Alguns dos textos são conhecidos, é só você jogar no buscador que irá encontrar a origem. Como falei para você, acho a configuração aerodinâmica do Rafale quase perfeita, o caça tem seus defeitos, afinal, perfeição não existe. Mas não posso dizer que exista uma diferença muito grande de performance entre o Rafale e o Typhoon. O grande fator de diferenciação entre os dois é a flexibilidade do Rafale, como ter uma versão Naval e uma versão Bi-place que serve como WSO, plenamente operacional, muitos esquecem disso, a versão de dois lugares do Typhoon é apenas para treinamento.Penguin escreveu:Em todos os caças instáveis (estabilidade relaxada) com FBW, as superfícies aerodinâmicas irão atuar constantemente para que o piloto mantenha a autoridade sobre a aeronave. Isso é válido para o Mirage 2000, F-16, Typhoon, F-18, Rafale, Su-27, etc. Esses controles são realizados pelos computadores do FCS constantemente e são impossíveis para um ser humano. São muitas vezes imperceptíveis. Esses ajustes são fruto da necessidade que o programa de controle de vôo (desenvolvido para cada aeronave) tem para controlar a instabilidade de cada caça. Quanto maior for o grau de instabilidade mais ele atuará. E esse grau de instabilidade é ditado por cada projeto.PRick escreveu:
Quanto mais esse controle for robusto a afinado, o rendimento aerodinâmico do caça melhorará. Muitos problemas detectados no SH durante o seu desenvolvimento foram sanados posteriormente através de refinamentos no seu software de controle de vôo.
O FCS normalmente limita que o piloto ingresse em uma atitude vôo que seja fatal ou que coloque em risco a aeronave e o piloto. Se isso ocorre, é porque há uma falha nas leis que governam o FCS ou de outra natureza. Em caças mais antigos isso era tarefa do piloto e aumentava muito sua carga de trabalho, desviando sua atenção da missão.
O FBW/FCS atuais geralmente possuem redundância tripla (triplex) ou quádrupla (quadruplex).
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Quanto ao resto, não falou nada demais. Os controles automáticos estão presentes em todos os caças mais avançados, a grande diferença é que em alguns caças o piloto não tem escolha, quer dizer a arquitetura do caça não se contentou apenas que o FCS fizesse apenas o caça voar, mas ele substitui o piloto, e se isso foi feito, é porque o caça apresenta defeitos ou lacunas na atitude de voo. O SH é o maior exemplos, o FCS tem que fazer verdadeiro milagre para fazer aquilo voar.
O Rafale tem muitos modos de operação automático, inclusive um piloto automático, mas é o piloto que decide quando deve acionar eles.
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