Boa noite a todos.
Luiz Bastos escreveu:Querido amigo. Gosto não se discute, mas falar que o Rafa é feio pra kct. Me desculpe, mas esta foi demais para meu pobre coração, pois embora eu seja fã dos russos, eu acho o Rafa lindão. Um forte abraço no amigo.
Grande Luiz,
Cara, eu sabia que meu comentário iria fazer disparar alguns corações, mas espero que os amigos estejam com o relógio em dia (estava preocupado com o do morcego). Realmente gosto não se discute, se lamenta.
orestespf escreveu:...até agora, só a França mesmo que comprou Rafale. Tá difícil vender o brinquedo.
Olá Orestes,
Estranho isso, não acha? Um caça tão bom deveria despertar interesse de qualquer Força Aérea, principalmente na Europa. Será o preço? Será que a incapacidade da Dassault de fabricar e entregar em curto/médio prazo pode estar atrapalhando as vendas?
orestespf escreveu:e qual o peso político disso? O mesmo caso se o Brasil comprar 16 ou 24 unidades de Rafale, ou seja, nenhum! Desde que fiquemos só nisso...
Adoro o Rafale e ficaria muito feliz em vê-los por estas bandas, mas acredito que seriam poucas unidades. E este é o problema, pois temos que substituir os atuais meios mais dia, menos dia.
Acredito que o Rafale não seja o vetor mais adequado para ser o único caça da FAB. Alguém imagina a FAB com cerca de 100 Rafales operacionalmente ativos um dia? Eu não! Da mesma forma que um SU-35, que até gostaria vê-los por aqui, mas...
Era ai que eu queria chegar. Eu posso achar o Rafale feio, mas jamais diria que não é um grande caça, mas também não consigo enxergar a FAB comprando mais que 24 unidades e isso não resolve o nosso problema. Precisamos de uma força aérea compatível com nosso território e, principalmente, agora com essa tendência ao retrocesso por parte de alguns vizinhos.
Vou tentar desenvolver um raciocínio e, por favor, me corrijam se estiver falando besteira. Quando a Dassault projeta seus aviões o faz primeiro pensando nas necessidades da França e depois nas exportações, correto? A França é menor que Minas Gerais.
Quando a Sukhoi ou a Mikoyan projeta seus aviões o faz, principalmente, de acordo com as necessidades da Rússia, que é um país de dimensões continentais. Mesma coisa para os fabricantes americanos.
Por isso que acho que o Brasil deveria optar por um caça desenvolvido para um país com dimensões semelhantes a nossa. Não precisaria nem ser russo, adoraria ver o Eagle e o Hornet por aqui (além do Viper, claro), mas ai entra a questão do preço e o Flanker leva vantagem nesse quesito. Pelo preço de um Rafale quantos Flankers nós poderíamos comprar?
E, por favor, não venham com aquele papo de “logística e doutrina”, pois isso também terá que ser mudado caso venha o Rafa. O ele é igual ao Mirrage? Eu já escrevi isso em outro tópico e repito, estamos tão defasados que qualquer caça de geração superior aos nossos F-5 e Mirages resultarão em profundas mudanças em nossas logísticas e doutrinas. Falei besteira?
Vocês concordam que a FAB objetiva ter caça de 5ª geração daqui a alguns anos? Então, poderíamos participar do PAK-FA e como sócios importantes. Não sei se o Brasil teria uma participação tão grande no F-35, uma vez que os EUA têm menos “problemas de caixa” que a Rússia, mas também deve ser sonho de consumo da FAB. O Rafale é 4ª geração, não é? Então se comprarmos Rafale e lá pra 2035 partirmos para um 5ª geração, F-35 ou PAK-FA, o Rafa vai ser o low? Podemos nos dar esse luxo?
Tenho, sim, um pé atrás com os franceses, mas não sou louco de dizer que o Rafale é uma merda (só acho feio) e acho muito melhor termos 60 Flankers que 24 Rafas.
Rafale, só se for produzido no Brasil, mas como já disseram aqui nós não poderíamos comprar em quantidade suficiente que fizesse a Dassault permitir isso.
Não sei se me fiz entender, não tenho o talento de escritor que alguns dos colegas aqui têm, e que invejo, mas é o que eu penso. Como já disse antes estou aprendendo aqui com vocês e mantenho a mente aberta para esse aprendizado, por isso, se me explicarem o porquê de o Rafale ser melhor para nosso país eu passo a ser rafaleiro (mudo até meu avatar).
Desculpem o post longo, mas é que não gostaria que você ficassem pensando que a minha antipatia pelo Rafa se deve ao fato de achá-lo feio, não é nada disso.
Um grande abraço a todos.