Frota atual de F-5EM/FM.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#556 Mensagem por Penguin » Qua Jul 29, 2015 9:59 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu: Na mãos dos israelenses o Mirage III teve uma carreira exitosas contra os Mig-21. Ou seja, se saiu bem em WVR. O fator humano tem uma importância muitas vezes esquecida.

Correto, lembro de ter respondido à época sobre esse lance de HERRENVOLK, e o fiz mais ou menos assim (só pesquisar, nem cheguei a 40 mil posts :mrgreen: ): tá, então bota um piloto num MIII e outro num F-5, ambos com as mesmas capacidades...[/

:wink:

(...) "Somente um piloto muito experiente no Mirage ou um piloto muito novinho no F-5, ou ainda um fator imponderável qualquer do combate , para o F-5 perder um engajamento com o Mirage"




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#557 Mensagem por Túlio » Qua Jul 29, 2015 10:00 pm

PUTZ, foi o que falei, hôme véio!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#558 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 30, 2015 2:32 am

Túlio escreveu:
Penguin escreveu: Na mãos dos israelenses o Mirage III teve uma carreira exitosas contra os Mig-21. Ou seja, se saiu bem em WVR. O fator humano tem uma importância muitas vezes esquecida.
Correto, lembro de ter respondido à época sobre esse lance de HERRENVOLK, e o fiz mais ou menos assim (só pesquisar, nem cheguei a 40 mil posts :mrgreen: ): tá, então bota um piloto num MIII e outro num F-5, ambos com as mesmas capacidades...
Com as mesmas "capacidades", em teoria passa a ser uma questão de "altitude". O F-5 vai se sair melhor voando mais baixo... o MIII mais alto.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#559 Mensagem por Justin Case » Qui Jul 30, 2015 2:50 am

Carlos Lima escreveu:
Túlio escreveu: Correto, lembro de ter respondido à época sobre esse lance de HERRENVOLK, e o fiz mais ou menos assim (só pesquisar, nem cheguei a 40 mil posts :mrgreen: ): tá, então bota um piloto num MIII e outro num F-5, ambos com as mesmas capacidades...
Com as mesmas "capacidades", em teoria passa a ser uma questão de "altitude". O F-5 vai se sair melhor voando mais baixo... o MIII mais alto.

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Amigos,

Por aqui, Mirage III e F-5 faziam campanha de combate dissimilar anualmente.
Dos combates dogfight que não acabavem em empate, Mirage III ficava aproximadamente com 35% das vitórias, F-5 com 65%.
Depois da modificação com adição de canard, melhorou um pouco para Mirage III, com índice acima de 40%.
Em média, os combates, limitados a 3 minutos, começavam a 30 mil pés e acabavam em altitude entre 15 e 10 mil pés (altitude mínima).
Abraços,

Justin




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#560 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 30, 2015 3:41 am

Justin Case escreveu:
Carlos Lima escreveu: Com as mesmas "capacidades", em teoria passa a ser uma questão de "altitude". O F-5 vai se sair melhor voando mais baixo... o MIII mais alto.

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Por aqui, Mirage III e F-5 faziam campanha de combate dissimilar anualmente.
Dos combates dogfight que não acabavem em empate, Mirage III ficava aproximadamente com 35% das vitórias, F-5 com 65%.
Depois da modificação com adição de canard, melhorou um pouco para Mirage III, com índice acima de 40%.
Em média, os combates, limitados a 3 minutos, começavam a 30 mil pés e acabavam em altitude entre 15 e 10 mil pés (altitude mínima).
Abraços,

Justin
Valeu Justin!! :D

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#561 Mensagem por Túlio » Qui Jul 30, 2015 12:29 pm

Justin Case escreveu: Amigos,

Por aqui, Mirage III e F-5 faziam campanha de combate dissimilar anualmente.
Dos combates dogfight que não acabavem em empate, Mirage III ficava aproximadamente com 35% das vitórias, F-5 com 65%.
Depois da modificação com adição de canard, melhorou um pouco para Mirage III, com índice acima de 40%.
Em média, os combates, limitados a 3 minutos, começavam a 30 mil pés e acabavam em altitude entre 15 e 10 mil pés (altitude mínima).
Abraços,

Justin

Muito interessante, cupincha véio, valews! Eu sempre tive essa dúvida sobre aqueles canards fixos, pensava que só serviam para reduzir a corrida de decolagem e reduzir o arrasto da asa delta nas curvas. Pelo jeito, teve mais efeitos positivos.

Sobre o Mirage sem canards, e pegando o "gancho" dos 3 minutos (outra info nova, grato), recordo de ter lido sobre uma ocasião, durante as guerras de Israel, em que uma esquadrilha destes caças levou nada menos de OITO minutos para derrubar um único Hunter Jordaniano...




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#562 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jul 30, 2015 12:32 pm

Justin Case escreveu:
Carlos Lima escreveu: Com as mesmas "capacidades", em teoria passa a ser uma questão de "altitude". O F-5 vai se sair melhor voando mais baixo... o MIII mais alto.

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Por aqui, Mirage III e F-5 faziam campanha de combate dissimilar anualmente.
Dos combates dogfight que não acabavem em empate, Mirage III ficava aproximadamente com 35% das vitórias, F-5 com 65%.
Depois da modificação com adição de canard, melhorou um pouco para Mirage III, com índice acima de 40%.
Em média, os combates, limitados a 3 minutos, começavam a 30 mil pés e acabavam em altitude entre 15 e 10 mil pés (altitude mínima).
Abraços,

Justin
Sabe algo em relação aos Mirage 2000?




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#563 Mensagem por Justin Case » Qui Jul 30, 2015 8:46 pm

Túlio escreveu:
Justin Case escreveu: Amigos,

Por aqui, Mirage III e F-5 faziam campanha de combate dissimilar anualmente.
Dos combates dogfight que não acabavem em empate, Mirage III ficava aproximadamente com 35% das vitórias, F-5 com 65%.
Depois da modificação com adição de canard, melhorou um pouco para Mirage III, com índice acima de 40%.
Em média, os combates, limitados a 3 minutos, começavam a 30 mil pés e acabavam em altitude entre 15 e 10 mil pés (altitude mínima).
Abraços,

Justin

Muito interessante, cupincha véio, valews! Eu sempre tive essa dúvida sobre aqueles canards fixos, pensava que só serviam para reduzir a corrida de decolagem e reduzir o arrasto da asa delta nas curvas. Pelo jeito, teve mais efeitos positivos.
Sobre o Mirage sem canards, e pegando o "gancho" dos 3 minutos (outra info nova, grato), recordo de ter lido sobre uma ocasião, durante as guerras de Israel, em que uma esquadrilha destes caças levou nada menos de OITO minutos para derrubar um único Hunter Jordaniano...
Olá, Túlio.

Quando eu comentei genericamente de três minutos, esse era o tempo limite para que não ficasse configurado um empate, em um combate 1 x 1 com engajamento face a face. Quando o treinamento começava com um dos aviões em vantagem (caçador contra alvo) o tempo era limitado a dois minutos.
Esse limite de tempo existia para que pudessem ser feitos vários engajamentos em uma missão. O combustível disponível normalmente era suficiente para em torno de dez minutos de combate. O restante da missão tinha os deslocamentos, posicionamentos, tráfegos, com duração total entre 35 e 45 minutos.
O número de combates face a face que terminavam empatados era grande. Nos combates a partir de posição vantajosa, era raro que alguém conseguisse reverter a vantagem e, quando isso acontecia, a razão não era o avião em si, mas o desempenho dos pilotos. F-5 tinha bem melhor índice ao transformar vantagem em vitória.
O programa de treinamento era complexo e incluia também engajamentos 2x1, 2x2 e até, mais raramente, 4x4. Algumas missões previam apoio de GCI (controle radar) para os oponentes e iniciavam do BVR.
Desculpe por alguma imprecisão, mas esses comentários referem-se há mais de duas décadas passadas. A memória do meu processador está restrita e obsoleta.
Abraço,

Justin




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#564 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jul 30, 2015 9:44 pm

Esse limite curto de tempo não acabava favorecendo a aeronave melhor em velocidade e altitude (Mirage III, apesar de ainda ter um índice inferior)?

E os engajamentos 4x4, alterava a razão de vitórias?




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#565 Mensagem por Penguin » Sex Jul 31, 2015 7:32 am

Texto muito interessante: How to win a dogfight, de autoria de um piloto com larga experiência em F-5, F-15, F-16 e Mig-29.

Link: http://foxtrotalpha.jalopnik.com/how-to ... 1682723379




Editado pela última vez por Penguin em Sex Jul 31, 2015 11:51 am, em um total de 1 vez.
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#566 Mensagem por FABIO » Sex Jul 31, 2015 11:38 am

Pessoal afinal aque 11 F-5 que a FAB comprou da Jordania vao ser modernizados ou foi dinheiro perdido????




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#567 Mensagem por JL » Sex Jul 31, 2015 12:31 pm

Sem querer abusar Justin, poderia detalhar um pouco mais a experiência da FAB, com relação aos F5E vs Mirage III, nas décadas iniciais, antes dos upgrades. Bem como alguma informação sobre o uso dos Matra R 530 na FAB, algo difícil para caramba de obter informações e hoje o míssil é peça de museu e tudo fica ainda no segredo.




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#568 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 31, 2015 3:57 pm

FABIO escreveu:Pessoal afinal aque 11 F-5 que a FAB comprou da Jordania vao ser modernizados ou foi dinheiro perdido????
Os Fox sim, os Echo acho que vão virar peças




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#569 Mensagem por arcanjo » Sáb Ago 01, 2015 9:53 am

joao fernando escreveu:
FABIO escreveu:Pessoal afinal aque 11 F-5 que a FAB comprou da Jordania vao ser modernizados ou foi dinheiro perdido????
Os Fox sim, os Echo acho que vão virar peças
Conforme ASAS, passarão pela modernização quatro F-5E e três F-5F.

http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=4027

abs.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#570 Mensagem por mmatuso » Sáb Ago 01, 2015 5:25 pm

Muito bom, com o nosso Hi(F5) - low(Gripen NG) estaremos bem protegidos.

Espero que F5 seja operado por mais algumas décadas.




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