Super Tucano News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6923
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 2053 vezes
- Agradeceram: 835 vezes
Re: Super Tucano News
É incrível com a imprensa especializada fora do país é sempre a primeira a divulgar essas novidades.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 8186
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 3109 vezes
- Agradeceram: 1246 vezes
Re: Super Tucano News
Uma vez o responsável pelo canal AVGAS reclamou que ele recebe informações Boeing, da Aibus, eles respondem suas dúvidas, mas da Embraer, mesmo ele dando um baita destaque neles, eles não lhe mandam nada de informação.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8417
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 420 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Super Tucano News
E os dois primeiros A-29 paraguaios já estão (quase) prontos pra ir morar em Ñu Guasú.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 8186
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 3109 vezes
- Agradeceram: 1246 vezes
Re: Super Tucano News
bem bonitos heim
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40162
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6340 vezes
- Agradeceram: 3559 vezes
Re: Super Tucano News
A relação aqui entre imprensa e defesa sempre foi de uma mão lava a outra. E vai continuar sendo sempre assim.J.Ricardo escreveu: Ter Abr 15, 2025 5:48 pm Uma vez o responsável pelo canal AVGAS reclamou que ele recebe informações Boeing, da Aibus, eles respondem suas dúvidas, mas da Embraer, mesmo ele dando um baita destaque neles, eles não lhe mandam nada de informação.
No mais, notícias em defesa não gera ibope para ninguém aqui. A começar pela próprias empresas da BIDS.
E claro, o alcance da imprensa de defesa no Brasil é literalmente minúsculo comparado a outros órgãos de mídia. Não vale nem o esforço. A própria grande imprensa aqui pouco ou nada reconhece o trabalho de quem milita nesta área, quando não, menospreza totalmente tudo e todos que trabalham no setor.
Não tem o que fazer.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 41966
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1274 vezes
- Agradeceram: 3313 vezes
Re: Super Tucano News
Light attack Aircraft na Força Aérea: contributos para o poder aéreo e instrução avançada
Abstract(s)
O recurso a sistemas de armas de 4.ª e 5.ª geração na execução de missões de apoio aéreo próximo, patrulhamento e vigilância em ambiente não contestado, veio criar um desgaste não programado no potencial destas aeronaves com elevados custos associados. A possibilidade de recorrer a uma aeronave de ataque ligeiro nestes cenários começou a ser avaliada com o intuito de poupar sistemas mais desenvolvidos para missões onde as suas capacidades sejam fulcrais.
As Forças Armadas Portuguesas estão empenhadas em missões no âmbito da segurança cooperativa no continente africano e é desígnio nacional que estas se mantenham. No entanto Força Aérea Portuguesa não possuiu um sistema de armas para missões de combate adequado às restrições impostas nestes cenários.
Desde 2018, a Força Aérea Portuguesa não possui um meio orgânico para ministrar instrução avançada para formação de pilotos de combate.
Este estudo investiga a contribuição de uma aeronave de ataque ligeiro enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de ataque.
Recorrendo a um raciocínio dedutivo, concluiu-se que uma aeronave de ataque ligeiro se enquadra nas necessidades da Força Aérea Portuguesa enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de combate no apoio às Forças Nacionais Destacadas (FND) em África.
https://comum.rcaap.pt/bitstreams/dfe39 ... e/download
Um pequeno excerto:
Abstract(s)
O recurso a sistemas de armas de 4.ª e 5.ª geração na execução de missões de apoio aéreo próximo, patrulhamento e vigilância em ambiente não contestado, veio criar um desgaste não programado no potencial destas aeronaves com elevados custos associados. A possibilidade de recorrer a uma aeronave de ataque ligeiro nestes cenários começou a ser avaliada com o intuito de poupar sistemas mais desenvolvidos para missões onde as suas capacidades sejam fulcrais.
As Forças Armadas Portuguesas estão empenhadas em missões no âmbito da segurança cooperativa no continente africano e é desígnio nacional que estas se mantenham. No entanto Força Aérea Portuguesa não possuiu um sistema de armas para missões de combate adequado às restrições impostas nestes cenários.
Desde 2018, a Força Aérea Portuguesa não possui um meio orgânico para ministrar instrução avançada para formação de pilotos de combate.
Este estudo investiga a contribuição de uma aeronave de ataque ligeiro enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de ataque.
Recorrendo a um raciocínio dedutivo, concluiu-se que uma aeronave de ataque ligeiro se enquadra nas necessidades da Força Aérea Portuguesa enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de combate no apoio às Forças Nacionais Destacadas (FND) em África.

Um pequeno excerto:
4.3.5 Requisitos para syllabus de Instrução Avançada
A Instrução Avançada ministrada no SA Alpha-Jet (AJET) consistia nas seguintes áreas de formação prática:
Fase III – contacto, instrumentos, navegação visual a baixa altitude e formação;
Fase IV – Basic Fighting Maneuvers (BFM), Air Combat Maneuvers (ACM), Tactical Intercepts (TI), voo noturno, tiro ar-solo, CAS e ataque ar-solo.
O conceito da formação de PC em AJET era baseado na performance de uma aeronave a jato mas a integração de sistemas e cockpit não acompanharam a evolução do SA F-16M, deixando de cumprir os critérios de adequabilidade supracitados, limitando alterações necessárias ao syllabus para que o programa de instrução se aproximasse dos requisitos de operação das UA. (D. Fernandes, entrevista telefónica, 30 de janeiro de 2021).
Um LAA possibilita a execução de todas missões previstas no syllabus. Os sistemas de link, simulador de radar, RWR e mísseis BVR permitem que as missões de TI sejam executadas de acordo com os Tactics Techniques and Precedures (TTP) das esquadras que operam o SA F-16M. Ainda, catorze dos quinze (93,3%) pilotos de F-16 entrevistados, consideram ser fundamental introduzir a utilização de NVG durante as missões de instrução de voo noturno.
4.3.6 Síntese conclusiva à QD3
O LAA de referência possui todos os equipamentos e sistemas para ser considerado adequado para a IA na FA. As limitações da performance de um LAA são aceitáveis e “insignificantes quando comparado com o paradigma de instrução emPC-21Alpha-Jet” (Coelho da Silva, citado por Fernandes, 2019), quando comparado com o último SA de IA na FA. O treino com um PVI semelhante ao SA operacional, a possibilidade de introdução de modalidades e elementos de treino no syllabus, como manuseamento do radar, emprego de armamento BVR, largada de armamento de precisão e utilização de NVG, assim como a gestão de informação disponível no cockpit e incremento de situational awareness que daí advém, são valências que superam a lacuna da falta de performance de um LAA em IA. Um LAA é adequado para ministrar IA na FA uma vez que cumpre todos os critérios, permitindo desenvolver todas as competências necessárias para o desempenho de funções em UA de combate.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40162
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6340 vezes
- Agradeceram: 3559 vezes
Re: Super Tucano News
Descobriram agora o que nós meio que forçadamente já sabemos há mais de 30 anos, e que vem sendo utilizado na BANT com muito sucesso.
A ver agora se o A-29N terá alguma coisa a ver com a proposta de MLU que a FAB irá receber de seus ST, ou se será algo bem diferente, o que, suponho, não seria muito lógico em termos logísticos e comerciais.
A ver agora se o A-29N terá alguma coisa a ver com a proposta de MLU que a FAB irá receber de seus ST, ou se será algo bem diferente, o que, suponho, não seria muito lógico em termos logísticos e comerciais.
Carpe Diem
- Poti
- Avançado
- Mensagens: 476
- Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 129 vezes
Re: Super Tucano News
Amigos algo que sempre pensei que seria pertinente aos nossos A29 seria a introdução de mísseis de cruzeiro e antinavio.
Usualmente esses mísseis possuem uma carga paga acima de 150kgs, muitas vezes com centenas de kgs. Sempre imaginei um míssil com menos carga explosiva (50-70kgs) para caber nos cabides das asas do ST que aguentam M117 (340kgs) e Mk82 (cerca de 250kgs). O interessante é que a família de misseis existe e é concebida pela Turquia.
O Çakir pesa 275kgs, tem carga de explosivos de 70kgs e atinge 150km. Com um míssil assim os tucas poderiam operar até em conflito de alta intensidade como na Ucrânia. Ficando devidamente no interior das linhas aliadas e mandando míssil pro outro lado. E no fundo, F16, Su35s etc estão fazendo exatamente issso. Ficam do seu lado da frente de batalha e enviam armas guiadas do outro lado.
https://www.roketsan.com.tr/en/products ... se-missile
Usualmente esses mísseis possuem uma carga paga acima de 150kgs, muitas vezes com centenas de kgs. Sempre imaginei um míssil com menos carga explosiva (50-70kgs) para caber nos cabides das asas do ST que aguentam M117 (340kgs) e Mk82 (cerca de 250kgs). O interessante é que a família de misseis existe e é concebida pela Turquia.
O Çakir pesa 275kgs, tem carga de explosivos de 70kgs e atinge 150km. Com um míssil assim os tucas poderiam operar até em conflito de alta intensidade como na Ucrânia. Ficando devidamente no interior das linhas aliadas e mandando míssil pro outro lado. E no fundo, F16, Su35s etc estão fazendo exatamente issso. Ficam do seu lado da frente de batalha e enviam armas guiadas do outro lado.
https://www.roketsan.com.tr/en/products ... se-missile
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40162
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6340 vezes
- Agradeceram: 3559 vezes
Re: Super Tucano News
Nunca tivemos helos de ataque puros, mas as capacidades do ST por agora, em que pese suas características e armamento que pode levar debaixo das asas e no center line, tornam ele uma opção bem atraente para fazer o mesmo trabalho destes helos sem incorrer nos mesmos riscos em uma linha de frente bastante quente.
Uma pena que a FAB não vê neles nada além de policiamento aéreo de fronteira e um treinador avançado.
Uma pena que a FAB não vê neles nada além de policiamento aéreo de fronteira e um treinador avançado.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 63161
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6926 vezes
- Agradeceram: 7193 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
Poti escreveu: Seg Jun 02, 2025 1:24 pm Amigos algo que sempre pensei que seria pertinente aos nossos A29 seria a introdução de mísseis de cruzeiro e antinavio.
Usualmente esses mísseis possuem uma carga paga acima de 150kgs, muitas vezes com centenas de kgs. Sempre imaginei um míssil com menos carga explosiva (50-70kgs) para caber nos cabides das asas do ST que aguentam M117 (340kgs) e Mk82 (cerca de 250kgs). O interessante é que a família de misseis existe e é concebida pela Turquia.
O Çakir pesa 275kgs, tem carga de explosivos de 70kgs e atinge 150km. Com um míssil assim os tucas poderiam operar até em conflito de alta intensidade como na Ucrânia. Ficando devidamente no interior das linhas aliadas e mandando míssil pro outro lado. E no fundo, F16, Su35s etc estão fazendo exatamente issso. Ficam do seu lado da frente de batalha e enviam armas guiadas do outro lado.
https://www.roketsan.com.tr/en/products ... se-missile
Se eu ainda levasse as FA daqui minimamente a sério iria sugerir algum drone, tipo com o perfil do SHAHED, peso total uns 200 kg, ogiva 50 kg e alcance lá pros mil km...
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14215
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 802 vezes
- Agradeceram: 2592 vezes
Re: Super Tucano News
Para o A-29, seria a introdução de bombas como UMPK leves, até utilizando M107 como carga explosiva e serem vetores de drones que possam carregar mais de 7 toneladas. Isso a Embraer faz com a mão nas costas. Além disso, se unam a SIATT e façam que a mesma versão seja capaz de defesa aérea anti-drones, utilizando foguetes 70 mm guiados por laser.
Existe um forte mistério na quantidade de aeronaves que os Ucranianos estão perdendo durante a tentativa de derrubarem Gerans Russos. Existe um rumor antigo que os Russos modificaram alguns Gerans com uma certa capacidade de autodefesa, o que poderia ser até mesmo R-60. Se disparado numa distância de canhões, nem um Su-27 escapa.
Existe um forte mistério na quantidade de aeronaves que os Ucranianos estão perdendo durante a tentativa de derrubarem Gerans Russos. Existe um rumor antigo que os Russos modificaram alguns Gerans com uma certa capacidade de autodefesa, o que poderia ser até mesmo R-60. Se disparado numa distância de canhões, nem um Su-27 escapa.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40162
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6340 vezes
- Agradeceram: 3559 vezes
Re: Super Tucano News
Dizem que os ucranianos conseguem integrar o R-73 russo em quase qualquer coisa por lá. Não seria nenhuma novidade que eles pudessem fazer isso com os ST que se vendesse a eles, seja para combater diretamente os drones, seja para fazer a cobertura aérea de interceptadores a baixa a altura, como eles tem usado os seus helos e outros vetores de baixo rendimento. Poderiam mesmo enfrentar este drone russo, e outros tipos que façam o trabalho de retransmissão de comunicações, PC aéreo e ISR para as vagas de drones atacantes. Dá para fazer muita coisa com aquelas duas .50 nas asas, e mesmo canhões e outros sistemas soviéticos herdados pelos ucranianos. Até como vetor de guerra eletrônica o ST se sairia bem na tarefa de proteger, por exemplo, helos e os próprios drones ucranianos próximos da linha de frente.
As possiblidades são muitas. É só usar a imaginação. E isso, parece, os ucranianos tem muita.
As possiblidades são muitas. É só usar a imaginação. E isso, parece, os ucranianos tem muita.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14215
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 802 vezes
- Agradeceram: 2592 vezes
Re: Super Tucano News
Empresas nacionais junto com a Embraer podem ganhar muito num A-29C/D, inclusive a SIATT:
Os drones Russos possuem câmeras e IA para manobras evasivas, talvez adaptem algum tipo de LWR para drones mais importante tentem manobras de evasão desses foguetes, o que seria efetivos. Não são muito manobráveis.CENTCOM Commander Gen. Michael Kurilla on Drone Warfare and APKWS Effectiveness
Speaking before the U.S. Senate Armed Services Committee, CENTCOM Commander Gen. Michael Kurilla made key statements regarding the evolving drone threat and U.S. countermeasures:
Roughly 40% of the Houthis’ drones were shot down using APKWS, the 2.75-inch laser-guided rocket launched from our F-16s or F-15s. It’s a $25,000 munition against a $50,000–$100,000 Iranian-made drone.
🛰 Lessons & Strategic Shifts
Following the ceasefire with the Houthis, Kurilla noted a major doctrinal shift:
"Software is a weapon" — it's rapidly redefining how wars are fought.
When asked which areas demand the most investment, Kurilla repeatedly emphasized counter-UAV systems, calling them:
The #1 tool in the current fight.
Key Technologies and Threat Evolution
Kurilla emphasized the need for:
Smaller, more lethal systems
Electronic warfare capabilities to suppress drones in the electromagnetic spectrum
Deployment of ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) to improve detection
That’s why Ukraine and Russia have shifted to fiber-optic FPV drones — they can’t be jammed at up to 40 kilometers. So if I could ask for anything right now, it would be counter-drone capabilities and improved detection.
Meanwhile, even conventional FPV drone integration in U.S. military units faces multiple technical and logistical hurdles many of which have been previously documented.