Luís,
O MAKO não existe e o F-X prevê que somente caças "off-the-shelf" possam concorrer. Então, esqueça o MAKO.
Aliás, ainda acho muito difícil que a FAB venha a utilizar caça russo. Ela vai escolher entre Rafale, Gripen, F-16 e, talvez, Typhoon (poucas chances, por causa do custom assim como F/A-18E/F).
Sei que é quase impossivel o Mako dar as caras por aqui. Mas não esqueço...
Acho que os russos tem boas chances sim.
E queria que vc me apontasse onde o Mako leva 50% a mais de combsutível do que o Gripen. Ele é menor do que o Gripen (MTOW de 13 ton) contra o MTOW de 14 ton do Gripen C. A quantidade de combustível interna do Mak é idêntica a do JAS 39. Veja abaixo esses dados do Mako:
Weights (Massen)
Empty weight (Leermasse): 5800 kg for the trainer and 6200 kg for the light combat variant (earlier figures were around 5400 kg or 5900 kg as light combat aircraft)
Weapons load (Waffenzuladung): 4500 kg
Fuel (Krafstoff): 2500 kg in trainer (was 3000 kg earlier), 3300 kg in LCA
Design take-off weight (Startmasse): 8300 kg in trainer configuration (was 7630 kg earlier), and 9400 to a maximum of 13000 kg as LCA (the latter was earlier said to be 9170 kg)
A diferença é que o Gripen existe e o Mako ficou no papel, ou melhor, no computador.
Oras. No seu próprio texto esta dizendo.
O Gripen leva cerca de 2.200 kg de combustivel interno.
+ 50% = 3.300.