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Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Sáb Ago 01, 2015 6:57 pm
por Mathias
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Dom Ago 02, 2015 5:12 pm
por Alcantara
Carlos Lima escreveu:Isso leva a questão de que realmente sem treinamento adequado e sem a sabedoria de como a sua máquina/sistemas/armamento realmente funciona você vai sempre estar em desvantagem não importa o avião da sua Força Aérea.
Não sem motivo o COPAC apoiou a escolha de um caça que permite mais treinamento para os nossos caçadores.
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Dom Ago 02, 2015 6:46 pm
por mmatuso
Justamente!
Se não tivéssemos F5 agora nem sairíamos do chão ou no máximo de tucanos.
Espero que venham mais lotes de F5.
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 1:35 am
por Mathias
Isso, vamos manter a régua na linha da mediocridade!
Mas vem cá, se avião baratinho permite treinar mais, muito mais; porque nossos caçadores treinam tão pouco mesmo voando o F-5 massacreitor??????
Se já voam bem pouco com o Mitinga demolidor, com o nosso novo caça Gripen-NGBr que custará certamente bem mais por H/V (só a TV de 32 pol deve custar uma nota!), vão sequer voar?
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 2:18 am
por Carlos Lima
Interessante... até o Snowden aparecer o caça escolhido não seria "barato" (SHornet).
Além disso quem garante que o Gripen vai sair barato de operar? Pelo que eu já li essa semana a coisa vai sair cara... ainda mais com os "adicionais" que tem saído "por fora".
Mas enfim... F-5 forever!!
[]s
CB_Lima
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 2:33 am
por Bolovo
Como o Gripen NG vai ser praticamente artesanal, eu vendo meu rim se a HV dele for barata...
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 5:25 am
por Wardog
Queimarão a língua. O tempo dirá.
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 9:08 am
por Bolovo
Wardog escreveu:Queimarão a língua. O tempo dirá.
Aposto uma caixa de Baden Baden.
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 11:08 am
por JL
O Gripen sempre será mais barato de operar e manter, porque é monoreator. Isso por si só, representa um menor consumo de combustível, lubrificante, revisões etc. Para quem não tem recursos a preferência deve ser sempre por caças de uma turbina. Vão dizer que o F5 tem duas turbinas, mas são mini-turbinas quando comparadas as dos outros caças e mesmo assim se tivesse uma unica com potência e consumo igual ao das duas, ainda seria mais barato, pois no caso das revisões o custo seria de uma turbina ao invés de duas. Claro que existem vantagens inerentes ao usar duas turbinas, mas isto é outra questão.
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 11:51 am
por joao fernando
mmatuso escreveu:Muito bom, com o nosso Hi(F5) - low(Gripen NG) estaremos bem protegidos.
Espero que F5 seja operado por mais algumas décadas.
Heim???
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 12:18 pm
por Marechal-do-ar
É ironia, leia o contexto todo
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 1:07 pm
por FCarvalho
Bom, se o nosso conceito de defesa aérea deve estar em embasado prioritariamente no que é mais barato, então, é ST na cabeça e não se fala mais nisso. Mas caso precisemos de algo que seja, digamos, um pouco mais rápido, tem muitos Lift's por aí baratinho, baratinho. É só escolher.
Se é para nivelar por baixo, então vamos abaixar de uma vez, e acabar com essa discussão inútil. Afinal, quem não tem para tomar leite, não pode reclamar de não poder comer caviar no jantar.
abs.
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 2:38 pm
por joao fernando
JL escreveu:O Gripen sempre será mais barato de operar e manter, porque é monoreator. Isso por si só, representa um menor consumo de combustível, lubrificante, revisões etc. Para quem não tem recursos a preferência deve ser sempre por caças de uma turbina. Vão dizer que o F5 tem duas turbinas, mas são mini-turbinas quando comparadas as dos outros caças e mesmo assim se tivesse uma unica com potência e consumo igual ao das duas, ainda seria mais barato, pois no caso das revisões o custo seria de uma turbina ao invés de duas. Claro que existem vantagens inerentes ao usar duas turbinas, mas isto é outra questão.
Até ai eu concordo, mas e qto custa um piloto? Treinar, formar, e ter que ter 2 qdo apenas um pode fazer o serviço?
O que é mais caro?
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 2:53 pm
por JL
Esse problema de aeronave de treinamento é complicado. Há alguns anos atrás se projetavam aeronaves de baixo custo de operação como o S 211, o Pampa e os turbohélices. Agora tem alguns aviões de treinamento, que na verdade são caças de menor custo, tem capacidades de armamento como um Mig 21, um F 5 ou Skyhawk. Penso que para treinamento não se precisa de um avião de alta performance. Os suecos usam o Saab 105 bem lento para treinar os seus pilotos, até a pouco tempo os israelenses usavam o Magister. Lembre-se que um bom piloto de Super Tucano + simuladores avançados + a versão biplace do Gripen, para que precisa de super avião de treinamento. A não ser que seja para missões reais de combate.
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Ago 03, 2015 6:51 pm
por Mathias
Senhores, o fato de ser mono ou multimotor não é determinante de maiores ou menores custos.
Um multimotor tem perdas menores em acidentes, isso é fato e pode sr confirmado em análises da USAF. Metade de perdas anulam qualquer vantagem em desmontar motores e fazer suas manutenções, que são procedimentos corriqueiros e normais na vida do avião.
Quando ser perde um Gripen-NGBr são mais de 100 milhões de dólares de prejuízo. Tirar mais um motor de um avião custaria essa diferença de valores? Creio que não.
Consumo? O número de motores não é o determinante, mais uma vez. O mais correto é basear-se na potência instalada quando analisando motores de geração semelhante.
Um motor de 15 mil Kg de empuxo consome mais que dois de 5 mil Kg.