Túlio escreveu:O suficiente para ficar ESTUPEFATO com o que li acima: desde quando estou tentando desmentir o ÓBVIO, ou seja, que PROVAVELMENTE a MB vai seguir a escolha da FAB? Isso está fartamente documentado. E esse 'provavelmente' vem apenas por conta de a FAB decidir por um modelo incompatível com as necessidades da Frota, tipo Gripen ou mesmo FLANKER, o que julgo IMPROVÁVEL!
Túlio, quando aparecem problemas em determinado tópico você, inteligentemente, dá uma guinada no rumo do mesmo usando, pelo que percebo, a estratégia de gerar polêmica em direção oposta àquela que culminou em tais problemas. Louvável atitude! Porém, afirmo, desviar o foco anterior do debate sugerindo (e apenas isso) que uma caça possa operar ou não no SP é cutucar onça com vara curta, visto que este é um dos assuntos mais polêmicos que temos aqui no fórum (a importância, ou falta dela, de termos um NAe como o SP). Esta é a minha crítica, pois você poderia ter seguido outros caminhos menos polêmicos e que inflamariam, igualmente, de forma positiva os leitores, desviando, da mesma forma, o foco da polêmica anterior. Um ponto de vista apenas.
Túlio escreveu:A única HERESIA que me vi cometendo foi ter a cara-de-pau de sugerir que fora do Rafale há vida e esperança e até VANTAGENS, apenas isso. Mas julgo ser meu Direito expressar minha opinião, na justa medida em que cumpro meu Dever de respeitar escolhas e opiniões diversas da minha. Democracia é isso, Cabôco. Aqui é o Fórum
DEFESA Brasil, não RAFALE Brasil...
Não há heresia de sua parte, apenas uma cruel ironia ao afirmar tal coisa. Não sou rafalista, apenas entendendo que hoje, e apenas hoje (pois me dou o direito de mudar de opinião sempre que encontrar melhores argumentos do que possuo no momento), o Rafale me parece ser a melhor opção (não necessariamente o melhor caça) para o país. Sobre o melhor caça da short list, entre os três finalistas, já cansei de dizer aqui no fórum, e quanto a isso não mudei de opinião: o melhor caça da short list é o F/A-18 SH, assim o vejo. Uma coisa é o melhor caça que está na disputa, outra coisa é o melhor caça para o país. Sou um ferrenho torcedor/defensor da segunda opção. Seja qual for o caça que se encontre nesta opção, mesmo que as propostas evoluam com o tempo (algo que defendo), então mudo a minha defesa. Ontem mesmo disse que, se a proposta americana for idêntica à francesa, então o F-18 vence e aí serei eu o primeiro a defendê-lo abertamente. Neste caso, estamos os dois dizendo a mesmíssima coisa.
Leia o que disse no início para compreender o sentido do "mantra" (não significa que você acredita nele, apenas tem o repetido com certa constância nos últimos dias). Não vejo problema nisso, dizer que algo dito é mantra não é ofensa, caracteriza apenas a repetição de certa coisa, independentemente se sabemos o que estamos repetindo ou compreendo a repetição. Este é o objetivo do mantra, fazê-lo soar de forma tal que sua vibração adentre nossas almas e nos coloque em "parceria" com o divino. Assim sendo, mantra é um elogio, não uma crítica.
Túlio escreveu:Não, não sou bem eu a desfiar MANTRAS aqui e embasá-los em sofismas amaneirados e suificientemente longos e 'esotéricos' para levar na conversa gente menos afeita à leitura crítica. Por azar faço isso desde criança e é brabo de me jogar contra mim mesmo...
Claramente seu objetivo é se referir a mim, mesmo sem dizer o meu nome (coisa feia, heim!), mas lamentavelmente nem estes posts (ao que parece) você conseguiu compreender, não em sua plenitude. Não se trata de nada, absolutamente, esotérico, trata-se de uma abordagem hermética (Hermes Trismegisto) -- duas coisas diametralmente opostas --, que não é acessível a todos (lamentavelmente), portanto é impossível que "gente menos afeita à leitura crítica" tenha condições de compreendê-los (os posts); escrevi para uma ninharia, só isso.
Túlio escreveu:Na verdade o que vejo neste parágrafo é um imenso LOOP: não fui eu quem condicionou o FX a uma possível operacionalidade no A-12, muito pelo contrário, critiquei e critico isso como uma INSANIDADE, atrelar o caça de AMANHÃ ao NAe de ONTEM (e vou poupar a longa explicação sobre este termo por ter em altíssima conta tua capacidade de entender o que lês)...
Não me desqualifique, isto é uma ofensa ao interlocutor, ou seja, dizer que o mesmo está em "looping"; isto não me parece legal. Em hipótese alguma defendo (ou defendi) que se compre um caça no estado da arte com a condição de que o mesmo possa operar no SP, isto é uma estupidez sem igual. Por outro lado, como disse antes, esta "pega" é um argumento político para a MB também (isto mesmo, também) conseguir um caça nesta leva de negociações. O que vejo de importante é a possibilidade da MB ter, também, um novo caça; não me importa o argumento usado (por eles). Neste caso, não exponho aqui a minha opinião sobre este fato, apenas escrevo o que interpreto, o que percebo, sem, em hipótese alguma, julgar os meios que são usados para se chegar ao fim desejado.
Túlio escreveu:Interessante mas incompleto: dadas as características da frota da FAB (e AvNav e AvEx), não seria só avião da EMBRAER que ficaria no chão: seria QUASE TUDO capaz de voar no Brasil, incluindo aeronaves comerciais, executivas e de turismo, a chamada Aviação Geral. Inclusive aeronaves da EUROBRÁS: a França diria NÃO a um embargo pedido pelos ianques? Como diria o Ministro da Defesa: "a jurisprudência não lhes é favorável."
A "incompletitude" foi intencional.
Túlio escreveu:O jogo é sujo de vários lados que olharmos - desde que evitemos os dualismos de Maniqueu...
Corretíssimo.
Não sacaneie o nobilíssimo Carlos, pows!!!
Mas a recíproca, no que tange a mim, é mais do que verdadeira, pows!!!
Túlio escreveu:(((Faltam ainda o BENDER e o nosso véio CMG...)))
Não tem salvação, não tem...
Forte abraço, mano véio!!!