orestespf escreveu:Especulação que saiu no BM:1.) Escolha foi Rafale (28 unid.), com entregas começando em 2010;
2.) Mais 14 mirage 2000C/B com RDY para 2008 e 2009, com transferência tecnológica para compatibilização de armas;
3.) 10 Super Etendard-M para a MB;
4.) 12 helis para o EB (não informado modelos).
Informo que as fontes são 100% políticas, não tenho nenhum contato com militares...
Alguns amigos que tb são entusiastas da aviação militar dizem que a conversa é seria..
Deixo os comentários com os colegas...
Abs,
Orestes
É, mestre...tem a vantagem(vista pelo lado do Itamaraty) do não-alinhamento c/o Tio Sam, o que agradaria aqueles que não querem desagradar o Chapolim(certamente ninguém do DB,hehe!)
Tem a vantagem da estrutura de treinamento já feita dos M2000.
Mas sobra um pepino p/a MB... Embora seja melhor que o A4, em se tratando de ataque naval, e tem a vantagem do armamento já em uso, o Exocet. Sem contar c/a porta aberta p/futura aquisição de Rafale.
A Fab teria um vetor moderno, o Rafale, mas sem comprometimento c/um projeto de 5 geração.
Minha pergunta: Tio Sam "liberaria" transferencia de tecnologia/armamento via povo do deserto. E os franceses? EMBRAER? 12M2000+14+28 Rafale +10 lixo cof!cof(by Carlos! ),quer dizer, SUE= 64 avioes, já dá p/dar uma chorada...
Pelo que me lembro, os palpites sobre quantidade de F16 eram parecidos. Mas c/a vantagem do F18 p/a MB. Logo, velhos por velhos, quer dizer M2000 por F16, , sinceramente, até eu, que xinguei a historia do pacote F16, fiquei na dúvida se não era(é) melhor...
Pobre é fo...
Não dá p/fazer um mix aí, não??? Tira esses SUE, bota F18 aí...
Abs!