NOTICIAS

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS

#5581 Mensagem por Marino » Qua Dez 01, 2010 12:28 pm

Já postei em outro tópico, que não estou encontrando, um que chamava o Jobim de traidor, o desmentido oficial do MD:

Jobim nega críticas a Samuel Pinheiro Guimarães

Brasília, 30/11/2010 - O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que encontra-se hoje em visita oficial à Polônia, ligou na manhã desta terça-feira para o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães, para negar as afirmações atribuídas a ele em telegrama da embaixada dos Estados Unidos divulgado pelo site Wikileaks.org.

De acordo com o telegrama, de 2008, Jobim teria dito ao então embaixador dos Estados Unidos do Brasil, Clifford Sobel, que Guimarães “odeia os Estados Unidos”.

Jobim desmentiu a afirmação e esclareceu a Guimarães que realmente em algum momento conversou sobre ele com o embaixador, mas disse que o tratou com respeito e classificou Guimarães como “um nacionalista, um homem que ama profundamente o Brasil”.

Segundo Jobim, “se o embaixador disse que Samuel não gosta dos Estados Unidos, isso é interpretação do embaixador, eu não disse isso. Samuel é meu amigo”, afirmou.

SOBERANIA
As relações entre Brasil e Estados Unidos, tanto no âmbito diplomático quanto na área de Defesa, estão cada vez mais aprofundadas. No entanto, eventuais divergências entre as duas Nações tornam-se visíveis, à medida em que aumenta o relevo do Brasil no cenário internacional.

O Brasil tem se mostrado especialmente zeloso na busca da integração sul-americana - política, diplomática, militar, econômica- buscando evitar ações de países externos ao sub-continente que possam simbolizar ameaças à soberania dos países da região.

No campo da Defesa, algumas dessas divergências de visões entre Brasil e Estados Unidos foram expressa publicamente por Jobim em duas palestras recentes.

Na primeira palestra, em Lisboa (16/09/2010), o ministro protestou contra as mudanças de normas da Organização do Tratado do Atlântico Norte(OTAN), que potencialmente autorizaria a organização a intervir militarmente em qualquer parte do mundo, inclusive no Atlântico Sul.

Segundo Jobim, isso poderia ser pretexto para os Estados Unidos intervirem com “verniz de legitimidade” quando não tivesse respaldo da Organização das Nações Unidas (ONU).

A segunda divergência manifestada por Jobim, em reunião de ministro da Defesa na Bolívia (22/11/2010), foi sobre a mistura entre assuntos de Defesa e de Segurança (tráfico, terrorismo, etc).

Jobim disse que o Brasil rejeita uma tese eventualmente aventada de que os Estados Unidos garantiria a defesa da América do Sul e as Forças Armadas do continente passariam a cuidar de assuntos de Segurança, que hoje no Brasil são do âmbito policial.

“Os Estados Unidos cuidariam da defesa do hemisfério (segundo seus critérios unilaterais, como ocorreu durante a Guerra das Malvinas)”, alertou Jobim no discurso.

Leia a íntegra dos discursos:
DISCURSO EM LISBOA (10/09/2010)- NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL - “O FUTURO DA COMUNIDADE TRANSATLÂNTICA”
Link encurtado : http://migre.me/2Bd3g
Link Original: https://www.defesa.gov.br/arquivos/File ... nidade.pdf

DISCURSO NA BOLÍVIA (22/11/2010)- NA IX CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA DEFESA DAS AMÉRICAS
Link encurtado : http://migre.me/2BcON
Link original:
https://www.defesa.gov.br/index.php/not ... livia.html

Texto: José Ramos
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#5582 Mensagem por WalterGaudério » Qua Dez 01, 2010 1:08 pm

Minha confiança no Jobim permanece inabalada.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Bender

#5583 Mensagem por Bender » Qua Dez 01, 2010 2:11 pm

WalterGaudério escreveu:Minha confiança no Jobim permanece inabalada.
A minha também,o ministro é uma pessoa de bem e um patriota.

Só falta a imprensa se decidir, Afinal: o Min. NJ é contra os EUA por isso negocia as tots com a França nos submarinos e nos caças ignorando as propostas merrecas dos americanos e ainda faz vários discursos sobre a ingerência nefasta dos yankes no hemisfério sul?.

Ou o Min. NJ é pró EUA porque a imprensa acredita mais no telegrama do cheio de credibilidade,estrelas e listras do Sobel dizendo que o Samuel odeia os Eua e o ministro NJ é o unico confiável no meio daquele bando de comunaz?

Eu estou com o pres. Lula que bancou e está bancando o Min. NJ independente de suas ligações e amizades com o PSDB,enxergando em primeiro lugar os melhores interesses do Brasil e não a politiquinha de salão.

"Eu acho que as coisas que vi são insignificantes, que não merecem ser levadas a sério", disse. "Na verdade, não sou obrigado a acreditar num telegrama do embaixador americano." Pres. Lula.

Quem acredita em telegrama de embaixador americano e relatório da CIA?

O G.W. Bush acredita,tanto que invadiu o Iraque para salvar o mundo das armas de destruição em massa do Sadam.

SDS.

lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#5584 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 01, 2010 3:39 pm

Dadas as circusntâncias, eu pediria para sair. No mínimo ficou comprovado que ele fala demais e isso não é compatível com o cargo que ele ocupa. Além disso, nos últimos tempos tem andado em más companhias, prova disso é o que esta aí.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 587 vezes
Agradeceram: 194 vezes

#5585 Mensagem por saullo » Qua Dez 01, 2010 3:40 pm

A minha só aumentou.
Ele não se contaminou pelo desequilíbrio do Top Top Garcia nem do Samuel PIG.
Tem uma visão nacionalista bem mais equilibrada que esses dois.

Abraços

lobo_guara
Sênior
Sênior

#5586 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 01, 2010 3:45 pm

saullo escreveu:
A minha só aumentou.
Ele não se contaminou pelo desequilíbrio do Top Top Garcia nem do Samuel PIG.
Tem uma visão nacionalista bem mais equilibrada que esses dois.

Abraços
Mas como se diz por aí 'roupa suja se lava em casa"! E se esta incomodado com a política externa do governo que abra mão do cargo de ministro e volte para Santa Maria/RS para aproveitar o verão!

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
lobo_guara
Sênior
Sênior

#5587 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 01, 2010 3:46 pm

01/12/2010 - 08h35
EUA avaliam que submarino nuclear é 'elefante branco'
FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Dois telegramas produzidos pela Embaixada dos EUA em Brasília no início de 2009 fazem duras críticas à Estratégia Nacional de Defesa lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2008.

Em um desses dois despachos aos quais a Folha teve acesso, ambos assinados pelo então embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, há uma contestação sobre como as Forças Armadas brasileiras serão empregadas no futuro, sobretudo na proteção do mar territorial do país por causa da descoberta das reservas de petróleo da camada do pré-sal.

"Não há (...) informação sobre as possíveis ameaças a áreas de reserva de petróleo e a que a Marinha terá de responder contra-atacando, tornando difícil, por exemplo, avaliar a declaração contida na estratégia de que um submarino nuclear será necessário para proteger essas instalações", diz o telegrama, datado de 9 de janeiro de 2009.

A diplomacia norte-americana classifica como "consistente" o objetivo de modernizar o setor militar no Brasil, mas faz então uma ressalva: "Deixando de lado elefantes brancos politicamente populares como o submarino movido a energia nuclear".

O desejo da Marinha de ter um submarino nuclear é citado sete vezes nos dois telegramas da diplomacia dos EUA. Ao final, esse equipamento é jogado numa lista de itens que podem impedir a concretização da Estratégia Nacional de Defesa.

"Há (...) sérias questões sobre o quanto desse plano será realizado, particularmente com outras supostas prioridades estratégicas, incluindo (...) submarinos nucleares e apoio governamental a empresas do setor de defesa que não sejam competitivas, algo que pode provocar o surgimento de buracos negros que vão sugar todos os recursos disponíveis", diz o telegrama, confidencial.

A compra dos submarinos foi fechada em setembro de 2009. São quatro modelos convencionais Scorpène e o desenvolvimento do casco e da integração de um reator brasileiro a uma unidade com propulsão nuclear. O negócio soma 6,5 bilhões de euros (R$ 14,5 bilhões pela cotação de ontem).

Os dois documentos (um total de 12 páginas) a que a Folha teve acesso ontem fazem parte de um grande lote de telegramas dos diplomatas dos EUA que estão sendo vazados desde domingo pela organização não governamental WikiLeaks.

As informações estão surgindo no site da entidade. A Folha.com criou uma seção especial sobre o caso.

Os telegramas lidos pela Folha são dedicados a analisar a Estratégia Nacional de Defesa do Brasil.

Os textos chamam a atenção para o fato de que o governo "permite 'parceiros estratégicos', mas esses são vistos como os países que aceitam transferir tecnologias que tornarão o Brasil mais independente, não como um colaborador em operações de segurança".

MANGABEIRA

O então embaixador dos EUA escreve em um trecho que "parece que Lula dá atenção" ao que dizia o então ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Na verdade, a influência dele --hoje fora do governo-- era mais retórica do que prática.

Colaborou IGOR GIELOW de Brasília

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#5588 Mensagem por Marino » Qua Dez 01, 2010 3:46 pm

Lobo, não leu o desmentido formal publicado pelo MD?

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#5589 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 01, 2010 4:05 pm

Eu gostaria do General Heleno como Ministro da Defesa, mas.............! 8-]

Abraços,

Padilha
lobo_guara
Sênior
Sênior

#5590 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 01, 2010 4:11 pm

Marino escreveu:Lobo, não leu o desmentido formal publicado pelo MD?
Em teu respeito vou ler, mas de toda forma a essas alturas é o que restava para ele fazer, contudo a confiança fica abalada e na posição dele isso não é bom nem para ele nem para o MD.

JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#5591 Mensagem por JL » Qua Dez 01, 2010 8:31 pm

Notícia sobre colaboração da MB com Africa do Sul, com relação a um míssil antiáereo.

http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... ooperation

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
MAJOR FRAGUAS
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#5592 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Qua Dez 01, 2010 9:54 pm

Acho que o Jobim pode continuar no cargo, mas acredito que seja bom o Itamaraty ficar mais atento aos fatos e a Abin "escutar mais"...
Sds Coloradas

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#5593 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Dez 01, 2010 10:39 pm

JL escreveu:Notícia sobre colaboração da MB com Africa do Sul, com relação a um míssil antiáereo.

http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... ooperation
INTERESSANTE.

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#5594 Mensagem por sapao » Qua Dez 01, 2010 11:02 pm

lobo_guara escreveu:
Marino escreveu:Lobo, não leu o desmentido formal publicado pelo MD?
Em teu respeito vou ler, mas de toda forma a essas alturas é o que restava para ele fazer, contudo a confiança fica abalada e na posição dele isso não é bom nem para ele nem para o MD.
Mas se ele diz que não falou, vamos confiar na palavra de quem?
Basta um embaixador estrangeiro dizer que alguem falou que o cara tem que sair?
Se for assim, não sobra um ministro no mundo!

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

#5595 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 01, 2010 11:36 pm

Mas a idéia é justamente gerar essa "conclusão" na cabeça das pessoas. Afinal, foi...

O EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA!!!!! (hino americano tocando ao fundo)

Terra dos bravos, da verdade e da democracia, é só ver nos filmes prá provar. :roll: :mrgreen: :lol:

Responder