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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 5:10 pm
por lynx
Túlio escreveu:Fiquei curioso com a reiterada menção ao termo 'sistema anemométrico' como se fosse kôza do outro mundo, até feita pelos ETs (
), apesar da interessante analogia ao termo anemômetro, um termo comum que se refere a um sistema comum e bastante antigo. Fui ver e não é muito mais do que isso mesmo, apenas que em aeronaves utiliza tubos pitot e sensores conectados ao computador do FMS e que serve para calcular velocidades, ângulos de ataque, etc.
Nada de outro mundo e que seguramente foi escolhido pelo custo/benefício, não valendo a pena desenvolver localmente algo específico. Seria como desenvolver, temeroso de embargos, um pneu para caças. Duvido que se aplique ITAR a algo tão corriqueiro como um sistema anemométrico, seria até contraproducente, eis que os EUA lideram sua fabricação e comercialização pela vantagem do PREÇO oriunda da vasta quantidade produzida, principalmente em suas unidades fabris NO EXTERIOR (China e Índia, p. ex).
Bloquear seria estimular o surgimento de acirrada concorrência pelo mundo afora...
Não precisava ter pesquisado tanto. Bastava perguntar que eu te diria isso. Também acho bastante improvável que isso seja motivo de qualquer tipo de bloqueio por parte dos EUA. Mas daí a dizer que é coisa simples e que qualquer um pode fazer, vai uma enorme diferença. Isso já derrubou muitas aeronaves mundo a fora e, pior, vai continuar derrubando. No caso dos aviões de combate, a coisa fica um pouco mais crítica em função das informações que esse sistema tem que passar aos demsis sistemas e a sua capacidade de suportar manobras mais bruscas sem bloqueios.
Vou dar um exemplo prático: no antigo Lynx Mk21, o radar desarmava automaticamente sempre que a aeronave subia acima de 5000 pés (me perdoem se a altitude for outra, mas a memória já está fraca) para evitar que sua válvula magnetron torrasse por falta de ventilação. Essa info vinha do altímetro, que faz parte do sistema anemométrico. Se ele falhasse, seu radar torrava.
Isso representa alguma restrição à operação do Rafale? Não sei.
A FAB pediu essa ToT? Não sei.
O sistema é importante? Muitíssimo.
E tem também o sistema de combustível. Bombas, sensores, etc. Coisa simples, não é? Afinal, todo avião tem, desde o 14 Bis. Vai nessa...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 5:54 pm
por AlbertoRJ
Zavva escreveu:Só para relembrar:
Wikileaks escreveu:
7. (S/NF) Ainda que os franceses ofereçam um caça menos capaz a custo mais alto, o Rafale vem sendo considerado vencedor desde o início da concorrência FX2. Embora as avaliações técnicas dos aviões devam resultar em vantagem significativa para o Super Hornet, precisamos tomar medidas para erodir a vantagem política francesa. Embora um elemento importante disso seja enfatizar o custo mais baixo da Boeing, há diversas outras medidas que podem oferecer argumentos contra os franceses. O primeiro passo será lembrar os brasileiros de que seu interesse pelo Rafale foi causado pela suposição de que os Estados Unidos não liberariam tecnologia. Já que aprovamos a liberação da tecnologia relevante, deveríamos perguntar se os brasileiros ainda precisam dos franceses como segurança. Nos últimos meses, o esforço francês de vendas vem se baseando em alegações enganosas, se não fraudulentas, de que seu caça envolve apenas conteúdo francês (o que o isentaria dos incômodos controles de exportação dos Estados Unidos). Mas isso não precede. Uma análise da Administração de Segurança da Tecnologia de Defesa (DTSA) encontrou alta presença de conteúdo norte-americano, o que inclui sistemas de mira, componentes de radar e sistemas de segurança
que requererão licenças norte-americanas. Próximos passos: -- Ainda que não pareça que os dados tecnológicos oferecidos na proposta francesa violem os regulamentos da Regulamentação Internacional de Comércio de Armas (ITAR), o PM/DTCC [departamento de controle do comércio de defesa, na divisão de assuntos político-militares do Departamento de Estado] e a DTSA devem continuar a monitorar o marketing francês para garantir que a Dassault não contorne as restrições do ITAR. -
Investigar a decisão indiana de excluir o Rafale em sua concorrência para caças e determinar se existiu algum motivo que torne o avião menos atraente para o Brasil. - Garantir que os brasileiros estejam cientes de que esperamos conceder licenças de retransferência para os componentes de origem norte-americana no avião francês, e que já aprovamos a transferência de alguns dados técnicos. KUBISKE
http://www1.folha.uol.com.br/poder/8407 ... gues.shtml
Minha opinião sobre isso:
Em primeiro lugar, fica claro que HOJE o Rafale não tem restrições e que os EUA tentarão obter alguma evidência de que existe componentes sob controle do ITAR no caça Francês com o claro objetivo de contrabalançar um favoritismo do Rafale no Brasil e contra o marketing francês. Investigar se tem algo na concorrência indiana que possa prejudicar o Rafale no Brasil e, na verdade, várias fontes informam que o Rafale está até bem contado por lá, juntamente com o Typhoon. O título é sugestivo: "Ataque à proposta Francesa", ataque esse que ainda não ocorreu nesses termos.
Em segundo, é um telegrama diplomático com recomendações da Sra. Lisa Kubiske, encarregada de negócios da Embaixada norte-americana e que pode ter muito conteúdo válido como pode ter uma série de imperfeições.
Acho que deve ser muito simples para os norte-americanos colocarem essas tais informações na mídia conforme a sugestão da diplomata, claro, caso sejam cabíveis.
P.S.: Na verdade, o que parece é que, nas palavras da diplomata, foi feita uma pesquisa para se identificar a existência de componentes norte-americanos no Rafale de forma a contra-balançar o marketing da Dassault. Foi isso o que eu entendi. Seria a tal pegadinha.
Abraços
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 6:15 pm
por Penguin
Jobim admite corte de até R$ 4,1 bilhões na Defesa; compra de caças não será afetada
15 de fevereiro de 2011, em Sistemas de Armas, Tecnologia, por Alexandre Galante
BRASÍLIA – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu nesta terça-feira que a sua pasta deve perder até R$ 4,1 bilhões dos R$ 15,1 bilhões que estavam previstos para os gastos deste ano em função do corte inédito decidido pelo governo de R$ 50 bilhões no orçamento de 2011.
A expectativa é de que a tesoura do Executivo corte cerca de 36% dos recursos contingenciáveis da pasta, que somam entre R$ 10,5 bilhões e R$ 11 bilhões, segundo um técnico do Ministério da Defesa. Isso significa que o ministro terá que redistribuir cerca de R$ 6,9 bilhões que serão usados em manutenção operativa e projetos entre as forças.
- Vou chamar as forças e distribuir o corte entre elas _ disse Jobim, ao deixar a sede do Ministério da Fazenda, onde esteve reunido com chefe da pasta Guido Mantega e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, além do secretário do Tesouro Nacional, Arno Agostin.
Apesar do corte expressivo previsto para o Orçamento da Defesa este ano, o ministro Jobim descartou qualquer impacto sobre a decisão da compra de aviões caças que está sendo avaliada pelo governo. A explicação está no fato de se tratar de um longo processo com sua “liturgia”, que deve demorar “no mínimo um ano”. Segundo Jobim, depois de aprovado pela presidente, o assunto é levado ao Conselho de Defesa Nacional, para voltar à presidente e, seguida, ser levado às forças para que discutam os contratos.
- Não há despesas orçamentárias previstas para este ano em relação aos caças. Mas a decisão da presidente tem que sair ainda este ano.
Os cortes da pasta, no entanto, podem afetar a incorporação de militares, que pode ser reduzida em 2011. Segundo Jobim, a Defesa recebe cerca de 70 mil homens por ano e esse número pode sofrer alterações.
FONTE: O Globo
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 6:46 pm
por Túlio
lynx escreveu:
Não precisava ter pesquisado tanto. Bastava perguntar que eu te diria isso. Também acho bastante improvável que isso seja motivo de qualquer tipo de bloqueio por parte dos EUA. Mas daí a dizer que é coisa simples e que qualquer um pode fazer, vai uma enorme diferença. Isso já derrubou muitas aeronaves mundo a fora e, pior, vai continuar derrubando. No caso dos aviões de combate, a coisa fica um pouco mais crítica em função das informações que esse sistema tem que passar aos demsis sistemas e a sua capacidade de suportar manobras mais bruscas sem bloqueios.
Vou dar um exemplo prático: no antigo Lynx Mk21, o radar desarmava automaticamente sempre que a aeronave subia acima de 5000 pés (me perdoem se a altitude for outra, mas a memória já está fraca) para evitar que sua válvula magnetron torrasse por falta de ventilação. Essa info vinha do altímetro, que faz parte do sistema anemométrico. Se ele falhasse, seu radar torrava.
Isso representa alguma restrição à operação do Rafale? Não sei.
A FAB pediu essa ToT? Não sei.
O sistema é importante? Muitíssimo.
E tem também o sistema de combustível. Bombas, sensores, etc. Coisa simples, não é? Afinal, todo avião tem, desde o 14 Bis. Vai nessa...
Cupincha, uma das razões que me tem conservado frequentador assíduo no DB é justamente o estímulo à
PESQUISA, isso é pura musculação para o cérebro, POWS!!!
Ademais, caí duro com uma: radar a magnetron (em linhas gerais, uma válvula que nem aquelas das tvs antigas) é do tempo do guaraná de rolha, hôme véio! O TWT acabou com ele, possibilitando a operação em ondas tão minúsculas que não podiam viajar em meio sólido e abrindo caminho para os radares que vemos até hoje...
Mas, nas buenas, acho que, falar em viajar, tem muita gente nessa, daqui a pouco querem ToT até da carga explosiva do assento ejetor e das lâmpadas das luzes de formação...mas só se for
DO RAFALE, claro. Eu mesmo sou Super Hornet mas não chego nem perto do fanatismo, se der Rafale para mim também tá tri, excelente produto para a FAB e MB. E não vai haver choro nem ranger de dentes aqui em casa porque, ao fim e ao cabo, vou continuar tendo que cumprir meus plantões e pagar minhas contas...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 6:57 pm
por marcelo l.
Votei em outras, a idéia seria mais cada lado discutir a vantagem da sua proposta e não os deméritos do outro. Se fechar aqui o assunto migra para outros tópicos.
Mesmo que pela minha perspectiva de quem já cansou do FX-2, e até por acreditar que o melhor para o Brasil é enterra-lo bem fundo e comprar um tampão.
Eu prefiro Blindados, Helis, fuzis, arrumar os quarteis e SOLDOS melhores entre outras coisas, do que investitir 30 bi em caça de 4,5 geração, acho que foi tanta informação negativa dada que é difícil até pensar em colocar o dinheiro em qualquer um deles...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 7:03 pm
por AlbertoRJ
Túlio escreveu:lynx escreveu:
Não precisava ter pesquisado tanto. Bastava perguntar que eu te diria isso. Também acho bastante improvável que isso seja motivo de qualquer tipo de bloqueio por parte dos EUA. Mas daí a dizer que é coisa simples e que qualquer um pode fazer, vai uma enorme diferença. Isso já derrubou muitas aeronaves mundo a fora e, pior, vai continuar derrubando. No caso dos aviões de combate, a coisa fica um pouco mais crítica em função das informações que esse sistema tem que passar aos demsis sistemas e a sua capacidade de suportar manobras mais bruscas sem bloqueios.
Vou dar um exemplo prático: no antigo Lynx Mk21, o radar desarmava automaticamente sempre que a aeronave subia acima de 5000 pés (me perdoem se a altitude for outra, mas a memória já está fraca) para evitar que sua válvula magnetron torrasse por falta de ventilação. Essa info vinha do altímetro, que faz parte do sistema anemométrico. Se ele falhasse, seu radar torrava.
Isso representa alguma restrição à operação do Rafale? Não sei.
A FAB pediu essa ToT? Não sei.
O sistema é importante? Muitíssimo.
E tem também o sistema de combustível. Bombas, sensores, etc. Coisa simples, não é? Afinal, todo avião tem, desde o 14 Bis. Vai nessa...
Cupincha, uma das razões que me tem conservado frequentador assíduo no DB é justamente o estímulo à
PESQUISA, isso é pura musculação para o cérebro, POWS!!!
Ademais, caí duro com uma: radar a magnetron (em linhas gerais, uma válvula que nem aquelas das tvs antigas) é do tempo do guaraná de rolha, hôme véio! O TWT acabou com ele, possibilitando a operação em ondas tão minúsculas que não podiam viajar em meio sólido e abrindo caminho para os radares que vemos até hoje...
Mas, nas buenas, acho que, falar em viajar, tem muita gente nessa, daqui a pouco querem ToT até da carga explosiva do assento ejetor e das lâmpadas das luzes de formação...mas só se for
DO RAFALE, claro. Eu mesmo sou Super Hornet mas não chego nem perto do fanatismo, se der Rafale para mim também tá tri, excelente produto para a FAB e MB. E não vai haver choro nem ranger de dentes aqui em casa porque, ao fim e ao cabo, vou continuar tendo que cumprir meus plantões e pagar minhas contas...
Não é só se der Rafale não Tulio, ao contrário, tá é faltando argumento aqui.
É aquela comparação do 1% = 99% de que falava o CM.
[]'s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 7:34 pm
por GDA_Fear
Túlio escreveu:lynx escreveu:
Não precisava ter pesquisado tanto. Bastava perguntar que eu te diria isso. Também acho bastante improvável que isso seja motivo de qualquer tipo de bloqueio por parte dos EUA. Mas daí a dizer que é coisa simples e que qualquer um pode fazer, vai uma enorme diferença. Isso já derrubou muitas aeronaves mundo a fora e, pior, vai continuar derrubando. No caso dos aviões de combate, a coisa fica um pouco mais crítica em função das informações que esse sistema tem que passar aos demsis sistemas e a sua capacidade de suportar manobras mais bruscas sem bloqueios.
Vou dar um exemplo prático: no antigo Lynx Mk21, o radar desarmava automaticamente sempre que a aeronave subia acima de 5000 pés (me perdoem se a altitude for outra, mas a memória já está fraca) para evitar que sua válvula magnetron torrasse por falta de ventilação. Essa info vinha do altímetro, que faz parte do sistema anemométrico. Se ele falhasse, seu radar torrava.
Isso representa alguma restrição à operação do Rafale? Não sei.
A FAB pediu essa ToT? Não sei.
O sistema é importante? Muitíssimo.
E tem também o sistema de combustível. Bombas, sensores, etc. Coisa simples, não é? Afinal, todo avião tem, desde o 14 Bis. Vai nessa...
Cupincha, uma das razões que me tem conservado frequentador assíduo no DB é justamente o estímulo à
PESQUISA, isso é pura musculação para o cérebro, POWS!!!
Ademais, caí duro com uma: radar a magnetron (em linhas gerais, uma válvula que nem aquelas das tvs antigas) é do tempo do guaraná de rolha, hôme véio! O TWT acabou com ele, possibilitando a operação em ondas tão minúsculas que não podiam viajar em meio sólido e abrindo caminho para os radares que vemos até hoje...
Mas, nas buenas, acho que, falar em viajar, tem muita gente nessa, daqui a pouco querem ToT até da carga explosiva do assento ejetor e das lâmpadas das luzes de formação...mas só se for
DO RAFALE, claro. Eu mesmo sou Super Hornet mas não chego nem perto do fanatismo, se der Rafale para mim também tá tri, excelente produto para a FAB e MB. E não vai haver choro nem ranger de dentes aqui em casa porque, ao fim e ao cabo, vou continuar tendo que cumprir meus plantões e pagar minhas contas...
X2, penso da mesma forma, óbvio que desde a exclusão do SU-35 todo mundo sabe que sou Super Hornet, mas se der Rafale para mim beleza... e vou torcer pelo mesmo com as cores da FAB, jamais irei torcer contra o Brasil pelo motivo de meu preferido não ter sido escolhido.
Mas vai dar Super Hornet
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 8:27 pm
por Luís Henrique
sapao escreveu:Sim, mas na vida real não tem o porque deixar o caça passar.
Talvez seja por isso que os franceses não consideraram o HMD uma necessidade tão urgente.
Concordo com você, na vida real o idal seria abater um alvo no limite do BVR e voltar para casa; mas nem sempre é assim.
Logico que não tem porque deixar passar, MAS e se ele passar, vai fazer o que?
Saiba que ao menos que um alvo entre em uma zona de exclusão restrita ou manobre de maneira ofensiva, dificlmente ele será abatido sem uma confirmação visual antes, sendo essa uma das lições aprendidas nos ultimos conflitos para evitar fraticidio.
Acho que os franceses não investiram no HMD mais por questões doutrinarias, assim como os russo eles investiram em um IRST organico na aeronave (apesar do russos terem sistemas acoplados ao capacete) e o americanos optaram por caças furtivos com HMD.
Questão de escolha, na minha opinião, e não de efetividade. Ate porque o HMD funciona tambem para combates BVR, emprego AR-SOLO e demais missões de emprego.
É obvio que se meu caça dispoe de IRST e não de HMD eu vou querer levar o combate para onde eu tenha vantagems, e vice-versa. Por isso em determinado exercicio um pode até se sair melhor do que o outro, mas na vida real a historia pode não ser bem essa.
Perfeito. Totalmente de acordo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 8:50 pm
por Rock n Roll
Luís Henrique escreveu:sapao escreveu:Sim, mas na vida real não tem o porque deixar o caça passar.
Talvez seja por isso que os franceses não consideraram o HMD uma necessidade tão urgente.
Concordo com você, na vida real o idal seria abater um alvo no limite do BVR e voltar para casa; mas nem sempre é assim.
Logico que não tem porque deixar passar, MAS e se ele passar, vai fazer o que?
Saiba que ao menos que um alvo entre em uma zona de exclusão restrita ou manobre de maneira ofensiva, dificlmente ele será abatido sem uma confirmação visual antes, sendo essa uma das lições aprendidas nos ultimos conflitos para evitar fraticidio.
Acho que os franceses não investiram no HMD mais por questões doutrinarias, assim como os russo eles investiram em um IRST organico na aeronave (apesar do russos terem sistemas acoplados ao capacete) e o americanos optaram por caças furtivos com HMD.
Questão de escolha, na minha opinião, e não de efetividade. Ate porque o HMD funciona tambem para combates BVR, emprego AR-SOLO e demais missões de emprego.
É obvio que se meu caça dispoe de IRST e não de HMD eu vou querer levar o combate para onde eu tenha vantagems, e vice-versa. Por isso em determinado exercicio um pode até se sair melhor do que o outro, mas na vida real a historia pode não ser bem essa.
Perfeito. Totalmente de acordo.
Também concordo.
Não esquecendo que o futuro cada vez mais traz a possibilidade do combate dissimilar, e, com identificação visual do alvo seja ele qual for, não só para transmissão via link para a platéia em " pay-per-view", mas também para as complicações (ou não) políticas e diplomáticas potenciais que acompanham cada ação. Quem manda quer VER o que está acontecendo.
Para a bolsa de especulações: LAAD em 60 dias. Vou estar lá. Esse palco político nenhum perde... Pode ser o começo do fim da novela.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 8:52 pm
por soultrain
Esta discussão é das mais estúpidas e recorrentes aqui, é de uma mesquinhez sem tamanho, são OEM porra, o tubo alimenta o radar, elemento importantíssimo e bla, bla, bla.
Quase todos os componentes de uma aeronave de combate são críticos, uma aeronave sem pneus não levanta voo por exemplo.
Esta discussão é séria?? Então vejam lá nessa página as empresas Francesas e Europeias que fornecem para o Super Hornet...OHHHHH espanto, a começar pelos dois trens de aterragem, ambos fabricados pela Messier-Dowty’s do grupo Safran e outros...
A França, Suíça, Espanha, Republica Checa, Índia, Israel e Inglaterra podem embargar o Super Hornet!!!!!
Enfim...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 9:05 pm
por Zavva
Dassault culpa euro pelo fracasso das vendas dos caças Rafale
15 de fevereiro de 2011, em Concorrências Internacionais, Noticiário Internacional, por Nunão
Presidente de honra da fabricante francesa atribui a impopularidade dos Rafale ao câmbio
A culpa pelas dificuldades da França em vender o caça Rafale no exterior é do euro forte. A acusação é de Serge Dassault, o presidente de honra da fábrica dos caças franceses, que nunca foram exportados.
Dassault disse que o problema do Rafale, que seria o melhor caça do mundo, é seu preço ser em euro. No mercado internacional, os caças são muito mais caros do que outros aviões, vendidos em dólar, dificultanto a concorrência com ingleses e americanos.
Sobre as negociações com o Brasil para a compra de 36 caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), Serge Dassault reconheceu que elas são “difíceis”, mas disse esperar que a venda seja concretizada. O Brasil está avaliando as propostas da Dassault, da americana Boeing – que produz os F-18 -, e da suíça (sic) Saab, fabricante do Gripen.
Na semana passada, durante um encontro com o secretário de Tesouro norte-americano, Thimoty Geithner, a presidente Dilma Rousseff teria demonstrado preferência pelos F-18, em mais uma capítulo da novela em que se transformou a escolha brasileira. Segundo a agência Reuteurs, Dilma teria indicado que a transferência de tecnologias para o Brasil será um fator decisivo.
O processo para a aquisição dos caças emperrou novamente depois que o governo Lula decidiu adiar a decisão. O ex-presidente brasileiro, que chegou a expressar pubicamente a preferência pelos Rafale, anunciou no final do ano passado que iria deixar a tarefa de optar entre os três para Dilma.
A nova presidente do Brasil disse que vai rever todo o processo e não teria, até o momento, nenhuma preferência. Mas nos bastidores, há rumores de que aspectos diplomáticos poderiam pesar na decisão, já que Dilma tem dado sinais de que quer melhorar as relações com os Estados Unidos, que se deterioram nos últimos anos do governo Lula.
FONTE: RFI português
http://www.aereo.jor.br/2011/02/15/dass ... as-rafale/
O Typhoon é em Euro...
Abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 9:11 pm
por Rock n Roll
Zavva escreveu:
Dassault culpa euro pelo fracasso das vendas dos caças Rafale
15 de fevereiro de 2011, em Concorrências Internacionais, Noticiário Internacional, por Nunão
Presidente de honra da fabricante francesa atribui a impopularidade dos Rafale ao câmbio
A culpa pelas dificuldades da França em vender o caça Rafale no exterior é do euro forte. A acusação é de Serge Dassault, o presidente de honra da fábrica dos caças franceses, que nunca foram exportados.
Dassault disse que o problema do Rafale, que seria o melhor caça do mundo, é seu preço ser em euro. No mercado internacional, os caças são muito mais caros do que outros aviões, vendidos em dólar, dificultanto a concorrência com ingleses e americanos.
Sobre as negociações com o Brasil para a compra de 36 caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), Serge Dassault reconheceu que elas são “difíceis”, mas disse esperar que a venda seja concretizada. O Brasil está avaliando as propostas da Dassault, da americana Boeing – que produz os F-18 -, e da suíça (sic) Saab, fabricante do Gripen.
Na semana passada, durante um encontro com o secretário de Tesouro norte-americano, Thimoty Geithner, a presidente Dilma Rousseff teria demonstrado preferência pelos F-18, em mais uma capítulo da novela em que se transformou a escolha brasileira. Segundo a agência Reuteurs, Dilma teria indicado que a transferência de tecnologias para o Brasil será um fator decisivo.
O processo para a aquisição dos caças emperrou novamente depois que o governo Lula decidiu adiar a decisão. O ex-presidente brasileiro, que chegou a expressar pubicamente a preferência pelos Rafale, anunciou no final do ano passado que iria deixar a tarefa de optar entre os três para Dilma.
A nova presidente do Brasil disse que vai rever todo o processo e não teria, até o momento, nenhuma preferência. Mas nos bastidores, há rumores de que aspectos diplomáticos poderiam pesar na decisão, já que Dilma tem dado sinais de que quer melhorar as relações com os Estados Unidos, que se deterioram nos últimos anos do governo Lula.
FONTE: RFI português
http://www.aereo.jor.br/2011/02/15/dass ... as-rafale/
O Typhoon é em Euro...
Abs
Alguém me ajuda que meu francês está com mais de três décadas de ferrugem.
Como é que se diz; " O Rafale subiu no telhado..."
Grato pela ajuda dos companheiros que sei que virá...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 9:27 pm
por knigh7
Vem aí, mais SH...ano passado foi mais 124.
Marinha dos EUA solicita compra de mais 28 caças Super Hornets
O Departamento da Marinha dos EUA propôs ao Congresso dos EUA a compra de mais 28 caças Super Hornets, além da construção de 10 novos navios, e a demolição de um navio de transporte de tanques dos fuzileiros, como parte de uma proposta de US$176,4 bilhões proposto para o orçamento fiscal de 2012.
A Marinha dos EUA, nessa segunda-feira, solicitou uma base de US$ 161,4 bilhões para o ano fiscal de 2012, US$ 800 milhões acima da proposta feita no ano passado. No entanto, o Congresso nunca aprovou tal orçamento, e o governo federal está pensando em contar com uma extensão dos fundos no ano passado, chamado de uma resolução contínua, que expira no começo de março.
Do pedido base da Marinha, a força gastará US$46,6 bilhões em pessoal; US$47,9 bilhões em operações e manutenção de navios e aeronaves; US$45,8 bilhões na compra de novos navios, aeronaves e armas; US$18 bilhões em pesquisa e desenvolvimento; e US$3,1 bilhões em infraestrutura. O orçamento total da Marinha inclui US$15 bilhões para a parte da Marinha destinada para as guerras do Iraque e Afeganistão, uma redução de US$3,5 bilhões do ano passado.
Os US$18,6 bilhões solicitados para aviação naval inclui a compra de 67 caças F/A-18 E e F Super Hornets até o ano fiscal de 2016, 41 a mais que as aeronaves anteriormente previstas. Dessas aeronaves, 28 seriam adquiridas no ano fiscal de 2012 e outras 28 no ano fiscal de 2013. Adicionalmente, o orçamento pede a compra de 72 caças JSF F-35C Lightning II até o ano fiscal de 2016, 74 a menos do previsto anteriormente. As sete primeiras aeronaves prontas para operarem em porta-aviões serão adquiridas no ano fiscal de 2012. Mulloy disse que a redução se deve ao fato do sequenciamento da linha de produção da Lockheed Martin. O orçamento também vai cortar 65 modelos F-35Bs, a versão dos fuzileiros navais dos EUA, capaz de decolar e pousar em pequenas pistas.
A Marinha dos EUA deve adquirir tambpem mais aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon do que estava previsto. Os orçamentos anteriores previam nove aeronaves, mas agora a U.S. Navy quer 11.
Nem todas novas aeronaves vão exigir pilotos. O orçamento pede a aquisição de 12 helicópteros não tripulados Fire Scout, nove a mais que originalmente planejado. Até 2016, a Marinha planeja adquirir 57, 31 desses incluidos nos orçamentos anteriores.
Alguns programas não foram mexidos. Por exemplo, a Marinha dos EUA ainda quer 30 tiltrotores MV-22B, 24 helicópteros MH-60R e outros 18 MC-60S.
A Marinha dos EUA também está ampliando a fabricação de navios, com dois a mais do que estavam previstos. A Marinha prevê a fabricação de dois submarinos de ataque da classe Virginia; um destróier da Classe Arleigh Burke; quatro navios de combates litorâneos, o dobro do planejado para esse ano; um navio de transporte anfíbio da classe San Antonio; uma mebarcação conjunta da alta velocidade; e uma segunda plataforma auxiliar de pouso móvel. O preço total das novas embarcações está previsto em US$14,1 bilhões.
http://cavok.com.br/blog/?p=27415
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 9:32 pm
por Penguin
knigh7 escreveu:Vem aí, mais SH...ano passado foi mais 124.
Marinha dos EUA solicita compra de mais 28 caças Super Hornets
O Departamento da Marinha dos EUA propôs ao Congresso dos EUA a compra de mais 28 caças Super Hornets, além da construção de 10 novos navios, e a demolição de um navio de transporte de tanques dos fuzileiros, como parte de uma proposta de US$176,4 bilhões proposto para o orçamento fiscal de 2012.
A Marinha dos EUA, nessa segunda-feira, solicitou uma base de US$ 161,4 bilhões para o ano fiscal de 2012, US$ 800 milhões acima da proposta feita no ano passado. No entanto, o Congresso nunca aprovou tal orçamento, e o governo federal está pensando em contar com uma extensão dos fundos no ano passado, chamado de uma resolução contínua, que expira no começo de março.
Do pedido base da Marinha, a força gastará US$46,6 bilhões em pessoal; US$47,9 bilhões em operações e manutenção de navios e aeronaves; US$45,8 bilhões na compra de novos navios, aeronaves e armas; US$18 bilhões em pesquisa e desenvolvimento; e US$3,1 bilhões em infraestrutura. O orçamento total da Marinha inclui US$15 bilhões para a parte da Marinha destinada para as guerras do Iraque e Afeganistão, uma redução de US$3,5 bilhões do ano passado.
Os US$18,6 bilhões solicitados para aviação naval inclui a compra de 67 caças F/A-18 E e F Super Hornets até o ano fiscal de 2016, 41 a mais que as aeronaves anteriormente previstas. Dessas aeronaves, 28 seriam adquiridas no ano fiscal de 2012 e outras 28 no ano fiscal de 2013. Adicionalmente, o orçamento pede a compra de 72 caças JSF F-35C Lightning II até o ano fiscal de 2016, 74 a menos do previsto anteriormente. As sete primeiras aeronaves prontas para operarem em porta-aviões serão adquiridas no ano fiscal de 2012. Mulloy disse que a redução se deve ao fato do sequenciamento da linha de produção da Lockheed Martin. O orçamento também vai cortar 65 modelos F-35Bs, a versão dos fuzileiros navais dos EUA, capaz de decolar e pousar em pequenas pistas.
A Marinha dos EUA deve adquirir tambpem mais aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon do que estava previsto. Os orçamentos anteriores previam nove aeronaves, mas agora a U.S. Navy quer 11.
Nem todas novas aeronaves vão exigir pilotos. O orçamento pede a aquisição de 12 helicópteros não tripulados Fire Scout, nove a mais que originalmente planejado. Até 2016, a Marinha planeja adquirir 57, 31 desses incluidos nos orçamentos anteriores.
Alguns programas não foram mexidos. Por exemplo, a Marinha dos EUA ainda quer 30 tiltrotores MV-22B, 24 helicópteros MH-60R e outros 18 MC-60S.
A Marinha dos EUA também está ampliando a fabricação de navios, com dois a mais do que estavam previstos. A Marinha prevê a fabricação de dois submarinos de ataque da classe Virginia; um destróier da Classe Arleigh Burke; quatro navios de combates litorâneos, o dobro do planejado para esse ano; um navio de transporte anfíbio da classe San Antonio; uma mebarcação conjunta da alta velocidade; e uma segunda plataforma auxiliar de pouso móvel. O preço total das novas embarcações está previsto em US$14,1 bilhões.
http://cavok.com.br/blog/?p=27415
Se o SH for escolhido, empresas brasileiras podem fazer parte da cadeia de fornecedores para essas encomendas.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Fev 15, 2011 9:42 pm
por varj
A Saab esta convidando parlamentares, técnicos e militares para uma visita em suas instalações.