knigh7 escreveu:Bolovo escreveu:Esse programa aí não é da SAAB, é coreano, e os suecos ofereceria ajuda a eles caso eles se interessarem pelo Gripen. Mas a SAAB tem um projeto sim, se parece bastante com esse aí, mas acho que é monomotor.
Bolovo, Gripeiro-Mor
O Gripen NG pode usar CFTs?
Abraços
A idéia era colocar na nova versão do Gripen, mas decidiram mudar a configuração do trem de pouso e colocar os tanques adicionais de combustível na parte de baixo do avião, na junção da asa com a fuselagem. Se eles chegaram a fazer algum CFT, mesmo que protótipo, para o Gripen, eu não sei, acredito que não. Mas nada que o dinheiro não faça, o CFT do F-16 por exemplo nasceu por causa das exportações e não da USAF. Vai que alguém compra o Gripen e desejar um CFT, pode acontecer, mas eu duvido disso, ainda mais com os novos tanques na versão NG do Gripen.
Visão antiga do novo Gripen.
Como pode ver, nessa época (faz um bom tempo), a idéia era colocar CFT para aumentar o alcance do Gripen, mas como eu disse, preferiram mudar a configuração do trem de pouso e colocar novos tanques na junção da asa com a fuselagem. Interessante comentar, nesse momento, a idéia era usar como motoro o EJ200 (com vetoração de empuxo, como diziam na época), mas acabaram optando pelo mais óbvio, o sucessor do atual motor, o GE414 do Super Hornet. Se tem algum motivo específico para isso, eu não sei, mas podem falar "pô! o motor é americano, vai ter coleira!", pois é, eu acho que na SAAB, uma indústria com 70 anos de história de sucesso (no ramo militar, principalmente), lotada de cabeças pensantes, chegou a levar isso em consideração, e acabaram optando por continuar com o motor americano. E olha que um dos desejos dos caras é fazer a venda pro Brasil (é só ver o quanto eles insistiram na coisa, depois do FX1 eles poderiam ter caído fora, mas voltaram agora pro FX2). Sei lá, só o tempo dirá quem está certo.
Quanto ao projeto da imagem ser coreano, ora pois, ele é está num PDF da SAAB dirigido a Coréia do Sul e a mais nenhum outro país, com um caça que lembra um tal de KFX da Korea Aerospace Industries...
Mais sobre:
http://en.wikipedia.org/wiki/Korea_Aero ... stries_KFX
Até mais, Knight!