Página 373 de 917

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 8:19 pm
por Benke
:arrow:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 8:22 pm
por R.A.Barros
36 Gripens [063]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 8:27 pm
por knigh7
rcolistete escreveu:
PRick escreveu:
O Gripen NG não é barato, pelo contrário seu preço deve estar igual ao do Rafale, é o caça mais caro se formos ver o tamanho. É pequeno e muito caro. É a praga mais cara do oeste. :twisted: :twisted:

[ ]´s
Olá Prick,

Se as notícias sobre o Gripen NG forem corretas, tal como essa :

http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... 1c4034aad2

então então o Gripen NG seria uma barganha e para mim o mais indicado para o FX-2 da FAB : EUR 62-69 mi por Gripen NG com 20 anos de suporte completo, seria o caça mais barato.

Para comparar, o Eurofighter para a Áustria está/estará saindo a EUR 3-4 mi/ano de suporte completo por caça...

Enfim, o Gripen NG seria a solução mais em conta para o FX-2, em termos de custo de aquisição e operação. E com desempenho (prometido) excelente.

Prick, eu acho o Rafale F3+ o melhor dos 3, seguido do Gripen NG.

Porém torço pelo Gripen NG por ser excelente e mais acessível financeiramente para a FAB operar.

[]s, Roberto
Roberto,

Uns dos receios que tenho é sobre a capacidade da SAAB em oferecer as 10 tecnologias-chave que a FAB solicitou. Não sei se a Suécia as têm. Por exemplo, se a FAB solicitou tecnologia para propulsão, talvez o consórcio sueco não possa proporcionar.

Atenciosamente

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 8:29 pm
por Bolovo
Se não pudessem acho que nem não teriam passado do RFI. Alias, é o mesmo motor do Super Hornet.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 8:36 pm
por knigh7
Bolovo escreveu:Se não pudessem acho que nem não teriam passado do RFI. Alias, é o mesmo motor do Super Hornet.
Isso não pôde ser impeditivo a entrar na 2ª fase, mas pode pesar na decisão final.
No caso do motor, a SAAB não pode passar a tecnologia dele :wink:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 8:47 pm
por Bolovo
Então declarem desde já que o Rafale é o vencedor, oras. Acha que a FAB nunca pensou no caso do motor? Meu velho, o SONHO da SAAB é fazer a venda pro Brasil. Seria a maior exportação militar da história da empresa, acha que eles não cogitaram a questão do motor? Aí tem coisa!

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 9:07 pm
por PRick
Bolovo escreveu:Então declarem desde já que o Rafale é o vencedor, oras. Acha que a FAB nunca pensou no caso do motor? Meu velho, o SONHO da SAAB é fazer a venda pro Brasil. Seria a maior exportação militar da história da empresa, acha que eles não cogitaram a questão do motor? Aí tem coisa!

Mas o NJ já declarou, só que vocês não acreditam!! :twisted: :twisted:

Todos nós sabemos que um das coisas que a FAB, a Embraer e o Brasil estão atrás é a tecnologia e construção de turbinas aeronáuticas, a bem pouco tempo, a G&E disse bem claro, nada feito.

[ ]´s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 9:16 pm
por knigh7
Bolovo escreveu:Então declarem desde já que o Rafale é o vencedor, oras. Acha que a FAB nunca pensou no caso do motor? Meu velho, o SONHO da SAAB é fazer a venda pro Brasil. Seria a maior exportação militar da história da empresa, acha que eles não cogitaram a questão do motor? Aí tem coisa!

Esse caso (propulsão) apenas uma hipótese. Um exercício de abstração:

O que adianta uma nação/empresa deter tecnologia para propulsão e negá-la ao Brasil? Aí não estaria no mesmo patamar da SAAB? Então a FAB pode ter a classificcado para a final em vista da possibilidade dos concorrentes, no RFP negarem, entendeu?
Mas e se não negarem, formalizando-a?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 9:37 pm
por Bourne
knigh7 escreveu:
Bolovo escreveu:Então declarem desde já que o Rafale é o vencedor, oras. Acha que a FAB nunca pensou no caso do motor? Meu velho, o SONHO da SAAB é fazer a venda pro Brasil. Seria a maior exportação militar da história da empresa, acha que eles não cogitaram a questão do motor? Aí tem coisa!

Esse caso (propulsão) apenas uma hipótese. Um exercício de abstração:

O que adianta uma nação/empresa deter tecnologia para propulsão e negá-la ao Brasil? Aí não estaria no mesmo patamar da SAAB? Então a FAB pode ter a classificcado para a final em vista da possibilidade dos concorrentes, no RFP negarem, entendeu?
Mas e se não negarem, formalizando-a?
Empresas diferentes, políticas diferentes. A GE pode fornecer o mesmo motor para o Gripen NG e Super Hornet, mas, pode liberar parte da tecnologia de propulsão para o produto da Boeing e não para o da SAAB. Aliás, isso pode até ser uma das formas da Boeing auxiliar na eliminação da SAAB, dai a concorrência fica entre Super Hornet e Rafale. Não é maldade, mas, sim, parte do negócio.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 9:43 pm
por knigh7
Sim, claro.

Duvido que a GE libere para a SAAB. e mesmo que liberar, a SAAB não pode repassá-la.


OBS: Ô Bourne, há fotos do SH muito mais bonitas que essa aí.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 9:45 pm
por Bolovo
A SAAB não libera nada, é a FMV. Acredito que os americanos não interfiram.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 9:50 pm
por Bourne
Não são os norte-americanos, mas a Boeing que pode fazer uso de sua influência e grande ligação com a GE para que a empresa não libere nada para a SAAB.

Como alternativa, o pessoal do Gripen pode tentar oferecer uma motorização alternativa como a Eurojet. Utilizando as relações carnais que tem com a BAe Systems e Grã-Bretanha para dar um jeito.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 9:51 pm
por knigh7
A GE transferindo tecnologia da propulsão para favorecer o Gripen????

O Governo norte-americano autorizaria isso?

Claro que não...

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 9:54 pm
por Bolovo
A BAE saiu do consórcio Gripen Internacional, mas eles ainda tem suas conversas. Mas pessoal, vou repetir pela décima vez: o SONHO do pessoal da SAAB é vender o Gripen pro Brasil, seria a maior venda por eles já conquistada. Se o motor fosse realmente um problema, eles nem teriam cogitado o motor da GE, afinal o novo avião é visado para exportação, não acham? Inicialmente, pensavam no EJ200, acabaram indo ao natural para o GE414. O que os levou fazer isso? Vontade de perder? Vontade de não ganhar? Eu acho que não.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 02, 2008 10:02 pm
por knigh7
Depende dos critérios de escolha das Forças Aéreas.
Por exemplo, o Vice Pres. da Boeing, na entrevista para o Alide disse que a solicitação da FAB era diferente da Indía.
Ou seja, dentro das 10 tecnologias sensíveis que a FAB está pedindo, pode ser que em outras concorrências sejam completamente diferente.
Para a GE transferir tecnologia, o Governo Norte-Americano teria de autorizar.