TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54646 Mensagem por Andre Correa » Ter Fev 01, 2011 9:10 pm

PRick, um nos fornece aquilo que precisamos, outro o que queremos, e outro a possibilidade de aprendermos a ter o que queremos e precisamos... Pelo menos vejo assim, sem esteriotipar a sua procedência.

Audaces Fortuna Iuvat
PRick

#54647 Mensagem por PRick » Ter Fev 01, 2011 9:12 pm

cb_lima escreveu:Volto aquela minha frase antigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

- O que o Brasil quer ser quando crescer?

Seguida de:

- Se você não se der ao respeito... ninguém vai te respeitar.

[]s
CB_Lima
Eu começaria a dizer, o que a FAB quer ser, FA´s ou Corporação? Me parece que parte das nossas FA´s, também, sofrem deste mesmo mal da insegurança, do pensar pequeno, me parece que o Saito não é um líder, não deveria ser Comandante, o critério da antiguidade é democrático, porém, nem sempre é o melhor para escolher pessoas de comando. Vejo a FAB dentro de uma estrutura antiga, sem capacidade de aglutinar-se para debater coisas importantes dentro de sua alçada. Um conformismo de aceitar e ser feliz com o conceito F-5M. Quando esse conceito está ferido de morte pela evolução das plataformas.

Enfim, existe muita coisa a ser feita na área das mentalidades, a formatação da END e as oposições a ela são bem elucidativas dos nossos problemas, um deles é a falácia da oposição entre o técnico e o político, isso não existe numa sociedade moderna, esse discurso não tem sentido.

[]´s

Editado pela última vez por PRick em Ter Fev 01, 2011 9:49 pm, em um total de 1 vez.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

#54648 Mensagem por Túlio » Ter Fev 01, 2011 9:14 pm

E se a Presidente pedir a bênção ao Grande Pai Branco (atualmente preto) de Washington e, esta dada, for mesmo de Super Hornet FMS? Já escrevi em outro tópico, vivemos tempos interessantes... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#54649 Mensagem por Penguin » Ter Fev 01, 2011 9:19 pm

Túlio escreveu:Eu fiquei simplesmente estarrecido com o preço de caças que sequer são de primeira linha, creio que o FRANCOORP tem razão, é para País invadido mesmo, não pode dar muito palpite, é pegar o pouco que lhe oferecem pelo preço que cobrarem. Triste isso...
Nem se cada Mirage F-1 viesse equipado com uma Carla Bruni. :twisted:

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#54650 Mensagem por gribel » Ter Fev 01, 2011 9:24 pm

alcluiz escreveu:
Túlio escreveu: Não é TÃO assim, quem opera o equipamento deve ser ouvido sim e sua opinião levada em alta conta, sob pena de se adquirir o equipamento inadequado e depois se exigir o cumprimento de missões para as quais o dito equipamento jamais foi pensado. Aliás, tanto se ouve quem opera que existe a Short List, aí sim, em minha opinião a FAB escolheu três caças e qualquer um lhe serviria, então sim, saiu da esfera técnica e entrou na política, qualquer dos três pode ser adquirido sem choro, a FAB garantiu isso ao elaborar a lista tripla. Se apenas dois dos concorrentes lhe servissem deveria ter escolhido dois, e assim por diante...
x2

Não adianta dizer que a escolha é só política, pois esses mudam a cada 4 anos. A Defesa do país é formada pelas escolhas militares baseadas nos seus planos e articulada pelos políticos para que possa ser integrada aos planos nacionais de direção política e financeira. É assim que deve ser e ponto final. Qualquer coisa contraria a isso é ditadura, e se não me engano, o Brasil é um país democrático, ou agora os militares devem ser tratados como os capangas, capachos do governo?
Amigo Alcluiz;

Não creio que alguém trate os militares por capangas.
E com certeza, um conselho de defesa não é composto por padeiros, carnavalscos e manicures.
Os militares são como uma das espinhas de uma nação e nessa coluna se constrói a cultura, o pensamento, dentre outros. Sem eles, uma nação é uma massa frágil, facilmente subjulgada.
Os militares são o que são numa democracia, devem cumprir sua missão e serem respeitados por isso: sendo um braço da política.
Depende de nós lutarmos para que a política tenha o mesmo nível que desejamos aos militares. Ou seja: que o povo tenha educação e que nossa cultura seja fortalecida além-samba, pois os políticos são oriundos do povo.

"ou agora os militares devem ser tratados como os capangas, capachos do governo?"

Infeliz essa colocação. Quando essa frase for pertinente numa nação, ou os militares precisam de terapia, ou é um celeiro de caudilhos. Não acho que seja o caso do Brasil. Não vivemos num sistema feudalista nem de castas. Somos uma democracia, e aqui, manda quem for eleito.

Abraço.

Editado pela última vez por gribel em Ter Fev 01, 2011 9:33 pm, em um total de 2 vezes.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#54651 Mensagem por Túlio » Ter Fev 01, 2011 9:26 pm

Gribel, temo que tenhas entendido mal o post do Alcluiz... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#54652 Mensagem por Francoorp » Ter Fev 01, 2011 9:27 pm

Penguin escreveu:
Túlio escreveu:Eu fiquei simplesmente estarrecido com o preço de caças que sequer são de primeira linha, creio que o FRANCOORP tem razão, é para País invadido mesmo, não pode dar muito palpite, é pegar o pouco que lhe oferecem pelo preço que cobrarem. Triste isso...
Nem se cada Mirage F-1 viesse equipado com uma Carla Bruni. :twisted:
Acho que uma Carla Bruni nao custa tanto assim como foram esses F-16 pro Iraque... se for, coitado do Sarkozy!! :mrgreen:

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#54653 Mensagem por Penguin » Ter Fev 01, 2011 9:33 pm

cb_lima escreveu:
Francoorp escreveu: Viva a liberdade e a democracia no Iraque!!!
Isso também está incluído "dividas antigas" e não pagas pelo regime anterior... mas é claro que ninguém vai falar isso explicitamente... e por isso MF1 ao invés de qualquer outra aeronave.

Mas antes disso aguardem F-16 para eles...

[]s
CB_Lima
Há também o último lote de 24 Mirage F-1 nunca entregue ao Iraque devido às sanções impostas pela ONU e que havia sido pago antecipadamente em 1985 (USD 800 mi). Como o Iraque tb devia à França, ficou tudo por isso mesmo. Ou nada para ninguém.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
gribel
Sênior
Sênior

#54654 Mensagem por gribel » Ter Fev 01, 2011 9:39 pm

Túlio escreveu:Gribel, temo que tenhas entendido mal o post do Alcluiz... :wink: 8-]

Puxa, foi mal. Valeu cupincha!

AlcLuiz, me perdoe por citar-te e pela precipitação. Na verdade, acho que dizemos mais ou menos a mesma coisa.

Grande abraço, e mais uma vez, desculpe-me.

Arnaud.

gribel
Sênior
Sênior

#54655 Mensagem por gribel » Ter Fev 01, 2011 9:46 pm

Esse FX tá me lascando os nervos :?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#54656 Mensagem por Túlio » Ter Fev 01, 2011 9:50 pm

gribel escreveu:Esse FX tá me lascando os nervos :?

É, truta véio? Tentes aguentar a tensão e ainda ser Moderador do DB... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Bender

#54657 Mensagem por Bender » Ter Fev 01, 2011 9:50 pm

alcluiz escreveu:
Túlio escreveu: Não é TÃO assim, quem opera o equipamento deve ser ouvido sim e sua opinião levada em alta conta, sob pena de se adquirir o equipamento inadequado e depois se exigir o cumprimento de missões para as quais o dito equipamento jamais foi pensado. Aliás, tanto se ouve quem opera que existe a Short List, aí sim, em minha opinião a FAB escolheu três caças e qualquer um lhe serviria, então sim, saiu da esfera técnica e entrou na política, qualquer dos três pode ser adquirido sem choro, a FAB garantiu isso ao elaborar a lista tripla. Se apenas dois dos concorrentes lhe servissem deveria ter escolhido dois, e assim por diante...
x2

Não adianta dizer que a escolha é só política, pois esses mudam a cada 4 anos. A Defesa do país é formada pelas escolhas militares baseadas nos seus planos e articulada pelos políticos para que possa ser integrada aos planos nacionais de direção política e financeira. É assim que deve ser e ponto final. Qualquer coisa contraria a isso é ditadura, e se não me engano, o Brasil é um país democrático, ou agora os militares devem ser tratados como os capangas, capachos do governo?
Respeito a opinião dos dois companheiros mas discordo.

A escolha é,e sempre será só politica!(ou não será, tambem é...) e se fosse feita entre os seis selecionados iniciais seria também,e mesmo sem short-list nenhuma atenderia a nação,a busca de um consenso(pseudo-técnico) cabe aos subordinados.Os militares nunca serão capachos ou capangas em governos que sabem quais são as suas responsabilidades,importância e necessidades para cumprí-las,como estas estabelecidas e descritas na END em consenso por políticos+militares,eles compõe perenemente o estado,mas sempre serão subordinados ao poder politico democrático passageiro e suas diretrizes propostas para o estado/nação.

Diretrizes podem ser alteradas por governos eleitos de orientação ideológica diferente do atual, mas diretrizes que objetivam a independência soberana do país deveriam ser aparentemente um "consenso de estado", tanto entre os políticos de qualquer orientação ideológica e partido, quanto entre os militares e civís,afinal são todos brasileiros.

O que se percebe nos pensamentos expostos na mídia é que esse consenso do que significa um caminho independente e soberano, não existe entre nenhum dos citados,a tese do guarda chuva protetor ainda prevalece ou da defesa de interesses de terceiros que não brasileiros,a liberdade de se escolher e julgar o que é escolha independente e soberana e interesses brasileiros, também são um direito democrático aqui e lá fora,e esta sendo exercido portanto.

As "necessidades" dos militares é que tem que se adaptar e se submeter as diretrizes maiores do país,conduzidas pelos políticos eleitos pelo povo,sejam quais forem:econômicas,diplomáticas e de alianças externas, o contrário é que seria "ditatorial". Não cabe as FAs serem "ideológicas" e governo,isto cabe aos políticos,as FAs cabe somente serem o "estado perene" e brasileiras.

O onus ou bonus por qualquer decisão deste nível,deve ser contabilizado sempre por aqueles que podem ser julgados depois pelas urnas.

Minha opinião somente. Que não comprem nada portanto,não fará diferença alguma.

Sds.

Editado pela última vez por Bender em Ter Fev 01, 2011 9:55 pm, em um total de 1 vez.
gribel
Sênior
Sênior

#54658 Mensagem por gribel » Ter Fev 01, 2011 9:52 pm

Túlio escreveu:
gribel escreveu:Esse FX tá me lascando os nervos :?

É, truta véio? Tentes aguentar a tensão e ainda ser Moderador do DB... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

:wink:

PRick

#54659 Mensagem por PRick » Ter Fev 01, 2011 10:00 pm

Túlio escreveu:E se a Presidente pedir a bênção ao Grande Pai Branco (atualmente preto) de Washington e, esta dada, for mesmo de Super Hornet FMS? Já escrevi em outro tópico, vivemos tempos interessantes... 8-]

Tulio,

Não sofro do mal bipolar, como já foi extensamente explicado, essa hipótese é quase absurda dentro do estado de coisas atual, será que ninguém está aprendendo nada com o Egito, mas um mesmo erro, mas um mesmo filme já passados dezenas de vezes. Lá é o paraíso do FMS, não é assim que se criam nações. Se os integrantes da FAB não conseguem enchergar isso, é caso de demissão coletiva, porque, eles mais do que qualquer um deveriam ter isso em mente, somente nações precisam de FA´s! Estados subodinados tem capangas armados, esses sim, possuem capangas. Como estamos vendo.

[]´s

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#54660 Mensagem por Andre Correa » Ter Fev 01, 2011 10:08 pm

Túlio, é mais fácil chover canivete do que convencer o PRick a aceitar uma opinião contrária a dele... e ai de quem tentar... :lol: :lol: :lol:

Cumprimentos.

Audaces Fortuna Iuvat
Responder