MIX RAFALE+F-16, a melhor opção bi+mono?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#556 Mensagem por orestespf » Dom Ago 05, 2007 8:58 pm

Edu Lopes escreveu:Né sacanagem não, realmente essa novela enche o saco mesmo. Imagino vocês que acompanham essa lengalenga há muito mais tempo que eu.

Alguém sabe como anda a carteira de pedidos do Rafale? Quais países estão interessados nele?

Continuo achando que os franceses não são fornecedores de confiança, vide o que fizeram com os argentinos, e realmente não gostaria de material francês por aqui.

Sei lá, não consigo gostar desse tal de Rafale (e ainda acho ele feio pra cacete, como todo delta).

Olá Edu,

até agora, só a França mesmo que comprou Rafale. Tá difícil vender o brinquedo.

Mas, como disse o amigo Luiz Basto, gosto não se discute, mas acho que exagerou ao dizer que o Rafale é feio. O bicho é lindo! Adoro os SU´s, mas o Rafale é fantástico também, tem linhas muito bem pensadas.

Mas talvez o seu caso seja igual a lançamento de carro novo, no início parece que alguns são horríveis, depois nos apaixonamos.

Sds,

Orestes

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#557 Mensagem por Dieneces » Dom Ago 05, 2007 9:05 pm

orestespf escreveu:
Edu Lopes escreveu:Né sacanagem não, realmente essa novela enche o saco mesmo. Imagino vocês que acompanham essa lengalenga há muito mais tempo que eu.

Alguém sabe como anda a carteira de pedidos do Rafale? Quais países estão interessados nele?

Continuo achando que os franceses não são fornecedores de confiança, vide o que fizeram com os argentinos, e realmente não gostaria de material francês por aqui.

Sei lá, não consigo gostar desse tal de Rafale (e ainda acho ele feio pra cacete, como todo delta).

Olá Edu,

Mas, como disse o amigo Luiz Basto, gosto não se discute, mas acho que exagerou ao dizer que o Rafale é feio. O bicho é lindo! Adoro os SU´s, mas o Rafale é fantástico também, tem linhas muito bem pensadas.

Mas talvez o seu caso seja igual a lançamento de carro novo, no início parece que alguns são horríveis, depois nos apaixonamos.

Sds,

Orestes
Acho que o meu sobrinho vai comprar um Renault Logan. :twisted:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Plinio Jr
Sênior
Sênior

#558 Mensagem por Plinio Jr » Dom Ago 05, 2007 9:28 pm

O Rafale é um dos caças mais bonitos da atualidade, não há como negar, mas cada um tem seu gosto...

A FAB paga pelo preço de não se ter uma politica adequada de aquisição de equipamentos militares neste país, agora sai as pressas atrás de um novo vetor...vai ser dificil fazer ¨um bom negócio¨.

Quanto a vendas, vivemos um momento complicado, muito diferente dos anos dourados de guerra fria que vendia-se bilhões pelo mundo, hj com orçamentos apertados e muita concorrência, não é nada fácil vender....indiferente qual a procedência, americana, francesa, russa, inglesa entre outros.... :!:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#559 Mensagem por Morcego » Dom Ago 05, 2007 10:50 pm

orestespf escreveu:

Olá Edu,

Sds,

Orestes

Marrocos parece que já decidiu, e tem mais um ai que não lembro o nome.

Dieneces
Sênior
Sênior

#560 Mensagem por Dieneces » Dom Ago 05, 2007 10:52 pm

A Líbia é provável que o compre.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#561 Mensagem por pafuncio » Dom Ago 05, 2007 10:59 pm

Dieneces escreveu:A Líbia é provável que o compre.

Quando é que o Sarkozy visitará o Brasil ?

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
orestespf
Sênior
Sênior

#562 Mensagem por orestespf » Dom Ago 05, 2007 11:23 pm

Dieneces escreveu:
orestespf escreveu:

Olá Edu,

Sds,

Orestes
Acho que o meu sobrinho vai comprar um Renault Logan. :twisted:

Saravá meu tio!

Odeio carros americanos, mas odeio ainda mais os carros franceses. Para piorar, carro russo não conta. Tá difícil...

Acho melhor comprar um carro europeu, mas um caça de outra "vertente". O carro é pra mim, mas o caça, bem... Deixa para os "fabianos". hehehehee

A sua bênção,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#563 Mensagem por orestespf » Dom Ago 05, 2007 11:32 pm

morcego escreveu:
orestespf escreveu:

Olá Edu,

Sds,

Orestes

Oi Morcego,

e qual o peso político disso? O mesmo caso se o Brasil comprar 16 ou 24 unidades de Rafale, ou seja, nenhum! Desde que fiquemos só nisso...

Adoro o Rafale e ficaria muito feliz em vê-los por estas bandas, mas acredito que seriam poucas unidades. E este é o problema, pois temos que substituir os atuais meios mais dia, menos dia.

Acredito que o Rafale não seja o vetor mais adequado para ser o único caça da FAB. Alguém imagina a FAB com cerca de 100 Rafales operacionalmente ativos um dia? Eu não! Da mesma forma que um SU-35, que até gostaria vê-los por aqui, mas...

A FAB precisa de algo mais "pé no chão" e ir avançando de forma "sustentada" aos poucos. Tudo de uma vez seria um engodo.

Só espero que o povo lá de cima mais os "brigadeiros mór" tenham juízo, que façam uma boa escolha para a força e para o sistema de defesa do país.

Chega de brinquedos bonitos que não podem ser usados na terra, pois sujam e se estragam. Precisamos de algo que realmente seja operacional e que de certa forma "intimide" qualquer aventureiro de plantão.

Sds,

Orestse

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#564 Mensagem por Morcego » Seg Ago 06, 2007 10:36 am

orestespf escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:

Olá Edu,

Sds,

Orestes

Oi Morcego,

e qual o peso político disso? O mesmo caso se o Brasil comprar 16 ou 24 unidades de Rafale, ou seja, nenhum! Desde que fiquemos só nisso...

Adoro o Rafale e ficaria muito feliz em vê-los por estas bandas, mas acredito que seriam poucas unidades. E este é o problema, pois temos que substituir os atuais meios mais dia, menos dia.

Acredito que o Rafale não seja o vetor mais adequado para ser o único caça da FAB. Alguém imagina a FAB com cerca de 100 Rafales operacionalmente ativos um dia? Eu não! Da mesma forma que um SU-35, que até gostaria vê-los por aqui, mas...

A FAB precisa de algo mais "pé no chão" e ir avançando de forma "sustentada" aos poucos. Tudo de uma vez seria um engodo.

Só espero que o povo lá de cima mais os "brigadeiros mór" tenham juízo, que façam uma boa escolha para a força e para o sistema de defesa do país.

Chega de brinquedos bonitos que não podem ser usados na terra, pois sujam e se estragam. Precisamos de algo que realmente seja operacional e que de certa forma "intimide" qualquer aventureiro de plantão.

Sds,

Orestse

Eu particularmente prefiro soluções BI e MONO turbina.

apenas quiz dizer que o RAFALE já tem cliente externo, inclusive um parece ser a LIBIA e a OPOSIÇÃO FRANCESA esta até questionando o SAZO sobre esses fornecientos para a LIBIA.

Edu Lopes
Sênior
Sênior

#565 Mensagem por Edu Lopes » Seg Ago 06, 2007 8:03 pm

Boa noite a todos.

Luiz Bastos escreveu:Querido amigo. Gosto não se discute, mas falar que o Rafa é feio pra kct. Me desculpe, mas esta foi demais para meu pobre coração, pois embora eu seja fã dos russos, eu acho o Rafa lindão. Um forte abraço no amigo.

Grande Luiz,

Cara, eu sabia que meu comentário iria fazer disparar alguns corações, mas espero que os amigos estejam com o relógio em dia (estava preocupado com o do morcego). Realmente gosto não se discute, se lamenta.

orestespf escreveu:...até agora, só a França mesmo que comprou Rafale. Tá difícil vender o brinquedo.

Olá Orestes,

Estranho isso, não acha? Um caça tão bom deveria despertar interesse de qualquer Força Aérea, principalmente na Europa. Será o preço? Será que a incapacidade da Dassault de fabricar e entregar em curto/médio prazo pode estar atrapalhando as vendas?

orestespf escreveu:e qual o peso político disso? O mesmo caso se o Brasil comprar 16 ou 24 unidades de Rafale, ou seja, nenhum! Desde que fiquemos só nisso...

Era ai que eu queria chegar. Eu posso achar o Rafale feio, mas jamais diria que não é um grande caça, mas também não consigo enxergar a FAB comprando mais que 24 unidades e isso não resolve o nosso problema. Precisamos de uma força aérea compatível com nosso território e, principalmente, agora com essa tendência ao retrocesso por parte de alguns vizinhos.

Vou tentar desenvolver um raciocínio e, por favor, me corrijam se estiver falando besteira. Quando a Dassault projeta seus aviões o faz primeiro pensando nas necessidades da França e depois nas exportações, correto? A França é menor que Minas Gerais.

Quando a Sukhoi ou a Mikoyan projeta seus aviões o faz, principalmente, de acordo com as necessidades da Rússia, que é um país de dimensões continentais. Mesma coisa para os fabricantes americanos.

Por isso que acho que o Brasil deveria optar por um caça desenvolvido para um país com dimensões semelhantes a nossa. Não precisaria nem ser russo, adoraria ver o Eagle e o Hornet por aqui (além do Viper, claro), mas ai entra a questão do preço e o Flanker leva vantagem nesse quesito. Pelo preço de um Rafale quantos Flankers nós poderíamos comprar?

E, por favor, não venham com aquele papo de “logística e doutrina”, pois isso também terá que ser mudado caso venha o Rafa. O ele é igual ao Mirrage? Eu já escrevi isso em outro tópico e repito, estamos tão defasados que qualquer caça de geração superior aos nossos F-5 e Mirages resultarão em profundas mudanças em nossas logísticas e doutrinas. Falei besteira?

Vocês concordam que a FAB objetiva ter caça de 5ª geração daqui a alguns anos? Então, poderíamos participar do PAK-FA e como sócios importantes. Não sei se o Brasil teria uma participação tão grande no F-35, uma vez que os EUA têm menos “problemas de caixa” que a Rússia, mas também deve ser sonho de consumo da FAB. O Rafale é 4ª geração, não é? Então se comprarmos Rafale e lá pra 2035 partirmos para um 5ª geração, F-35 ou PAK-FA, o Rafa vai ser o low? Podemos nos dar esse luxo?

Tenho, sim, um pé atrás com os franceses, mas não sou louco de dizer que o Rafale é uma merda (só acho feio) e acho muito melhor termos 60 Flankers que 24 Rafas.

Rafale, só se for produzido no Brasil, mas como já disseram aqui nós não poderíamos comprar em quantidade suficiente que fizesse a Dassault permitir isso.

Não sei se me fiz entender, não tenho o talento de escritor que alguns dos colegas aqui têm, e que invejo, mas é o que eu penso. Como já disse antes estou aprendendo aqui com vocês e mantenho a mente aberta para esse aprendizado, por isso, se me explicarem o porquê de o Rafale ser melhor para nosso país eu passo a ser rafaleiro (mudo até meu avatar).

Desculpem o post longo, mas é que não gostaria que você ficassem pensando que a minha antipatia pelo Rafa se deve ao fato de achá-lo feio, não é nada disso.

Um grande abraço a todos.

orestespf
Sênior
Sênior

#566 Mensagem por orestespf » Seg Ago 20, 2007 6:19 pm

Especulação que saiu no BM:

1.) Escolha foi Rafale (28 unid.), com entregas começando em 2010;
2.) Mais 14 mirage 2000C/B com RDY para 2008 e 2009, com transferência tecnológica para compatibilização de armas;
3.) 10 Super Etendard-M para a MB;
4.) 12 helis para o EB (não informado modelos).

Informo que as fontes são 100% políticas, não tenho nenhum contato com militares...

Alguns amigos que tb são entusiastas da aviação militar dizem que a conversa é seria..

Deixo os comentários com os colegas...

Abs,

Orestes

Edu Lopes
Sênior
Sênior

#567 Mensagem por Edu Lopes » Seg Ago 20, 2007 6:29 pm

orestespf escreveu:Especulação que saiu no BM:

1.) Escolha foi Rafale (28 unid.), com entregas começando em 2010;
2.) Mais 14 mirage 2000C/B com RDY para 2008 e 2009, com transferência tecnológica para compatibilização de armas;
3.) 10 Super Etendard-M para a MB;
4.) 12 helis para o EB (não informado modelos).

Informo que as fontes são 100% políticas, não tenho nenhum contato com militares...

Alguns amigos que tb são entusiastas da aviação militar dizem que a conversa é seria..

Deixo os comentários com os colegas...

Abs,

Orestes

28 Rafales e 14 Mirage 2000???

Pra defender um país com as dimensões do Brasil??

Não quero acreditar, aliás, não acredito.

Abraços.

ImagemImagem
artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#568 Mensagem por artenobre » Seg Ago 20, 2007 6:34 pm

o 8º PIB do mundo e comprando velharia, até SUE, ai ja é demais....

zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#569 Mensagem por zela » Seg Ago 20, 2007 6:40 pm

SUE não, POWS!!

Dieneces
Sênior
Sênior

#570 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 20, 2007 6:53 pm

Não me parece o ideal para o Brasil , até pelas pequenas quantidades . Ao menos esses números deveriam ser uns 50% superiores.

Responder