EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 304 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Uma pergunta, os R-99 também serão modernizados, ou apenas os E-99?
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5748 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6324 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Só pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
Não, são 5 E-99 e 3 R-99.Túlio escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:59 pmSó pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99?FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Carpe Diem
- Lucubus
- Avançado
- Agradeceu: 160 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Os R-99 foram modernizadosFCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... 0Pa%C3%ADs
sds
- FCarvalho
- Sênior
Como está cito no texto da matéria, o processo é de atualização e não modernização. São termos que podem confundir, mas tem emprego e sentido diferentes, embora complementares.A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
Os E-99 foram extensamente modificados, desde a célula, passando pelos sensores embarcados e aviônica de voo. No caso dos R-99, como citei antes, ele recebeu modificações pontuais que permitem um melhor desempenho de suas atividades.
Comparado com o que foi feito nos AEW&C o que foi feito nos R-99 é bem distinto, e diria até que foi um processo bem razoável, para não dizer, superficial.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Modernizar = deixar moderno.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 4:33 pmComo está cito no texto da matéria, o processo é de atualização e não modernização. São termos que podem confundir, mas tem emprego e sentido diferentes, embora complementares.A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
Os E-99 foram extensamente modificados, desde a célula, passando pelos sensores embarcados e aviônica de voo. No caso dos R-99, como citei antes, ele recebeu modificações pontuais que permitem um melhor desempenho de suas atividades.
Comparado com o que foi feito nos AEW&C o que foi feito nos R-99 é bem distinto, e diria até que foi um processo bem razoável, para não dizer, superficial.
Atualizar = deixar atual.
Considere que, por algum motivo inimaginável, são coisas diferentes.
Isso que dá ficar assistindo o Caiafa quando ele falava que não tinham planos pra modernizar 1A5, ai veio e ele "ain, num é mudernização, é atualizassaum".
É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
- FCarvalho
- Sênior
De forma bem simplória para tu e quem mais quiser entender.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 7:55 pm É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
E-99 - mudou quase tudo, desde a célula até os sistemas embarcados e de voo.
R-99 - adição de um sensor eletro-óptico novo, e nada mais.
Qual a diferença entre ambos os processos? Todas.
Mas deixa pra lá. Estão aí voando. Se moderno ou atual, f...-se não vai fazer diferença nenhuma.
Aliás, queria fazer isso também nos ERJ-145, mas como não tem grana para KCete então não tem para outras coisas tão ou mais importantes, também.
Azar.
Carpe Diem
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Acredito que os R-99 estão em um nível tecnológico adequado para a missão que desempenha, sofrendo apenas algumas melhorias pontuais (como a troca do sensor eletro-optico, na justificando gastar milhões em casa aeronave no momento. Quem sabe a FAB não está deixando uma modernização de todo o sistema mais para a frente?
Não tem que comparar o R-99 com o E-99. Em comum, ambos os sistemas compartilham apenas o vetor (EMB-145). Os E-99 vão operar em conjunto com os F-39, talvez por este motivo tenham passado por uma modernização....
Não tem que comparar o R-99 com o E-99. Em comum, ambos os sistemas compartilham apenas o vetor (EMB-145). Os E-99 vão operar em conjunto com os F-39, talvez por este motivo tenham passado por uma modernização....
.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Já que você tem extenso conhecimento sobre a funcionalidade do R-99, o que tem que modernizar nele. Diga ai, por gentileza.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 8:20 pmDe forma bem simplória para tu e quem mais quiser entender.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 7:55 pm É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
E-99 - mudou quase tudo, desde a célula até os sistemas embarcados e de voo.
R-99 - adição de um sensor eletro-óptico novo, e nada mais.
Qual a diferença entre ambos os processos? Todas.
Mas deixa pra lá. Estão aí voando. Se moderno ou atual, f...-se não vai fazer diferença nenhuma.
Aliás, queria fazer isso também nos ERJ-145, mas como não tem grana para KCete então não tem para outras coisas tão ou mais importantes, também.
Azar.
Tá chorando fazem meses em relação a isso, mas diga algo útil, o que tem que modernizar nele, botar um canhão 155 mm?
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 304 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Era o que eu já imaginava, o R-99 não demanda um processo de modernização tão extenso quanto o E-99. Atualizando pontualmente alguns equipamentos ele já fica no estado da arte novamente, já o E-99 além de precisar estar preparado para operar de maneira eficiente e otimizada com o Gripen, ainda precisa atuar em um perfil de missão onde a guerra eletrônica é muito mais intensa.Lucubus escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 4:16 pm
Os R-99 foram modernizados
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... 0Pa%C3%ADs
sds
Um abraço e t+
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
@FCarvalho e @gabriel219: menos fígado, mais cérebro. Cérebro para propor uma ideia, e cérebro para responder.
Os dois estão errando nisso. E com uma certa frequência.
Debatam.
Os dois estão errando nisso. E com uma certa frequência.
Debatam.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Viking
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 333 vezes
Túlio escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:59 pmFCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Só pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99?
Parabéns.
Excelente ideia: Converter os 8 ERJ 145 de transporte em E99. Estes deveriam acrescentar sonda de REVO.
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2567 vezes
- Agradeceram: 1039 vezes
Se fizerem isso com eles, a FAB vai ter que substituir por outros mais novos pra ficar levando político pra todo canto do país.
Se for pra aumentar a quantidade de unidades especializadas, melhor comprar aviões mais capazes e deixar os políticos voando com o que tem hoje.
Se for pra aumentar a quantidade de unidades especializadas, melhor comprar aviões mais capazes e deixar os políticos voando com o que tem hoje.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!