Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Enviado: Sáb Dez 18, 2021 2:23 pm
Uma pergunta, os R-99 também serão modernizados, ou apenas os E-99?
Um abraço e t+
Um abraço e t+
FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Não, são 5 E-99 e 3 R-99.Túlio escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:59 pmSó pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99?FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Os R-99 foram modernizadosFCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Como está cito no texto da matéria, o processo é de atualização e não modernização. São termos que podem confundir, mas tem emprego e sentido diferentes, embora complementares.A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
Modernizar = deixar moderno.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 4:33 pmComo está cito no texto da matéria, o processo é de atualização e não modernização. São termos que podem confundir, mas tem emprego e sentido diferentes, embora complementares.A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
Os E-99 foram extensamente modificados, desde a célula, passando pelos sensores embarcados e aviônica de voo. No caso dos R-99, como citei antes, ele recebeu modificações pontuais que permitem um melhor desempenho de suas atividades.
Comparado com o que foi feito nos AEW&C o que foi feito nos R-99 é bem distinto, e diria até que foi um processo bem razoável, para não dizer, superficial.
De forma bem simplória para tu e quem mais quiser entender.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 7:55 pm É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
Já que você tem extenso conhecimento sobre a funcionalidade do R-99, o que tem que modernizar nele. Diga ai, por gentileza.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 8:20 pmDe forma bem simplória para tu e quem mais quiser entender.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 7:55 pm É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
E-99 - mudou quase tudo, desde a célula até os sistemas embarcados e de voo.
R-99 - adição de um sensor eletro-óptico novo, e nada mais.
Qual a diferença entre ambos os processos? Todas.
Mas deixa pra lá. Estão aí voando. Se moderno ou atual, f...-se não vai fazer diferença nenhuma.
Aliás, queria fazer isso também nos ERJ-145, mas como não tem grana para KCete então não tem para outras coisas tão ou mais importantes, também.
Azar.
Era o que eu já imaginava, o R-99 não demanda um processo de modernização tão extenso quanto o E-99. Atualizando pontualmente alguns equipamentos ele já fica no estado da arte novamente, já o E-99 além de precisar estar preparado para operar de maneira eficiente e otimizada com o Gripen, ainda precisa atuar em um perfil de missão onde a guerra eletrônica é muito mais intensa.Lucubus escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 4:16 pm
Os R-99 foram modernizados
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... 0Pa%C3%ADs
sds
Túlio escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:59 pmFCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Só pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99?