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Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 4:17 am
por Valdemort
Mas soube que a MB fez anos atras 1 acordo com os Suecos de transferencia de Tecnologia na fabricação de torpedos só que depois não transferiram nada e muita gente na MB ficou "Pisted off" .

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 5:27 am
por Immortal Horgh
Valdemort escreveu:Mas soube que a MB fez anos atras 1 acordo com os Suecos de transferencia de Tecnologia na fabricação de torpedos só que depois não transferiram nada e muita gente na MB ficou "Pisted off" .

Na realidade o que ocorreu foram problemas na integração com os sistemas alemães de combate do sub. E eles não queriam repassar o serviço para o AMRJ, as modificações teriam que serem feitas na Alemanha e sem repasse tecnológico. Então a MB adquiriu torpedo Mk.48 ianques e na modernização dos Tupi, serão instalados sistemas de combate ianques, mas totalmente "abertos", ou seja, podemos fazer o que quiser e integrar qualquer torpedo.


[ ]s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 8:49 am
por Penguin
Immortal Horgh escreveu:
Valdemort escreveu:Mas soube que a MB fez anos atras 1 acordo com os Suecos de transferencia de Tecnologia na fabricação de torpedos só que depois não transferiram nada e muita gente na MB ficou "Pisted off" .

Na realidade o que ocorreu foram problemas na integração com os sistemas alemães de combate do sub. E eles não queriam repassar o serviço para o AMRJ, as modificações teriam que serem feitas na Alemanha e sem repasse tecnológico. Então a MB adquiriu torpedo Mk.48 ianques e na modernização dos Tupi, serão instalados sistemas de combate ianques, mas totalmente "abertos", ou seja, podemos fazer o que quiser e integrar qualquer torpedo.


[ ]s
Interessante, os Yankees venderam a MB um sistema “aberto”!? Entao não devem ter dificuldades para fazer o mesmo com a FAB.

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 11:26 am
por orestespf
rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Compare os resultados do Irbis-E com os do RBE-2, para os padrões atuais o RBE-2 é cego sim, muito cego, perde e muito para o Griffo que está no F-5M (palavra de quem já testou os dois, mas você vai alegar que é mais um boato, né?);
Caro Orestes,

Você tem a mínima idéia do que disse acima ? Que o Grifo-X do F-5EM/FM é melhor que o RBE-2 PESA, é isso mesmo ? Desculpe, o Grifo-X perde (em alcance) do RDI do Mirage 2000C, do PS-05/A do Gripen, do RDY-2 do Mirage 2000-5Mk2 (que seria Br), etc.

Não interessa quem tenha passado tal informação para você, ela não faz sentido, inclusive físico em função do tamanho da antena do Grifo-X, potência do radar, poder computacional, ser varredura mecânica, etc.

Sugestão, não se queime repassando tal informação e a defendendo.

[]s, Roberto
Apesar das divergências sobre o que vou falar, garanto a você que não escrevo uma coisa dessa se não soubesse o que estou dizendo. Você sabe que nossa formação acadêmica/profissional nos impede de falar sobre o que não sabemos, fomos "treinados" pra isso, logo eu não falo se não souber um mínimo sobre a coisa, caso contrário, digo que estou especulando ou dando minha singela opinião (que não é o caso do que você citou).

O que muitos não entendem aqui é que o Rafale tem um radar eficiente sim, mas não para a geração do RBE-2 e mais modernos. A grosso modo o RBE-2 apresenta uma limitação em seu alcance e isto é sério (pelo menos pra mim e meio mundo). Não gosto de argumento do tipo "a tendência agora é abrir mão de radar menos potentes e usar outros sensores", isso é andar na contra-mão do resto do mundo, que continua fazendo radares cada vez mais potentes. Respeito quem diz isso, mas não respeito esta afirmação, me agride e agride muito mesmo.

Assim sendo, o RBE-2 é pejorativamente chamado de cego, mas só porque seu alcance (bem mais) é reduzido diante dos novos radares. Você mesmo disse, o alcance dele fica em torno do alcance do RDY, um radar de projeto bem antigo. Claro que houve melhorias na capacidade de processamento no RBE-2, mas o alcance continua a desejar.

Quanto a comparação do RBE2 com o Grifo que equipa o F-5M é mais uma vez feita de forma pejorativa, mas nem tanto assim. O que quero dizer é que, guardadas as proporções o F-5M com o Grifo (que vou chamar de 'BR", pois este radar foi "personalizado" pela FAB, é diferente de todas as demais versões deste radar) forma uma combinação muito mais eficiente do que o Rafale com o RBE2 (ignorando todo e qualquer outro sensor dos dois caças - só para fixar as variáveis sob análise).

Por quê? Porque o F-5 é um caça muito antigo, ultrapassado, mas que teve seu potencial muito aumentado quando comparado com o projeto original, é um caça que surpreende muito mais do que se fala aqui no DB e em outros lugares. Pouco aqui sabem o alcance real do Grifo BR, mas ele já mostrou mais de n-vezes em vários testes e treinamentos da FAB que supera os 100 km, já chegou a 120 km (e segundo relatos de pilotos experientes, "fácil").

O RBE2 tem um alcance superior e rastreia e tranca mais alvos que o Grifo BR, tem uma capacidade de processamento muito superior, não se compara. O problema é que o alcance de detecção do RBE2 é para alvos com grandes RCS, isso obriga este radar a trancar alvos a distâncias muito próximas e que não diferem tanto assim do Grifo BR (limitado tecnicamente e tecnologicamente diante do RBE2).

E onde está o problema então, visto que o RBE2 parece ser bem melhor? O problema está no fato do Rafale ser um caça muito, mas muito moderno, e possuir um radar muito aquém do projeto e capacidade deste caça. Isso pra mim é imperdoável. Por isso digo que não tenho absolutamente nada contra ao caça Rafale (enquanto plataforma), mas faço pesadas críticas a combinação Rafale + RBE2, esta dupla é limitada sim, gostemos ou não. Devemos ser mais crítico do que os críticos, devemos ter consciência sobre os fatos. Diante disso, afirmo que o Rafale é cego sim, pelo menos para os padrões modernos (só isso). Como pode ver, tudo isso é falado por mim de forma pejorativa, pois com uma opinião crítica que tenho, acho que um radar assim é inconcebível para os padrões ditos "modernos", mas cada um com sua opinião.

Falam também sobre o RBE2 AA, tenho sérias dúvidas sobre este radar, muitas mesmos. Não acredito que melhoria expressivas no alcance, mas não tenho dúvidas sobre a capacidade de processamento e precisão deste sensor. O projeto deste radar já deixa margens pra dúvida, eles falam em alcance máximo de 160 km (ainda muito pouco), visto que o alcance máximo só ocorre para alvos com RCS muito grande, isto significa (já que o alcance é máximo) que este caça não enxerga nada acima desta distância (160 km).

Aí fica a pergunta: qual o alcance real do RBE2 AA para um alvo do tamanho de um caça padrão? Deve ser bem abaixo, bem mesmo. E tem uma coisa, nenhum fabricante coloca o alcance máximo para um alvo do tamanho do caça, quem dizer o contrário está querendo criar confusão desnecessária. Assim, sendo otimista, acredito que os 160 km de alcance deste radar é para alvos com RCS de 10 m2 (algo próximo do SU-27 e F-15), onde este RCS é o "nomal" ao ser adotado por quase todos os fabricantes (especulação/suposição minha, visto não haver uma regra geral). Agora não fica difícil fazer umas continhas básicas para calcular o alcance deste radar para um alvo com RCS de 1 m2 ou de 0,1 m2. Qualquer um comprovará que ficará muito baixo, algo que me incomoda, considerando mais uma vez os ditos parâmetros modernos para um caça de 4ª ou 5ª gerações.


Grande abraço,

Orestes

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 11:29 am
por orestespf
rcolistete escreveu:
orestespf escreveu:

Vou ajudá-lo a se recordar: "Respondo a todos os posts direcionados a mim..."

Se eu dissesse isso quando era pivete ainda, minha mãe simplesmente me dava um tapa na boca. Assim aprendi a não dizer que não converso com quem não me dirige a palavra, todos são iguais, me dirigindo ou não a palavra diretamente. :wink:

Abraços,

Orestes
Olá Orestes e Heronim,

Acho desnecessário esse ping-pong entre vocês.

Orestes, dizer que a afirmação acima do Heronim é perder a linha é descabida, sua interpretação é muito pessoal. Acho que você e Heronim estão implicando demais um com o outro.

[]s, Roberto

Perfeito, Roberto, tanto que parei de debater para diminuir os atritos desnecessários e para não perder um amigo. Melhor voltarmos depois com os dois de cabeças frias. Quanto a interpretação do que citou, concordo com o que disse, é pessoal, respeito a sua e continuo com a minha.

Abração,

Orestes

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 11:44 am
por PRick
orestespf escreveu:
rcolistete escreveu: Caro Orestes,

Você tem a mínima idéia do que disse acima ? Que o Grifo-X do F-5EM/FM é melhor que o RBE-2 PESA, é isso mesmo ? Desculpe, o Grifo-X perde (em alcance) do RDI do Mirage 2000C, do PS-05/A do Gripen, do RDY-2 do Mirage 2000-5Mk2 (que seria Br), etc.

Não interessa quem tenha passado tal informação para você, ela não faz sentido, inclusive físico em função do tamanho da antena do Grifo-X, potência do radar, poder computacional, ser varredura mecânica, etc.

Sugestão, não se queime repassando tal informação e a defendendo.

[]s, Roberto
Apesar das divergências sobre o que vou falar, garanto a você que não escrevo uma coisa dessa se não soubesse o que estou dizendo. Você sabe que nossa formação acadêmica/profissional nos impede de falar sobre o que não sabemos, fomos "treinados" pra isso, logo eu não falo se não souber um mínimo sobre a coisa, caso contrário, digo que estou especulando ou dando minha singela opinião (que não é o caso do que você citou).

O que muitos não entendem aqui é que o Rafale tem um radar eficiente sim, mas não para a geração do RBE-2 e mais modernos. A grosso modo o RBE-2 apresenta uma limitação em seu alcance e isto é sério (pelo menos pra mim e meio mundo). Não gosto de argumento do tipo "a tendência agora é abrir mão de radar menos potentes e usar outros sensores", isso é andar na contra-mão do resto do mundo, que continua fazendo radares cada vez mais potentes. Respeito quem diz isso, mas não respeito esta afirmação, me agride e agride muito mesmo.

Assim sendo, o RBE-2 é pejorativamente chamado de cego, mas só porque seu alcance (bem mais) é reduzido diante dos novos radares. Você mesmo disse, o alcance dele fica em torno do alcance do RDY, um radar de projeto bem antigo. Claro que houve melhorias na capacidade de processamento no RBE-2, mas o alcance continua a desejar.

Quanto a comparação do RBE2 com o Grifo que equipa o F-5M é mais uma vez feita de forma pejorativa, mas nem tanto assim. O que quero dizer é que, guardadas as proporções o F-5M com o Grifo (que vou chamar de 'BR", pois este radar foi "personalizado" pela FAB, é diferente de todas as demais versões deste radar) forma uma combinação muito mais eficiente do que o Rafale com o RBE2 (ignorando todo e qualquer outro sensor dos dois caças - só para fixar as variáveis sob análise).

Por quê? Porque o F-5 é um caça muito antigo, ultrapassado, mas que teve seu potencial muito aumentado quando comparado com o projeto original, é um caça que surpreende muito mais do que se fala aqui no DB e em outros lugares. Pouco aqui sabem o alcance real do Grifo BR, mas ele já mostrou mais de n-vezes em vários testes e treinamentos da FAB que supera os 100 km, já chegou a 120 km (e segundo relatos de pilotos experientes, "fácil").

O RBE2 tem um alcance superior e rastreia e tranca mais alvos que o Grifo BR, tem uma capacidade de processamento muito superior, não se compara. O problema é que o alcance de detecção do RBE2 é para alvos com grandes RCS, isso obriga este radar a trancar alvos a distâncias muito próximas e que não diferem tanto assim do Grifo BR (limitado tecnicamente e tecnologicamente diante do RBE2).

E onde está o problema então, visto que o RBE2 parece ser bem melhor? O problema está no fato do Rafale ser um caça muito, mas muito moderno, e possuir um radar muito aquém do projeto e capacidade deste caça. Isso pra mim é imperdoável. Por isso digo que não tenho absolutamente nada contra ao caça Rafale (enquanto plataforma), mas faço pesadas críticas a combinação Rafale + RBE2, esta dupla é limitada sim, gostemos ou não. Devemos ser mais crítico do que os críticos, devemos ter consciência sobre os fatos. Diante disso, afirmo que o Rafale é cego sim, pelo menos para os padrões modernos (só isso). Como pode ver, tudo isso é falado por mim de forma pejorativa, pois com uma opinião crítica que tenho, acho que um radar assim é inconcebível para os padrões ditos "modernos", mas cada um com sua opinião.

Falam também sobre o RBE2 AA, tenho sérias dúvidas sobre este radar, muitas mesmos. Não acredito que melhoria expressivas no alcance, mas não tenho dúvidas sobre a capacidade de processamento e precisão deste sensor. O projeto deste radar já deixa margens pra dúvida, eles falam em alcance máximo de 160 km (ainda muito pouco), visto que o alcance máximo só ocorre para alvos com RCS muito grande, isto significa (já que o alcance é máximo) que este caça não enxerga nada acima desta distância (160 km).

Aí fica a pergunta: qual o alcance real do RBE2 AA para um alvo do tamanho de um caça padrão? Deve ser bem abaixo, bem mesmo. E tem uma coisa, nenhum fabricante coloca o alcance máximo para um alvo do tamanho do caça, quem dizer o contrário está querendo criar confusão desnecessária. Assim, sendo otimista, acredito que os 160 km de alcance deste radar é para alvos com RCS de 10 m2 (algo próximo do SU-27 e F-15), onde este RCS é o "nomal" ao ser adotado por quase todos os fabricantes (especulação/suposição minha, visto não haver uma regra geral). Agora não fica difícil fazer umas continhas básicas para calcular o alcance deste radar para um alvo com RCS de 1 m2 ou de 0,1 m2. Qualquer um comprovará que ficará muito baixo, algo que me incomoda, considerando mais uma vez os ditos parâmetros modernos para um caça de 4ª ou 5ª gerações.


Grande abraço,

Orestes
Como podemos perceber o mantra continua sendo repetido, os alcances falados acima não tem sentido, são inferiores ao RDY-2, um radar que é bem inferior ao RBE-2AA, mas continuam insistindo em dados absurdos, e sem sentido, mas o pior achar que os outros vão acreditar nesses dados.

Os dados do fabricante para o Grifo F, é que o mesmo tem alcance de rastreio máximo para alvos de 5m² de 111 kms, o radar pesa cerca de 100 kgs.

O RBE é um radar da classe de 200 kgs.

[ ]´s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 11:49 am
por rcolistete
orestespf escreveu:
rcolistete escreveu: Caro Orestes,

Você tem a mínima idéia do que disse acima ? Que o Grifo-X do F-5EM/FM é melhor que o RBE-2 PESA, é isso mesmo ? Desculpe, o Grifo-X perde (em alcance) do RDI do Mirage 2000C, do PS-05/A do Gripen, do RDY-2 do Mirage 2000-5Mk2 (que seria Br), etc.

Não interessa quem tenha passado tal informação para você, ela não faz sentido, inclusive físico em função do tamanho da antena do Grifo-X, potência do radar, poder computacional, ser varredura mecânica, etc.

Sugestão, não se queime repassando tal informação e a defendendo.

[]s, Roberto
Apesar das divergências sobre o que vou falar, garanto a você que não escrevo uma coisa dessa se não soubesse o que estou dizendo. Você sabe que nossa formação acadêmica/profissional nos impede de falar sobre o que não sabemos, fomos "treinados" pra isso, logo eu não falo se não souber um mínimo sobre a coisa, caso contrário, digo que estou especulando ou dando minha singela opinião (que não é o caso do que você citou).

O que muitos não entendem aqui é que o Rafale tem um radar eficiente sim, mas não para a geração do RBE-2 e mais modernos. A grosso modo o RBE-2 apresenta uma limitação em seu alcance e isto é sério (pelo menos pra mim e meio mundo). Não gosto de argumento do tipo "a tendência agora é abrir mão de radar menos potentes e usar outros sensores", isso é andar na contra-mão do resto do mundo, que continua fazendo radares cada vez mais potentes. Respeito quem diz isso, mas não respeito esta afirmação, me agride e agride muito mesmo.

Assim sendo, o RBE-2 é pejorativamente chamado de cego, mas só porque seu alcance (bem mais) é reduzido diante dos novos radares. Você mesmo disse, o alcance dele fica em torno do alcance do RDY, um radar de projeto bem antigo. Claro que houve melhorias na capacidade de processamento no RBE-2, mas o alcance continua a desejar.

Quanto a comparação do RBE2 com o Grifo que equipa o F-5M é mais uma vez feita de forma pejorativa, mas nem tanto assim. O que quero dizer é que, guardadas as proporções o F-5M com o Grifo (que vou chamar de 'BR", pois este radar foi "personalizado" pela FAB, é diferente de todas as demais versões deste radar) forma uma combinação muito mais eficiente do que o Rafale com o RBE2 (ignorando todo e qualquer outro sensor dos dois caças - só para fixar as variáveis sob análise).

Por quê? Porque o F-5 é um caça muito antigo, ultrapassado, mas que teve seu potencial muito aumentado quando comparado com o projeto original, é um caça que surpreende muito mais do que se fala aqui no DB e em outros lugares. Pouco aqui sabem o alcance real do Grifo BR, mas ele já mostrou mais de n-vezes em vários testes e treinamentos da FAB que supera os 100 km, já chegou a 120 km (e segundo relatos de pilotos experientes, "fácil").

O RBE2 tem um alcance superior e rastreia e tranca mais alvos que o Grifo BR, tem uma capacidade de processamento muito superior, não se compara. O problema é que o alcance de detecção do RBE2 é para alvos com grandes RCS, isso obriga este radar a trancar alvos a distâncias muito próximas e que não diferem tanto assim do Grifo BR (limitado tecnicamente e tecnologicamente diante do RBE2).

E onde está o problema então, visto que o RBE2 parece ser bem melhor? O problema está no fato do Rafale ser um caça muito, mas muito moderno, e possuir um radar muito aquém do projeto e capacidade deste caça. Isso pra mim é imperdoável. Por isso digo que não tenho absolutamente nada contra ao caça Rafale (enquanto plataforma), mas faço pesadas críticas a combinação Rafale + RBE2, esta dupla é limitada sim, gostemos ou não. Devemos ser mais crítico do que os críticos, devemos ter consciência sobre os fatos. Diante disso, afirmo que o Rafale é cego sim, pelo menos para os padrões modernos (só isso). Como pode ver, tudo isso é falado por mim de forma pejorativa, pois com uma opinião crítica que tenho, acho que um radar assim é inconcebível para os padrões ditos "modernos", mas cada um com sua opinião.

Falam também sobre o RBE2 AA, tenho sérias dúvidas sobre este radar, muitas mesmos. Não acredito que melhoria expressivas no alcance, mas não tenho dúvidas sobre a capacidade de processamento e precisão deste sensor. O projeto deste radar já deixa margens pra dúvida, eles falam em alcance máximo de 160 km (ainda muito pouco), visto que o alcance máximo só ocorre para alvos com RCS muito grande, isto significa (já que o alcance é máximo) que este caça não enxerga nada acima desta distância (160 km).

Aí fica a pergunta: qual o alcance real do RBE2 AA para um alvo do tamanho de um caça padrão? Deve ser bem abaixo, bem mesmo. E tem uma coisa, nenhum fabricante coloca o alcance máximo para um alvo do tamanho do caça, quem dizer o contrário está querendo criar confusão desnecessária. Assim, sendo otimista, acredito que os 160 km de alcance deste radar é para alvos com RCS de 10 m2 (algo próximo do SU-27 e F-15), onde este RCS é o "nomal" ao ser adotado por quase todos os fabricantes (especulação/suposição minha, visto não haver uma regra geral). Agora não fica difícil fazer umas continhas básicas para calcular o alcance deste radar para um alvo com RCS de 1 m2 ou de 0,1 m2. Qualquer um comprovará que ficará muito baixo, algo que me incomoda, considerando mais uma vez os ditos parâmetros modernos para um caça de 4ª ou 5ª gerações.

Grande abraço,

Orestes
Caro Orestes,

Fica a dica para você ou qualquer um, se postar em um fórum internacional que tenha participação de engenheiros da indústria militar, pilotos, etc, o que foi postado aqui : "RBE-2 é cego sim, muito cego, perde e muito para o Griffo que está no F-5M", ninguém vai perdoar tal frase e será atacado por todos, desde engenheiros da Finmeccanica até da Thales. Vão achar que é puro nacionalismo exacerbado da pessoa, que acha que os F-5EM "poderosos e imponentes". Qualquer um vai se queimar feio com tal frase em um fórum com gente experiente participando.

Ou seja, não faz sentido a frase citada, nem mesmo a outra tão repetida aqui, "RBE-2 é cego". Assim como Gripen é "pulga-alada", etc. Repetir essas frases à exaustão não as torna verdades.

Sobre o RBE-2 PESA estar um pouco aquém do Rafale (somente em alcance), sim, a Dassault e Thales já sabem disso desde 2001, quando o RBE-2 AESA começou a ser desenvolvido. Em breve (2008 voando o protótipo, 2010-11 a fabricação e 2012 em esquadrão operacional) haverá o RBE-2 AESA para tornar o Rafale competitivo com os concorrentes dos EUA, etc. O problema também ocorre com o Eurofighter e Gripen, que estão sendo forçados a adotar radares AESA nos próximos 5-7 anos.

[]s, Roberto

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 1:23 pm
por Immortal Horgh
jacquessantiago escreveu: Interessante, os Yankees venderam a MB um sistema “aberto”!? Entao não devem ter dificuldades para fazer o mesmo com a FAB.
Em tese sim, mas a prática pode ser outra.


[ ]s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 1:30 pm
por Immortal Horgh
PRick escreveu: Como podemos perceber o mantra continua sendo repetido, os alcances falados acima não tem sentido, são inferiores ao RDY-2, um radar que é bem inferior ao RBE-2AA, mas continuam insistindo em dados absurdos, e sem sentido, mas o pior achar que os outros vão acreditar nesses dados.

Os dados do fabricante para o Grifo F, é que o mesmo tem alcance de rastreio máximo para alvos de 5m² de 111 kms, o radar pesa cerca de 100 kgs.

O RBE é um radar da classe de 200 kgs.

[ ]´s
Nossa, o que o desespero não faz: agora o Prick usa a massa dos radares para mensurar suas capacidades :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



[ ]s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 1:47 pm
por Jacobs
Eu acho que o Rafale está virando um super-bug, é um baita dum projeto mas todos criticam com base em informações que ninguem sabe de onde veio.

Além do mais, se o Brasil for mesmo de Rafale, o MD deveria buscar uma parceria Thales x Mectron para desenvolvimento conjunto do RBE2-AA. Isso capacitaria a Mectron como a única empresa que domina a tecnologia AESA e de radares de ponta, do hemisfério sul.

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 2:06 pm
por rcolistete
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu: Como podemos perceber o mantra continua sendo repetido, os alcances falados acima não tem sentido, são inferiores ao RDY-2, um radar que é bem inferior ao RBE-2AA, mas continuam insistindo em dados absurdos, e sem sentido, mas o pior achar que os outros vão acreditar nesses dados.

Os dados do fabricante para o Grifo F, é que o mesmo tem alcance de rastreio máximo para alvos de 5m² de 111 kms, o radar pesa cerca de 100 kgs.

O RBE é um radar da classe de 200 kgs.

[ ]´s
Nossa, o que o desespero não faz: agora o Prick usa a massa dos radares para mensurar suas capacidades :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[ ]s
Caro Immortal,

Teste sua imortalidade e escreva em um fórum militar de 1a categoria nos EUA ou Europa (peça ajuda aos portugueses daqui para te indicarem um, se não conhecer) que :

- o Grifo-X do F-5EM/FM é muito melhor que o RBE-2 PESA do Rafale;
- massa do radar, 200 kg x 100 kg, não indica nada sobre a categoria dos radares;
- que o Rafale F2.2 é "cego" com RBE-2 PESA;
- que o Gripen é uma "pulga-alada" (comente os detalhes dessa afirmação);

Diga seu nome, seu país, sua universidade e seu curso. Conseguirá ao mesmo tempo "queimar o filme" dos quatro.

Vamos, faça isso. Bastam poucos minutos para tanto.

Boa sorte,

Roberto

Obs.: no próprio fórum DefesaBrasil quem afirma o que está acima já está "queimando" a sim mesmo e o fórum.

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 2:15 pm
por Immortal Horgh
rcolistete escreveu: Caro Immortal,

Teste sua imortalidade e escreva em um fórum militar de 1a categoria nos EUA ou Europa (peça ajuda aos portugueses daqui para te indicarem um, se não conhecer) que :

- o Grifo-X do F-5EM/FM é muito melhor que o RBE-2 PESA do Rafale;
- massa do radar, 200 kg x 100 kg, não indica nada sobre a categoria dos radares;
- que o Rafale F2.2 é "cego" com RBE-2 PESA;
- que o Gripen é uma "pulga-alada" (comente os detalhes dessa afirmação);

Diga seu nome, seu país, sua universidade e seu curso. Conseguirá ao mesmo tempo "queimar o filme" dos quatro.

Vamos, faça isso. Bastam poucos minutos para tanto.

Boa sorte,

Roberto

Obs.: no próprio fórum DefesaBrasil quem afirma o que está acima já está "queimando" a sim mesmo e o fórum.


Das 4 proposições que colocastes, eu disse que o RBE2 é cego quando comparado ao IRBIS E ou ao BARS, visto que são radares, pelo menos com os dados divulgados, com capacidades superiores de detecção. Quanto ao restante sabes que não compartilho de nenhuma delas e também sabes que sou ferrenho defensor do Gripen para o low da FAB.


[ ]s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 2:15 pm
por Beronha
Alguem poderia tirar o BR do titulo do tópico ?????????? :lol:

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 2:16 pm
por rcolistete
Jacobs escreveu:Eu acho que o Rafale está virando um super-bug, é um baita dum projeto mas todos criticam com base em informações que ninguem sabe de onde veio.
Todos quem, "cara-pálida" ? Vários aqui no Brasil, por rejeição ao que seria o favorito do FX-2. Se fosse F-22, o pessoal ia cair em cima também. Em fóruns e mídia internacionais o Rafale, Eurofighter, Gripen, etc, são muito respeitados, superando em vários aspectos os caças de "geração " anterior (F-16, F-15, etc).

Sobre o Rafale, há várias notícias novas muito interessantes sobre ele em 2008, mas ninguém as coloca aqui, só ficam procurando pêlo em ovo. Será que essas pessoas que criticam o Rafale realmente estão a par do desenvolvimento dos eurocanards e outros caças ?

As palavras em negrito acima resumem o conhecimento de muita gente.

Temos que cair na real, F-5EM/FM e AMX-M são totalmente inferiores a qualquer concorrente do FX-1 e nem se fala do FX-2 atual. Estamos esnobando caças superlativos e achamos que o que temos é de arrasar (Grifo-X x RBE-2 PESA, F-5EM vai fazer bonito nos EUA, etc).

Qual a opinião dos nossos "primos" portugueses sobre isso ? Estou curioso...

[]s, Roberto

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 2:59 pm
por AlbertoRJ
O que deve ser acrescentado é que o RBE2 PESA nem é mais oferecido pela THALES.

[]'s