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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Mar 18, 2010 11:34 am
por Guerra
knigh7 escreveu:
glauberprestes escreveu:Bom, vão aproveitar apenas a casca dele... O interior será 100% novo, mais ou menos o que 80% dos países que modernizaram o M113 fizeram. Manterão apenas o formato, e o recheio será todo revitalizado. Será que alguém consegue manter a capacidade anfíbia, e melhorar a blindagem dele?
Há blindagens leves, como a de cerâmica, que equipam os Super Tucanos, que resistem a até calibres .50 .

Entretanto, esse impotante item (alteração na blindagem) não consta do ROB.

Uma pergunta ao pessoal: sei que a blindagem frontal da M113 resiste a calibres de até .50 . Mas a blindagem lateral resiste pelo menos a calibres 7,62mm?
Dizem que sim.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Mar 18, 2010 11:41 am
por Guerra
jumentodonordeste escreveu:É isso mesmo que pensei depois que vi a redução dessas unidades.

Mas, mas, mas...

Não disseram que deveríamos esquecer as lagartinhas ?

Eu ouvi isos dentro do EB de gente grande, mas sempre disse que era lorota.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Mar 18, 2010 12:08 pm
por Glauber Prestes
Vamos dar nomes aos bois?

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Mar 21, 2010 1:37 am
por U-27

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Mar 21, 2010 10:44 am
por Paisano
Al-Talha??!!! :shock:

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Mar 21, 2010 2:53 pm
por Glauber Prestes
Talha? Oi?

Eu pensei nesses:

-O russo BMPT
-O indiano Abhay
-O alemão Marder
-O sueco CV90
-O italiano Dardo

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Mar 21, 2010 3:43 pm
por jumentodonordeste
Guerra escreveu:
jumentodonordeste escreveu:É isso mesmo que pensei depois que vi a redução dessas unidades.

Mas, mas, mas...

Não disseram que deveríamos esquecer as lagartinhas ?

Eu ouvi isos dentro do EB de gente grande, mas sempre disse que era lorota.
Vamos dar nome aos bois, Sargento.
Logo depois vamos encaminhá-los ao abate.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Mar 21, 2010 5:06 pm
por Bolovo
U-27 escreveu:uma escolha boa

http://en.wikipedia.org/wiki/Al-Talha
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Parece o Charrua.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Mar 21, 2010 10:22 pm
por Ilya Ehrenburg
Bolovo escreveu:
U-27 escreveu:uma escolha boa

http://en.wikipedia.org/wiki/Al-Talha
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Parece o Charrua.
Preste atenção!
Este é o famoso blindado do Paquistão "Al-Talha", projeto perfeito, por ter "DNA" britânico!
O Charrua não vingou pela miopia dos nossos governantes.
Quem sabe agora, o Charrua, anos luz à frente dos M - 113, venha a ser tornar uma realidade.
Queira o destino que sim!
Eu sei o que é o Charrua, que este blindado paquistanês, parece, mas não é... Mas, vamos brincar um pouco (Risos).

Imagem

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Mar 21, 2010 10:25 pm
por alex
Compra logo 200 BMP-3 dos russos e esquece qualquer lambança sobre os M-113.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Mar 21, 2010 10:36 pm
por Ilya Ehrenburg
Vejam esta ilustração:

http://www.combatreform.org/m113a3armormag.jpg

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Seg Mar 22, 2010 1:07 am
por U-27
ninguem captou minha piada? :mrgreen:

o veiculo parece ser bom

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Seg Mar 22, 2010 9:58 am
por helio
jauro escreveu:Ressuscitando tópico.

Vem coisa por aí.

PORTARIA Nº 012-EME, DE 9 DE MARÇO DE 2010.
Aprova os Requisitos Operacionais Básicos nº
01/10 - Viatura Blindada de Transporte de Pessoal
M113 B Modernizada - VBTP M113 BR.


REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS Nº 01 / 10
1. TÍTULO
Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113-B Modernizada - VBTP M113-BR
2. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS
a. Absolutos
1) Possuir autonomia superior a 400 km (quatrocentos quilômetros), em estrada, sem utilização de
tanques suplementares. (Peso nove)
8 - Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010.
2) Desenvolver, com peso de combate, velocidade máxima igual ou superior a 60 km/h (sessenta
quilômetros por hora) em rodovia plana da classe 2 (dois). (Peso nove)
3) Transpor, com peso de combate, rampa longitudinal com inclinação de 60% (sessenta por cento),
com os sistemas de lubrificação, de alimentação de combustível e de arrefecimento em condições
normais de trabalho, subindo e descendo, de frente e de ré. (Peso nove)
4) Transpor, com peso de combate, rampa lateral com inclinação de 30% (trinta por cento), com os
sistemas de lubrificação, de alimentação de combustível e de arrefecimento em condições normais
de trabalho, transitando com inclinação à direita e à esquerda. (Peso nove)
5) Transpor obstáculo vertical de 0,60 m (zero vírgula sessenta metros) de altura, com peso de
combate. (Peso nove)
6) Ultrapassar vão horizontal (trincheira) de 1,60 m (um vírgula sessenta metros) de largura, com peso
de combate. (Peso nove)
7) Possuir raio de giro inferior a 7 m (sete metros). (Peso nove)
8) Ser anfíbia (fluvial) sem preparação e possuir manobrabilidade na transposição de cursos d’água.
(Peso nove)
9) Desenvolver velocidade igual ou superior a 5 km/h (cinco quilômetros por hora) nas vias aquáticas
sem correnteza. (Peso nove)
10) Apresentar ergonomia adequada à operação de seus diversos equipamentos. (Peso nove)
11) Possuir o banco do motorista com regulagens horizontal e vertical. (Peso nove)
12) Possuir cinto de segurança para o motorista e para o atirador, com fixação em 3 (três) ou 4
(quatro) pontos. (Peso nove)
13) Possuir, o compartimento do motorista, periscópios de visão diurna e noturna, com ângulo de
visão que permita ao motorista conduzir a viatura com segurança, quando dirigindo com a
escotilha fechada. Os equipamentos devem possuir proteção contra incidência de radiação laser.
(Peso nove)
14) Possuir indicadores e medidores que dêem ao motorista informações sobre o funcionamento dos
sistemas vitais da viatura. (Peso nove)
15) Possuir placa informativa no painel, conforme especificação do Exército Brasileiro, contendo
informações básicas sobre as características operacionais, técnicas e logísticas da viatura. (Peso
nove)
16) Possuir caixa de transmissão automática. (Peso nove)
17) Alojar e transportar no seu interior a guarnição da viatura composta de 02 (dois) homens e mais 01
(um) GC constituído de 09 (nove) homens, todos armados, equipados e municiados; considerar,
também, o material de comunicações, água e alimentação. (Peso nove)
18) Possuir disposição interna que possibilite o máximo conforto e segurança à tropa transportada,
inclusive com uso de cinto de segurança. (Peso nove)
19) Permitir o embarque e o desembarque de um GC, com facilidade, segurança e rapidez, mesmo
com a viatura em movimento. (Peso nove)
20) Sustentar velocidade mínima compatível com a velocidade de marcha da tropa a pé. (Peso nove)
21) Permitir o engajamento de alvos em 360º (trezentos e sessenta graus) de ângulo horizontal em
torno do atirador com o armamento orgânico da viatura, mantendo, no mínimo, as possibilidades
de realização do tiro existentes no sistema de armas original. (Peso nove)
22) Possuir suporte externo, dos dois lados da viatura, para apoio do fuzil automático pesado (FAP)
com bipé, que possibilite a realização do tiro quando em deslocamento e com a escotilha de carga
Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010. - 9
aberta. (Peso nove)
23) Possuir periscópios de visão diurna para o atirador da VBTP. (Peso nove)
24) Possuir quilometragem média entre falhas superior a 2500 km (dois mil e quinhentos
quilômetros). (Peso nove)
25) Possuir condições de ser operada e manutenida sob quaisquer condições climáticas da área
operacional do continente (AOC), excluída a área estratégica da Amazônia. (Peso nove)
26) Possuir índice de disponibilidade (razão entre o tempo de operação da VBTP e a soma dos tempos
de operação e de manutenção corretiva da VBTP) superior a 70% (setenta por cento). (Peso dez)
27) Possuir alças de amarração para o seu transporte multimodal, içamento e reboque rodoviário.
(Peso dez)
28) Possuir motor alimentado a óleo diesel, com alto grau de confiabilidade e baixo nível de emissões.
(Peso dez)
29) Ser dotada de ferramental e sobressalentes destinados à manutenção de 1º escalão. (Peso dez)
30) Possuir manual de operação, manual de manutenção de 1º escalão, carta guia de lubrificação e
livro registro da viatura, escritos em língua portuguesa, na quantidade de um por viatura. (Peso
dez)
31) Possuir manual de manutenção de 2º e 3º escalões e catálogos de peças, escritos em língua
portuguesa, nas quantidades a serem definidas em contrato. (Peso dez)
32) Possuir sistema de iluminação militar, que permita o deslocamento da viatura com disciplina de
luzes. (Peso dez)
33) Possuir adequada proteção para os componentes do sistema de iluminação. (Peso dez)
34) Possuir chave geral para desativar o sistema elétrico, posicionado em local de fácil acesso para o
motorista. (Peso dez)
35) Possuir dispositivo de proteção contra sobrecarga e curto-circuito, mediante a utilização de
disjuntores ou fusíveis. (Peso dez)
36) Possuir sistema elétrico com circuitos independentes para o sistema de alimentação da viatura e
para o sistema de alimentação dos equipamentos de comunicações instalados. (Peso dez)
37) Possuir infra-estrutura para a instalação de dois equipamentos-rádio, dos grupos 2 e 3. (Peso dez)
38) Possuir um sistema de intercomunicadores para a guarnição da viatura. (Peso dez)
39) Possuir eficientes sistemas de ventilação e exaustão forçadas nos compartimentos do motorista e
de combate. (Peso dez)
40) Possuir sistema portátil de combate a incêndio de fácil localização e manuseio, capaz de ser
operado por qualquer elemento. (Peso dez)
41) Possuir sistema fixo de combate a incêndio para o compartimento do motor, com possibilidade de
ser acionado do interior da viatura pelo motorista e, alternativamente, do exterior da viatura. (Peso
dez)
42) Possuir sistema de freios de serviço e de estacionamento, que sejam eficientes em todas as
situações de emprego da viatura. (Peso dez)
43) Possuir sistema de drenagem, com bomba de porão, com capacidade de funcionamento mecânico
quando houver falha no sistema principal, que permita o rápido escoamento de líquidos
acumulados no interior da viatura, durante a travessia de cursos d’água. (Peso dez)
44) Ser pintada nas cores e padrão estabelecidos pelo Exército Brasileiro. (Peso dez)
45) Possuir lagartas com patins e almofadas substituíveis. (Peso dez)
10 - Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010.
b. Desejáveis
1) Possuir sistema de direção comandado por volante. (Peso seis)
2) Possuir sistema de freio acionado por pedal. (Peso seis)
3) Possuir quilometragem média entre falhas superior a 3000 km (três mil quilômetros). (Peso seis)
4) Possuir baixa assinatura térmica. (Peso seis)
5) Apresentar baixos níveis de ruído (motor e lagartas). (Peso cinco)
6) Possuir sistema de direção servo-assistido, com capacidade de funcionamento mecânico quando
houver falha no sistema principal. (Peso cinco)
7) Possuir guincho, montado externamente (fixo ou amovível), capaz de tracionar viatura semelhante.
(Peso quatro)
8) Possuir sistema automático para detecção e extinção de incêndios no compartimento de combate.
(Peso seis)
9) Possuir sistema de lançamento de granadas fumígenas para mascaramento da viatura, com o
acionamento comandado do seu interior. (Peso cinco)
10) Possuir clinômetro no compartimento do motorista, de fácil leitura, que informe o grau de
inclinação longitudinal e transversal da viatura. (Peso quatro)
11) Possuir periscópios de visão noturna para o atirador da VBTP, com proteção contra incidência de
radiação laser. (Peso quatro)
12) Possuir sistema de refrigeração para o compartimento de combate. (Peso quatro)
13) Possuir motor multicombustível. (Peso quatro)
MEMÓRIA JUSTIFICATIVA DOS ROB Nº 01 / 10
Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113-B Modernizada - VBTP M113-BR
Nº DO
REQUISITO J U S T I F I C A T I V A
a. Absolutos
01 Permitir o deslocamento a grandes distâncias, sem a necessidade de reabastecimento.
02 Permitir o deslocamento a velocidades compatíveis com seu emprego, especialmente para
acompanhar os CC Leopard 1A5.
03 Possibilitar a ultrapassagem de obstáculos existentes no TO e permitir boa mobilidade
tática.
04 Possibilitar a ultrapassagem de obstáculos existentes no TO e permitir boa mobilidade
tática.
05 Possibilitar a ultrapassagem de obstáculos existentes no TO e permitir boa mobilidade
tática.
06 Possibilitar a ultrapassagem de obstáculos existentes no TO e permitir boa mobilidade
tática.
07 Facilitar a manobrabilidade do veículo em qualquer terreno. A VBTP M113 original possuía
raio de giro inferior a 7 m, característica essa que não deve ser prejudicada pela
modernização.
08 Possibilitar a ultrapassagem (sem o apoio da Engenharia) dos numerosos cursos d’água
existentes nas regiões de provável emprego do veículo.
09 Velocidade de ultrapassagem de curso d’água que era atingida pela VBTP M113 original,
Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010. - 11
Nº DO
REQUISITO J U S T I F I C A T I V A
que não deve ser prejudicada pela modernização.
10 Diminuir o desgaste físico da guarnição e da tropa e facilitar as ações necessárias à sua
operação.
11 Permitir o ajuste do banco do motorista, facilitando a dirigibilidade do veículo.
12 Propiciar segurança aos ocupantes da viatura.
13 Possibilitar o emprego em operações noturnas e evitar danos à visão do motorista.
14 Possibilitar ao motorista a visualização das condições de funcionamento e controle do
veículo, quando necessário.
15 Facilitar a correta operação do MEM.
16 Facilitar a condução da viatura em combate e diminuir as panes causadas pelo motorista.
17 Fração tática a ser transportada, de acordo com a doutrina vigente.
18 Proporcionar segurança à tropa transportada e reduzir a fadiga do combatente durante os
deslocamentos.
19 Facilitar e dar agilidade às operações de embarque e desembarque do pessoal.
20 Possuir sistema de controle do carro e de refrigeração do motor que permita ao veículo
deslocar-se a baixa velocidade.
21 Manter, no mínimo, a capacidade de execução de tiro e a potência de fogo existentes na
VBTP M113-B.
22 Melhorar as condições de execução do tiro embarcado pelos atiradores do GC.
23 Manter, no mínimo, a capacidade de execução de tiro e a potência de fogo existentes na
VBTP M113-B.
24 Propiciar confiabilidade ao MEM modernizado.
25 Ter condições de operar no TO de seu provável emprego.
26 Propiciar confiabilidade ao MEM.
27 Permitir amarrar o veículo quando de seu transporte e, também, içá-lo e rebocá-lo, quando
necessário.
28 Facilitar o suprimento de combustíveis no TO.
29 Possibilitar a realização da manutenção de 1º escalão pela guarnição.
30 Propiciar a distribuição dos manuais necessários ao usuário, a fim de facilitar a execução da
manutenção orgânica da viatura.
31 Propiciar a distribuição racional dos manuais necessários aos escalões de manutenção,
diminuindo o custo de aquisição dos mesmos.
32 Permitir o deslocamento do veículo à noite, com disciplina de luzes.
33 Proteger o sistema de iluminação do veículo contra choques diversos.
34 Facilitar a manutenção e aumentar a segurança do sistema elétrico.
35 Aumentar a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico.
36 Permitir o uso do equipamento rádio quando o veículo estiver parado e o motor desligado,
sem descarregar as baterias da viatura.
37 Permitir a instalação dos Cj Rd adotados pelo EB, sem que haja necessidade de realizar
adaptações na viatura ou nos equipamentos.
38 Permitir a comunicação entre os elementos da guarnição do veículo.
39 Propiciar o conforto térmico e a renovação de ar aos combatentes.
40 Debelar princípios de incêndio no compartimento da tropa e da guarnição, reduzindo os
riscos de danos aos ocupantes e ao veículo.
41 Debelar princípios de incêndio no compartimento do motor, reduzindo os riscos de danos
aos ocupantes e ao veículo.
42 Atender requisitos de segurança.
43 Proporcionar segurança nas operações anfíbias, garantindo a flutuabilidade e a navegação
da VBTP.
44 Adequar a camuflagem da VBTP ao(s) TO de provável emprego do MEM.
12 - Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010.
Nº DO
REQUISITO J U S T I F I C A T I V A
45 Facilitar e reduzir os custos de manutenção do trem de rolamento.
b. Desejáveis
01 Facilitar a dirigibilidade do veículo e reduzir a fadiga do motorista.
02 Facilitar a dirigibilidade do veículo e reduzir a fadiga do motorista.
03 Proporcionar maior confiabilidade ao MEM.
04 Dificultar a detecção do veículo por sensores tipo “imagem térmica”.
05 Diminuir a possibilidade de detecção da viatura pelo inimigo.
06 Facilitar a dirigibilidade do veículo e reduzir a fadiga do motorista.
07 Permitir ao veículo ultrapassar determinados atoleiros se auto-rebocando ou rebocar outros
carros.
08 Permitir rápida resposta a qualquer princípio de incêndio.
09 Possibilitar o emprego de fumígenos para dificultar sua exata localização pelo inimigo.
10 Facilitar a condução do veículo.
11 Possibilitar o emprego em operações noturnas e evitar danos à visão do usuário.
12 Diminuir a fadiga da tropa.
13 Facilitar o apoio logístico.
Amigos
pelo ROB publicado faço as seguintes considerações :
1- Ao contrário de muitos boatos o EB não pretende descarregar os M113
2- Dando uma rápida lida no ROB, posso concluir INICIALMENTE o seguinte:
2a- Pretendem sanar uma das maiores deficiencias do M113 que equipam os BIB, que é a de poder acompanhar os Leopard 1 nos TO, dando mais potencia ao motor
2b- Esta potencia não será obrigatoriamente grande pois embora conta como quesito de peso 9 a necessidade de raio de giro menor que 7m (Item 7) , não há obrigatoriedade de possuir sistema de direção comandada por volante (item 1 dos desejáveis). Isto quer dizer que não obrigatoriamente o blindado terá capacidade de pivotear sobre seu eixo, item básico na modernização padrão M113A2 e M113A3
2c- Para que o blindado possa atingir velocidade compativel para acompanhar o Leopard 1 em ambiente QT além de um motor mais potente, um item ausente no ROB está na exigencia de uma nova especificação de sistema de suspensão. A ausencia desta exigencia pode causar um grande desconforto aos tripulantes quando estiver desenvolvendo uma velocidade alta, podendo comprometer até a integridade física deles.
3- Pode ser( esta é uma opinião minha) que este pequeno upgrade será feito para dar uma sobrevida de mais 10~15 anos ao M113 até que o Brasil produza ou adquira o seu substituto.
Não sei se com a injeção de verba para o novo VBTP-MR tenhamos a curto prazo verba para desenvolver um novo VBTP -ML

Quanto ao Charrua gostaria de esclarecer que o seu projeto não contemplaria uma substituição do M113, pois as suas dimensões não permitem ser aerotransportadas.
Gostaria de esclarecer também que o Charrua não foi projetado a partir do M59 como algumas bibliografias referem. Ele possui as dimensões para aproveitar o chassis e suspensão do M41, e não por algum requisito de ter dimensões maiores. O seu motor dianteiro foi projetado não pela Motopeças, e sim pela BERNARDINI a pedido do Gen. Argus comandante do CTEx na época.

Um abraço

Hélio

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Seg Mar 22, 2010 10:05 am
por joao fernando
Pows, entra no Talha

Sai do talha. Troca o oleo do Talha

Nas vendas internacionais, somente o Talha leva 15 soldados todos equipados (Talha larga)

Coitado do nosso amigo Talharim, profeta do apocalipse, vulgo Talha

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Mar 28, 2010 8:38 pm
por jauro
O projeto está novamente em vigor com algumas mudanças.

PORTARIA Nº 017-EME, DE 18 DE MARÇO DE 2010.
Aprova a Diretriz de Implantação do Projeto de
Modernização da VBTP M113-B.

OBJETIVOS DA DIRETRIZ
a. Orientar os trabalhos relativos à implantação do projeto de modernização parcial da frota de VBTP
M113 B.
b. Estabelecer as condições de execução do projeto de modernização, de modo a orientar os Órgãos
envolvidos, discriminando os sistemas da viatura a serem modernizados, a origem dos recursos, a
quantidade anual de viaturas, a origem e o destino das viaturas, as OM e os órgãos envolvidos e o
ciclo de trabalho.
c. Estabelecer os critérios de aceitação para a viatura modernizada, VBTP M113 BR.
d. Definir as atribuições dos diferentes Órgãos e OM do Exército envolvidos no projeto.


Justificativa do projeto
1) As VBTP M113 B, distribuídas aos elementos de fuzileiros dos BIB e dos RCB, não possuem
as características necessárias a uma viatura blindada de combate de fuzileiros, dentro do atual
conceito do combate de blindados.
2) A previsão para a obtenção das VBC-Fuz com as características necessárias para reaparelhar
as forças blindadas do Exército, seja por aquisição no mercado, interno ou externo, ou por
desenvolvimento pelo Sistema de Ciência e Tecnologia, é de longo prazo.
3) As VBTP M113 B ainda possuem emprego previsto nas OM das Bda Bld para uso nas Seções
de Operações e nas Seções de Inteligência dos RCB, dos BIB e dos RCC, além de dotar, em
pequena quantidade, as OM de Apoio ao Combate dessas GU.
4) Há, também, a necessidade de dotar as OM das Bda Bld com viaturas blindadas especializadas
(VBE) tais como: VBE-Amb, VBC-Eng, VBE-Soc, VBE-Ofc, VBE-PC, VBC-Mrt, VBCAAe,
VBC-AC, VBE-Com, VBE-CDT e VBE-Rdr. Algumas dessas viaturas blindadas
poderão originar-se da modernização/transformação futura das VBTP existentes.
5) A atual frota de 584 viaturas M113 B do Exército tem mais de quarenta anos de fabricação e
vinte e três anos desde a última repotencialização. O longo período de utilização desde a
repotencialização da frota resultou em elevado índice de indisponibilidade, atualmente de
55%, o que compromete o seu emprego operacional.
6) O Modelo Administrativo do Ciclo de Vida dos Materiais de Emprego Militar (IG 20-12)
prevê que ao ser atingido o fim do ciclo de vida do MEM deva ser realizada a 4ª Reunião
Decisória (RD) para definir quanto ao destino a ser dado ao material.
7) Realizada em 13 Dez 07, a 4ª RD decidiu pela modernização parcial da frota de M113 B, para
atender ao adestramento dos BIB, RCB e OM Apoio ao Combate das Bda Bld, tendo em vista
a impossibilidade de obtenção da VBC Fuz no médio prazo.
7) Realizada em 02 Dez 09, a 4ª RD decidiu pela modernização parcial da frota de M113-B,
para atender ao adestramento dos BIB, dos RCB e das OM de Apoio ao Combate das Bda Bld,
tendo em vista a impossibilidade de obtenção da VBC Fuz no médio prazo. No entanto, em
função das dificuldades orçamentárias, as VBTP M113-B não submetidas ao processo de
modernização, deverão sofrer manutenção de 4º Escalão.


Objetivos do projeto
1) O objetivo prioritário do projeto de modernização das VBTP M113 B é colocar as subunidades
de fuzileiros blindados das GU blindadas e mecanizadas em estado operativo, de modo a não
comprometer o adestramento dessas frações, realizando a modernização de 350 VBTP
M113 B.
1) O objetivo prioritário do projeto de modernização das VBTP M113-B é colocar as
subunidades de fuzileiros blindados das GU blindadas e mecanizadas em estado operativo, de
modo a não comprometer o adestramento dessas frações, realizando a modernização de até 376
(trezentos e setenta e seis) VBTP M113-B.

2) Manter elevado o índice de disponibilidade das VBTP M113 BR.
3) Reduzir o custo e o tempo das manutenções preventiva e corretiva, pelo aperfeiçoamento e
nacionalização de sistemas e componentes das VBTP M113 BR.
4) Estender o ciclo de vida das VBTP M113 BR por, pelo menos, 20 anos.

Premissas do projeto de modernização das VBTP M113B
1) A implantação da Família Leopard 1 nos RCC e nos RCB impõe que as viaturas dos fuzileiros
blindados, que devem constituir FT com aqueles CC, tenham condições de acompanhar essas
VBC-CC. Ressalta-se a possibilidade de participação no combate noturno, por meio de
optrônicos, particularmente nas unidades das GU blindadas que serão dotadas com o Leopard
1A5, habilitados para esse tipo de combate.
1) A implantação da Família Leopard 1 nos RCC e nos RCB impõe que as viaturas dos
fuzileiros blindados, que devem constituir FT com aqueles CC, apresentem desempenho
satisfatório, considerando as naturais limitações do material e os objetivos que se busca alcançar
com a modernização.

2) A modernização das VBTP M113B nas Bda Bld exige uma adequação em sistemas dessa
viatura, na qual o custo-benefício atenda imposição de preservação da operacionalidade das
GU Bld, ao mesmo tempo que otimize a função logística “manutenção” da versão
modernizada.
3) A modernização deverá incluir o aperfeiçoamento e a busca da nacionalização, quando
cabível, dos principais sistemas da VBTP M113 B e englobar a revitalização completa dos
demais sistemas, de modo a proporcionar o desempenho operacional desejado e permitir o
adequado suporte logístico.
4) Apesar da característica atual de blindagem das viaturas M113 B, o projeto não deve
contemplar o acréscimo de proteção blindada, para não interferir, desnecessariamente, em
outras características da viatura e, também, não influir nas condicionantes de outros sistemas.
5) Quando da obtenção das VBC Fuz, as VBTP modernizadas M113 BR dos BIB e RCB poderão
ser remanejadas para as OM de Apoio ao Combate das Bda Bld ou ser transformadas nas
diversas versões de VBE.
6) O projeto será conduzido pelo Departamento Logístico, com apoio do EME, dos demais
Órgãos Setoriais e dos C Mil A.
7) O projeto deverá ter sua execução, em princípio, na área do CMS, visando reduzir custos de
transporte.
8) O projeto abrangerá a modernização parcial da atual frota de VBTP M113 B do Exército, em
uma quantidade definida em 350 viaturas, com prioridade para atendimento das SU de Fuz dos
BIB e RCB, visando sanar as atuais deficiências operacionais e logísticas desse material.
8) O projeto abrangerá a modernização parcial da atual frota de VBTP M113-B do Exército,
em uma quantidade definida em até 376 (trezentos e setenta e seis) viaturas, com prioridade para
atendimento das SU de Fuz dos BIB, Esqd Fuz/20º RCB, Esqd dos RCC e Esqd Fuz dos demais
RCB e OM/Ap, visando sanar as atuais deficiências operacionais e logísticas desse material.

9) A origem dos recursos para atender o projeto de modernização no ano de 2008 será,
prioritariamente, da Ação 5375.
10)A empresa contratada para executar o projeto realizará, inicialmente, a modernização de uma
VBTP M113 B, a ser disponibilizada pelo Exército Brasileiro, como protótipo da VBTP
M113 BR. Essa primeira fase do projeto só será aceita e recebida pelo Exército após a
aprovação do protótipo nas avaliações técnica e operacional.
10) A empresa contratada para executar o projeto realizará, inicialmente, a modernização de
uma VBTP M113-B, a ser disponibilizada pelo Exército Brasileiro, como protótipo da VBTP
M113-BR. Essa primeira fase do projeto só será aceita e recebida pelo Exército após a
aprovação do protótipo na avaliação executada pelo CAEx.

11) O lote piloto será constituído por 09 (nove) VBTP M113 BR.
11) O lote piloto será constituído por 09 (nove) VBTP M113-BR e também será avaliado pelo
CAEx.


A modernização da VBTP M113 B seguirá as seguintes fases do ciclo de vida dos
materiais de emprego militar, conforme previsto nas IG 20-12:
(1) modernização de uma VBTP M113 B - protótipo da VBTP M113 BR;
(2) avaliação técnica e operacional do protótipo;
(3) modernização de um lote piloto de 09 (nove) VBTP M113 B;
(4) avaliação técnica e operacional do lote piloto; e
(5) modernização das demais viaturas previstas.
e. Implantação do Projeto
1) O Gerente do Projeto será um Oficial-General indicado pelo COLOG e nomeado em
Portaria do EME.
2) O cargo de Supervisor do Projeto será ocupado por um oficial superior designado pelo
COLOG.
3) No decorrer do projeto, as responsabilidades específicas que ultrapassem o poder decisório
do Gerente do Projeto deverão ser submetidas ao Cmt Log.
4) Faseamento do projeto
a) A modernização da VBTP M113-B seguirá as seguintes fases do ciclo de vida dos
materiais de emprego militar, conforme previsto nas IG 20-12:
(1) modernização de uma VBTP M113- B – protótipo da VBTP M113-BR;
(2) avaliação do protótipo;
(3) modernização de um lote piloto de 09 (nove) VBTP M113-B;
(4) avaliação do lote piloto; e
(5) modernização das demais viaturas previstas.
b) Discriminação da distribuição dos MEM modernizados:


2010- 10
2011- 91
2012- 91
2013- 92
2014- 92
Total- 376
5) Outras instruções julgadas necessárias
a) As viaturas em pior estado de indisponibilidade devem ter prioridade para passarem pelo
processo de modernização. Todo o esforço dos órgãos envolvidos deve ter como foco o
atendimento dessa prioridade, com o objetivo de manter o maior número possível da
frota atual em condições de operar ao final do Projeto de Modernização e de anular o
número de viaturas indisponíveis, atualmente, que estejam “canibalizadas” ou muito
precárias.
b) Para o atendimento do item anterior o COLOG deverá executar, se for o caso, as
transferências de MEM necessárias, depois de autorizado pelo EME.

Sistemas a serem modernizados
1) Principais Sistemas a serem modernizados
a) Sistema do Trem de Força: Motor/Transmissão
b) Sistema de arrefecimento
c) Sistema de suspensão e trem de rolamento
d) Sistema de direção e comandos do motorista
e) Sistema de observação
f) Sistema de comunicações
g) Sistema elétrico
2) Sistemas/Itens Secundários para modernização
a) Portas, escotilhas, dobradiças, dispositivos de retenção e trincos
b) Sistema de navegação
c) Sistema de armas
d) Sistema de lubrificação
e) Sistema de ventilação interna
f) Sistema de alimentação
g) Sistema de combate a incêndio

f. Sistemas a serem modernizados
1) Principais Sistemas a serem modernizados
a) Sistema do Trem de Força: Motor/Transmissão
b) Sistema de arrefecimento
c) Sistema de suspensão e trem de rolamento
d) Sistema elétrico
2) Sistemas/Itens Secundários para modernização
a) Portas, escotilhas, dobradiças, dispositivos de retenção e trincos
b) Sistema de navegação
c) Sistema de lubrificação
d) Sistema de ventilação interna
e) Sistema de alimentação
f) Sistema de combate a incêndio
g. Requisitos Operacionais Básicos para a versão M113 BR
A VBTP M113 BR deverá atender os Requisitos Operacionais Básicos (ROB) nº 01/10 – Viatura
Blindada de Transporte de Pessoal M113-B Modernizada – VBTP M113-BR.