TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
knight, sobre fazer o SP operar, o mesmo já está andando, participando de todas as fases que o farão voltar à FASE-III.
Sobre a operação com 40% de capacidade, este é o dado que consta no relatório da MB para o MD, quando a mesma foi perguntada sobre os 3 finalistas do FX.
Não sou piloto e o Lynx pode nos ajudar bastante sobre isto.
O que escrevi, foi dado oficial fornecido pela MB.
Sobre a operação com 40% de capacidade, este é o dado que consta no relatório da MB para o MD, quando a mesma foi perguntada sobre os 3 finalistas do FX.
Não sou piloto e o Lynx pode nos ajudar bastante sobre isto.
O que escrevi, foi dado oficial fornecido pela MB.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Túlio, tentar fragilizar a relação entre a compra (conjunta) de caças para a FAB e MB é o mesmo que tampar o sol com a peneira. Pows, meu, isto é fato e em relação aos fatos, gostemos ou não, não se questiona, aceita-se! Pows, só falta você dizer agora que a MB está errada em querer caças e ainda mais um novo NAe. Você é muito melhor do que isso...Túlio escreveu:Nas buenas, vejo muita charla mas nada disso prova o improvável: se o Rafale F1 já operava limitadíssimo e ainda precisava de um mini-Ski-Jump para decolar pelado do atual A-12, então o F3, mais pesado, nem com reza das brabas. E acrescento que acho BEM estranho ser NORMAL na USN/USMC usarem REVO, é como disse o Justin, MISSÕES CRÍTICAS, as mesmas em que aviões com base em terra também o usam...
Só se pretendem treinar operações em uma pista EM TERRA com catapulta e barreira e treinar operações típicas de NAe (para os tripulantes DO NAVIO) no A-12. Fora isso é toque e arremetida e fim. Ao menos com F3 (mas aí também dá para o Super Hornet)...
O fato é que o Rafale foi desenhado para catapultas mais longas e potentes que as do A-12. Isso é sobejamente conhecido. Querê-lo operacional no nosso pequeno NAe é bola fora. No máximo, se o Skyhawk causa tanta ojeriza, um...HARRIER...
Agora, estou falando isto porque você está usando este mantra para defender o F-18 (acredito), o F-18 é muito melhor do que isto, não precisa de argumentos relacionados a operacionalidade ou não no SP para conseguir uma vitória em terras tupiniquins. Agora, se mostrar que o caça é tudo o que é e mesmo assim não convencer (os atores principais, digamos), que se use a máxima da política intimidatória: coloque os aviões da Embraer no chão, pois muito do que eles (aviões da Embraer) usam é de procedência americana. É um jogo sujo? Não sei, depende do lado em que se olha.
Abração!!!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Túlio escreveu:Nas buenas, vejo muita charla mas nada disso prova o improvável: se o Rafale F1 já operava limitadíssimo e ainda precisava de um mini-Ski-Jump para decolar pelado do atual A-12, então o F3, mais pesado, nem com reza das brabas. E acrescento que acho BEM estranho ser NORMAL na USN/USMC usarem REVO, é como disse o Justin, MISSÕES CRÍTICAS, as mesmas em que aviões com base em terra também o usam...
Só se pretendem treinar operações em uma pista EM TERRA com catapulta e barreira e treinar operações típicas de NAe (para os tripulantes DO NAVIO) no A-12. Fora isso é toque e arremetida e fim. Ao menos com F3 (mas aí também dá para o Super Hornet)...
O fato é que o Rafale foi desenhado para catapultas mais longas e potentes que as do A-12. Isso é sobejamente conhecido. Querê-lo operacional no nosso pequeno NAe é bola fora. No máximo, se o Skyhawk causa tanta ojeriza, um...HARRIER...
Não Tulio, a mini-rampa foi usada porque se verificou entre outras coisas, um problema com o trem de pouco dianteiro dos dois protótipos do Rafale M, e ainda por conta do dispositivo de retenção do cabresto no Foch então, nada haver com falta de impulso.
Para quem pensa que é fácil projetar um caça naval, a Dassault demorou 05 anos para reprojetar e fazer novos trens de pouso, e depois certificar. Porque entre outras coisas, as vezes exisitia uma indiponibilidade de NAe´s para testes, dado que o Clemenceau deu baixa no inicio da década de 1990.
[]´s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
knigh7 escreveu:Mas Marino,Marino escreveu:
O Rafale pode ser lançado do SP com 40% da capacidade total. Teríamos que fazer um jogo de peso entre combustível e armamento. O jogo fica mais interessante com a chegada dos REVO.
E as outras limitacões citadas pelo outro oficial sobre as operacões do Rafale no São Paulo, como:
30.000lb=13.605KgMacegueiro escreveu:A MB primeiramente está perguntando aos franceses como é que vamos conseguir colocar esse navio para operar de novo, coisa que nem eles estão conseguindo fazer.
Se alguém tem algum dado oficial sobre essa operação de 1998, que não seja de internet ou fotos que não indicam o que há nos tanques (vento ou combustível), favor mandar para os incompetentes da MB que não os possuem. E também reclamar com os amados franceses porque é que estão sonegando essa informação, que foi questionada oficialmente e só originou respostas evasivas por parte da MNF. Se querem vender alguma coisa, precisam melhorar o relacionamento com o possível cliente.
Ano de 2016. batalha aeronaval do Atlântico Sul. A bordo do A-12, cujos aviões Rafale encontram-se sendo armados e abastecidos no convoo (no hangar não dá, porque os elevadores não aguentariam o peso, mas isso não é importante), é informado da aproximação de uma vaga atacante... aviões armados no convoo são ótimos propagadores de explosões e incendios... ah! mas a gente pede ao inimigo para fazer uma órbita enquanto desarmamos, destanqueamos e então recolhemos nossos aviões para a maior segurança do hangar... não, a capacidade dos elevadores não é importante!
De onde saiu a informação de que o A-12 consegue recolher aviões com 15 toneladas? De novo, perguntem aos franceses porque só elaboraram boletins de recolhimento até 30.000 libras. estão sonegando informação também sobre isso?
Olha um oficial da MB, desconhecer que os caças não são abastecidos e armados no Hangar, e sim no convõo, e que por isso existem linhas de abastecimentos e elevadores de munição no Foch(atual São Paulo), e que os elevadores e o resto é homologado para pelo menos 15 toneladas, coisa que está no Janes e em vários outros livros sobre o Foch e o Clemeceau, e nem de longe sonhava em vender eles para a MB!
Isso ocorre por medida de segurança, foi introduzido pela US Navy ainda na Segunda Guerra.
Quanto aos franceses só terem elaborado boletins até 30 mil libras, É PORQUE SÓ OPERARAM SUE, F-8 e Alizé, e nenhuma dessas aeronaves tinha mais de 30 mil libras vazio.
No entanto, devemos mencionar que o Rafale M, pesa 10,5 toneladas vazio, que se coloque mais uma tonelada de peso de combustível e o resto, ainda assim, não passaria de 13 toneladas! Que raios de informações são essas!
[]´s
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Até aqui e aqui ninguém é contra o novo PA e novos caças para a MB. Muito pelo contrário. A discordância parace girar em torno do momento de aquisição dos caças em relação ao novo PA.
Segundo Godoy, em artigo recente, a primeira fragata ficará pronta entre 2018 e 2019 – a entrega do navio patrulha ocorre 12 meses antes e o novo PA de 60 mil toneladas está planejado para ser incorporado entre 2027 e 2031! Além disso há outra prioridade da Marinha do Brasil, para ser cumprida em etapas ao longo dos próximos 15 anos: o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, o SisgAAz.
Dizem que o Subnuc ficará pronto em 2025 se tudo der certo. Após a entrega do 1o Subnuc, os investimentos nesta área não podem mais parar. Novos modelos de subnucs terão que ser desenvolvidos sob pena de se perder o know how adquirido.
Sendo corretas essas informações, no pós-2020, a MB estará sofrendo de absolecência aguda e em bloco de sua esquadra de combate e cheia de prioridades e investimentos por fazer.
Segundo Godoy, em artigo recente, a primeira fragata ficará pronta entre 2018 e 2019 – a entrega do navio patrulha ocorre 12 meses antes e o novo PA de 60 mil toneladas está planejado para ser incorporado entre 2027 e 2031! Além disso há outra prioridade da Marinha do Brasil, para ser cumprida em etapas ao longo dos próximos 15 anos: o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, o SisgAAz.
Dizem que o Subnuc ficará pronto em 2025 se tudo der certo. Após a entrega do 1o Subnuc, os investimentos nesta área não podem mais parar. Novos modelos de subnucs terão que ser desenvolvidos sob pena de se perder o know how adquirido.
Sendo corretas essas informações, no pós-2020, a MB estará sofrendo de absolecência aguda e em bloco de sua esquadra de combate e cheia de prioridades e investimentos por fazer.
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Fev 05, 2011 10:49 pm, em um total de 6 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Pelo que eu entendi, a pindaíba vai continuar, mas só prá comprar o caça que serve no SP.
Vai ter subnucs, escoltas, ssks, napocs... Tudo no plural e bota plural nisso.
Mas então vai ter de aumentar e muito a verba da MB prá fazer e operar tudo isso, muito mesmo.
Mas pro caça vai faltar grana...
Hmmmmmm...
Vai ter subnucs, escoltas, ssks, napocs... Tudo no plural e bota plural nisso.
Mas então vai ter de aumentar e muito a verba da MB prá fazer e operar tudo isso, muito mesmo.
Mas pro caça vai faltar grana...
Hmmmmmm...
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E a maldição do F-X CM, so com ele as coisas dão errado...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Veja se entendi o seu raciocínio (me corrija, se for o caso): compra-se o FX-2 "mais em conta", o que sobrar de troco leva-se para a MB comprar os seus equipamentos? Será que é isso?Carlos Mathias escreveu:Pelo que eu entendi, a pindaíba vai continuar, mas só prá comprar o caça que serve no SP.
Vai ter subnucs, escoltas, ssks, napocs... Tudo no plural e bota plural nisso.
Mas então vai ter de aumentar e muito a verba da MB prá fazer e operar tudo isso, muito mesmo.
Mas pro caça vai faltar grana...
Hmmmmmm...
Povo "bão"...
Abração, mano!
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
No céu tem encruzilhada, Sapão? Se tiver, foi lá que arriaram o despacho?sapao escreveu:E a maldição do F-X CM, so com ele as coisas dão errado...
Abração!!!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18799
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1981 vezes
- Agradeceram: 2507 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Ah, esse post do Macegueiro tem cerca de 1 ano (a informacão sobre o estado do São Paulo está desatualizada).Marino escreveu:knight, sobre fazer o SP operar, o mesmo já está andando, participando de todas as fases que o farão voltar à FASE-III.
Sobre a operação com 40% de capacidade, este é o dado que consta no relatório da MB para o MD, quando a mesma foi perguntada sobre os 3 finalistas do FX.
Não sou piloto e o Lynx pode nos ajudar bastante sobre isto.
O que escrevi, foi dado oficial fornecido pela MB.
Quanto a operacão do Rafale no São Paulo ele também havia colocado no Fórum esse post:
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... 29d#p99903Macegueiro escreveu: A MB analisou sim a possibilidade de operação do "fantasminha" Sea Gripen. Face à exiguidade de tempo dado e a carência de dados a respeito do avião, foram usados os dados disponíveis para o Gripen NG.
A respeito do aparecimento do Sea Gripen em função de um suposto requisito de que os caças teriam que ter versão naval no F-X2, alerto que ñunca foi enviada à MB qualquer comunicado oficial sobre o Sea Gripen. Esse fantasma teria sido ofertado à Índia, mas aqui nunca foi.
Mais uma vez: a MB deixou bem claro que a operação do Rafale no São Paulo é inaceitável. Até o Pepê, rafalista assumido, comprovou isso. Esqueçam o assunto, pois isso já está virando coisa de Goebbels (repetir uma mentira mil vezes para que ela se torne verdade).
Também está bem claro no relatório que os três modelos poderiam operar de um NAe de 50.000 ton.
A MB nunca teve dúvidas sobre o tipo de operação do futuro NAe. Apesar de EU ser simpático aos STOBAR, todos os estudos sempre foram feitos sobre CTOL.
Concordo com o Steen. Houve uma tentativa de envolver a MB na decisão final (não no processo, mas só na decisão, sem que os parâmetros para uma avaliação coerente fossem apresentados), mas não surtiu efeito. No A-12, nenhum. No futuro NAe, todos.
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Se o GF aprovar um investimento em um novo caça que operará de forma capenga e arriscada no SP e que provavelmente estará obsoleto e necessitará de MLU quando o novo PA entrar em serviço (2027-2031), ótimo! Deveriam inclusive cancelar a modernização dos vetustos A-4.Carlos Mathias escreveu:Pelo que eu entendi, a pindaíba vai continuar, mas só prá comprar o caça que serve no SP.
Vai ter subnucs, escoltas, ssks, napocs... Tudo no plural e bota plural nisso.
Mas então vai ter de aumentar e muito a verba da MB prá fazer e operar tudo isso, muito mesmo.
Mas pro caça vai faltar grana...
Hmmmmmm...
Embora o dimensionamento dos equipamentos a serem adquiridos pela MB seja técnico, a aprovação do que vai ser comprado efetivamente é uma decisão política do GF.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18799
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1981 vezes
- Agradeceram: 2507 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Ah, é? A MB está nadando em verbas? Eu não sabia disso não...Carlos Mathias escreveu:Pelo que eu entendi, a pindaíba vai continuar, mas só prá comprar o caça que serve no SP.
Vai ter subnucs, escoltas, ssks, napocs... Tudo no plural e bota plural nisso.
...
Hã... tem o PROSUB.... que aliás parcelas tem sido pagas com atraso.
E o que mais?
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18799
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1981 vezes
- Agradeceram: 2507 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
PRick,PRick escreveu:knigh7 escreveu: Mas Marino,
E as outras limitacões citadas pelo outro oficial sobre as operacões do Rafale no São Paulo, como:
30.000lb=13.605Kg
Olha um oficial da MB, desconhecer que os caças não são abastecidos e armados no Hangar, e sim no convõo, e que por isso existem linhas de abastecimentos e elevadores de munição no Foch(atual São Paulo), e que os elevadores e o resto é homologado para pelo menos 15 toneladas, coisa que está no Janes e em vários outros livros sobre o Foch e o Clemeceau, e nem de longe sonhava em vender eles para a MB!
Isso ocorre por medida de segurança, foi introduzido pela US Navy ainda na Segunda Guerra.
Quanto aos franceses só terem elaborado boletins até 30 mil libras, É PORQUE SÓ OPERARAM SUE, F-8 e Alizé, e nenhuma dessas aeronaves tinha mais de 30 mil libras vazio.
No entanto, devemos mencionar que o Rafale M, pesa 10,5 toneladas vazio, que se coloque mais uma tonelada de peso de combustível e o resto, ainda assim, não passaria de 13 toneladas! Que raios de informações são essas!
[]´s
Esse post dele era em resposta ao seu lá:
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... start=1740
Só que vc não respondeu. Seria interessante vc colocar essa resposta e ver a contra-argumentacão dele...
-
- Sênior
- Mensagens: 3804
- Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
- Localização: Goiânia-GO
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Prezado Kirk, segue o site do Jornal da Globo de sexta. Se você ver até segunda a noite, esta edição - de sexta-feira - estará disponível (sempre a última edição fica no site até vir a nova, e como o JG não passa nos fds, estará lá).kirk escreveu:Olá Rodrigo,Rodrigoiano escreveu: E você viu a cara do Lobão na entrevista? Parecia vítima daqueles esporros de mãe que doem mais que palmada...Deixa outro "apagãozinho" aparecer...
Gde abraço!
poderia postar o link da entrvista ?
abraço
kirk
Gde abraço!
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/