EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Paulo Bastos
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5461 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 29, 2018 12:17 am

prp escreveu: Dom Ago 26, 2018 12:15 am Eu achava que o Eligio era sargento hehehehe
O Capitão Prass é um dos militares mais capazes, com mais experiencia e conhecimento em matéria de Blindados atualmente no EB. Esteve em Angola e Haiti, só como exemplo. Em suma, o cara é PHoda.

Se eu fosse vocês, perguntava mais coisas para ele. Fica a dica :wink:


Um forte abraço,
Paulo Bastos




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5462 Mensagem por eligioep » Qua Ago 29, 2018 10:48 am

Paulo Bastos escreveu: Qua Ago 29, 2018 12:17 am O Capitão Prass é um dos militares mais capazes, com mais experiencia e conhecimento em matéria de Blindados atualmente no EB. Esteve em Angola e Haiti, só como exemplo. Em suma, o cara é PHoda.

Se eu fosse vocês, perguntava mais coisas para ele. Fica a dica :wink:


Um forte abraço,
Paulo Bastos
Eh.... Paulo Bastos! Exagerou!!!! :? :?




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5463 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 29, 2018 12:32 pm

eligioep escreveu: Qua Ago 29, 2018 10:48 am Eh.... Paulo Bastos! Exagerou!!!! :? :?
Só um pouquinho :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas vc é bom mesmo :D




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5464 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 29, 2018 12:39 pm

Pra aturar a gente aqui no DB todos esses anos, a começar por mim, ele é realmente um dos melhores. :mrgreen: 8-]

Abs




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5465 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Nov 01, 2018 10:24 am

PORTARIA N º 243-EME, DE 22 DE OUTUBRO DE 2018

Aprova a Diretriz de Criação do Grupo de Trabalho para a formulação conceitual do Projeto de Obtenção da Viatura Blindada de combate Morteiro – Média Sobre Rodas, 6x6 – VBCMrt - MSR (EB20-D-08-027 - 1ª edição, 2018).

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/boletins.php




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5466 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 01, 2018 12:20 pm

Trocando em miúdos: é o prelúdio para o RFI do Guarani porta-morteiro?

abs.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5467 Mensagem por arcanjo » Sex Nov 09, 2018 11:38 am

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 13h34
Embaixadores e adidos de defesa conhecem fabricação do Guarani, em Minas Gerais

Por Júlia Campos

Sete Lagoas (MG) 08/11/2018 – Para apresentar os produtos de defesa brasileiros a outros países, nove embaixadores e 17 adidos estrangeiros no Brasil conheceram na terça-feira (6), a linha de montagem da Viatura Blindada para Transporte de Pessoal Guarani (VBTP-MR, 6X6, Guarani), que integra o portfólio estratégico de programas do Exército. A visita foi possibilitada com o apoio da Aeronáutica e do Exército, por intermédio do Comando da 4ª Região Militar.

MPerez
https://www.defesa.gov.br/arquivos/2018/mes11/20181108_adidos-iveco-3.png
A comitiva teve a presença de embaixadores, adidos militares e representantes do Ministério da Defesa

A fábrica da Iveco, localizada na cidade de Sete Lagoas, a 100 quilômetros da capital mineira, é responsável pela produção desse veículo de defesa no Brasil, que foi desenvolvido em parceria com a Força Terrestre. desde dos leves aos blindados, em parceria com a força terrestre. A visita atendeu a orientação do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e foi coordenada pela Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE).

O grupo foi recebido pelo gerente de Relações Governamentais da empresa, Alexandre Bernardes. Na ocasião, os visitantes conheceram a estrutura da empresa por meio da palestra proferida pelo diretor da Iveco Defesa para a América Latina, Humberto Spinetti.

Após a apresentação, a equipe foi dividida em dois grupos para acompanhar a linha de montagem do Guarani. Uma das curiosidades sobre a construção do blindado é que são necessárias cerca de 1 mil horas somente para a produção da carcaça, que equivale a cerca de dois meses trabalho. Um caminhão comum, leva 150 horas para ficar pronto.

https://www.defesa.gov.br/arquivos/2018/mes11/20181108_adidos-iveco-5-personagem.png

O adido da República Dominicana, coronel Henry Holguín esteve na cabine de treinamento que testa a parte do cockpit da viatura. “Agradeço a oportunidade de poder conhecer a indústria militar em Minas Gerais. É uma boa tecnologia e uma chance para falar sobre o Guarani em meu país”, assegurou.

Após a vista no galpão de produção, a comitiva embarcou nos blindados e seguiu até a pista de testes. No local, o veículo, que também é anfíbio, entrou em um tanque de água para mostrar o desenvolvimento. Ainda em teste, o veículo subiu e desceu em uma rampa de 60 graus, comprovando a capacidade do Guarini vencer superfícies íngremes.

A embaixadora da República de El Salvador no Brasil, Diana Vanegas, considerou a visita como uma porta para futuras contribuições. “ Muito interessante poder ver toda essa tecnologia. A partir deste conhecimento que tivemos, acho que podemos definir a longo e médio prazo várias colaborações futuras com a empresa, em particular com o Brasil na área de defesa”, destacou.

Júlia Campos/MD
https://www.defesa.gov.br/arquivos/2018/mes11/20181108_adidos-iveco-4-personagem.png
Diana Vanegas se impressionou com a tecnologia utilizada no blindado

Guarani

O programa Guarani é focado na obtenção de uma nova família de blindados de rodas para equipar as tropas de cavalaria e infantaria mecanizadas. A viatura acomoda 11 ocupantes, sendo um piloto, um comandante, um atirador e o restante da tropa.

Estão previstas no programa a obtenção de diversas versões de viaturas com finalidades diversas como de reconhecimento, de transporte de pessoal, socorro, posto de comando, de artilharia antiaérea, central de tiro, oficina, ambulância, e posto de comando entre outras.

https://www.defesa.gov.br/arquivos/2018/mes11/20181108_adidos-iveco-9.png
Viatura Blindada para Transporte de Pessoal Guarani (VBTP-MR, 6X6, Guarani)

O programa retoma a capacidade da Base Industrial de Defesa com a fabricação em território nacional. A iniciativa tem garantido a transferência de tecnologia e de qualificação técnica de mão de obra. Os blindados são empregados pela tropa de Infantaria Mecanizada do Exército. Dos 1.580 veículos contratados, mais de 350 já foram entregues. Desses, 39 apoiam a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa


https://www.defesa.gov.br/noticias/4942 ... nas-gerais

abs.

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5468 Mensagem por gogogas » Sex Nov 09, 2018 12:58 pm

Versão anti aérea ? Interessante ,,,,




Gogogas !
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5469 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 11, 2018 11:50 am

gogogas escreveu: Sex Nov 09, 2018 12:58 pm Versão anti aérea ? Interessante ,,,,
Esta versão já foi citada anteriormente várias vezes em diversos canais, oficiais ou não. Ela aparece e desaparece regularmente.
Em termos práticos, a TORC30 pode fazer essa função com o seu canhão, que segundo a Ares, tem capacidade AAe, também.
Em adendo, ainda segundo a empresa, a torre pode ser equipada tanto com mísseis AC como AAe.
Quanto a um sistema de orientação de tiro para esse tipo de função, a empresa não informa nada.
Bem, se a ideia é adotar um modelo AAe para a família Guarani, temos um ponto de partida. Se ele será considerado ou não, com a palavra o EB.

Abs




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5470 Mensagem por arcanjo » Seg Nov 19, 2018 7:00 pm

19 de Novembro, 2018 - 16:00 ( Brasília )
GUARANI - Proteção Antiminas VBTP-MSR Guarani
Proteção Antiminas da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas Guarani (VBTP MSR Guarani) (Título original)

Pablo de Borba Calegari - 2° Sgt Cav Instrutor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Ten Cel Comandante do CI Bld


http://d30p9ca83oqyng.cloudfront.net/defesanet/site/upload/news_image/2018/11/41949_resize_800_600_false_true_null.jpg
GUARANI - Proteção Antiminas VBTP-MSR Guarani

As minas terrestres são uma das principais ameaças para as viaturas blindadas no campo de batalha. Com isso, buscou-se no Projeto Guarani o desenvolvimento de uma tecnologia eficaz de proteção contra minas e explosivos.

Uma mina anticarro, (mina AC), é uma mina terrestre desenhada para ser menos sensível e com uma carga explosiva maior que as minas antipessoais de modo a poder destruir uma viatura blindada, como por exemplo um carro de combate.

As minas AC foram utilizadas pela primeira vez em grande escala durante a Segunda Guerra Mundial. A mina anticarro necessita de uma pressão superior a 150 quilogramas para o seu acionamento, sendo detonada por carros e blindados, porém difícil de serem acionadas por seres humanos e animais.

http://d30p9ca83oqyng.cloudfront.net/defesanet/site/upload/media/1542631838_Guarani-anti-minas-%28002%29.png
Figura 1: Teste antiminas da VBTP MSR Guarani Fonte: www.defesanet.com.br

A carga explosiva danifica os veículos por concussão, sendo seu funcionamento básico semelhante ao de uma mina antipessoal explosiva.

A mina anticarro é composta por um invólucro com carga explosiva e um detonador. Enterrada a pouca profundidade, sendo detonada pelo peso do veículo blindado que se quer atingir. Podem continuar ativas depois de muito tempo de sua instalação.

Teste antiminas da VBTP MSR Guarani

O teste antiminas da VBTP Guarani foi realizado pela empresa IBD (Deisenroth Engineering), sendo acompanhado por especialistas da Divisão de Veículos de Defesa da IVECO e por militares do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no campo de Provas da empresa TDW Gesellschaft für verteidigungstechnische Wirksysteme mbH, na cidade de Schrobenhausen, na Alemanha. Durante o teste, a viatura foi submetida à explosão de minas anticarro de seis quilogramas de explosivo do tipo trinitrotolueno (TNT).

Os efeitos das explosões na tripulação e guarnição da viatura blindada foram medidos, por meio de manequins padronizados, de acordo com requisitos estabelecidos em normas internacionais, que simulam as dimensões, as proporções de peso e articulação do corpo humano (dummies).

Os manequins foram devidamente fardados e equipados com capacete e colete balístico, conforme situação de combate a ser enfrentado pelos ocupantes do Guarani. Com isso, o teste evidenciou que a viatura possui grande capacidade de proteção a sua guarnição, contra ameças antiminas.

http://d30p9ca83oqyng.cloudfront.net/defesanet/site/upload/media/1542631887_Guarani-anti-minas-%28001%29.png
Figura 2: Mina anticarro alemã Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mina_antitanque

Célula de Sobrevivência

A VBTP Guarani foi idealizada e montada buscando-se evitar que equipamentos no interior da viatura tornem-se armas contra a guarnição, no caso de explosão de minas anticarro ou de dispositivos explosivos improvisados (IED).

Mesmo que uma mina anticarro não cause a destruição da viatura, causará uma onda de choque de alto teor no interior da viatura, expondo sua guarnição ao perigo. Com isso, o Guarani foi projetado para dar uma maior proteção interna a guarnição da viatura:
  • A estrutura da viatura foi montada sobre um chassi, com o objetivo de aumentar a altura livre em relação ao solo, proporcionando uma maior área de escape para a onda de choque ocasionada pela explosão de uma mina anticarro;
  • Os assentos do compartimento da guarnição são presos no teto da viatura, deixando-o livre e diminuindo o choque sofrido pela guarnição no caso de ameças antiminas;
  • A carcaça é revestida internamente com o material chamado Spall Liner, produzido através da fibra sintética de aramida. Esse material é responsável por reduzir o cone de dispersão dos estilhaços no interior da viatura após a mesma ser alvejada, diminuindo os danos sofridos pela guarnição de forma exponencial; e
  • O tapete antiminas é uma proteção adicional contra ameaças de minas terrestres. Ele serve como um absorvedor de energia), sendo aplicado sobre o piso do compartimento da guarnição.
Portanto, a VBTP Guarani possui um avançado mecanismo de proteção antiminas, buscando diminuir os impactos sofridos pela guarnição no interior da viatura em função da ação de minas anticarros.

Imagem
Figura 3: Diferença do cone de dispersão ao se utilizar a Spall Liner (imagem da direita)
Fonte: https://www.quora.com/Are-spall-liners-effective-agains t-HESH-and-HEAT-shells


AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

-x-

http://www.defesanet.com.br/guarani/not ... R-Guarani/

abs.

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5471 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 22, 2018 12:01 am

E contra IED's?

Abs




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5472 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 17, 2019 8:42 pm

Alguém tem mais informações sobre uma possível variante lança ponte do Guarani, recentemente comentada aqui no DB?
Pergunto porque não há antecedentes em operação de blindados da mesma categoria nessa função.
Um caminhão ou outro veículo devidamente protegido não faria a mesma coisa quiçá custando mais barato de comprar e manter?

Abs




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5473 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 23, 2019 1:39 pm

Lendo alguns docs do MD, aparecem as seguintes versões para desenvolvimento do VBTP-SR Guarani até a segunda metade da próxima década.

Porta-morteiro - 120;
Posto de Comando;
Ambulância;
Engenharia;
Comunicações;

E uma versão chamada "proteção Nuclear, Química e Bacteriologica", que não esclarece qual seria exatamente a sua função.

A porta morteiro é a mais adiantada em termos de definições.

As demais seguem uma sequência temporal que as leva até 2029.

Abs




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5474 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 01, 2019 12:02 am

Está nascendo um novo veículo da família Guarani, a Viatura Blindada de Combate Engenharia.
Por Roberto Caiafa - mar 31, 2019

http://tecnodefesa.com.br/esta-nascendo ... ZMZ2emMn2A




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5475 Mensagem por Lirolfuti » Ter Abr 02, 2019 10:44 am

Programa Estratégico Guarani - Aquisição e Desenvolvmento de outros modelos de viaturas blindadas
Em nova fase, Programa Estratégico Guarani contempla aquisição de outros modelos de viaturas blindadas

Brasília (DF) – Com o surgimento de novos blindados no cenário internacional, como o Centauro II, o Pátria AMV, o Boxer, o Piranha V, o Pandur II, o Mobile Combat Vehicle e o Stryker, bem como com a desejada transformação da Infantaria e modernização da Cavalaria, tornou-se necessário dotar a Força Terrestre com material de emprego militar à altura dessas modernas viaturas que passaram a equipar exércitos ao redor do mundo.

Como exemplo, a tropa, até então tendo como viatura blindada de reconhecimento o Cascavel 6x6 equipado com torre manual e canhão 90 mm, passará a dispor de viatura 8x8, com desejável maior mobilidade tática e estratégica, e também com maior poder de fogo, tanto pela torre estabilizada que possuirá, quanto pelo canhão 105 mm expansível para 120 mm, além de moderna eletrônica embarcada, que permite novas capacidades no campo de batalha.

Para tanto, durante a LAAD 2011 (Feira Internacional de Defesa e Segurança), Defence & Security, o Exército Brasileiro divulgou a Nova Família de Viaturas Blindadas, cujo desenvolvimento está em curso. O primeiro protótipo finalizado e apresentado ao público foi chamado de “Guarani”, e assim foi nominada toda a família de blindados que foi criada.

Trata-se de viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) destinada a equipar a recém-criada Infantaria Mecanizada e a modernizar a Cavalaria Mecanizada, capaz de levar até 11 militares, oferecendo vantagens operacionais, como maior proteção blindada e antiminas.

O Exército Brasileiro estabeleceu parceria com a sólida empresa multinacional Fiat-Iveco que, em sua fábrica em Sete Lagoas, Minas Gerais, está incumbida dessa nobre missão, contando sempre com o suporte técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, que mantém, permanentemente, engenheiros militares seus acompanhando o trabalho da empresa.

A presença militar vem a ser importantíssima e mais do que necessária para que se adquira, com a Iveco, o know-how de produção, que “ao longo do caminho” tem sido desenvolvido. Oportuno aqui frisar que o chamado know-how é abrangente, completo, suficiente para produção, muito além de mero pacote de dados técnicos que, sem o respectivo know-how, de nada serve.

A primeira viatura nascida dessa parceria de sucesso foi a VBTP, cujo protótipo se encontra avaliado pelo Centro de Avaliações do Exército. O lote-piloto dessa viatura foi produzido em série, com pouco mais de 300 viaturas, que já foi, inclusive, entregue, para a satisfação da tropa pelo Brasil afora.

No final de 2018, foi concluído, pela Diretoria de Fabricação do DCT, um estudo preliminar de viabilidade, com vistas à obtenção da Viatura Blindada de Reconhecimento, Média sobre Rodas, VBR-MR 8x8 105 mm, expansível para 120 mm, estudo esse já submetido à apreciação do DCT e do Estado-Maior do Exército para a definição dos próximos passos, no sentido de dotar a Força com esse imprescindível material de emprego militar.

Nesse contexto de novos desenvolvimentos, esforços estão sendo envidados no sentido de obter a Viatura Blindada Especial de Engenharia – Média sobre Rodas e a Viatura Blindada de Combate Morteiro – Média sobre Rodas.

A Família Guarani possui, também, uma subfamília leve. São veículos 4x4, como os seguintes:

- Viatura Blindada Multitarefa – Leve Sobre Rodas;
- Viatura Blindada de Combate Anticarro – Leve sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial de Observador Avançado – Leve Sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial de Guerra Eletrônica – Leve Sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear – Leve Sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial Radar – Leve Sobre Rodas.

O primeiro veículo será a Viatura Blindada Multitarefa – Leve sobre Rodas.

Trata-se de uma viatura 4x4, dotada de elevada proteção blindada e antiminas, elevada mobilidade tática e estratégica, apta a desempenhar grande diversidade de missões. A viatura será obtida por nacionalização, a ser conduzida pelo DCT.

O programa da Nova Família de Blindados do Exército Brasileiro prevê a fabricação de viaturas nas seguintes versões:


- Viatura Blindada de Reconhecimento – Média sobre Rodas, conforme estudo preliminar de viabilidade citado;
- Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas;
- Viatura Blindada de Combate Morteiro – Média sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial Posto de Comando – Média sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial de Comunicações – Média sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial de Central de Direção de Tiro – Média sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial Ambulância – Média Sobre Rodas, que possui dois tipos (Resgate e Tratamento Intensivo);
- Viatura Blindada Especial de Engenharia – Média sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial de Desminagem – Média sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial Lança-Ponte – Média sobre Rodas;
- Viatura Blindada de Combate Antiaérea;
- Viatura Blindada Especial Escola – Média Sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial Oficina – Média sobre Rodas;
- Viatura Blindada Especial de Defesa QBRN – Média Sobre Rodas, e,
- Viatura Blindada Especial de Socorro – Média sobre Rodas.
O contrato entre o Exército Brasileiro e a Iveco prevê a fabricação de cerca de 1.580 viaturas blindadas nos próximos 20 anos.

http://www.defesanet.com.br/guarani/not ... blindadas/




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