MIX RAFALE+F-16, a melhor opção bi+mono?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#571 Mensagem por alcmartin » Seg Ago 20, 2007 7:02 pm

orestespf escreveu:Especulação que saiu no BM:

1.) Escolha foi Rafale (28 unid.), com entregas começando em 2010;
2.) Mais 14 mirage 2000C/B com RDY para 2008 e 2009, com transferência tecnológica para compatibilização de armas;
3.) 10 Super Etendard-M para a MB;
4.) 12 helis para o EB (não informado modelos).

Informo que as fontes são 100% políticas, não tenho nenhum contato com militares...

Alguns amigos que tb são entusiastas da aviação militar dizem que a conversa é seria..

Deixo os comentários com os colegas...
Abs,

Orestes

É, mestre...tem a vantagem(vista pelo lado do Itamaraty) do não-alinhamento c/o Tio Sam, o que agradaria aqueles que não querem desagradar o Chapolim(certamente ninguém do DB,hehe!) :lol:
Tem a vantagem da estrutura de treinamento já feita dos M2000.

Mas sobra um pepino p/a MB... :? Embora seja melhor que o A4, em se tratando de ataque naval, e tem a vantagem do armamento já em uso, o Exocet. Sem contar c/a porta aberta p/futura aquisição de Rafale.

A Fab teria um vetor moderno, o Rafale, mas sem comprometimento c/um projeto de 5 geração.

Minha pergunta: Tio Sam "liberaria" transferencia de tecnologia/armamento via povo do deserto. E os franceses? EMBRAER? 12M2000+14+28 Rafale +10 lixo cof!cof(by Carlos! :D ),quer dizer, SUE= 64 avioes, já dá p/dar uma chorada...

Pelo que me lembro, os palpites sobre quantidade de F16 eram parecidos. Mas c/a vantagem do F18 p/a MB. Logo, velhos por velhos, quer dizer M2000 por F16, :D :D , sinceramente, até eu, que xinguei a historia do pacote F16, fiquei na dúvida se não era(é) melhor...

Pobre é fo... :oops: :lol:

Não dá p/fazer um mix aí, não??? :D :D Tira esses SUE, bota F18 aí...

Abs!

Editado pela última vez por alcmartin em Seg Ago 20, 2007 8:53 pm, em um total de 1 vez.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#572 Mensagem por Skyway » Seg Ago 20, 2007 7:02 pm

Olha, acho o SUE muito interessante, mas acho que a MB poderia ter coisa melhor....os F-18 canadenses tão aí!

AD ASTRA PER ASPERA
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#573 Mensagem por Moccelin » Seg Ago 20, 2007 7:15 pm

Skyway escreveu:Olha, acho o SUE muito interessante, mas acho que a MB poderia ter coisa melhor....os F-18 canadenses tão aí!

Nâo existe a possibilidade de serem operados os dois? SuE para ataque (de preferência a preço de banana) e F-18 canadenses com eletrônica 'do deserto' mais voltada ao Ar-Ar??? E o A-4 em para treinamento e olhe lá?

Não se fecha a porta pra ninguém... Nem pro F-35 nem para o Rafale...

The cake is a lie...
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1204 vezes
Agradeceram: 728 vezes

#574 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Ago 20, 2007 7:16 pm

Possibilidade existe, pois nesse mundo de Deus tudo é possível. Para isto acontecer basta dar baixa em todas as escoltas. :lol: :lol: :lol:

Para que operar o SUE somente para ataque sendo que o F-18 pode desempenhar as duas tarefas?

Da maneira como as coisas estão, se a MB conseguir um avião que dispare um míssil anti-navio já será uma evolução tremenda.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#575 Mensagem por orestespf » Seg Ago 20, 2007 7:26 pm

Caros DBistas,

como eu disse no post anterior, a informação não é minha, apenas transcrevi o que li em outro fórum. Além disso, a notícia postada pelo cara é de natureza política, inclusive ele começou a escrever "depu...".

Como se trata de um político de carteirinha e não um membro do governo (diretamente ligado a ele) e nem um militar envolvido com as compras, não dá para levar totalmente a sério, mas não dá para descartar de imediato.

A informação (que não duvido) vinda de um político me faz lembrar da época do FX-1 e o lobby da Embraer na Câmara e Senado.

Conversei com alguns foristas daqui sobre a tal proposta francesa, até cheguei a "sugerir" a mesma por aqui. O que tenho das minhas fontes é que ela realmente existe e está sendo analisada. Os vetores são estes mesmos, mas as quantidades que fiquei sabendo são diferentes da tal notícia. Lembrem-se que o Padilha também insinuou algo a respeito lá no Navais.

Isto é o que está sendo chamado de "pacotão" francês, e ele não pára no que foi anunciado.

Porém acredito que se trata apenas de uma proposta e que até pode ser o plano "A", mas asseguro que existe na gaveta um plano "B".

Mesmo com estes números informados, a FAB e MB estariam aparentemente "bem servidas", mas há alguns "poréns".

1) Qual Rafale?

2) M-2000 "modernizado" até a chegada do Rafale em 2010 seria razoável, mas quanto tempo para entregar os Mirages? Baseando no primeiro lote de M-2000C.... rsrs

3) Os M-2000C também seriam modernizados?

4) SUE para a MB seria até "natural", mesmo achando uma burrada só, mas... Acho que seria trocar seis por meia-dúzia. Mesmo sendo os SUE´s bem superiores aos A-4´s. Confesso que tenho minhas dúvidas, mas com toda certeza muda o perfil do SP.

5) E o que será feito com os A-4´s?

6) 12 hélis franceses para o EB???

Realmente existe uma proposta francesa, mas esta anunciada me parece muito estranha. Apenas do jeito que está, sugere que a coisa está sendo levada na base do improviso. Será?

Por que improviso? Porque a bem pouco tempo atrás não se cogitava SUE para a MB e nem hélis franceses para o EB. Se isto é fruto de um bom planejamento, então o mesmo deve ter iniciado a um bom tempo.

Mas se tais estudos já existiam, por que não "vazou"? Uma coisa mínima que fosse... A MB modernizou o SP já pensando em SUE? Será? Que o povo do mar me perdoe, mas não aceito isso como planejamento sério, no máximo "compra de oportunidade", para não dizer improviso mesmo.

Como acredito que haja planejamento atualmente nas forças, questiono tudo isso. Vamos ver se surgem mais boatos... rsrsrs

Sds,

Orestes

alcmartin
Sênior
Sênior

#576 Mensagem por alcmartin » Seg Ago 20, 2007 7:48 pm

Enquanto isso... :evil: :evil:

Imagem
Imagem

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#577 Mensagem por Matheus » Seg Ago 20, 2007 9:04 pm

olha, se tiver grana não tem o que pensar muito, é F-18 no SP.....e se não tiver?

não acho que os Sue mudam o perfil do SP, aliás pra mim ele nem tem perfil já que os A-4 cmo estão não tem nenhum valor militar. Os Sue podem fazer o que os A-4 podem fazer, é melhor, tem eletrônicos melhores, velocidade melhor, armamento melhor e voa mais longe. Ainda pode fazer ataque com armas inteligentes sem precisar modernização.

A outra opção seria o S-3, porém sem capacidade de autodefesa ou abate de helis.

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#578 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Ago 20, 2007 9:07 pm

Esse é o avião (SU) que teria a cara do Brasil. :cry:

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#579 Mensagem por Alcantara » Seg Ago 20, 2007 9:17 pm

thelmo rodrigues escreveu:Esse é o avião (SU) que teria a cara do Brasil. :cry:

É, realmente essa solução seria A CARA do Brasil...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Abraços!!! :?

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#580 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Ago 20, 2007 9:33 pm

Gentil Alcântara,

Vc não gostaria de ver Anápolis com esse fantástico avião?

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
alcmartin
Sênior
Sênior

#581 Mensagem por alcmartin » Seg Ago 20, 2007 9:41 pm

MCD-SM escreveu:olha, se tiver grana não tem o que pensar muito, é F-18 no SP.....e se não tiver?

não acho que os Sue mudam o perfil do SP, aliás pra mim ele nem tem perfil já que os A-4 cmo estão não tem nenhum valor militar. Os Sue podem fazer o que os A-4 podem fazer, é melhor, tem eletrônicos melhores, velocidade melhor, armamento melhor e voa mais longe. Ainda pode fazer ataque com armas inteligentes sem precisar modernização.

A outra opção seria o S-3, porém sem capacidade de autodefesa ou abate de helis.

Fala, Matheus, boa noite!

É claro que a $ conta, aliás, muito,hehe! Mas a crítica aqui, pelo menos, a minha, é se essa opção for a política. Ou seja, a opcão pelos franceses. Independente da parte tecnica. '
Não que eu seja fã dos americanos. Nada contra, nem a favor.
Torcia pelo Rafale, em contrapartida ao F16. Mas vindo p/ a MB também. Agora, "gostinho" de Rafale, com quantidades de M2000 e SUE é dose...

Sou do time que marca de carro bom é nova,hehe!

Abs!

Matheus
Sênior
Sênior

#582 Mensagem por Matheus » Seg Ago 20, 2007 9:45 pm

alcmartin escreveu:
MCD-SM escreveu:olha, se tiver grana não tem o que pensar muito, é F-18 no SP.....e se não tiver?

Fala, Matheus, boa noite!

É claro que a $ conta, aliás, muito,hehe! Mas a crítica aqui, pelo menos, a minha, é se essa opção for a política. Ou seja, a opcão pelos franceses. Independente da parte tecnica. '
Não que eu seja fã dos americanos. Nada contra, nem a favor.
Torcia pelo Rafale, em contrapartida ao F16. Mas vindo p/ a MB também. Agora, "gostinho" de Rafale, com quantidades de M2000 e SUE é dose...

Sou do time que marca de carro bom é nova,hehe!

Abs!

não há opção de novo para SP. A única alternativa atual é o F-18. Mas o custo de compra e adaptação/manutenção destes bixo vai exigir bastante. Sou favorável ao SuE desde que a única opção seja continuar com os A-4....

Carlos Mathias

#583 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 20, 2007 9:48 pm

não há opção de novo para SP.

MIG-29K. E não me falem de gancho, porque dá prá colocar o cabresto gambiarra. Fora que é muito melhor que estas sucatas.

Matheus
Sênior
Sênior

#584 Mensagem por Matheus » Seg Ago 20, 2007 9:51 pm

Carlos Mathias escreveu:
não há opção de novo para SP.

MIG-29K. E não me falem de gancho, porque dá prá colocar o cabresto gambiarra. Fora que é muito melhor que estas sucatas.

há controvérsias e os russos não são uma opção da MB....e quem vai investir 50 mi por unidade e um custo de manutenção altíssimo para operar 10/12 anos no SP?

alcmartin
Sênior
Sênior

#585 Mensagem por alcmartin » Seg Ago 20, 2007 9:51 pm

Desculpe,Matheus, hehe! F18 já considero novo,hehe!

Eu concordo c/voce. Mas vamos torcer p/que essa historia de SUE fique como 2 opção.
Até porque c/aquele radar dele iriamos precisar (mais ainda!) de um AEW naval urgente...

Abs!

Editado pela última vez por alcmartin em Seg Ago 20, 2007 9:53 pm, em um total de 1 vez.
Responder