Esta manhã quando fui ao café ajudei a rapariga (brasileira) a atender uns nórdicos (cidadãos seniores em turismo a Espanha/Portugal). Acabamos por beber o café juntos e trocamos umas palavras. Eles estavam curiosos por saber algumas coisas da vida do português comum e acabou tudo em conversa de homens…carros e o Putin.
O senhor com quem eu conversei mais tem um Tesla comprado em segunda mão (comprou com 4 anos) e que neste momento já tem perto de 200.000km. Segundo ele as baterias perderam muito pouca capacidade porque ele só carrega até aos 80%. Segundo ele quase toda a família converteu-se às VE e já ninguém pensa em voltar atrás.
Carros Eléctricos
Moderador: Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39623
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1146 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39623
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1146 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
Re: Carros Eléctricos
Vêm aí carros elétricos com 800 quilómetros de autonomia, equipados com novas baterias apresentadas pela Stellantis: chamam-se STLA FRAME
Para já, a nova solução irá servir sobretudo o mercado norte-americano, em especial o segmento das carrinhas de caixa aberta, os comerciais ligeiros e os SUV das várias marcas que o grupo Stellantis ali comercializa.
Vítor Andrade
Coordenador de Economia
O grupo automóvel Stellantis acaba de apresentar uma nova geração de baterias para carros elétricos que podem proporcionar até 800 quilómetros de autonomia.
Para já, esta nova plataforma de baterias – denominada STLA Frame - destina-se a veículos do tipo pick-up full-size (também conhecidas por carrinhas de caixa aberta), veículos comerciais ligeiros e modelos SUV do grupo Stellantis.
De acordo com uma nota de imprensa distribuída esta quarta-feira pelo grupo automóvel, liderado pelo gestor português Carlos Tavares, os veículos servidos com a plataforma STLA Frame “serão inicialmente disponibilizados com uma inovadora gama de propulsores”, incluindo um sistema full BEV [elétricos puros] e uma configuração de veículo elétrico com autonomia alargada (REEV – Range-Extended Electric Vehicles, ou, em português, veículo elétrico com extensor de autonomia). A plataforma STLA também poderá acomodar sistemas de combustão interna, como carros híbridos e de propulsão a hidrogénio, no futuro.
Extensor de autonomia pode ir até aos 1.100 km
A Stellantis assume que a plataforma STLA Frame serve um segmento fundamental na América do Norte e “noutros mercados globais selecionados”.
A construtora automóvel informa ainda que a plataforma STLA Frame “foi concebida para proporcionar uma autonomia líder na sua classe de até 1.100 quilómetros com o REEV e de 800 quilómetros em configuração BEV, uma capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e uma capacidade de carga útil de 1.224 kg”.
Além disso, a plataforma suporta a travessia de água até uma profundidade de 610mm, o que a torna apta para ambientes difíceis e para diversas utilizações consideradas mais exigentes.
A Stellantis informa ainda que a STLA Frame suporta carregamentos rápidos: “Nas configurações BEV [carros 100% elétricos], o carregamento rápido DC [em corrente contínua] de 800 volts até 350 kW pode adicionar 160 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto os modelos REEV podem obter até 80 quilómetros em 10 minutos com o carregamento rápido DC de 400 volts até 175 kW”.
https://expresso.pt/revista/vicios/auto ... e-23347418
Para já, a nova solução irá servir sobretudo o mercado norte-americano, em especial o segmento das carrinhas de caixa aberta, os comerciais ligeiros e os SUV das várias marcas que o grupo Stellantis ali comercializa.
Vítor Andrade
Coordenador de Economia
O grupo automóvel Stellantis acaba de apresentar uma nova geração de baterias para carros elétricos que podem proporcionar até 800 quilómetros de autonomia.
Para já, esta nova plataforma de baterias – denominada STLA Frame - destina-se a veículos do tipo pick-up full-size (também conhecidas por carrinhas de caixa aberta), veículos comerciais ligeiros e modelos SUV do grupo Stellantis.
De acordo com uma nota de imprensa distribuída esta quarta-feira pelo grupo automóvel, liderado pelo gestor português Carlos Tavares, os veículos servidos com a plataforma STLA Frame “serão inicialmente disponibilizados com uma inovadora gama de propulsores”, incluindo um sistema full BEV [elétricos puros] e uma configuração de veículo elétrico com autonomia alargada (REEV – Range-Extended Electric Vehicles, ou, em português, veículo elétrico com extensor de autonomia). A plataforma STLA também poderá acomodar sistemas de combustão interna, como carros híbridos e de propulsão a hidrogénio, no futuro.
Extensor de autonomia pode ir até aos 1.100 km
A Stellantis assume que a plataforma STLA Frame serve um segmento fundamental na América do Norte e “noutros mercados globais selecionados”.
A construtora automóvel informa ainda que a plataforma STLA Frame “foi concebida para proporcionar uma autonomia líder na sua classe de até 1.100 quilómetros com o REEV e de 800 quilómetros em configuração BEV, uma capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e uma capacidade de carga útil de 1.224 kg”.
Além disso, a plataforma suporta a travessia de água até uma profundidade de 610mm, o que a torna apta para ambientes difíceis e para diversas utilizações consideradas mais exigentes.
A Stellantis informa ainda que a STLA Frame suporta carregamentos rápidos: “Nas configurações BEV [carros 100% elétricos], o carregamento rápido DC [em corrente contínua] de 800 volts até 350 kW pode adicionar 160 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto os modelos REEV podem obter até 80 quilómetros em 10 minutos com o carregamento rápido DC de 400 volts até 175 kW”.
https://expresso.pt/revista/vicios/auto ... e-23347418