X2!DELTA22 escreveu:Uma coisa coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa.
Eu defendo a opção pelos Rafale, continuo defendendo, agora, eu entendo que os "conceitos" para a escolha final mudaram da passagem de 2010 para 11, e isso automaticamente significa que o F-18 (ou o NG) ganhou? Não!
Murro na ponta de faca eu não dou, e não vou ficar aqui dizendo outra vez o que eu já disse, mas repito, EU ACHO que as pedras estão se mexendo, e não dá pra fingir de cego e achar que está tudo como era antes. Sinais, mesmo que fracos, temos, e é preciso esperar para saber o que é e de onde vem. Isso não é sinal de resignação, é apenas prudencia. EU ACHO que não está tudo igual. Quem acha que sim, pode mandar bala...![]()
Estão pensando que eu estou feliz com a possibilidade ( possibilidade, não certeza ) de tudo mudar? Nunca! Já afirmei que o meu maior pesadelo é ver o F-18 ganhar e nem preciso justificar por que, aliás, acho que hoje, pior que o F-18 seria o NG (coleira terceirizada). Agora, já se perguntaram, e se vier o F-18? Vamos fazer o que? O que???![]()
Eu já disse, vou lamentar, mas não vou reclamar. Que venha, que venha algum que já voe, só não pode ser um 'new F-36' (AMX), novamente não dá! Não temos dinheiro pra ficar gastando ai com projeto e todo o risco que vem com ele (quem falar que não tem risco é má fé), temos que ter um caça que já voe, mas que seja novo. Espero, sinceramente, que seja o Rafale, mas se não for, paciência! Sou só um torcedor e fiz, e estou fazendo, meu papel que não é nada além disso.
[]'s a todos.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 1290
- Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
- Localização: Juiz de Fora _ MG
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
kirk escreveu:Mapinguari escreveu:
Mas aqui em Pindorama os motivos políticos estão (ou estavam) todos do lado do Rafale. Por que cargas d'água não assinaram ainda essa @#$%& de contrato? Algum problema "técnico" agora?![]()
![]()
Com essa lambança no Oriente Médio talvez alguém do GF tenha conversado com algum Sheik dos EAU e a kôza esfriou...
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Túlio escreveu:Tinha notado* mas se zoar me enrolo, já está de pé atrás comigo...![]()
![]()
![]()
* Estou lendo TUDO faz dias aqui no FX em particular e nas "Aéreas" em geral...![]()
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Mas se todas as vantagens técnicas, econômicas, políticas municipais, a FAB, a EMBRARER, a FIESP, os EUA, enfim, tá todo mundo à favor de Gripen-NGBRi e /ou F-18E, porque ainda não assinaram logo essa maravilha?Mas aqui em Pindorama os motivos políticos estão (ou estavam) todos do lado do Rafale. Por que cargas d'água não assinaram ainda essa @#$%& de contrato? Algum problema "técnico" agora?
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
As únicas fotos de HUD com credibilidade são as do Rafale a dar kill em F-18, F-22, na NX-01 Enterprise, numa Klingon e numa Borg, após ter eliminado a Falcon do Han Solo ainda em BVR...
lol...
Alguém já leu a versão dada pelo piloto do F-22? Ou a analise técnica por um piloto da USAF?
lol...
Alguém já leu a versão dada pelo piloto do F-22? Ou a analise técnica por um piloto da USAF?
Audaces Fortuna Iuvat
-
- Sênior
- Mensagens: 1290
- Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
- Localização: Juiz de Fora _ MG
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Carlos Mathias escreveu:Mas se todas as vantagens técnicas, econômicas, políticas municipais,o TÚLIO, a FAB, a EMBRARER, a FIESP, os EUA, enfim, tá todo mundo à favor de Gripen-NGBRi e /ou F-18E, porque ainda não assinaram logo essa maravilha?Mas aqui em Pindorama os motivos políticos estão (ou estavam) todos do lado do Rafale. Por que cargas d'água não assinaram ainda essa @#$%& de contrato? Algum problema "técnico" agora?
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
MALDADE...
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Carlos Mathias escreveu:![]()
![]()
![]()
CARLOS MATHIAS, estás suspenso, expulso, fuzilado, metralhado, torrado com napalm e o que sobrar o Urso come.
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
A propósito, quando aparecer alguma NOTÍCIA sobre um novo caça para a FAB/MB alguém por gentileza me avise, tri?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- ELSONDUARTE
- Avançado
- Mensagens: 474
- Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
França segue apostando em transferência de tecnologia como trunfo do Rafale
![Imagem](http://www.defesanet.com.br/imagens/1102/20110203_06_rafale.jpg)
Depois de digerir a decepção causada pelo adiamento da decisão do governo Dilma Rousseff sobre a compra de caças para a Força Aérea Brasileira, a França segue apostando no quesito transferência de tecnologia na disputa que envolve também aviões americanos e suecos.
“Temos a confiança de que a proposta francesa é a favorita do governo brasileiro, pois é a única com transferência total de tecnologia,” disse ao blog uma fonte francesa próxima das negociações.
“Com o Rafale, da Dassault, o Brasil não estaria apenas comprando o avião, mas também o know-how para construí-lo no país.”
Ainda segundo esta fonte, a decisão do governo brasileiro sobre o vencedor da disputa entre o Rafale, o americano F-18 Super Hornet da Boeing e o Gripen NG da Saab deve acontecer até julho.
A partir daí, se iniciariam as negociações para o fechamento do contrato, o que deveria durar de oito meses a um ano.
A conferir.
Fonte: Defesanet
![Imagem](http://www.defesanet.com.br/imagens/1102/20110203_06_rafale.jpg)
Depois de digerir a decepção causada pelo adiamento da decisão do governo Dilma Rousseff sobre a compra de caças para a Força Aérea Brasileira, a França segue apostando no quesito transferência de tecnologia na disputa que envolve também aviões americanos e suecos.
“Temos a confiança de que a proposta francesa é a favorita do governo brasileiro, pois é a única com transferência total de tecnologia,” disse ao blog uma fonte francesa próxima das negociações.
“Com o Rafale, da Dassault, o Brasil não estaria apenas comprando o avião, mas também o know-how para construí-lo no país.”
Ainda segundo esta fonte, a decisão do governo brasileiro sobre o vencedor da disputa entre o Rafale, o americano F-18 Super Hornet da Boeing e o Gripen NG da Saab deve acontecer até julho.
A partir daí, se iniciariam as negociações para o fechamento do contrato, o que deveria durar de oito meses a um ano.
A conferir.
Fonte: Defesanet
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sei lá...
Como já dissemos páginas e páginas atrás, o nosso problema é que pelo menos no que diz respeito aos debates (e não a decisão, pois essa ainda não foi tomada) estamos tentando resolver todos os problemas do MD (FAB) de uma vez só.
Não vamos conseguir... essa é a realidade, e por isso temos a short-list que temos e não me surpreenderia se isso também ajuda a decisão ainda não ter sido tomada.
Honestamente se queremos uma aeronave "hoje" que já vem com todo tipo de equipamento bem bom (mediante autorização), a melhor escolha na minha opnião vai para o SH... porque está pronto, tem o FMS, que é uma mãe, e o que tem para desenvolver para o futuro até que é bom... mas hoje já está aí com praticamente tudo pronto. Se vamos para uma aeronave para "amanhã" que ainda precisa de trabalho a ser feito e cuja plataforma ainda aguenta muita melhoria, vamos de Rafale, se é para uma escolha para "depois de amanhã" aonde temos até que conversar com a Suécia e os tios para ver quem mais compra e que quinhão pode ser nosso, vamos de NG.
Obviamente essa é uma maneira muito simplista de dizer as coisas... Não dá para se enganar, porque não vamos resolver todos os nossos problemas de pesquisa e desenvolvimento aeronáutico através do F-X... por mais que efetivamente algum desses fabricantes passe as tais 100% de ToT... isso não basta... alguém tem que captar aqui do nosso lado e fazer isso ter continuidade e andar para frente... senão fica bonito no papel e na prática vamos criar galpão para tomar poeira daqui a uns 10 anos (exemplos é o que não faltam).
Isso é péssimo.
Eu prefiro uma ToT que traga mais valor real e que possa ser computado a longo prazo e que esteja de acordo com objetivos e planejamentos bem estabelecidos do que esse montão de histórias que liberamos isso e aquilo, mas que na prática não servem de nada.
EUA, França, Suécia... vão dizer que transferem mundos e fundos... sem dúvida com relação ao que é de propriedade deles, eu nem dúvido que isso ocorra, mas não sei ao certo 3 coisas:
. Se realmente temos capacidade de absorção e investimento contínuo em seja lá o que eles oferecem (real valor agregado)
. Se o que está sendo oferecido é realmente o que vai possibilitar a FAB a operar, modificar, manutenir, melhorar as aeronaves.
. Se o que é o oferecido é o que realmente precisamos
Ultimamente acho que por íncrivel que pareça a short-list que temos por aí foi uma escolha mais política do que técnica, quando deveria ser mais técnica do que política (pois esse é o papel do Governo).
Eu sei, é uma maneira muito simplista de ver as coisas, mas é o que venho pensando já faz um bom tempo.
Não vamos resolver todos os nossos problemas de P&D e ToT com o F-X... não se iludam porque isso não vai acontecer. ToT e Pesquisa e Desenvolvimento se resolve em Universidades e com empresas que possam realmente gerar $$$$ (projetos que se mantém sozinhos) e/ou projetos que façam parte de uma visão estratégica (projetos que precisam de investimento constante).
Enfim, eu ainda acho que dos 3 o menos ruim é o Rafale, mas honestemente seria ótimo que qualquer um dos 3 fosse o escolhido porque essa descisão já vai mais do que tarde.
[]s
CB_Lima
Como já dissemos páginas e páginas atrás, o nosso problema é que pelo menos no que diz respeito aos debates (e não a decisão, pois essa ainda não foi tomada) estamos tentando resolver todos os problemas do MD (FAB) de uma vez só.
Não vamos conseguir... essa é a realidade, e por isso temos a short-list que temos e não me surpreenderia se isso também ajuda a decisão ainda não ter sido tomada.
Honestamente se queremos uma aeronave "hoje" que já vem com todo tipo de equipamento bem bom (mediante autorização), a melhor escolha na minha opnião vai para o SH... porque está pronto, tem o FMS, que é uma mãe, e o que tem para desenvolver para o futuro até que é bom... mas hoje já está aí com praticamente tudo pronto. Se vamos para uma aeronave para "amanhã" que ainda precisa de trabalho a ser feito e cuja plataforma ainda aguenta muita melhoria, vamos de Rafale, se é para uma escolha para "depois de amanhã" aonde temos até que conversar com a Suécia e os tios para ver quem mais compra e que quinhão pode ser nosso, vamos de NG.
Obviamente essa é uma maneira muito simplista de dizer as coisas... Não dá para se enganar, porque não vamos resolver todos os nossos problemas de pesquisa e desenvolvimento aeronáutico através do F-X... por mais que efetivamente algum desses fabricantes passe as tais 100% de ToT... isso não basta... alguém tem que captar aqui do nosso lado e fazer isso ter continuidade e andar para frente... senão fica bonito no papel e na prática vamos criar galpão para tomar poeira daqui a uns 10 anos (exemplos é o que não faltam).
Isso é péssimo.
Eu prefiro uma ToT que traga mais valor real e que possa ser computado a longo prazo e que esteja de acordo com objetivos e planejamentos bem estabelecidos do que esse montão de histórias que liberamos isso e aquilo, mas que na prática não servem de nada.
EUA, França, Suécia... vão dizer que transferem mundos e fundos... sem dúvida com relação ao que é de propriedade deles, eu nem dúvido que isso ocorra, mas não sei ao certo 3 coisas:
. Se realmente temos capacidade de absorção e investimento contínuo em seja lá o que eles oferecem (real valor agregado)
. Se o que está sendo oferecido é realmente o que vai possibilitar a FAB a operar, modificar, manutenir, melhorar as aeronaves.
. Se o que é o oferecido é o que realmente precisamos
Ultimamente acho que por íncrivel que pareça a short-list que temos por aí foi uma escolha mais política do que técnica, quando deveria ser mais técnica do que política (pois esse é o papel do Governo).
Eu sei, é uma maneira muito simplista de ver as coisas, mas é o que venho pensando já faz um bom tempo.
Não vamos resolver todos os nossos problemas de P&D e ToT com o F-X... não se iludam porque isso não vai acontecer. ToT e Pesquisa e Desenvolvimento se resolve em Universidades e com empresas que possam realmente gerar $$$$ (projetos que se mantém sozinhos) e/ou projetos que façam parte de uma visão estratégica (projetos que precisam de investimento constante).
Enfim, eu ainda acho que dos 3 o menos ruim é o Rafale, mas honestemente seria ótimo que qualquer um dos 3 fosse o escolhido porque essa descisão já vai mais do que tarde.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima ![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Me permitas o cumprimento: eu não diria melhor!!!cb_lima escreveu:
Honestamente se queremos uma aeronave "hoje" que já vem com todo tipo de equipamento bem bom (mediante autorização), a melhor escolha na minha opnião vai para o SH... porque está pronto, tem o FMS, que é uma mãe, e o que tem para desenvolver para o futuro até que é bom... mas hoje já está aí com praticamente tudo pronto. Se vamos para uma aeronave para "amanhã" que ainda precisa de trabalho a ser feito e cuja plataforma ainda aguenta muita melhoria, vamos de Rafale, se é para uma escolha para "depois de amanhã" aonde temos até que conversar com a Suécia e os tios para ver quem mais compra e que quinhão pode ser nosso, vamos de NG.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 799
- Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Caramba, este tópico vai a 4000 pg e nada terá sido definido.
![Crying or Very sad :cry:](./images/smilies/icon_cry.gif)
![Sad :(](./images/smilies/icon_sad.gif)
![Sad :(](./images/smilies/icon_sad.gif)
![Crying or Very sad :cry:](./images/smilies/icon_cry.gif)
![Crying or Very sad :cry:](./images/smilies/icon_cry.gif)
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.