APG-67

La verdad es que no es nada muy distinto a un F-5 modernizado a precio de oro.... :shock:

El GRIPEN supera eso por lejos, excepto el alcance....
El MTOW es de 14.000 kg para el avión con modificación de software R14.
El problema del Gripen (un avión totalmente desarrollado) es su precio (a Sudáfrica le costó aproximadamente 68 millones de dólares cada uno) y su vida útil de 4.000 horas.... :(

Así, sabiendo que un F-16 es superior en TODO a estos aviones...creo que la discución es demás.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#577 Mensagem por pafuncio » Dom Abr 22, 2007 7:16 pm

Bem, não sei se o artigo tinha sido citado em outro tópico.

Caso positivo, sorry.

Não acho o texto tosco, ao contrário. Segue uma linha já definida: off sets são imprescindíveis, estamos defasados frente a outras forças aéreas, a licitação foi abandonada, etc.

Mea culpa também é que eu não tinha identificado quando postei inicialmente que o texto teve a colaboração do insuperável Godoy ...




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#578 Mensagem por Plinio Jr » Dom Abr 22, 2007 7:39 pm

chm0d escreveu:
Bolovo escreveu:Esse texto está todo torto e já comentamos em outro tópico. Caça de 5º geração? Só existe o F-22 por enquanto, que nem vendido será... esse Estadão... :roll:

Caça entre 45~65 mi de dolares? Su-35, Rafale, Gripen, F-16, Mig-35, enfim, praticamente os mesmos do último FX. Outra, caça não se compra em supermercado, depende de país pra país. Na Austria, o EF-2000 ficou mais barato que o Gripen, já para nós passa dos 100 mi... depende muito.


Verdade, vamos aguardar... mas, parece que desta vez vai heim?

Abs.


Nestes ultimos 06 anos, já vi milhares de textos como este em jornais e revistas e até agora nada...é matéria para encher linguiça e não deixar um evento como LAAD 2007 passar batido.

Só vou me convencer quando os primeiros começarem a pousar por aqui...




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#579 Mensagem por Dieneces » Dom Abr 22, 2007 7:53 pm

Bolovo escreveu:Esse texto está todo torto e já comentamos em outro tópico. Caça de 5º geração? Só existe o F-22 por enquanto, que nem vendido será... esse Estadão... :roll:

Caça entre 45~65 mi de dolares? Su-35, Rafale, Gripen, F-16, Mig-35, enfim, praticamente os mesmos do último FX. Outra, caça não se compra em supermercado, depende de país pra país. Na Austria, o EF-2000 ficou mais barato que o Gripen, já para nós passa dos 100 mi... depende muito.
O texto fala em recursos de quinta geração e não necessariamente em caça de quinta geração.




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#580 Mensagem por alcmartin » Dom Abr 22, 2007 8:18 pm

Degan escreveu:Yo tendría mas cuidado con las promesas de papel....
El Meko no existe, aunque se escriban maravillas de él y su mercado...no existe ni piensa existir....
Por otro lado, su clon asiatico, el KAI A/T-50 nos muestra lo que realmente se obtiene:

1) Costo Fly Away de entre 20 y 22 millones de dólares cada uno (año 2000)
2) Carga externa máxima de 4.300 kg
3) MTOW de 13.471 kg.
4) Velocidad máxima, mach 1,5
5) Techo de servicio 14.780 metros
6) Alcance máximo de 2.592 km
7) g máximo +8/-3
9) Radar APG-67

La verdad es que no es nada muy distinto a un F-5 modernizado a precio de oro.... :shock:

El GRIPEN supera eso por lejos, excepto el alcance....
El MTOW es de 14.000 kg para el avión con modificación de software R14.
El problema del Gripen (un avión totalmente desarrollado) es su precio (a Sudáfrica le costó aproximadamente 68 millones de dólares cada uno) y su vida útil de 4.000 horas.... :(

Así, sabiendo que un F-16 es superior en TODO a estos aviones...creo que la discución es demás.


Hola, Degan!

4000h o Gripen??? Só?? Qual o motivo, célula ou motor?
se for real, Bolovo, aí fica difícil... :D
Abs!




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#581 Mensagem por Bronco » Dom Abr 22, 2007 8:37 pm

Olá a todos.
Bem como eu chego sempre atrasado para a conversa que se desenvolve sempre muito rápido, não posso ler todas as páginas! Só para isso teria que perder um dia inteiro, o que lamento profundamente! :(

Mas adiante...

Tomando um universo de 155 votantes neste “enquete”, como vocês aí designam, sou obrigado a dizer que fiquei bastante impressionado pela votação no RAFALE. Eu próprio votei – se me permitem. Para já ainda não revelarei o meu voto, mas confesso que foi bastante difícil escolher entre dois modelos. Posso dizer que a luta foi entre os dois mais votados, pois estou plenamente convicto que, caso o Brasil pudesse optar por esses dois, seria como juntar o útil ao agradável e dava uma coisa perfeita!

Em quantidades que se possam considerar como convincentes com o estatuto a que o Brasil pretende atingir – por direito próprio e muito justo, diga-se de passagem – terá uma das melhores forças aéreas do planeta. É já capaz de concorrer com os EUA! Talvez não em números é verdade, mas em qualidade sem dúvida, dado que por serem a maior e talvez a melhor potência, são forçosamente a referência.

Outra coisa que tou a achar interessante é que numa contagem rápida, dei conta que todos os outros votos sem ser no RAFALE ou Su-35, perfazem um total igual á votação no RAFALE. (Será que a malta aí ganhou juízo ou elouqueceu de vez?). Eu que julgava que a malta anti-RAFALE era bem mais numerosa, fui colhido de surpresa!!!! :shock: :shock: :shock:

Qual seria a preferência se dessem a escolher a vocês somente entre duas possibilidades? Neste caso as duas mais votadas?

(Nem é tarde bem é cedo. Vou tratar já do inquérito como se diz aqui pelas terras lusas) :D

Até já




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#582 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 22, 2007 8:44 pm

alcmartin escreveu:Hola, Degan!

4000h o Gripen??? Só?? Qual o motivo, célula ou motor?
se for real, Bolovo, aí fica difícil... :D
Abs!

O Degan que jogou a informação aí no ar, então que ele coloque as tais fuentes dele... depois eu refuto com as minhas. Meus dados sobre o lifecycle do Gripen são outros.




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#583 Mensagem por alcmartin » Dom Abr 22, 2007 8:49 pm

Bolovo escreveu:
alcmartin escreveu:Hola, Degan!

4000h o Gripen??? Só?? Qual o motivo, célula ou motor?
se for real, Bolovo, aí fica difícil... :D
Abs!

O Degan que jogou a informação aí no ar, então que ele coloque as tais fuentes dele... depois eu refuto com as minhas. Meus dados sobre o lifecycle do Gripen são outros.


He,he... :twisted:
Abs!




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#584 Mensagem por orestespf » Dom Abr 22, 2007 8:49 pm

E dá-lhe Hellmann´s neste tópico. Isso é ingenuidade ou sonho (vontadade pessoal)?

Achei que o tópico era sobre as possíveis opções para o FX-2 e não as "inimagináveis"... :D :D :D

O ambiente "bélico" não é baseado em opiniões particulares, mas na capacidade real de tomada de decisões. Se assim fosse, vários aqui teriam levado o país as ruinas, baseados em premissas idelógicas.

Venhamos e convenhamos, a necessidade põe a mesa. Se há opções, ótimo! Se não, temos que usar um ditado popularesco: quem não tem cão, caça com gato.

Acho que deveríamos centrar em especulações baseadas em fatos e não em "achismos e pessoalidades" (abusei do português... rs). Onde anda a maturidade destes que aparecem aqui com freqüência e que no passado recente usavam de coerências e desenvolturas para opinar?

Tudo bem... Viajei? Talvez... Mas pode ser a influência etílica motivada pelas relações recentes entre Bush e Lula... :D :D :D

Respeitosamente,
Orestes




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#585 Mensagem por alcmartin » Dom Abr 22, 2007 8:53 pm

orestespf escreveu:Tudo bem... Viajei? Talvez... Mas pode ser a influência etílica motivada pelas relações recentes entre Bush e Lula... :D :D :D

Respeitosamente,
Orestes


Sim,he,he!!Daí o homem daqui ter adotado o nome do seu avião de transporte pessoal de AIR FORCE FIFTY ONE... :twisted: :twisted:

ABS!




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